Artesanato


O artesanato é uma técnica manual utilizada para produzir objetos feitos a partir de matéria-prima usando as mãos como principal instrumento de trabalho. O artesanato faz parte da cultura tradicional, esse método de trabalho existe a milhares de anos milhares de anos a partir do qual eram produzidos produtos diversos: chapéus e esteiras de palha, panelas de barro, bancos de madeira, tecidos bordados, crochês e outros. São peças feitas por famílias, dentro de sua própria casa, uma prática que é passada de geração em geração ao longo do tempo. Sobretudo antigamente o artesanato tradicional era visto apenas como reflexo de necessidades de se criar peças manuais práticas e baratas para vendas e para o uso do dia a dia.


Outro tipo de artesanato, que é denominado como um fator econômico que salva vidas da grande maioria dos artesãos que são da classe social mais baixa, são os produtos industrializados que também estão ligados ao trabalho manual como por exemplo: porta talheres, porta papel higiênico, almofadas, colchas e outros. Mesmo sendo parcialmente industrializados, também são feitos com cuidados, requerendo muito tempo e preparação, transformando-se em uma peça artesanal valorizada. Hoje em dia para pessoas da classe baixa que ainda garantem o sustento de muitas famílias, e até mesmo de comunidades, através desse trabalho, também vêm nele uma forma de terapia onde podem aliviar o estresse, ansiedade, mal humor, etc.


A despeito do privilégio concedido pela Estética tradicional às Belas artes, em vista dos aspectos contemplativos e intelectuais ligados ao conceito de beleza, esta Exposição pretende destacar a importância do artesanato como prática e modo de vida herdado das comunidades envolvidas neste Projeto de extensão. O resgate cultural das obras criadas e produzidas nessas regiões expressa de certa forma um aspecto humano que pode dialogar com a teoria e os estudos acadêmicos, fortalecendo assim o vínculo entre pesquisa e extensão. Esperamos que os artesãos e artesãs que expõem aqui suas obras possam dispor de um ambiente coletivo e virtual para divulgação dos seus trabalhos ao tempo em que o público pode conhecer tradições e regiões da cultura local.