Uh! Neto

Músico

Uh! Neto é oriundo de uma comunidade denominada Banguela. Ela está localizada em Cruz das Almas, Recôncavo da Bahia. Esse artista possui 17 anos de carreira, atuando especificamente como Mestre de Cerimônia (MC) no RAP, produtor artístico-cultural, arte-educador e mobilizador cultural no Recôncavo da Bahia.

Além disso, Uh! Neto é doutorando em Educação e Contemporaneidade (UNEB/PPGEduC). Mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB/PPGEduC). Licenciado em Filosofia (UFRB). Educador por aptidão, desde 2012 realiza a Oficina Ciranda de Rimas, a qual preza pela formação intelectual e autoperceptiva de pessoas negras pela conexão entre aspectos da vida ligados ao filosofar com o canto-falado do RAP.

As composições de Uh! Neto se propõe a conversar musicalmente por elementos regionais do Recôncavo e nordestinos. Influenciado por gêneros musicais como o Samba, Repente, Forró, Jazz, Blues, R&B, Reggae e, sobretudo o RAP, suas criações caminham por passos enraizados por uma fusão musical entre o RAP e as canções de contos populares. Por misturas criativas e conscientes, rimas e ideias que perpassam por formulas para pensar o mundo, o artista ressignifica elementos regionais, numa estética musical e dialoga com os temas como: ancestralidade, espiritualidade, racismo, cultura regional, problemas sociais e autoestima.

Uh! Neto percebe o Recôncavo como solo sagrado, que traz sustentabilidade à vida pelas interações comunitárias. A intenção de seus trabalhos é entrelaçar os cotidianos regionais ao entretenimento musical do RAP como recurso didático e condutor no despertar de outros sentidos da vida. E nesse movimento cíclico e mutável, a experiência musical é religação com aquilo que sempre esteve com/nas pessoas, o amor.

As inspirações desse artista advêm de histórias biografias e do percurso da vida cotidiana. O artista busca está próximo de elementos que fizeram parte de sua vida, e por esse lugar, dá sentido a musicalidade as suas criações por entrelaçar conexões sustentáveis à ancestralidade como meio de aproximar as pessoas a se autoperceberem como são, criando modos interação positiva e amorosa consigo.


Oxente 3.3

Falo D'mais