EXPOSIÇÃO VIRTUAL

ARTE EM DEVIR

2ª Edição

Sejam bem-vindes à Exposição Virtual "Arte em Devir" - 2ª Edição!

A Exposição Virtual "Arte em Devir" surge por ocasião do II Encontro Internacional de Estética, realizado entre os dias 19 e 23 de Outubro de 2020, como projeto de extensão do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estética - GEPE. Nosso objetivo era estabelecer uma rede permanente e transdisciplinar com artistas, obras de arte e experimentações no campo da cultura. Este espaço ressignificou nossa experiência com o tempo em função das vivências inerentes ao distanciamento e ao isolamento social. Assim, assumimos o objetivo de acolher, sustentar e potencializar o trabalho de artistas e criadores culturais que sofreram os efeitos provocados pela crise sanitária ocasionada pelo COVID-19, bem como divulgar obras de arte genuinamente produzidas como resultado da interação extensionista estabelecida pelo GEPE com esses artistas e criadores. O movimento contou com a participação de trabalhos de cinema, desenho, fotografia, música, pintura e poesia, de artistas do Recôncavo Baiano e de outras regiões do Brasil e da Argentina.

A partir das manifestações positivas desta experiência e das visitas registradas durante a primeira exposição, o projeto ganha consistência e desenha os contornos para sua segunda edição. Pretendemos potencializar novamente as nossas experiências, sem perder de vista que o ser humano é inacabamento, incompletude e, portanto, há sempre o que experimentar!

Esta exposição se configura como uma habitação, local onde diversos artistas transformam suas experiências em novos caminhos, dispostos para um público amplo e diversificado que necessariamente entra em devir com os trabalhos artísticos aqui destacados. Nessa interação virtual, a arte sugere novas maneiras de ver e sentir, visto que a criação de novos modos de vida passa por um exercício de pensamento que nos força a desterritorializar os conceitos na perspectiva brasileira e latino-americana que nos habita.

De fato, a expressão artística nos convida a enxergar o mundo e as possibilidades do ser humano que se abrem nas tessituras criadas pelos artistas. Através delas, quiçá possamos nos aproximar de uma visão mais compreensiva da realidade. Obras de arte são potências, comprometidas com o vivido e com a afirmação da vida; são uma potência que tudo transforma e cria no devir do acontecimento. E assim nos tornamos, juntamente com o mundo, potência, vida, fruição!

A arte possibilita experiências sensoriais e intelectuais despertando a nossa imaginação, intuição, emoção, memória, reflexão e sensibilidade. A cada página de artista aqui exposto, a cada forma de expressão, um mundo de experiência estética é desvelado; a cada novo olhar, novos significados são propiciados. Nesse sentido, objetivamos aproximar sentimentos, conectar sensações, afetar e sermos afetados.

Nesta segunda edição, além de renovar a parceria com alguns artistas e criadores culturais que já haviam participado da primeira, incluímos novos(as) colaboradores(as) que trabalham com as diferentes manifestações culturais que integram a mostra - entre elas, o artesanato.

O artesanato é uma técnica manual utilizada para produzir objetos a partir de diversas matérias-primas, usando as mãos como principal instrumento de trabalho. Essas técnicas e métodos passaram de geração em geração ao longo do tempo, preservando elementos da cultura que nos definem como povo e como sociedade. Antigamente, o artesanato tradicional era considerado apenas um reflexo da necessidade de criar peças manuais, práticas e baratas, para a venda e para uso no dia a dia. Hoje em dia, o artesanato produzido pode ser considerado como fator econômico e salva vidas social, pois a grande maioria dos artesãos pertence à classe social mais baixa, no sentido das condições financeiras. Por outro lado, o artesanato exige um trabalho manual que requer cuidado, muito tempo e preparação. Não se trata portanto de peças naturais, mas sim, de criações artesanais valorizadas como fonte de renda por muitas pessoas. Ademais, este trabalho é reconhecido pelo seu caráter terapêutico, capaz de aliviar o estresse, a ansiedade e o mal humor que predomina no mundo atual.

Desse modo, o GEPE se alinha aos objetivos de combater a discriminação étnico-racial e de gênero que aflige a nossa sociedade, ampliando o acesso à educação por meio da inclusão de ações afirmativas que possam beneficiar minorias, isto é, pessoas de grupos discriminados pela exclusão social e econômica.


CONFIRA OS TRABALHOS QUE COMPÕEM A 2ª EDIÇÃO DA EXPOSIÇÃO "ARTE EM DEVIR"


Registe sua experiência junto à exposição Arte em Devir - 2ª edição!