O Julgamento da Meretriz que se Acha Assentada Sobre Muitas Águas Apocalipse 17:1-18

O Julgamento da Meretriz que se Acha Assentada Sobre Muitas Águas

Apocalipse 17:1-18

“Veio um dos sete anjos que têm as sete taças e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei o julgamento da grande meretriz que se acha sentada sobre muitas águas, com quem se prostituíram os reis da terra; e, com o vinho de sua devassidão, foi que se embebedaram os que habitam na terra. Transportou-me o anjo, em espírito, a um deserto e vi uma mulher montada numa besta escarlate, besta repleta de nomes de blasfêmia, com sete cabeças e dez chifres. Achava-se a mulher vestida de púrpura e de escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de pérolas, tendo na mão um cálice de ouro transbordante de abominações e com as imundícias da sua prostituição. Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério:

BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA.

Então, vi a mulher embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus; e, quando a vi, admirei-me com grande espanto. O anjo, porém, me disse: Por que te admiraste? Dir-te-ei o mistério da mulher e da besta que tem as sete cabeças e os dez chifres e que leva a mulher: a besta que viste, era e não é, está para emergir do abismo e caminha para a destruição. E aqueles que habitam sobre a terra, cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida desde a fundação do mundo, se admirarão, vendo a besta que era e não é, mas aparecerá. Aqui está o sentido, que tem sabedoria: as sete cabeças são sete montes, nos quais a mulher está sentada. São também sete reis, dos quais caíram cinco, um existe, e o outro ainda não chegou; e, quando chegar, tem de durar pouco. E a besta, que era e não é, também é ele, o oitavo rei, e procede dos sete, e caminha para a destruição. Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam reino, mas recebem autoridade como reis, com a besta, durante uma hora. Têm estes um só pensamento e oferecem à besta o poder e a autoridade que possuem. Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele. Falou-me ainda: As águas que viste, onde a meretriz está assentada, são povos, multidões, nações e línguas. Os dez chifres que viste e a besta, esses odiarão a meretriz e a farão devastada e despojada, e lhe comerão as carnes, e a consumirão no fogo. Porque em seu coração incutiu Deus que realizem o seu pensamento, o executem à uma e dêem à besta o reino que possuem, até que se cumpram as palavras de Deus. A mulher que viste é a grande cidade que domina sobre os reis da terra.”

Exegese

Versículo 1: Veio um dos sete anjos que têm as sete taças e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei o julgamento da grande meretriz que se acha sentada sobre muitas águas,

Saber quem é a meretriz, a mulher e a Besta da passagem principal é essencial para interpretar e entender o capítulo 17. A “meretriz” no versículo 1 se refere às religiões do mundo, enquanto a “mulher” se refere ao mundo. A “Besta”, por outro lado, diz respeito ao Anticristo. As “muitas águas” aqui se referem aos ensinamentos do Diabo. A frase, “mostrar-te-ei o julgamento da grande meretriz que se acha sentada sobre muitas águas”, nos fala que Deus julgará as religiões do mundo que se assentam nos ensinamentos de Satanás.

Versículo 2: com quem se prostituíram os reis da terra; e, com o vinho de sua devassidão, foi que se embebedaram os que habitam na terra.

A “prostituição” aqui se refere a amar este mundo e suas coisas mais do que ao próprio Deus. Fazer imagens das coisas do mundo, adorar e amá-las como Deus são, de fato, todos atos de prostituição.

A frase acima, “com quem se prostituíram os reis da terra”, significa que os líderes deste mundo viveram suas vidas embriagados nas religiões mundanas e que todas as pessoas do mundo também viveram embriagadas com estes pecados que as religiões do mundo oferecem.

Versículo 3: Transportou-me o anjo, em espírito, a um deserto e vi uma mulher montada numa besta escarlate, besta repleta de nomes de blasfêmia, com sete cabeças e dez chifres.

A frase, “mulher montada numa besta escarlate”, nos fala que as pessoas deste mundo unirão seus corações com o Anticristo para perseguir e assassinar os santos. Nos mostra que as pessoas do mundo acabarão se tornando servas dos inimigos de Deus, fazendo as obras do Anticristo às suas ordens. A Besta é o Anticristo que permanece contra Deus. O Anticristo reina sobre muitos reis e ele também reina sobre muitas nações do mundo.

Mas sendo arrogante, o Anticristo não hesitará em blasfemar a Deus e proferir palavras arrogantes. Ele blasfemará a Deus proferindo palavras arrogantes, proclamando que ele mesmo é Deus ou Jesus Cristo, e se exaltará como a Deus. Seu poder alcançará e reinará sobre todos os reis do mundo e todas as suas nações.

Da frase, “com sete cabeças e dez chifres”, as “sete cabeças” aqui se referem aos sete reis do mundo e os “dez chifres” se referem às nações do mundo.

Versículo 4: Achava-se a mulher vestida de púrpura e de escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de pérolas, tendo na mão um cálice de ouro transbordante de abominações e com as imundícias da sua prostituição.

Pela frase, “Achava-se a mulher vestida de púrpura e de escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de pérolas”, a passagem nos fala que as religiões do mundo, tramando com o Anticristo, pensam nele como seu rei. Assim, eles considerarão adequado que todos aqueles que permanecerem contra eles sejam sentenciados à morte, e de fato executarão seus pensamentos através dos seus atos contra os santos.

E para decorar este mundo como um eterno reino de felicidade, eles se adornarão de forma bela com o ouro do mundo, pedras preciosas e pérolas. Mas sua fé é mais interessada em quantos prazeres da carne eles poderão ter enquanto viverem neste mundo. Quando Deus olhar para as pessoas deste mundo Ele verá um mundo cheio de pecados imundos, por isso todos eles aparecerão como abominações diante Dele.

Versículo 5: Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA.

Apesar das pessoas religiosas do mundo tentarem se adornar como rainhas, elas serão reveladas na verdade como meretrizes. Por outro lado, seu nome, “Babilônia, a grande” nos mostra o caráter orgulhoso, idolatra e opressivo da meretriz, enquanto a palavra “mãe” em contrapartida, nos mostra que todas as forças do Anticristo na história se originaram do próprio mundo e que o mundo é a raiz de todo tipo de idolatria e corrupção.

Apesar deste mundo estar adornado com brilhantes e belas jóias, o Anticristo que permanece contra Deus e trabalha no coração destas pessoas do mundo trabalhará como sua mãe. Assim, nosso Senhor Deus decidiu destruí-los com Suas grandes pragas das sete taças.

Versículo 6: Então, vi a mulher embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus; e, quando a vi, admirei-me com grande espanto.

Os “santos” aqui se refere às pessoas de fé de toda a história da Igreja que creram no evangelho da água e do Espírito dado por Jesus Cristo. A frase “testemunhas de Jesus” se refere àqueles entre os santos que testificaram a verdade de que Jesus é o Filho de Deus e seu Salvador, e que foram especialmente martirizados para defenderem a sua fé.

Este versículo enfatiza que aqueles que perseguem e matam os santos não são outros senão as pessoas religiosas deste mundo. Eles farão estas maldades como a força de vanguarda do Anticristo.

João diz aqui que quando ele viu a mulher, ele “admirou-se com grande espanto”. Este mundo realmente é um mundo curioso. Os santos não fizeram nada para danificá-lo e ainda assim este mundo trama com o Anticristo e mata muitos santos. Como esse mundo não seria estranho? Estas coisas certamente serão trazidas sobre os santos pelo povo desse mundo. Porque esse mundo estará sob o controle do Anticristo, seu povo, como seus servos, dominará os santos e os matarão.

Portanto, eles realmente irão parecer muito estranhos para nós. Quando olhamos para as pessoas mundanas, elas não parecem um pouco estranhas? As pessoas são feitas à imagem de Deus, como podem se tornar servas do Anticristo e matar as pessoas – não somente algumas pessoas, mas o incontável número de pessoas que crêem em Deus? É porque este mundo é servo de Satanás.

Versículo 7: O anjo, porém, me disse: Por que te admiraste? Dir-te-ei o mistério da mulher e da besta que tem as sete cabeças e os dez chifres e que leva a mulher:

A “mulher” aqui se refere às pessoas deste mundo. Este verso nos fala que a Besta, chamada de Anticristo, reinará sobre todos os reis do mundo e suas nações, e através deles fará suas obras de permanecer contra Deus, de perseguir os santos e de matá-los. O “mistério da besta” se refere à identidade do Anticristo, movido pelo comando de Satanás. E ele tornará suas todas as nações deste mundo.

As pessoas deste mundo, tramando com o Anticristo, acabarão como instrumentos de Satanás para massacrar um grande número de pessoas do Senhor. Este mundo e o Anticristo são instrumentos de Satanás, escondidos dos nossos olhos por enquanto. Mas quando os primeiros três anos e meio da Grande Tribulação passarem, eles surgirão e matarão os santos.

Então alguém pode pensar como isso poderá ser possível, quando este mundo tem tantas pessoas conscientes, letradas e inteligentes, de políticos a educadores, filósofos e PhDs. Mas porque o mundo conspirará com o Anticristo, todas estas coisas, incluindo o massacre dos santos, se tornarão possíveis. Assim, o fato de que este mundo se renderá ao Anticristo e matará os santos é a chave para resolver o mistério do Anticristo.

Versículo 8: a besta que viste, era e não é, está para emergir do abismo e caminha para a destruição. E aqueles que habitam sobre a terra, cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida desde a fundação do mundo, se admirarão, vendo a besta que era e não é, mas aparecerá.

Este versículo nos fala que o Anticristo foi encontrado entre os reis dos tempos antigos, e que apesar de não estar neste mundo agora, ele virá para o mundo no futuro. Isso nos fala que as pessoas deste mundo ficarão maravilhadas quando virem o Anticristo emergindo e matando os santos.

O Anticristo cumprirá os seus propósitos participando da nova política deste mundo. Ele continuará sendo misterioso para as pessoas deste mundo e será apontado como maravilhoso. Porque pegará os muitos problemas políticos, econômicos, ideológicos e religiosos deste mundo e os resolverá com sua habilidade, muitas pessoas o considerarão e o seguirão como a Cristo Jesus que veio novamente no fim dos tempos. Ele permanecerá espantoso diante dos olhos do povo do mundo.

Versículo 9: Aqui está o sentido, que tem sabedoria: as sete cabeças são sete montes, nos quais a mulher está sentada. São também sete reis,

Este versículo fala que o Anticristo instituirá suas próprias leis para governar as pessoas do mundo e usará essas leis em seu governo para cumprir seus propósitos. A razão pela qual o povo do mundo se unirá será para se submeter ao governo de Satanás recebendo a marca do Anticristo, e permanecer contra Deus e Seus santos, colocando sua confiança no poder de leis feitas pelo Anticristo.

Versículo 10: dos quais caíram cinco, um existe, e o outro ainda não chegou; e, quando chegar, tem de durar pouco.

Este versículo nos fala que os reis que permanecerem contra Deus continuarão a revelar-se neste mundo, assim como tais reis surgiram antes. Quando o tempo da Grande Tribulação final vier, um líder deste mundo surgirá como o Anticristo e irá massacrar os santos. Mas a perseguição deste líder do mundo, que se tornará o Anticristo, durará pouco tempo permitido por Deus.

Versículo 11: E a besta, que era e não é, também é ele, o oitavo rei, e procede dos sete, e caminha para a destruição.

Isso nos fala que o Anticristo que virá a este mundo surgirá como o último dos reis do mundo. Quando o Anticristo surgir dentre os reis do mundo, muitas pessoas do mundo o seguirão, pois ele, tendo recebido o espírito do Dragão, exercerá poder como Deus e realizará sinais e milagres. Os servos de Deus e os santos também serão mortos pelo Anticristo, mas todas estas coisas durarão apenas um curto tempo permitido por Deus. Após essas coisas passarem, o Anticristo será aprisionado no poço do abismo e então será lançado no terrível inferno, e nunca mais será solto.

Versículo 12: Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam reino, mas recebem autoridade como reis, com a besta, durante uma hora.

Este versículo nos fala que as dez nações unirão o seu poder para governar o mundo inteiro. Estas dez nações, estando unidas, exercerão seu poder pelo mundo com o Anticristo por um tempo. Mas o versículo também nos fala que estes reis do mundo não receberam ainda o reino dominado pelo Anticristo. Em um futuro próximo, contudo, eles reinarão com a Besta como reis das trevas por um tempo. Mas seu reino durará pouco e, assim, só reinarão sob o domínio das trevas por um curto período de tempo.

Versículo 13: Têm estes um só pensamento e oferecem à besta o poder e a autoridade que possuem.

Quando o tempo vier, os reis do mundo transferirão todo seu poder e autoridade para o Anticristo. Neste tempo, a Igreja de Deus, seus santos e Seus servos serão muito perseguidos pelo Anticristo e martirizados. Mas o próprio Anticristo será destruído pelo poder e autoridade de Jesus Cristo e pela espada da Palavra da Sua boca.

Versículo 14: Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele.

Apesar de Satanás buscar a guerra contra Jesus Cristo, ele não será páreo para Ele. Os santos também o vencerão em sua luta contra ele. O senhor dará aos santos a força para combater e vencer o Anticristo com sua fé. Portanto, os santos não temerão sua luta contra o Anticristo, mas viverão o fim dos tempos em paz e tranqüilidade, pela crença no Senhor Deus. Então, vencerão seus inimigos com sua fé no Senhor.

Esta vitória dos santos significa que eles defenderão sua fé e serão martirizados. Quando este tempo chegar, os santos vencerão Satanás e o Anticristo abraçando seu martírio com sua fé em Jesus Cristo e sua esperança pelo Reino do Céu, participando da sua ressurreição e arrebatamento, recebendo o novo Reino de Cristo e, logo após, vivendo para sempre em glória.

Versículo 15: Falou-me ainda: As águas que viste, onde a meretriz está assentada, são povos, multidões, nações e línguas.

As religiões mundanas enganaram e dominaram as pessoas de todas as nações com seus ensinamentos de Satanás. Este versículo nos fala que os ensinamentos satânicos no meio das religiões mundanas penetraram em todas as nações e línguas do mundo, e que sua influência alcançou uma grande extensão para trazer destruição para as almas das pessoas.

Versículo 16: Os dez chifres que viste e a besta, esses odiarão a meretriz, e a farão devastada e despojada, e lhe comerão as carnes, e a consumirão no fogo.

O versículo aqui nos fala que as nações deste mundo se unirão com o Anticristo para matar e destruir as pessoas religiosas. Ele nos fala, em outras palavras, que as pessoas deste mundo e o Anticristo odiarão e abusarão das pessoas religiosas, e exterminarão todas as religiões do mundo da sua face. Apesar das pessoas religiosas do mundo terem matado os santos antes, com o apoio do Anticristo, elas mesmas serão agora destruídas por Satanás e pelas pessoas mundanas. Satanás, no final, só usou os religiosos do mundo para se erguer como Deus.

Versículo 17: Porque em seu coração incutiu Deus que realizem o seu pensamento, o executem à uma e dêem à besta o reino que possuem, até que se cumpram as palavras de Deus.

Isso nos fala que o povo deste mundo dará o seu reino e poder a Satanás. Assim, eles se tornarão o povo do Anticristo quando receberem a sua marca voluntariamente, terão orgulho de serem seus servos e também matarão aqueles que se recusarem a receber a sua marca. Contudo, sua perseguição aos santos somente acontecerá pelo tempo que a Palavra de Deus permitir. Durante este período permitido, o Anticristo derramará toda a maldade do seu coração e permanecerá contra Deus e Seus santos.

Versículo 18: A mulher que viste é a grande cidade que domina sobre os reis da terra.

Deus nos fala aqui que este mundo instituirá um novo grupo de leis para reger e controlar os reis, e que os reis do mundo serão guiados dentro dos limites destas novas leis. O supremo poder deste mundo reinará sobre todos os reis do mundo, como se ele fosse uma pessoa. O mundo, em outras palavras, fará as leis que amarram todos os reis firmemente e se tornará como um deus dominando sobre eles.

A “grande cidade” aqui se refere à instituição política através da qual o Anticristo reinará. Todos deste mundo acabarão servindo à entidade governante do mundo e serão reinados por ela. Porque os homens se tornarão servos de Satanás, eles serão destruídos.

O Salmo 49:20 nos diz, “O homem, revestido de honrarias, mas sem entendimento, é, antes, como os animais, que perecem”. Dessa forma, as pessoas deste mundo devem saber de antemão qual é a trama de Satanás, crer agora no evangelho da água e do Espírito pregado pelos santos desta época e, portanto, escapar da maldição de se tornarem servos de Satanás, vivendo revestidos pela benção do eterno Reino de Deus como Seu povo.

postado por.Hipolito Cesar