Romanos 1:16-17 >
“Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.”
Nós devemos receber a justiça de Deus
O Apóstolo Paulo não se envergonhava do evangelho de Cristo. Ele testificava do evangelho. Contudo, umas das razões pelas quais muitas pessoas sofrem, apesar de crerem em Jesus, é por causa dos seus pecados. É também em razão da sua ignorância no reconhecimento da justiça de Deus. Nós podemos ser salvos pela crença na justiça de Deus e abrindo mão de nossa própria justiça.
Por que Paulo não se envergonhava do evangelho?
Primeiro de tudo, porque a justiça de Deus foi revelada nele.
O evangelho, ‘euaggelion’ em grego, significa ‘boas novas’. Quando Jesus Cristo nasceu em Belém, um anjo de Deus apareceu e disse aos pastores que estavam tomando conta de seu rebanho de noite, “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem”(Lucas 2:14). Foi uma boa notícia - ‘paz na terra entre os homens’. O evangelho do Senhor nos salvou de todos os pecados e lavou os pecados do mundo. Jesus lavou todos os nossos pecados. Ele próprio lavou todos os pecados daqueles que se humilhavam como larvas na sujeira e que pecavam no barro.
Primeiramente, o Apóstolo Paulo disse que a justiça de Deus foi revelada no evangelho. A justiça de Deus foi revelada no evangelho que tirou todo o nosso pecado. A justiça de Deus permitiu que nos tornássemos santos e justos. Também nos permitiu obter a vida eterna e não ter mais pecados.
O que é a justiça dos seres humanos?
Nós gostamos de nos mostrar perante Deus quando nós temos algo para falar. Acumular o próprio orgulho fazendo boas obras representa bem o que é a justiça humana. Contudo, o ato justo de Jesus, que nos salvou de todos os nossos pecados, permitiu que a justiça de Deus fosse revelada no evangelho. Esta é a justiça de Deus.
Atualmente, grande parte dos Cristãos prega o evangelho sem conhecer o evangelho da justiça de Deus. Eles dizem, “Creia em Jesus e você será salvo e se tornará rico”. Contudo, estes não são os ensinamentos do evangelho da justiça de Deus. O evangelho parece ser mais popular do que qualquer coisa, mas a maioria das pessoas é ignorante e não entende o evangelho. É semelhante ao fato de que a Bíblia é um dos livros mais vendidos, mas as pessoas realmente ainda não conhecem o seu conteúdo. A coisa mais preciosa e benéfica neste mundo é o evangelho que Deus nos deu.
“Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé.” O Evangelho de Deus é como um oásis no deserto. Jesus veio para aqueles que cometeram muitos pecados, e lavou todos os seus pecados. Contudo, as pessoas têm rejeitado o dom da Sua justiça, que lavou todos os pecados do mundo, enquanto tentam estabelecer sua própria justiça.
As pessoas que exaltam seus próprios esforços (serviço, dedicação, zelo, oferta, oração de arrependimento, jejum, guardar o dia do Senhor, colocar em prática a palavra do Senhor, etc), e recusam o dom de Deus são aquelas que rejeitam a Sua justiça.
A pessoa só pode receber a justiça de Deus quando desistir da sua própria justiça.
E eles coseram folhas de figueira, e fizeram cintas para si
Em Gênesis 3:21 está escrito, “Fez o SENHOR Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu”.
O primeiro homem, Adão, pecou contra o Senhor ao cair na enganação de Satanás.
O que Adão e Eva fizeram logo após terem pecado foi costurar folhas de figueira e fazer vestimentas para si. A roupa feita de figueira costurada forma um marcante contraste com as túnicas feitas de pele. Era a diferença entre ‘a justiça do homem’ e a ‘justiça de Deus’. Gênesis 3:7 diz, “coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si”.
Você já trançou folhas de rabanete?
Alguns povos tem o costume de trabalhar com as folhas de rabanete e trançam junto com palha de arroz para secá-las. Depois cozinham pasta de feijão ensopado com elas no inverno. Disem que é muito delicioso!
Adão e Eva trançaram folhas de figueira e fizeram vestimentas após terem pecado.
Este tipo de atitude - boas obras, julgamento próprio e sacrifício- constituem a justiça humana. É justiça própria, e não a justiça de Deus.
O fato de eles terem feito suas próprias vestes com folhas de figueira mostra o pecado do orgulho por eles tentarem esconder seus pecados por meio de suas boas obras perante o Senhor. Trançar a justiça de alguém - devoção, ofertas, julgamentos próprios, serviços, e orações de arrependimento - em uma vestimenta, e cobrir os pecados na mente com a ‘idolatria’, é o que aumenta o orgulho da pessoa perante Deus.
Nós podemos esconder os pecados dos nossos corações perante Deus costurando folhas de figueira e fazendo vestimentas?
Nós podemos esconder nossos pecados por meio de nossas boas obras?
Nunca. As folhas começariam a cair em um dia, e após três dias, todas as folhas já teriam caído. Vestes feitas de vegetais não duram muito tempo. As pessoas que costuram folhas de figueira e fazem vestimentas, ou seja, aquelas que tentam ser justas servindo a Deus com suas próprias obras, não podem entrar no Reino do Céu. Nós não podemos receber o perdão dos pecados pela justiça de nossas próprias obras.
Quando Adão e Eva tentaram esconder seus pecados fazendo vestes com as folhas da figueira, Deus chamou Adão, “Onde você está, Adão?” Enquanto se escondia entre as árvores do jardim, ele disse, “Eu estava com medo, porque estava nu; e então eu me escondi”. Uma pessoa que tem pecado tenta se esconder entre as árvores. Árvores freqüentemente sugerem homens na Bíblia. Aquele que tem pecado no coração tenta se esconder entre as pessoas. Tal pessoa gosta de sentar no meio, não muito atrás ou na frente da igreja, onde muitas pessoas se reúnem.
Por que?
Porque a pessoa quer se esconder entre a multidão.
Contudo, tal pessoa não pode esconder seus pecados perante Deus. Ela deve ser perdoada de seus pecados desistindo de sua própria justiça e crendo na justiça do Senhor. Aqueles que têm uma fé vaga e que não crêem na verdade também querem entrar no Reino do Céu se escondendo entre o mesmos tipos de pessoas, mas eles terminarão no inferno com aqueles que tentam esconder os pecados com suas boas obras. Os pecadores devem ser revelados como tais e devem se entregar para Deus.
Deus disse para Adão, que havia feito roupas com folhas de figueira, “Por que você provou da fruta? Quem fez você comer?” “Oh, Senhor, a mulher que o Senhor me deu, ela me deu do fruto, e eu comi.” “Eva, por que você fez isso?” “A serpente me enganou, e então eu comi” Então o Senhor Deus disse para a serpente, “Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida.” É por isso que as serpentes rastejam sobre suas barrigas. Novamente Deus falou com Adão e Eva, “Vocês também pecaram. Vocês que foram enganados para o pecado e aqueles que os levaram a pecar são os mesmos.” Hoje em dia, falsos profetas também pregam os seus evangelhos falsos, dizendo, “Receba o fogo!” As pessoas que são enganadas por eles serão tratadas da mesma forma que os falsos profetas, e irão para o inferno.
O Senhor fez vestimentas de peles para Adão e sua esposa
O Senhor pensou, “Eu não deixarei Adão e Eva, que pecaram em razão do truque de Satanás, como eles estão. Eu originalmente pensei em criar os homens à Minha imagem e semelhança e planejei fazê-los meus filhos, então eu os salvarei para cumprir o meu plano.” Este plano estava em Deus. Portanto, Deus passou os pecados deles para um animal, matou o animal, tirou a sua pele e fez túnicas para vestir Adão e Eva. Ele tornou este ato um símbolo da nossa salvação. De fato, as vestes feitas de folhas de figueira não poderiam durar nem mesmo um dia, e teria que ser consertada toda hora. Deus vestiu Adão e Eva com a vida eterna, dizendo, “Vocês, Adão e Eva, venham aqui, Eu fiz túnicas de pele de animal, vistam-se. É a pele de um animal que morreu por vocês.” O Senhor vestiu Adão e Eva com túnicas de peles abençoadas com a justiça de Deus, a fim de dar a Adão e Eva uma nova vida.
O Senhor Deus fez túnicas de peles para Adão e sua esposa e os vestiu, assim como Deus vestiu os crentes com a salvação da Sua justiça.
Contudo, a salvação da humanidade, que foi separada da salvação de Deus, foi a vestimenta feita de folhas de figueira. Deus nos vestiu com túnicas de pele, que é a justiça de Deus. O Senhor nos revestiu com a remissão de pecados, com a justiça de Deus, nos dando Sua carne e Seu sangue. Ele levou todos os nossos pecados com o seu batismo e crucificação, a fim de receber todo julgamento em nosso lugar. Deus nos permite obter o perdão dos pecados quando nós cremos na justiça de Deus através do evangelho do batismo e sangue de Jesus. É o evangelho que salva os pecadores de suas transgressões.
Existem muitas pessoas que tentam estabelecer sua própria justiça, rejeitando a justiça de Deus no mundo. Elas devem descartar sua própria justiça. Em Romanos 10:1-4 está escrito, “Irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus a favor deles são para que sejam salvos. Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento. Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus. Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.”
Os Israelitas insistiam em seu legalismo para estabelecer sua própria justiça, enquanto ignoravam a justiça de Deus. Deus deu aos homens a lei para adverti-los do pecado. As pessoas têm o conhecimento do pecado através dos Dez Mandamentos e têm o perdão dos pecados por meio da justiça da Sua salvação, que nos livra do pecado pelo sistema sacrifical do tabernáculo. Portanto, a oferta pelos pecados do tabernáculo implicam que Jesus é uma exata representação de Deus no Novo Testamento. Contudo, os Israelitas não conheceram a justiça de Deus.
Por que Jesus foi batizado?
Por que Jesus foi batizado?
João Batista batizou Jesus para lavar todos os pecados do mundo. Jesus disse para João Batista um pouco antes de ser batizado, “Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça.”(Mateus 3:15). Esta é a razão pela qual Jesus foi batizado. Ele foi batizado para lavar todos os pecados do mundo. Ele levou sobre si todos os pecados do mundo por meio de seu batismo. “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”(João 1:29). Ele levou todos os pecados e foi crucificado para expiar os pecados. Contudo, os Israelitas não acreditaram que Jesus era o perfeito Salvador dos pecadores.
Os Israelitas não se submeteram à justiça de Deus, mas Jesus é o fim da lei para a justiça de todo o que crê. O fim da lei significa que Jesus lavou todos os pecados do mundo. Cristo foi julgado segundo a lei para que todos os crentes fossem santificados. Ele encerrou o curso da lei. Jesus redimiu todas as pessoas de seus pecados. Jesus foi batizado para lavar os pecados de toda a humanidade. Ele levou todos os pecados do mundo, entregando-se para ser batizado e recebendo todos os pecados do mundo sobre Sua carne. Ele salvou todas as pessoas do pecado. Ele acabou com o julgamento pela lei levando sobre si os pecados deste mundo por meio de seu batismo e crucificação. Ele nos deu perfeita salvação do julgamento e da maldição da lei.
Foi o fim da lei e o início da salvação da justiça de Deus. Jesus levou os pecados do mundo sendo batizado por João Batista e indo para a Cruz. Como é possível que alguém tenha pecado em seu coração, mesmo se a pessoa acredita na justiça da salvação de Jesus? “Pois aqui está a justiça de Deus, revelada de fé em fé.” O batismo e o sangue de Jesus foram a justiça de Deus. Crer na justiça de Deus é crer no batismo e no sangue de Jesus.
A justiça de Deus foi legitimamente cumprida por meio do batismo de Jesus. Amados creia nisso. Dessa forma você será salvo de seus pecados. A justiça foi dada para os pecadores, para que eles se tornem sem pecados através do batismo de Jesus. Além disso, o julgamento da justiça de Deus foi a crucificação. O julgamento de Deus virá para aqueles que ainda não foram julgados enquanto a lei existe. A lei de Deus revela o pecado e prova que o salário do pecado é a morte, a maldição e o inferno.
Amém.
por.Hipolito Cesar
Hipolito Cesar e Casado e pai de 3 filhos, é formado em Teologia pelo Instituto Betel
Atuante na Obra, Evangelico, Missioanario,palestrante,pregador da palavra,profeta.
convites
Palestra, ministrações, ensinos e pregações no seu ministério
conferências, pregações, incentivo a professores, incentivo a jovens, palestras para casais, palestras sobre namoro, noivado e casamento, cultos de avivamento (batismo, dons do Espírito Santo).Hipolito Cesar . contatos. hiplito_cp41@hotmail.com , sabedori2008@hotmail.com
Quanto custa para estarmos ai com você no seu Ministério?
Um Abraço e a satisfação de estar cumprindo uma ordem de Deus a do" Ide" MC 16.15