AUDITÓRIO CAMÕES João do Rosário Mateus arquitecto home contactos
FICHA TÉCNICA FOTOS AUDITÓRIO CAMÕES desenhos
site do AUDITÓRIO CAMÕES - ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMÕES - LISBOA
O edifício do REFEITÓRIO E AUDITÓRIO CAMÕES está integrado na Escola Secundária de Camões em Lisboa (Lyceu Camões - 1908) e encontra-se “encostado” ao edifício da Oficina de Artes da mesma Escola (Escola de Artes Decorativas António Arroio -1928).
O Refeitório está no Piso 1, ao nível do terreno Escolar.
O Auditório ocupa o Piso O e Piso -1
Tem acesso pela Escola ao nível do Piso 1 e acesso pela Rua ao nível do Piso O .
PRINCÍPIOS
- Volumetria do novo edifício de forma a não se sobrepor ao Edifício do “Lyceu Camões”.
- Destacamento volumétrico entre o edifício do Auditório e o da Oficina de Artes, com criação de espaços abertos (varanda a Norte e reentrância a Sul).
- Grande Janela do Refeitório - Trazer para dentro a presença dos Jacarandás da rua.
- Recusa de abertura de janelas directas ao nível da rua no “foyer e utilização de janelas superiores, junto à grande janela do Refeitório.
- Compensação de Iluminação natural na zona central do Refeitório, no Foyer e nas Instalações Sanitárias (em cave), utilizando lumiductos (condutas de luz natural), com revestimento interior a espelho.
- Grande painel de azulejos “LUÍS de CAMÕES EM LISBOA” no Refeitório e “ICOSAEDRO” na escada principal.
- Utilização da cor azul clara nas fachadas, inspirada na flor de Jacarandá, como elemento integrador entre os dois edifícios.
- Gramática compositiva de fachadas, baseada num vocabulário de elementos de pedra. Frisos, cimalhas e molduras, com movimento e quebras de ritmo, procurando um diálogo arquitectónico com as fachadas do “Lyceu Camões” (Arqº Ventura Terra) e da “Escola de Artes Decorativas António Arroio”, (Arqº. Norte Júnior).
- Pedra de lioz, aplicada como um material nobre, com “verdade”, em peças maciças, com acabamento polido, para realçar o seu “desenho”.
- Espaço Exterior junto à galeria ao nível da escola, com a criação de zonas de estar - Convívio e Estudo.
2003
Arqº. João do Rosário Mateus
NOTAS DE AUTOR TEXTE EN FRANÇAIS
Um AUDITÓRIO numa Escola é o local de intercâmbio cultural por excelência. É um espaço onde a Escola se apresenta, representa e se abre à Comunidade. Por ser um local privilegiado para Audição, o seu Condicionamento Acústico foi alvo de uma atenção especial. A importância da componente teatral está patente no equipamento cénico introduzido – Palco, Sub-Palco, Caixa Cénica, Teia... É um espaço multifuncional, vocacionado para Aulas, Conferências, Projecções Vídeo, Concertos, Teatro e Dança. Para além das actividades da Escola, é também utilizado por diversas empresas de espectáculo.