1.Destinguir os produtos de origem animal dos de origem vegetal.
2.Descrever as características organolécticas produtos de origem animal e vegetal.
Higiene alimentar – conjunto de medidas necessárias para garantir a segurança da saúde dos alimentos da saúde dos alimentos, mantendo as outras qualidades que são própria, com especial atenção para o conteúdo nutricional.
A higiene dos alimentos é um pacote que inclui manipulação dos alimentos vegetais ou animais, bem como todos os processos de saúde destinados a prevenir que as bactérias de origem humana vem aos alimentos.
Fontes de contaminação de alimentos: água, solo, humanos, animais, etc.
Alimentos de Origem Vegetal
Os alimentos de origem vegetal são aqueles originados de fontes vegetais. São exemplos as folhas, raízes, caules e frutos.
Os alimentos vegetais destacam-se pela possibilidade de serem consumidos frescos.
Alimentos de origem animal
Alimentos de origem animal são todos os alimentos de origem direta ou indireta dos animais. Inclui nesse grupo alimentos como mel, leite, ovos, carnes, Queijo entre outros.
Carne Bovina, Caprina e suína
Quando fresca é compacta, apresenta gordura branca e firme, cor vermelho-brilhante e cheiro agradável. Não compre se for escura ou conservada, com cheiro desagradável e sem origem e carimbo de inspeção do Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar.
Carne moída
Evite comprar carne já moída; o ideal é escolher o corte de carne no talho e pedir que seja moída na sua frente, retirando gorduras e nervos. A máquina de moer dever ser bem limpa. Caso a carne já esteja moída, certifique-se do Serviço de Informação do Consumidor e da data de validade.
Frangos e aves
Estão bons quando têm pele com cor variando do branco ao amarelo, a superfície é brilhante e firme ao teto. Verifique o carimbo de Serviço de Informação do Consumidor e validade.
Ovos
Quando novos, têm a casca bem limpa e sem rachaduras. Pode se verificar, se o ovo está velho com um teste simples: Coloque numa vasilha com água e sal, se flutuar é porque está velho. Não use também se a clara ou gema grudarem na casca, se tiver cheiro não característico, podridão ou sabor anormal.
Peixe, camarão e mariscos
nEstão frescos quando possuem olhos arredondados, guelra vermelha, pele brilhante e escamas firmes; a carne, quando pressionada, volta à posição rapidamente, o cheiro é suave. O camarão tem cabeça presa ao corpo, carapaça firme, olho brilhante e cheiro agradável.
Miúdos (coração, fígado, rins, intestinos, língua)
Estão bons quando a superfície é brilhante, firme ao tato, cor regular, sem pontos brancos ou mau cheiro
Embutidos (salsicha, linguiça, salame, mortadela, fiambre)
Estão bons quando têm a cor original, sem fungos ou excesso de corantes. Salsicha e linguiça não devem ter bolhas de ar ou apresentar líquidos. O salame não pode ter bolor, ser escuro de mais ou endurecido pela perda de água.
1.Apontamentos de Saúde Comunitária: Saneamento do meio e Higiene Alimentar, MISAU, p 23;
2.Roger. J.(2001)A SAÚDE PELA ALIMENTAÇÃO. Enciclopédia de Educação e Saúde, Volume 1, Pág.24;
3.MISAU (2011), Manual de Formação para Técnicos de Medicina Preventiva e Saúde do Meio “SAÚDE AMBIENTAL“ Jica;
4.MISAU (2012) Manual de Formação Para Técnicos de Medicina Geral "Sistema Gastrointestinal“Maputo-MZ