Aula 01: Mudança Comportamental

Educação e Aconselhamento Nutricional

Aula 01: Mudança Comportamental

Prof. Abel Zito Gabriel BuceTécnico de NutriçãoSoALNUT@gmail.com

Introdução

Os principais fatores na mudança de comportamento nutricional são a consciência da pessoa de que uma mudança é necessária e a motivação para mudar.

A educação nutricional e o aconselhamento nutricional fornecem informação e motivação; mas eles são diferentes.

A educação nutricional pode ser individualizada ou fornecida em uma situação de grupo; geralmente é mais preventiva do que terapêutica; e há uma transmissão de conhecimento. O aconselhamento é mais frequentemente utilizado durante o tratamento nutricional clínico individual.

Na situação de um a um; o nutricionista estabelece um sistema de suporte transitório para preparar o cliente para lidar com as demandas sociais e pessoais de maneira mais eficaz; identificando condições favoráveis para a mudança.

O objetivo do aconselhamento nutricional é ajudar os indivíduos a fazer mudanças importante sem seus comportamentos alimentares

Mudança comportamental

Embora existam diferenças entre educação e aconselhamento como técnicas de intervenção; as distinções não são tão importantes quanto o desfecho desejado; a mudança de comportamento.

A mudança comportamental exige um enfoque sobre a ampla gama de atividades e abordagens que afetam a escolha do indivíduo a respeito de alimentos e bebidas em sua comunidade e no ambiente doméstico.

No contexto da nutrição; tanto a educação como o aconselhamento podem ajudar o indivíduo a alcançar os objetivos de saúde de curto e longo prazo.

A educação proporciona os conhecimentos e habilidades necessários para mudar; o aconselhamento visa outras etapas mostradas na Figura

Factores que afectam a capacidade de mudar

  • A capacidade de uma pessoa de mudar;
  • A capacidade do educador de ensinar novas informações e a capacidade de o conselheiro estimular e apoiar pequenas mudanças;
  • A incapacidade de fornecer aconselhamento nutricional;
  • Os ambientes de vida instáveis;
  • Uma família ou suporte social inadequado;
  • O custo alto dos alimentos;
  • A insuficiência de transporte e
  • O baixo grau de escolaridade.
  • Alguns dos factores socioeconômicos que podem ser obstáculos para a obtenção e a manutenção de uma dieta saudável.

Com uma população culturalmente diversa; é imperativo avaliar as diferenças de crenças ou entendimento que podem levar à incapacidade de mudança.

Os fatores físicos e emocionais também tornam difícil mudar; especialmente para idosos. Os adultos mais velhos precisam de programas de orientação e aconselhamento que abordem visão precária; audição precária; limitação de mobilidade; redução da destreza e problemas de memória ou alterações cognitivas (Kamp et al.;2010).

Confiança e respeito são essenciais em todas as relações de ajuda. A qualidade da relação provedor-paciente pode ter um efeito positivo ou negativo sobre o resultado das sessões.

Se o plano de um tratamento é complexo e não compreendido; a redução da adesão é provável. Quando em dúvida sobre a compreensão; algumas perguntas podem ser bastante úteis para identificar lacunas no conhecimento; compreensão ou motivação do cliente.

Bibliografia

  1. Kamp,B.,etal.Position of the American Dietetic Association, American Society for Nutrition,and Society for Nutrition Education: food and nutrition programs for community- residing older adults. J Nutr Educ Behav. 2010;42:72.
  2. Karen Chapman-Novakofski,PhD,RD,LDN Educação e Aconselhamento: Mudança Comportamental CAPÍTULO 15.