Ensinar e Aprender

Imagem disponível em: http://furodogato.blogspot.com.br/2010/08/sede-e-fome-de-aprender_14.html

Ensinar é uma prática dialógica e coletiva entre professores e alunos. Juntos, podem desenvolver diferentes caminhos para construção do conhecimento, por meio de questionamentos, análises, reflexões, pesquisas, orientações. Os professores incentivam os alunos a sistematizar e organizar o pensamento, criando bases para o aperfeiçoamento da aprendizagem ligado ao ato de ensinar de forma significativa.

É importante criar novos conhecimentos a partir do que os alunos já têm construído, colaborando uns com os outros. Estes conhecimentos não podem ser fragmentados, devem estar interligados com outras áreas de estudo para serem desenvolvidos de forma mais proveitosa.

Ensinar matemática vai além de transmitir conhecimentos específicos, definições e convenções. Não apenas dizer o que são os símbolos, mas permitir que os alunos entendam o que estão representando, calculando e construindo. Fazer com que consigam interpretar os problemas, procurar as soluções e utilizar bem o raciocínio.

Imagem disponível em: http://bloglog.globo.com/blog/blog.do?act=loadSite&id=415&postId=21731&permalink=true

Aprender é construir o conhecimento por meio de significados e dos interesses de cada um, seja professor ou aluno. É ser capaz de construir, desconstruir, projetar novos conceitos em busca de novas descobertas que possibilitam desenvolver diferentes habilidades cognitivas. As atividades, individual ou coletivamente, proporcionam trocas de experiências vivenciadas nos diversos contextos em que os sujeitos estão inseridos no mundo.

Na aprendizagem, é muito importante “aprender a conviver”, a compartilhar conhecimentos, investindo no desenvolvimento do grupo e de cada colega, cada um com suas particularidades. Na matemática, em especial, é necessário acrescentar novos conhecimentos para melhorar o processo de aprendizagem, partindo do que já é sólido para construir novos conceitos e qualidades. Todos os passos devem ser bem aproveitados, pois há uma enorme relação entre os conteúdos matemáticos, que se interligam e se complementam.

Conforme a metáfora utilizada no texto de Iolanda Cortelazzo¹, ensinar e aprender são duas faces de uma mesma moeda: a educação. Separados, não têm grande significado, pois precisam estar juntos para que se completem e tenham efetivamente um resultado.

¹ Disponível em: http://www.boaaula.com.br/iolanda/tese/ensinar.htm .