A Cidade Santa que Desce do Céu Apocalipse 21:1-27

A Cidade Santa que Desce do Céu Apocalipse 21:1-27

“Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho. Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte. Então, veio um dos sete anjos que têm as sete taças cheias dos últimos sete flagelos e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro; e me transportou, em espírito, até a uma grande e elevada montanha e me mostrou a santa cidade, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, a qual tem a glória de Deus. O seu fulgor era semelhante a uma pedra preciosíssima, como pedra de jaspe cristalina. Tinha grande e alta muralha, doze portas, e, junto às portas, doze anjos, e, sobre elas, nomes inscritos, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. Três portas se achavam a leste, três, ao norte, três, ao sul, e três, a oeste. A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e estavam sobre estes os doze nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. Aquele que falava comigo tinha por medida uma vara de ouro para medir a cidade, as suas portas e a sua muralha. A cidade é quadrangular, de comprimento e largura iguais. E mediu a cidade com a vara até doze mil estádios. O seu comprimento, largura e altura são iguais. Mediu também a sua muralha, cento e quarenta e quatro côvados, medida de homem, isto é, de anjo. A estrutura da muralha é de jaspe; também a cidade é de ouro puro, semelhante a vidro límpido. Os fundamentos da muralha da cidade estão adornados de toda espécie de pedras preciosas. O primeiro fundamento é de jaspe; o segundo, de safira; o terceiro, de calcedônia; o quarto, de esmeralda; o quinto, de sardônio; o sexto, de sárdio; o sétimo, de crisólito; o oitavo, de berilo; o nono, de topázio; o décimo, de crisópraso; o undécimo, de jacinto; e o duodécimo, de ametista. As doze portas são doze pérolas, e cada uma dessas portas, de uma só pérola. A praça da cidade é de ouro puro, como vidro transparente. Nela, não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. A cidade não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada. As nações andarão mediante a sua luz, e os reis da terra lhe trazem a sua glória. As suas portas nunca jamais se fecharão de dia, porque, nela, não haverá noite. E lhe trarão a glória e a honra das nações. Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro.”

Exegese

Versículo 1: Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

Esta Palavra significa que nosso Senhor Deus dará Seu Novo Céu e Nova Terra como presente para os santos que participarem da primeira ressurreição. A partir deste momento, os santos não viverão no primeiro céu e terra, mas no novo, segundo céu e terra. Esta bênção é um presente de Deus que Ele derramará sobre os seus santos. Deus dará esta bênção somente aos santos que participarem da primeira ressurreição.

Aqueles que irão participar desta bênção, em outras palavras, são os santos que receberam a remissão do pecado pela crença no evangelho da água e do Espírito dado por Cristo. Nosso Senhor é o Noivo dos santos. A partir de agora, tudo o que aguarda as noivas é serem revestidas com a proteção, as bênçãos e o poder do noivo como noivas do Cordeiro, e viverem em glória em Seu Reino glorioso.

Versículo 2: Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.

Deus preparou a cidade santa para os santos. Esta cidade é a nova Jerusalém, o Santo Palácio de Deus. Este Palácio está preparado especialmente para os santos. E tudo isso foi planejado em Jesus Cristo para os santos, mesmo antes do nosso Senhor Deus criar o universo. Portanto, os santos não podem deixar de agradecer ao Senhor Deus pelo Seu presente gracioso e dar toda a glória a Ele com sua fé.

Versículo 3: Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.

A partir de agora, os santos viverão com o Senhor no Templo de Deus para sempre. Tudo isso é pela graça do Senhor Deus, um presente que os santos receberão por sua fé na Palavra da salvação da água e do Espírito. Todos aqueles que receberem a bênção de entrar no Templo do Senhor e viverem com Ele darão graça e glória ao Senhor Deus para sempre.

Versículo 4: E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.

Agora que Deus habita com os santos, não haverá mais lágrimas de tristeza, nem luto pela perda dos amados, nem choro de tristeza.

Toda a tristeza do primeiro céu e terra desaparecerá das vidas dos santos, e tudo o que aguardará os santos será viver suas vidas abençoadas e glorificadas com seu Senhor Deus em Seu Novo Céu e Nova Terra. Nosso Senhor Deus, tendo se tornado o próprio Deus dos santos, fará todas as coisas novas, para que não haja mais choro de tristeza, nem pranto, nem morte, nem luto, nem doença, nem nada mais que os atormentava na primeira terra.

Versículo 5: E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.

O Senhor agora fará novas todas as coisas e criará um novo céu e uma nova terra. Fazendo Sua criação do primeiro céu e primeira terra desaparecerem, Ele fará uma nova terra e céu. O que este versículo nos fala é que Deus não reciclará o antigo, mas em vez disso criará um novo universo. Deus fará a o Novo Céu e a Nova Terra e viverá com os santos. Os santos que participarem da primeira ressurreição partilharão desta bênção também. Isso é algo que a humanidade não poderia sequer sonhar com suas mentes humanas, mas é o que Deus preparou para os Seus santos. Os santos e todas as coisas darão glória, honra, louvor e graças a Deus por suas grandes obras.

Versículo 6: Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.

Nosso Senhor planejou e cumpriu todas estas coisas, do início ao fim. Todas as coisas que o Senhor fez, Ele fez para Si mesmo e para os Seus santos. Os santos agora são chamados “de Cristo” e se tornaram povo de Deus. Aqueles que se tornaram santos de Deus pela crença no evangelho da água e do Espírito agora perceberam que apesar de darem graças e louvar a Deus para sempre, ainda não poderão agradecê-Lo suficientemente pelo amor e pelas obras do Senhor Deus.

“Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida”. No Novo Céu e Nova Terra, nosso Senhor deu a fonte da água da vida para os santos. Este é o maior de todos os presentes que Deus derramou sobre os Seus santos. Agora os santos viverão para sempre no Novo Céu e Nova Terra e beberão da fonte da água e da vida, da qual eles nunca mais sentirão sede. Os santos se tornaram agora, em outras palavras, filhos de Deus que terão vida eterna, assim como o Senhor Deus, e viverão em Sua glória. Eu dou graças e glorifico ao nosso Senhor Deus mais uma vez por nos dar esta grande bênção. Aleluia!

Versículo 7: O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho.

“O vencedor” aqui se refere àqueles que defenderam a sua fé dada pelo Senhor. Esta fé permite que todos os santos superem o mundo e os inimigos de Deus. Nossa fé no Senhor Deus e no verdadeiro amor do evangelho da água e do Espírito dado por Ele é o que nos dá a vitória sobre todos os pecados do mundo, sobre o julgamento de Deus, sobre os nossos inimigos, sobre nossas próprias fraquezas e sobre a perseguição o Anticristo.

Eu dou graças e glórias ao nosso Senhor por nos dar a vitória sobre todas as coisas. Os santos que crêem no Senhor Deus vencem o Anticristo com sua fé. Para cada um dos santos, nosso Senhor Deus deu esta fé com a qual eles podem triunfar em sua luta contra todos os seus inimigos.

Deus agora permitiu aos santos, que venceram o mundo e o Anticristo com sua fé, herdar Seu Novo Céu e Nova Terra. Nosso Senhor Deus deu a fé da vitória para os Seus santos para que eles possam herdar os Seu Reino. Porque Deus nos deu a fé que triunfa sobre o Anticristo, Ele agora se tornou o nosso Deus e nós nos tornarmos Seus filhos. Eu agradeço e louvo ao nosso Senhor por nos dar esta fé da vitória sobre todos os nossos inimigos.

Versículo 8: Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.

Em Sua essência, nosso Senhor Deus é o Deus da verdade e Deus do amor. Quem, então, são estas pessoas que são fundamentalmente covardes diante de Deus? Estas são aqueles que nasceram no pecado original e que não se limpara de todos os seus próprios pecados com a Palavra do evangelho da água e do Espírito dado pelo Senhor. Porque em sua essência eles adoram o mal mais do que a Deus, eles se tornaram claramente servos de Satanás. É porque adoram ao mal diante do Senhor Deus, amam e seguem às trevas mais do que à luz, que eles não podem evitar serem covardes diante do Senhor Deus.

Deus em Sua essência é luz. Portanto, é fato que estas pessoas que por si só são trevas temam a Deus. Como as almas daqueles que pertencem a Satanás amam as trevas, eles são covardes diante de Deus que é a própria luz. É por isso que eles devem largar a sua maldade e fraqueza diante de Deus e receberem a remissão dos seus pecados.

Aqueles “incrédulos”, cujos corações basicamente não crêem no amor do nosso Senhor Deus e no Seu evangelho da água e do Espírito, são Seus inimigos e grandes pecadores diante de Deus. Suas almas pertencem ao abominável, e eles permanecem contra Deus, amam e cometem todo tipo de pecado, seguem falsos sinais, adoram todo tipo de ídolo e falam todo o tipo de mentira. Então, pelo justo julgamento de Deus eles serão lançados no lago de fogo e enxofre. Esta é a sua punição da segunda morte.

Deus não permitiu Seu Novo Céu e Nova Terra para aquelas pessoas que são covardes diante Dele, que não crêem em Sua Palavra do evangelho da água e do Espírito e que, tendo se tornado servas de Satanás, são abomináveis. Em vez disso, nosso Senhor permitiu a elas somente a punição eterna, lançando todas elas (incluindo assassinos, impuros, feiticeiros, idólatras e mentirosos) no lago de fogo e enxofre. O inferno, que Deus dará a eles, é sua segunda morte.

Versículo 9: Então, veio um dos sete anjos que têm as sete taças cheias dos últimos sete flagelos e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro;

Um dos anjos que trouxe uma das pragas das sete taças disse a João, “Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro”. Aqui, a “esposa do Cordeiro” se refere àqueles que se tornaram as noivas de Jesus Cristo pela crença com seus corações no evangelho da água e do Espírito dado por Ele.

Versículos 10 e 11: e me transportou, em espírito, até a uma grande e elevada montanha e me mostrou a santa cidade, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, a qual tem a glória de Deus. O seu fulgor era semelhante a uma pedra preciosíssima, como pedra de jaspe cristalina.

“A santa cidade, Jerusalém” se refere à Santa Cidade onde os santos viverão com seu Noivo. Esta Cidade que João viu era realmente bela e fantástica. Era majestosa em tamanho, adornada por pedras preciosas, limpa e reluzente. O anjo mostrou a João onde as noivas de Jesus Cristo viverão com o seu Noivo. Esta Cidade Santo de Jerusalém que desceu do Céu é o presente de Deus que Ele derramará sobre a esposa do Cordeiro.

A Cidade de Jerusalém brilha fulgurante, e sua luz é como uma pedra preciosa, como uma pedra de jaspe cristalina. Portanto, para todos aqueles que vivem nela, a glória de Deus estará com eles para sempre. O Reino de Deus é o da luz e, assim, somente aqueles que estiverem limpos de toda a sua escuridão, fraquezas e pecados poderão entrar nesta Cidade. Portanto, devemos crer que para nós entrarmos nesta Cidade Santa, temos que aprender, conhecer e crer na verdadeira Palavra do evangelho da água e do Espírito que nosso Senhor nos deu.

Versículo 12: Tinha grande e alta muralha, doze portas, e, junto às portas, doze anjos, e, sobre elas, nomes inscritos, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.

Os portões desta Cidade são guardados por doze anjos, e neles estão escritos os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. A Cidade tem “uma grande e alta muralha”, o que nos fala que a forma de entrar nesta Santa Cidade é muito difícil. Ser salvo de todos os nossos pecados diante de Deus, em outras palavras, é impossível com esforços humanos ou coisas materiais do mundo da criação de Deus.

Para sermos libertos de todos os nossos pecados e entrarmos na Cidade Santa de Deus, é preciso que tenhamos a mesma fé dos doze discípulos de Jesus, a fé que crê na verdade do evangelho da água e do Espírito. Assim, ninguém que não tenha esta fé no evangelho da água e do Espírito pode entrar nesta Santa Cidade. É por isso que os doze anjos escolhidos pelo Senhor Deus guardam os seus portões.

A frase, “nomes inscritos” por outro lado, nos fala que os proprietários desta cidade já foram escolhidos. Seus donos não são outros senão o próprio Deus e Seu povo, pois a Cidade pertence ao povo de Deus que agora se tornaram seus filhos.

Versículo 13 Três portas se achavam a leste, três, ao norte, três, ao sul, e três, a oeste.

Três portas se achavam a leste da Cidade, no norte, sul e no oeste também havia três portões em cada. Isso nos mostra que somente aqueles que receberam a remissão dos pecados pela crença no evangelho da água e do Espírito com seus corações entrarão nesta Cidade.

Versículo 14: A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e estavam sobre estes os doze nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

Grandes rochas são usadas como fundamentos de construções ou edifícios. A palavra “rocha” é usada na Bíblia para se referir à fé em nosso Senhor Deus. Este versículo nos fala que para entrarmos na Cidade Santa do Senhor Deus, nós devemos ter a fé que Ele deu à humanidade, a fé que crê em Sua perfeita redenção de todos os nossos pecados. A fé dos santos é mais preciosa do que as pedras preciosas na Cidade Santa. O versículo nos fala aqui que o muro da cidade foi construído sobre doze fundamentos, e sobre eles foram escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. Isso nos fala que a Cidade de Deus só é permitida para aqueles que têm a mesma fé que os doze apóstolos de Jesus Cristo tiveram.

Versículo 15: Aquele que falava comigo tinha por medida uma vara de ouro para medir a cidade, as suas portas e a sua muralha.

Esta Palavra significa que para entrar na cidade construída por Deus, a pessoa deve ter o tipo de fé que é aprovada por Ele, o tipo que trará a ela a remissão do pecado. Está dito aqui que o anjo que falava com João tinha uma vara de ouro para medir a cidade. Isso significa que nós devemos crer que o nosso Senhor nos deu todas estas bênçãos dentro do evangelho da água e do Espírito. Assim como a “fé é a certeza de coisas que se esperam (Hebreus 11:1),” Deus de fato nos deu a Cidade Santa e o Novo Céu e Nova Terra, coisas que são ainda maiores do que nós esperamos.

Versículo 16: A cidade é quadrangular, de comprimento e largura iguais. E mediu a cidade com a vara até doze mil estádios. O seu comprimento, largura e altura são iguais.

A cidade é quadrangular, com comprimento, largura e altura iguais. Isso nos fala que nós todos devemos ter a fé do novo nascimento como povo de Deus pela crença no evangelho da água e do Espírito. De fato, nosso Senhor não permitirá que ninguém que não tenha essa fé no evangelho da água e do Espírito entre no Reino de Deus.

Existem muitas pessoas que têm uma vaga noção de que elas entrarão na Cidade Santa por serem Cristãs, mesmo se elas ainda tiverem pecados. Mas nosso Senhor nos deu a salvação do pecado e o Espírito Santo e somente tornou Seu povo aqueles que crêem na verdade de que Ele os perdoou de todos os seus pecados por meio do Seu batismo na terra e do sangue derramado na Cruz. Esta é a fé que o nosso Senhor requer de nós.

Versículo 17: Mediu também a sua muralha, cento e quarenta e quatro côvados, medida de homem, isto é, de anjo.

O significado bíblico do número quatro é sofrimento. A fé que o Senhor requer de nós não é algo que todos podem ter, mas esta fé somente pode ser exercida por aqueles que aceitam a Palavra de Deus, mesmo se eles não puderem compreender totalmente isso com seus próprios pensamentos. Como Cristão, é impossível entrar na Cidade Santa de Deus somente crendo na Cruz de Jesus, e que o Senhor é Deus e Salvador. Você sabe o que o Senhor quis dizer quando Ele disse em João 3:5, “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.? Você sabe o significado do nosso Senhor vir a esta terra, ser batizado por João, carregar os pecados do mundo para a Cruz, e derramar o Seu sangue nela? Se você pode responder a esta pergunta, você entende sobre o que eu estou falando aqui.

Versículo 18: A estrutura da muralha é de jaspe; também a cidade é de ouro puro, semelhante a vidro límpido.

Este versículo nos fala que a fé que nos permite entrar na Cidade Santa de Deus é pura e não tem nada do mundo.

Versículos 19-20: Os fundamentos da muralha da cidade estão adornados de toda espécie de pedras preciosas. O primeiro fundamento é de jaspe; o segundo, de safira; o terceiro, de calcedônia; o quarto, de esmeralda; o quinto, de sardônio; o sexto, de sárdio; o sétimo, de crisólito; o oitavo, de berilo; o nono, de topázio; o décimo, de crisópraso; o undécimo, de jacinto; e o duodécimo, de ametista.

Os fundamentos da muralha da cidade são adornados com todo tipo de pedras preciosas. Esta Palavra nos fala que nós podemos ser alimentados com diferentes aspectos da fé da Palavra do nosso Senhor. E estas pedras preciosas nos mostram os tipos de bênçãos que nosso Senhor dará aos Seus santos.

Versículo 21: As doze portas são doze pérolas, e cada uma dessas portas, de uma só pérola. A praça da cidade é de ouro puro, como vidro transparente.

As pérolas simbolizam a “Verdade” na Bíblia (Mateus 13:46). Um verdadeiro perseguidor da verdade abandonaria alegremente todas as suas posses para receber a Verdade que dá a ele a vida eterna. Este versículo nos fala que os santos que entrarão na Cidade Santa precisam ter muita paciência enquanto estiverem nesta terra, permanecendo firmemente ancorados no centro da sua fé na verdade. Dessa forma, aqueles que crêem na Palavra da verdade falada pelo Senhor Deus precisam ter uma grande perseverança para defenderem a sua fé.

Versículos 22-23: Nela, não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. A cidade não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada.

Esta passagem significa que todos os santos serão abraçados pelos braços de Jesus Cristo, o Rei dos reis. E a Cidade Santa de Jerusalém não precisará de luz do sol e da primeira lua, pois Jesus Cristo, a luz do mundo, a iluminará.

Versículo 24: As nações andarão mediante a sua luz, e os reis da terra lhe trazem a sua glória.

Esta passagem nos fala que as pessoas que viverem no Reino Milenar agora entrarão no Novo Céu e Nova Terra. “os reis da terra” se referem aqui aos santos que estarão vivendo no Reino Milenar. Estes reis da terra, o versículo continua narrando, “lhe trazem a sua glória.” Isso nos fala que os santos que já estarão vivendo em seus corpos glorificados mudarão agora do Reino Milenar para o Novo Céu e Nova Terra criados por Deus.

Assim, somente aqueles que nasceram de novo pela crença no evangelho da água e do Espírito enquanto estiveram nesta terra e, portanto, forem arrebatados para viverem no Reino de Cristo por mil anos, poderão entrar na Cidade Santa de Jerusalém.

Versículo 25: As suas portas nunca jamais se fecharão de dia, porque, nela, não haverá noite.

Porque o Novo Céu e a Nova Terra, onde a Cidade Santa se localiza, já estará cheia da luz santa, não haverá noite nela, nem pessoas más.

Versículo 26: E lhe trarão a glória e a honra das nações.

O versículo nos fala que por meio do maravilhoso poder do Senhor Deus, aqueles que viverem no Reino de Cristo por mil anos estarão qualificados para entrarem no Reino do Novo Céu e Nova Terra, o Reino onde a Cidade Santa se localiza.

Versículo 27: Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro.

Entre os Cristãos e não-Cristãos deste mundo, todos aqueles que não conhecem o evangelho da água e do Espírito são contaminados, abomináveis e mentirosos. Portanto, eles não podem entrar na Cidade Santa.

A Palavra de Deus aqui nos permite confirmar o quão grande é o poder do evangelho da água e do Espírito que o Senhor nos deu nesta terra. Apesar do evangelho da água e do Espírito ter sido pregado para muitas pessoas nesta terra, houve tempos em que este evangelho foi ignorado e desprezado até mesmo pelos que se chamavam Cristãos. Mas somente a fé no evangelho da água e do Espírito dado pelo Senhor é a chave para o Céu.

Muitas pessoas ainda permanecem ignorantes sobre esta verdade, mas você deve saber que qualquer um que descobre e crê que com o evangelho da água e do Espírito o Senhor deu a ele a chave do Céu e a remissão do pecado, terá o seu nome inscrito no Livro da Vida.

Se você aceitar e crer nesta verdade do evangelho da água e do Espírito, você será revestido com a bênção de entrar na Cidade Santa.

postado por. Hipolito Cesar