Aniversariantes

G6. Aniversariantes.mp4

COMEMORAÇÃO DOS ANIVERSÁRIOS EM DIFERENTES CULTURAS CULTURA LATINO AMERICANA

-BRASILEIRA

O aniversariante dá a primeira fatia do bolo de aniversário a uma pessoa muito especial, geralmente a mãe ou o pai. Na idade de 15 anos as meninas dançam a valsa com seu pai ou avô. Cantam a música “Parabéns para você”. Essa música chegou ao Brasil, ainda, cantada em inglês, no final da década de 1930. O compositor e radialista Almirante, da Rádio Tupi do Rio de Janeiro, organizou em 1942 um concurso para escolher uma letra que casasse com a melodia de "Happy Birthday To You"; dentre cerca de 5 mil participantes, a vencedora escolhida pelo júri composto por imortais da Academia Brasileira de Letras foi Bertha Celeste Homem de Mello, paulista de Pindamonhangaba.

Entre mais de cinco mil cartas recebidas com propostas de letras, a versão eleita foi escrita por Bertha, em apenas cinco minutos, os jurados a escolheram principalmente por trazerem versos diferentes para cada linha, ao invés de repetirem o mesmo como na versão americana, fórmula que fora seguida pela grande maioria dos candidatos.

“Parabéns a você, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida!

É pique, é pique. É pique, é pique, é pique, é pique! É hora, é hora. É hora, é hora, é hora!

Rá- tim- bum!

(Nome do aniversariante 3 vezes)”

- AFRICANA

Cerimônias de Iniciação são realizadas em vários países africanos em grupos de crianças, em vez dos aniversários. As crianças quando alcançam uma certa idade, são instruídas para aprender as crenças, costumes, canções e danças de suas tribos.

- POVOS ÍNDIGENAS

Durante o ano todo, o povo indígena comemora vários momentos de sua vida tribal: o plantio e a colheita, a caça e a pesca. Os mais importantes são aqueles que marcam a passagem de uma fase a outra da vida. Quando uma criança nasce, nasce com ela a esperança de continuidade do povo, e isso é motivo de muita alegria. Quando cresce, todos crescem com ela, pois ela trará alimento e vida nova à comunidade. O índio não comemora seu aniversário. Mas, quando uma criança nasce, a comunidade faz um ritual em que dá um nome a ela. O pajé-líder religioso - preside a cerimônia que dura a noite toda. Pede aos espíritos sagrados que lhe inspire um nome que dê dignidade à criança e lhe dê coragem para enfrentar bem a vida. Para o índio, o nome é sagrado!

-MEXICANA

Mexicanos têm culturas bastante únicas e você já deve ter percebido isso. Quando estão iniciando um novo ciclo da vida, os mexicanos apostam na tradição da famosa ‘piñata’, aquele animalzinho feito de papel e recheado de balas e serpentinas, pendurado a uma altura de cerca de dois metros. Nas festinhas o aniversariante deve bater na Piñata de olhos fechados com um taco de madeira até que ela se parte em uma explosão de doces! Parece bom, né? Outro costume de comemoração no México são as famosas Quinceañera, uma festa super produzida para meninas que fazem 15 anos. Semelhante às que temos aqui no Brasil e em outros países da América Latina. Além disso, se você estiver em uma comemoração de aniversário no México, vai perceber que lá é bastante comum a música “Las Mañanitas” ao invés de uma versão em espanhol dos “parabéns pra você”.

REFERÊNCIAS:

- Africana e Brasileira [material eletrônico]. Acesso 20 de Agosto de 2020. Disponível em:

https://cultura.culturamix.com/curiosidades/diferentes-tradicoes-de-aniversario

- Brasileira [material eletrônico]. Acesso 20 de Agosto de 2020. Disponível em:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Parab%C3%A9ns_a_Voc%C3%AA

- Mexicana [material eletrônico]. Acesso 20 de Agosto de 2020. Disponível em:

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/4/26/folhinha/8.html#:~:text=O%20%C3%ADndio%20n%C3%A3o%20co memora%20seu,que%20dura%20a%20noite%20toda.

- Povos Indígenas [material eletrônico]. Acesso 20 de Agosto de 2020. Disponível em: http://www.museudoindio.gov.br/educativo/pesquisa-escolar/239-rituais-indigenas