Quem Somos?

Profissionais


PROFESSORA: SILEZIA MARIA MENDES


PROFESSORA AUXILIAR: CLEIDE APARECIDA FERREIRA


PROFESSORA DE ED.FISICA: ALCIONE


AUXILIAR DE SALA MATUTINO: PATRICIA MARIA VIEIRA


AUXILIAR DE SALA VESPERTINO: MARIA DE LURDES

Crianças



Adryan Agatha Arthur

Chloe Julia Malu Manuela

Marcelo Maria Elis Pedro

Pietra Thales

Thierry

Iniciamos a aproximação com as crianças através da entrevista com as famílias, e assim podemos saber um pouco de seu contexto familiar e social, e conhecer minimamente quem são os sujeitos que compõem o grupo. A partir disso, propusemos as famílias a inserção em tempo reduzido para que pudéssemos garantir o conforto e a tranquilidade que algumas crianças necessitam para se sentirem seguras em um novo espaço, com pessoas ainda desconhecidas. Esta organização foi feita de acordo com o documento “ orientações para o período de inserção das Crianças na educação infantil”. A maioria das crianças não precisou de mais de um dia para se sentirem tranquilas, mas avaliamos que o período foi importante para aquelas que apresentaram choro e estranhamento, sendo assim podemos investir em um atendimento mais direcionado.

O grupo 3B era formado por 15 crianças integral que já frequentavam o NEIM Anirson, com a saída de duas crianças, recebemos mais três crianças que vieram fazer parte do nosso grupo em meio período, porém as três crianças novas que recebemos no grupo: Chloe, Marcelo e Arthur, tivemos muito pouco contato, somente na entrevista com a família devido a pandemia. Para receber o grupo organizamos intencionalmente a sala em cantinhos acolhedores, com o propósito de instigar brincadeiras criativas, diversificadas, e ainda que privilegiasse o encontro e a criação de vínculos.

A rotina também foi planejada visando potencializar a autonomia e o autocuidado, alimentação saudável, higiene adequada e o respeito entre os pares. Além do espaço da sala, as crianças puderam explorar o espaço externo como solário e parque.

Nossa proposta de inserção, visaram proporcionar conforto e segurança para as crianças através de brincadeiras livres, onde pudessem demonstrar suas preferências e se sentirem à vontade no espaço, as atividades orientadas não foram impostas, de maneira que cada criança pudesse manifestar seu interesse e participar por vontade própria. E assim podemos observar e registrar seus gostos, necessidades, dificuldades e os focos de interesse, conquistando a confiança e passando segurança para nossas crianças.

Apresentação do Grupo

Carta de apresentação das crianças novas

UM POUCO DO QUE VIVEMOS NO NEIM

Vivências da Inserção.pdf

MAIO DE 2020

Palavra Cantada com a música "lavar as mãos"

Esperamos que esse vírus desapareça, que os médicos, os cientistas encontrem a solução para esse problema e que possamos voltar a vida normal.

E assim, poderemos frequentar o NEIM Anirson, e juntos aprender muitas coisas através das brincadeiras e das interações. Mas no momento temos que ficar em casa.

Então, sugerimos a vocês o clip da palavra cantada, ensinando de forma divertida.

MINI HISTÓRIA: OLHAR SIGINIFICATIVO, PARA AS BRINCADEIRAS

DAS CRIANÇAS.

mini his.pdf

JUNHO DE 2020

NORMAL É SER DIFERENTE

A educação inclusiva não se limita apenas às pessoas com necessidades especiais, mas todos os que sofrem qualquer forma de exclusão social e educacional.

“A educação inclusiva deve acolher a todas as pessoas sem exceção, respeitando as diferenças e garantindo a todos o direito a educação”. (Montoan)

Para ela inclusão é muito mais do que estar no mesmo espaço, trocar experiências socializar-se.  É não ter que submeter-se a uma cultura, a uma única forma de aprender, a uma língua que não é sua.  É sentir-se parte do grupo, é identificar-se com ele. Pois, a inclusão considera todos sem distinção.

Vídeo produzido pelo Canal: Grandes pequeninos.

Letra da Música:

Normal é Ser Diferente (Jair Oliveira)

Tão legal, ó minha gente!

Perceber que é mais feliz quem compreende

Que a amizade não vê cor, nem continente

E o normal está nas coisas diferentes

Amigo tem de toda cor, de toda raça

Toda crença, toda graça

Amigo é de qualquer lugar

Tem gente alta, baixa, gorda, magra

Mas o que me agrada é

Que o amigo a gente acolhe sem pensar

Pode ser igualzinho à gente

Ou muito diferente

Todos tem o que aprender e o que ensinar

Seja careca ou cabeludo

Ou mesmo de outro mundo!

Todo mundo tem direito de viver e sonhar

Você não é igual a mim

E eu não sou igual a você

Mas nada disso importa

Pois a gente se gosta

E é sempre assim que deve ser

Também temos essa outra sugestão:

DANCINHA DO CORPO E OS OBSTACÚLOS

Desde muito cedo a criança tem a capacidade de perceber e reproduzir sons de diferentes estilos e repetitivos, acompanhados de movimentos corporais, ritmo e a melodia. Os sons desenvolvem a intensidade auditiva, os gestos ou as danças, a coordenação motora e a atenção. As atividades musicais desenvolvem a expressão corporal e a linguagem oral, considerando essa estratégia um fator contribuinte para o desenvolvimento da imaginação, concentração e socialização, além da afetiva consciência e exploração corporal e gestual.

A música que aborda uma dança, usando o corpo e todos os membros.

Vídeo produzido pelo Canal: Turma do seu lobato, Volume:3

A aventura onde vão passar por obstáculos, se quiser pode colocar música para fazer essa brincadeira.

Vídeo produzido: Reminiscor

JULHO DE 2020

“A BOCA DO SAPO”


historia da boca do sapo

Queridas famílias, convidem as crianças e venham ouvir a história “A boca do sapo”, da Mary França e Eliardo França, contada e dramatizada por algumas professoras dos Grupos: 3A, 3B, 3C, 3D e 3E. Esta história “A boca do sapo” é um livro muito interessante, tem como objetivo principal, o respeito às diferenças de cada um, numa relação de amor e amizade.


O QUE TEM NA SOPA DO NENÊM?

Vamos ler todos juntos em Família o que escrevemos para vocês?

Em uma adaptação do Clip Musical “Sopa” do grupo Palavra Cantada, convidamos toda a Família a brincar e adivinhar: O que, que tem na Sopa do neném?

O faz de conta, o brincar e explorar a curiosidade faz parte do processo de desenvolvimento das crianças pequenas e nossa intencionalidade pedagógica é possibilitar esta brincadeira musical, organizada com as nossas fotos. O que será que tem na Sopa das Professoras?

Vocês vão descobrir que a nossa sopa ficou muito divertida, cheia de curiosidades, mas nem tudo podemos comer.

Sabemos que boas escolhas na hora de preparar as nossas refeições fazem um bom cardápio, e temos inúmeros ingredientes que são muito saudáveis, nos ajudando a ter muita energia para brincar como: os legumes, as frutas e os vegetais. Estes alimentos nos ajudam a manter nossa saúde e prevenir doenças.

Lá na nossa creche, nossas sopas eram feitas com vários legumes. Vocês lembram?

E agora em casa? E com esse frio? A sopa além de deliciosa nos ajuda a ficar quentinhos.

Então vamos juntos, toda a família, assistir o vídeo que preparamos com muito carinho.

E depois vamos brincar de adivinhar?

Será que todos os itens da sopa feita pelas professoras são alimentos saudáveis? Será que todos os alimentos da música podem ser colocados na nossa sopa? Será que dentro da sopa cabe tudo o que a nossa imaginação permitir? O que vocês acham?

E agora queremos saber: o que tem na sopa de vocês?

WhatsApp Video 2020-09-23 at 12.34.21 PM (1).mp4

PLANTIO DO GIRASSOL

convite do plantio do girrasol
Video do plantio do girassol

Acreditamos que com essa proposta, conseguimos tranquilizar nossas famílias e possibilitar a brincadeira e interação entre criança, família e professores, pois é através dá aproximação das famílias que chegamos até as crianças, e assim, efetuar nosso teletrabalho com satisfação do retorno que tivemos das famílias através da tecnologia .

Foi gratificante os registros que recebemos em vídeos e fotos enviados pelas famílias das crianças pelo grupo do WhatsApp, nesse processo de descoberta, brincadeira e interação.

AGOSTO DE 2020

PANO ENCANTADO

Vídeo produzido pela: Escola pedacinho do Céu.

O pano encantado é uma música que traz uma divertida brincadeira. Sabemos que a música possui relevante papel na educação infantil. Contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, facilita o processo de construção e ampliação do conhecimento, assim como, desperta e reforça a sensibilidade, criatividade, senso rítmico, imaginação, memória, concentração e atenção. O ritmo das canções as incentiva ao movimento e a maior atividade cerebral, além de despertar o gosto de cantar e dançar.

Essa brincadeira através da música foi escolhida com o intuito de contribuir para o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças, oportunizando brincadeiras entre crianças/famílias, pois as melhores brincadeiras começam na maioria das vezes, com objetos e situações que as crianças vivem no seu cotidiano. Podemos pensar em muitas possibilidades usando aquele lençol mais “velhinho” ou um pedaço de pano.

Através da música "o pano Encantado" além de trabalhar para o desenvolvimento cognitivo e motor da criança também contribui para a formação da personalidade do ser humano. As crianças adoram se movimentar, elas vivem e demonstram seus estados afetivos com o corpo inteiro, pois o movimento é uma linguagem que comunica estado, sensações e ideias.

LINGUAGENS VISUAIS

linguagem visual

Antigamente as crianças não tinham brinquedo como hoje, por isso, tinham que usar a criatividade, para cria-los, usavam tocos de madeira, legumes, gravetos, folhas… para construir seus brinquedos. Além das brincadeiras como peteca, barangandão, amarelinha, passa Anel, cantigas de rodas e outras. Com o avanço da modernidade a tecnologia trouxe brinquedos que não exigem a criatividade, pois eles já vem pronto.

É claro que não se deve deixar a tecnologia e os brinquedos dos dias atuais de Fora, mas podemos manter o melhor das duas gerações para extrair o melhor de cada época. Porém para exigir mais da criatividade das crianças e por observar que muitas vezes as brincadeiras não tem estado presente ou não é dada a devida importância desses momentos tão rico para o desenvolvimento integral e cultural da criança. Trouxemos como proposta em interação com as famílias, a confecção de um "barangandã" para que as famílias possam estar confeccionando com seus filhos e apresentar como se brinca, dessa forma interagindo com a criança através da brincadeira, e ao mesmo tempo resgatando suas brincadeiras da infância.

Junto com o Kit para confecção do barangandã, estaremos enviando de presente um mimo, isso é, uma "peteca" pronta, pois são brincadeiras tradicionais e praticamente gratuita, que pode deixar ainda mais próximo de seus filhos além de render muitas gargalhadas e bons momentos em quanto brincam. Sabemos que a infância é uma das fases mais importante da nossa vida e o brincar é fundamental para a formação integral, o brincar socializa, resgata as tradições culturais e crenças de uma determinada época e comunidade.

Nossa sugestão é reunir a família, fazer pensarem nas suas brincadeiras de infância e aproveitarem para distraírem com seus filhos construindo ensinando outras formas de diversão e possibilidade de criar jogos e brincadeiras.

SETEMBRO DE 2020

ELEMENTOS DA NATUREZA: TERRA, ÁGUA E AR.

Essas propostas de brincar com Elementos da natureza tem como intuito convidar as crianças e

suas famílias a interagiram de forma mais efetiva com a natureza a partir de brincadeiras que

utilizem menos a tecnologia, e mais no contato com a terra, água, folhas, e outros elementos

que podem se fazer presentes nas brincadeiras, buscando um cotidiano mais simples e natural.

O contato com a natureza a proporciona às crianças experiências, descobertas e novas

possibilidades de brincar.

É importante reconhecer que, cada criança é única e seus interesses e necessidades as

constituem enquanto sujeitos em desenvolvimento, favorecendo assim, novas aprendizagens.

TERRA

Video da proposta terra.

ÁGUA

Video proposta da àgua.

AR

Video proposta do vento.

LAVANDO ROUPA

video lavando/roupa

Queridas famílias e criança confeccionamos um vídeo como proposta dessa semana trazendo a música “Lavando a roupa/ esconder” do professor: Shauan Bencks. Pois sabemos que a música possui um relevante papel na educação infantil, pois contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, facilita o processo de construção e ampliação do conhecimento, assim como, desperta e reforça a sensibilidade, criatividade, senso rítmico, imaginação, memória, concentração e atenção.  O ritmo das canções as incentiva ao movimento e à maior atividade cerebral, além de despertar o gosto de cantar e dançar.

Através desse vídeo e música convidamos as famílias e crianças a participar dessa brincadeira que a professora Cleide e seu filho prepararam para vocês. Que tal, brincarem com seus filhos ou até mesmo deixar que eles brinquem com essa música e enviar para nós esses momentos ricos e gratificantes que a música nos oferece.

OUTUBRO DE 2020

MÚSICA DO BARBATUQUE

Uma proposta de movimentos corporais com o objetivo de produzir sons a partir do próprio corpo no ritmo da música.

Assim, convidamos vocês a brincar e criar diferentes sons e movimentos.

Abraço das professoras!!

Vídeo do barbatuque

QUE SOM É ESSE?

video do som

Sabemos que sons que conhecemos e sons que nos fazem querer conhecer, ampliam nossa

percepção e o nosso repertório de experiência com as linguagens sonora.

Vamos juntos ouvir e descobrir que som é esse?

PALAVRA CANTADA, CIRANDA DOS BICHOS.

Queridas famílias, temos muitas brincadeiras cantadas e cantigas de roda, que promovem

interação social, ritmo, movimento, aprendizagem e conhecimento.

BARULHO DO CORPO

BARULHO DO CORPO.mp4

Trabalhar a música na Educação Infantil contribui para desenvolver a criatividade, o senso rítmico, imaginação, entre outros.

CONVITE DA ENTREGA DOS MIMOS

convite

NOVEMBRO DE 2020

DEVOLUTIVAS DAS FAMÍLIAS

vídeo de devolutiva das famílias na proposta dos sons

Gostaríamos de agradecer a participação deste momento tão prazeroso!

LER E ESCREVER

Ao longo deste ano temos conversado como vocês através das Nossas Ações Comunicativas sobre a importância das Brincadeiras e das Interações para o desenvolvimento integral das crianças. É através das brincadeiras também que as crianças vão construindo suas hipóteses, percepções e conhecimentos, entendo que vivem em uma mundo letrado em um processo de desenvolvimento da Linguagem Escrita e a sua função social.

Vamos ver este informativo e algumas sugestões de brincadeiras e materialidades que podem ser vivenciadas pela criança também em casa?

texto orientador

BRINCADEIRA DA ESCRITA

Vídeo(brincando com a linguagem oral escrita

Essa semana produzimos um vídeo trazendo como sugestão uma brincadeira que incentiva a expressão e a representação das crianças através do desenho em um processo envolve o desenvolvimento da Linguagem Escrita.

Vamos lá ver estas possibilidades?

Para dar concretude a essa ação, logo enviaremos um kit com materiais para contribuir nessas brincadeiras em casa.

Um ótimo Final de Semana!

HISTÓRIA "E O DENTE AINDA DOÍA"

Através das histórias e a sua contação, oportunizamos à criança desenvolver sua imaginação e a fantasia, ampliar seu vocabulário, expressar seus conhecimentos e incentivamos o gosto pela leitura.

Vamos lá ouvir juntos esta Contação?

história E dente ainda doía

DEZEMBRO DE 2020

NOSSO ÚLTIMO ENCONTRO

VÍDEO DA ENTREGA

video da entrega materialidade.

VÍDEO DA DEVOLUTIVA

Devolutivas.

NOSSAS VIVÊNCIAS

video do final do ano.

Queremos agradecer a participação e o apoio que recebemos de vocês durante todo esse ano, que foi cheio de desafios e descobertas, porém um ano com muito significado e aprendizagens para todos nós.

E com toda a nossa Gratidão apresentamos aqui as vivências do grupo 3B no ano de 2020.