As reflexões a respeito das datas comemorativas, realizadas no Neim Anjo da Guarda, têm a intencionalidade de desconstruir a ideia de consumismo e de práticas pedagógicas baseadas em reproduções como: trabalhos prontos, rotinas mecânicas junto às crianças, resultantes de uma sociedade desigual.
Por isso, realizamos ações significativas junto às crianças que resultaram no "Projeto Criança", o qual foi desenvolvido nos últimos meses. Os poemas construídos por cada grupo foram sendo compartilhados semanalmente com as famílias e crianças. Neste momento, apresentamos o vídeo intitulado: "Os direitos das crianças segundo o Neim Anjo da Guarda".
Com o objetivo de refletir junto às famílias sobre os direitos das crianças, baseando-se na Declaração Universal dos Direitos da Criança e na obra "Os Direitos da Criança" de Ruth Rocha. Buscamos ampliar as reflexões entre Neim e famílias a respeito da criança enquanto sujeito de direitos, evidenciando o papel das autoridades e adultos como responsáveis em zelar por sua integridade física, moral e psicológica.