Cristina d'Ávila Denise Magalhães

Escritoras

Cristina d'Ávila

"Sou filha de Cachoeira. Nasci no Monte, ao lado da Igreja Nossa Senhora da Conceição e à sombra de um tamarineiro centenário que repousa por sobre o Rio Paraguaçu. Desta cidade tão antiga, guardo as melhores lembranças de uma infância que me acompanha em sonhos, pensamentos e ações. Cachoeira habita em mim e em minhas companheiras, com as quais, hoje, ensaio este livro de poesias. Em Cachoeira me formei professora primária, depois em Pedagoga, em Salvador, e segui os estudos com pós doutorado em Educação. Atualmente sou Professora Titular da Faculdade de Educação da UFBA. Publiquei quase dez livros na área educacional, três livros de literatura infantil, e agora me insinuo como poeta neste livro escrito a três mãos por três amigas cachoeiranas: “Alma Feminina” - um livro que fala do mais fundo da alma dessas mulheres."

Denise Magalhães

Nasci cercada das montanhas e das águas do rio que banha Cachoeira e São Félix. Cresci brincando de corda, de roda, jogo de amarelinha no passeio do antigo sobrado na Praça da Aclamação. Libertar-me pela palavra foi um caminho destinado desde os quinze anos de idade. Escritos, poesias, impressões e expressões do mundo. Inúmeras questões existenciais me levaram à Filosofia na Ufba, onde segui meus estudos ao doutorado, e até recentemente fui professora da UFRB. Publiquei um livro de poesias em parceria com o artista cruzalmense Nelson M. Filho, “A flor do Láudano”, e agora compartilho meus escritos no “Alma Feminina” com as queridas amigas cachoeiranas. No mais é viver, a cada dia, levando na alma esse rio, essas canoas, esses velhos sobrados, e a força do recôncavo no correr incessante das águas da nossa existência, que sempre se vão, se renovam, e seguem por aí..."

Livro de poesias: Alma Feminina

O “Alma Feminina” é fruto do desejo das autoras (Cristina d'Ávila, Denise Magalhães e Iza Lobo) de registrarem suas poesias conjuntamente, celebrando assim a amizade e conterraneidade. Nesse sentido cada uma traz no livro uma poesia dedicada à cidade de Cachoeira, onde iniciaram sua escrita poética ainda na adolescência e onde viveram toda a infância. Em 2014 foi publicada a primeira edição do “Alma Feminina”, com a realização de vários saraus em Cachoeira.

Em 2019 foi lançada a segunda edição revisada e ampliada no período da Flica, naquela cidade e também em Salvador no Porto dos Livros. O “Alma Feminina” é um convite das autoras para que a leitora e o leitor se permitam esse mergulho em impressões e sentimentos do mundo, da existência e com a força do poético forjados nas montanhas e rios daquela bela cidade do recôncavo da Bahia.

Cristal

A Mulher Antiga

Sonho

Noite

Vaidade

Agonia

Adquira: Alma Feminina

E-mail: cristdavila@gmail.com magalhaesdenise@hotmail.com