Agosto

Da minha janela e da minha porta: um convite para olhar e ver o que tem lá fora!

27/08/2020

As Professoras fizeram um vídeo comentando o que elas veem por suas janelas e portas. E convidaram às crianças a fazer o mesmo, e depois contar o que elas observaram.

Poesia_4-5.pdf

Aniversariantes

20/08/2020

Neste Semestre, mesmo distante, gostaríamos de retomar o Projeto Coletivo “Aniversariantes” que abrangia todas as crianças da unidade. Esse Projeto é resultado de inúmeras discussões e pesquisas desde o ano de 2009 em nossa Unidade Educativa, mas em 2012 o projeto assume a forma que conhecemos que cada criança

[...] deveria em algum momento ter sua singularidade garantida neste espaço que é coletivo e, assim, passamos a comemorar no dia do seu aniversário; e para demarcar esse dia tão especial a criança é presenteada com um cupcake, vela e balão, acompanhados de um cartão personalizado e nominal, com votos de felicidades. A comemoração é feita individualmente e, sempre que possível, no dia do aniversário da criança que apaga a velinha no momento em que seus amigos e professoras cantam o “Parabéns para Você”. E o cupcake é levado para casa, para ser saboreado na companhia de seus familiares (Projeto Político Pedagógico -Neim Anjo da Guarda- versão final de 2017, p.28).

Devido as circunstância em que estamos vivendo, compreendemos que deveríamos aproximar as crianças aos projetos coletivos da unidade em que elas estão inseridas, afirmando nosso compromisso de promover práticas cotidianas que correspondam ao papel educativo, social e político da Educação Infantil.

Nesse sentido, preparamos um cartão de aniversário e uma mensagem individual para cada criança que fez aniversário durante esse período em que estamos em casa devido a pandemia. Assim, neste segundo semestre lembraremos-nos dos aniversariantes no dia de seu aniversário enviando um cartão e mensagens carinhosas as crianças.

Educação Física.pdf

Barquinho de papel

13/08/2020

Quem nunca brincou com um barquinho de papel?

Com a arte de dobrar papéis podemos criar e usar a imaginação para novas aventuras.

Agora venha conhecer a História "O Papel que queria ser um Barquinho" e brincar conosco e aprender a fazer seu próprio barquinho.

Famílias não deixem de compartilhar suas brincadeiras e histórias incríveis que tiveram com um barquinho de papel.

Nesta atividade, as crianças irão observar como diferentes objetos se comportam ao serem colocados na água; os objetos utilizados no experimento serão coletados pelas crianças, para que exerçam sua autonomia, com participação ativa, mas exemplificamos alguns para auxiliá-las nessa escolha, como assistirão no vídeo que preparamos para elas.

“Quero ensinar as crianças, elas ainda têm olhos encantados.” (Rubem Alves)

Brincadeiras tradicionais

06/08/2020

“Resgatar a história de jogos tradicionais infantis, como a expressão da história e da cultura, pode nos mostrar estilos de vida, maneiras de pensar, sentir e falar, e sobretudo, maneiras de brincar e interagir. Configurando-se em presença viva de um passado no presente.”

Mônica Fantin

Nossa proposta é resgatar com as crianças do Grupo 4/5 brincadeiras tradicionais como o Elefante Colorido e Pico, Picolé.

Brincadeira Elefante Colorido

Segundo a Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal de Lavras “as crianças ficam em roda e uma delas fala: - Elefante Colorido! Os outros perguntam: De que cor ele é? A criança deverá escolher uma cor e as outras deverão tocar em algo que tenha esta cor. Se não achar esta cor o elefantinho irá pegá-lo.”

O comandante tem de escolher uma cor que não está num local de fácil acesso para dificultar o trabalho da criança. Nós sugerimos que o comandante dite a cor e os outros participantes precisam encontrar em casa um objeto da cor pedida e o primeiro que achar será o comandante na próxima rodada.

Brincadeira “Pico, Picolé”

Segundo o site Mapa do Brincar é uma brincadeira se origina em Guaporé – RS, mas é uma brincadeira bem tradicional em nossa região também, em que muitos pais e tios conhecem e já brincaram com ela.

Para Brincar precisamos conhecer o versinho que diz: - “Pico, pico, picolé. Que sabor você mais quer?” e assim, começamos a brincadeira.

“Enquanto cantam a canção, todos os participantes ficam com as mãos fechadas.

Uma pessoa comanda a brincadeira, batendo sobre as mãos fechadas dos colegas. Quando a música termina, a pessoa cuja mão foi batida por último tem que escolher um sabor de picolé.

Depois, a pessoa que comanda vai cantar o sabor escolhido batendo nas mãos dos outros de acordo com as sílabas da palavra (Por exemplo: a-ba-ca-xi).

A pessoa que for receber o tapa na última sílaba deve por a mão para trás.

Quem ficar com as duas mãos para trás é eliminado. Ganha o último que sair. ”

Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal de Lavras – Elefante Colorido.

Disponível em: <http://www.brinquedoteca.ded.ufla.br/recursos-para-pais-e-profissionais/jogos-e-brincadeiras/elefante-colorido>

Mapa do Brincar – Brincadeira Pico Picolé.

Disponível em: <https://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/formulas-de-escolha/331-pico-picole>

Sugestão extra:

Brincadeira Elefante Colorido – CIA. LÚDICA TV

A CIA. LÚDICA TV apresenta a música de Pantufa que é uma explicação divertida da brincadeira “Elefante Colorido”. Os personagens Pantufa e Iasmim cantam e brincam de Elefante Colorido durante a apresentação da música.