Brincadeiras tradicionais:









PÉ DE LATA, BILBOQUÊ E PETECA

BRINCADEIRAS TRADICIONAIS

​Segundo Friedmann (1995), o jogo tradicional é um patrimônio lúdico que é importante para o desenvolvimento das capacidades físicas, cognitivas, sociais, afetivas e linguísticas. Sendo assim, o brincar se caracteriza, segundo Oliveira (2000), como condição de todo processo evolutivo da criança, tornando-se um momento de liberdade criadora, de afetividade, de significar e organizar sua realidade e seu mundo. É a oportunidade de socialização, de encontrar desafios, lidar com suas limitações e conflitos e de compreender e traçar regras comuns.

​Partindo de reflexões das professoras do Grupo 6 se viu de fundamental importância mantermos atividades lúdicas que proporcionem o movimento, expressão e socialização. ​Nossa proposta tem como objetivo fazer um resgate dos jogos/brincadeiras tradicionais, como Pé de Lata e Bilboquê fazendo com que se reconheça a sua importância na aprendizagem, na cultura e no desenvolvimento infantil, além de manter vivo o repertório cultural da criança, em tempos modernos em que a tecnologia tomou espaço das brincadeiras tradicionais.

REFERÊNCIAS:

- FRIEDMANN, Adriana. Jogos tradicionais. Série Ideias, São Paulo: FDE, n.7, p.54-61. 1995.

- OLIVEIRA, Vera B. (org.). O Brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis: Vozes, 2000.

G6_pé de lata.mp4

VOCÊ CONHECE A BRINCADEIRA PÉ DE LATA?

A brincadeira Pé de Lata é uma criação brasileira e surgiu nos anos de 1950 a 1960. Naquela época, não havia muito tipo de brinquedos, por isso, as crianças usavam sua criatividade

​Pé de Lata, um brinquedo tão antigo e tão atual! Desenvolve a coordenação motora e equilíbrio na criança, aspectos fundamentais para o desenvolvimento. Além disso, esse brinquedo é feito com reciclagem, levando a percepção de que tudo pode se transformar.

http://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/pe-de-lata/

- E VOCÊ, JÁ CRIOU ALGUM BRINQUEDO?

​O Pé de Lata é conhecido em todo o Brasil, porque é fácil encontrar as latas para fazê-lo, e, as crianças podem brincar até mesmo sozinhas. Que tal fazer um pé de lata para brincar com a sua família?

VÍDEO PÉ DE LATA: PROFª. MELISSA

EDIÇÃO: PROFª. MELISSA

G6_bilboque.mp4

BRINCADEIRA: BILBOQUÊ

​Presente nas antigas pinturas europeias comprovando a existência nas cortes reais e nas aldeias do continente. Fazem parte da cultura do Japão, México, Ártico, América do Norte e do Sul. No Japão chama-se "Kemdama" e nos países latino-americanos "balero". Como bilboquê aparece em textos franceses desde 1534. Bilboquê também conhecido na região de Santa Catarina como bilboquê.

​Como brinquedo, ele tem origem em uma época que meninos e meninas brincavam ao ar livre. Consiste numa esfera ou sino de madeira com um orifício central ou presa numa corda de barbante numa espécie de suporte. Apenas balançando a mão pode-se fazer manobras de cinco pontos até mil conforme o grau de dificuldade.

https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127170

VÍDEO BILBOQUÊ: PROFª. LISNÃ

EDIÇÃO: PROFª. SAMARA

G6_peteca.mp4



G6_Sinopse peteca.pdf

Sugestões de leitura e brincadeiras:

- Mapa do Brincar

​Mapa do Brincar traz centenas de brincadeiras de diversas regiões do país, surgiu de um projeto lançado em 2009, pela equipe do caderno infantil “Folhinha”, do Jornal Folha de São Paulo. A ideia é apresentar a diversidade de brincadeiras que existem em nosso país e mostrar como é possível brincar com o próprio corpo e com a natureza de um jeito simples.

https://mapadobrincar.folha.com.br/

- Território do Brincar

​O programa Território do Brincar é um trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil. São documentários, registrados em filmes, fotos, textos e áudios quando, entre abril de 2012 e dezembro de 2013, os documentaristas Renata Meirelles e David Reeks, acompanhados de seus filhos, percorreram o Brasil. Eles visitaram comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral, revelando o país através dos olhos de nossas crianças.

https://territoriodobrincar.com.br/