João do Rosário Mateus - arquitecto
Antigo Refeitório: Obra de Remodelação em 1992.
Projecto de Arquitectura: Arqº. João do Rosário Mateus
Painel cerâmico - "Silhuetas no Horizonte de Lisboa": Arqº João Mateus - 1992
O espaço do Antigo Refeitório do Convento de Santo Antão o Novo, é um vasto espaço composto por 3 naves longitudinais, coberta com abóbadas de aresta abatida, sem arcos de suporte, apoiadas em pilares de pedra de secção quadrada.
No ano de 1992, foi realizada uma Intervenção no espaço do Antigo Refeitório do Convento de Santo Antão o Novo, actualmente localizado no Hospital de S. José, por ocasião das celebrações dos 500 anos da fundação do Hospital de Todos os Santos (1492) de que o Hospital de S. José é herdeiro. O Projecto e obra foram realizados num tempo muito curto, devido à urgência de o espaço estar totalmente recuperado dentro do calendário das comemorações.
Aspecto geral antes das obras de 1992 – Pavimentos em betonilha, pavimentos e lambrins em mosaico hidráulico.
Antes de 1992, este espaço encontrava-se num estado de grande degradação. Originalmente deverá ter sido um espaço muito interessante, mas com o andar dos tempos foi sofrendo diversas alterações, possivelmente nos anos 40-50 do século anterior, que terão vindo a descaracteriza-lo, tais como o tapar de vãos de janelas pela introdução de novas construções adjacentes, a execução de pavimento em betonilha na zona central, e de mosaico hidráulico pretos e brancos, nas áreas laterais e a aplicação de lambrins do mesmo material nas paredes. Os vãos de janela existentes, apresentavam-se caixilharias de diversos tipos. As armaduras de electricidade de iluminação do espaço estavam aplicadas ao centro de cada tramo no encontro das arestas das abóbadas. Por todo o lado, ao longo das paredes seguiam por fora cabos eléctricos sem critério.
A NOVA INTERVENÇÃO DE 1992, CONSISTIU BASICAMENTE NO SEGUINTE:
DEMOLIÇÕES:
- Remoção total do pavimento em betonilha do corredor da nave central.
- Remoção total do pavimento de mosaico hidráulico, preto e branco.
- Remoção total do lambrim em mosaico hidráulico, preto e branco, incluindo pequeno rodapé em pedra.
- Remoção total dos cabos eléctricos instalados à superfície das paredes e abóbadas, assim como toda o sistema de armaduras de iluminação eléctrica.
- Remoção de caixilharia existente.
- Demolição do Guarda-vento e divisória existente na zona oposta à escadaria.
Aspecto da nave lateral nascente antes da intervenção de 1992, com os pavimentos em betonilha e os lambrins e pavimentos em mosaico hidráulico.
INTERVENÇÃO:
- Execução de novo pavimento total do espaço. A opção seguida foi dotar este importante espaço com um pavimento condigno para sua qualidade arquitectónica. O critério seguido foi o de executar um total revestimento do piso com a aplicação de grandes lajes em pedra mármore polido de duas cores em Lioz rosa e Lioz branco, formando um desenho quadriculado de acentuação dos diversos tramos entre colunas.
- Execução de novo lambrim em mosaico, utilizando peças em material porcelânico vidrado de 20x20cm em 7 cores lisas: Rosa velho, Rosa claro, Azul claro, Azul escuro, Cinza escuro, Cinza claro e Branco. Este lambrim constitui na sua totalidade um painel cerâmico com o título “SILHUETAS NO HORIZONTE DE LISBOA” em que ao mesmo tempo que se procura criar um efeito de abertura de vãos que se rasgam sobre a paisagem, vagamente em tromp-l’oeil, se reflecte de forma esquemática o andamento das silhuetas em contra luz das encostas de Lisboa.
António Barros Veloso e Isabel Almasqué, no seu trabalho “Hospitais Civis de Lisboa – História e Azulejos, edições Inapa 1996, na pag 65 descreve este trabalho como:
“ O amplo espaço que corresponde ao antigo refeitório do Colégio, foi objecto, em 1992, de obras de restauro, tendo sido decorado com elementos cerâmicos quadrangulares lisos, de 20 cm de lado, azuis, cor-de-rosa, cinzentos e brancos, formando composições livres dominadas pela assimetria, cuja autoria pertence a João Mateus.”
- Estabelecimento de novo critério de iluminação artificial com colocação de novas armaduras de iluminação nos pilares centrais, orientadas para as abóbadas e colocação de novos apliques esféricos nas paredes.
- Execução de nova caixilharia de portas e janelas em alumínio lacado branco
Arqº. João do Rosário Mateus
Vista geral para a direcção Sul, tirada do topo da escadaria Norte em 1992 imediatamente após a intervenção.