UNESCO

 




És aluno do 8º ano ou secundário e sabes o que são as Reservas da Biosfera?

Podes ganhar uma estadia num dos sítios classificados pela UNESCO em Portugal.

 

Estão abertas as inscrições para as Olimpíadas Nacionais das Reservas da Biosfera

 

As Olimpíadas Nacionais das Reservas da Biosfera querem desafiar a comunidade escolar de norte a sul do país e regiões autónomas dos Açores e Madeira a explorarem, ao vivo e a cores, a biodiversidade e as tradições das Reservas da Biosfera portuguesas.

A atividade ambiciona que os jovens não só conheçam o conceito e a importância das Reservas da Biosfera, mas que as vivenciem através de desafios dinâmicos onde poderão melhorar competências e envolverem-se ativamente na conservação da natureza e na agenda da transição verde que vivemos.

Estas Olimpíadas são promovidas pelo projeto Reservas da Biosfera, Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes, em colaboração com a Ordem dos Biólogos, e destinam-se aos alunos do 8º e do 10º ao 12º ano de todo o país. A atividade requer que sejam formadas equipas de dois a quatro alunos, enfrentando duas eliminatórias distintas e promovendo dinâmicas de conservação da biodiversidade e da cultura de uma Reserva da Biosfera. A segunda eliminatória desta competição será realizada numa das 12 Reservas da Biosfera portuguesas, onde estes jovens poderão evidenciar o porquê de estes locais serem essenciais para o desenvolvimento económico sustentável e combate à crise climática.

Participar nas primeiras Olimpíadas Nacionais das Reservas da Biosfera é uma oportunidade de conhecer e fazer parte de territórios que se distinguem pela sua extraordinária natureza, identidade cultural única e pelo compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Os participantes terão também a oportunidade de ganhar uma estadia de três dias num destes sítios classificados pela UNESCO e as restantes equipas que alcançarem o pódio terão direito a outras recompensas.

A submissão de inscrições e o regulamento podem ser encontrados através do website do Projeto Reservas da Biosfera, Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes. As inscrições estão abertas até ao dia 15 de janeiro para os alunos do 10º ao 12º ano, e até ao dia 29 de janeiro para os alunos do 8º ano.



O RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel integrou a Rede Portuguesa de Clubes UNESCO - Organização das Nações Unidas, que junta parcerias entre as Comissões Nacionais da UNESCO e as instituições do Estado e da Sociedade Civil que seguem objetivos comuns.

Promover a cidadania mais consciente, contribuir para a divulgação dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e promovê-los através das suas ações e atividades são alguns dos objetivos propostos.

12 MARÇO 2021

O RAIZ vai promover a realização de seminários e debates, através de um Think Tank. Está definida, também, a colaboração com instituições locais, regionais, nacionais e internacionais, executando atividades como o “Floresta do Saber”, projeto de educação e comunicação na área da sustentabilidade, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

O projeto pretende divulgar novos produtos derivados da floresta, com origem em fontes renováveis, promovendo padrões de vida mais sustentáveis nas gerações do futuro e contribuindo para a redução da pegada ecológica. Procura, também, sensibilizar para a importância das florestas plantadas, e o papel que têm na preservação das florestas naturais, e alertar para a relevância dos bio produtos onde o papel e os materiais celulósicos se inserem.

Vai ainda ser dado a conhecer o património histórico-natural que constitui a Quinta de São Francisco, espaço florestal com 14 hectares, mais de 400 espécies de flora e centenas de árvores nativas e exóticas, habitat para inúmeras espécies animais e uma das bases para a educação ambiental e para o conhecimento da floresta portuguesa, entre outras ações.

Ver o ficheiro da apresentação no fim desta página

COMISSÃO NACIONAL DA UNESCO

Fundação patrocina prémio para clubes UNESCO

No dia 30 de novembro e por ocasião da realização, no Mosteiro da Batalha, do "1º Fórum Nacional das Redes UNESCO" em Portugal, foi lançado publicamente o “Prémio Fundação Manuel António da Mota para Clubes UNESCO”, sob o lema “Criar alicerces na sociedade, construir pontes para a paz”.

O Prémio, da iniciativa da Comissão Nacional da UNESCO, destina-se aos Centros e Clubes UNESCO com atividade em Portugal e conta com o patrocínio da Fundação.

Este prémio tem como objetivos reconhecer e valorizar publicamente o papel desenvolvido pelos Centros e Clubes UNESCO de divulgação e promoção da UNESCO, dos seus ideais e das suas áreas de ação, premiar, anualmente, o Clube UNESCO que, pela sua atividade, se tenha destacado no ano anterior ao da atribuição do Prémio, e apoiar financeiramente os projetos e iniciativas desenvolvidos pelos Clubes UNESCO.

“VIVA OS OBJETIVOS” – O JOGO INFANTIL PARA UM PLANETA MAIS SUSTENTÁVEL

Ajude a ONU a promover o jogo que quer dar a conhecer a Agenda 2030 aos mais novos

Jogar por um futuro sustentável

 

Em 2015, num momento histórico na Organização das Nações Unidas, a Assembleia Geral da ONU adotou a Agenda 2030 e os seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s). Trata-se da nova agenda de ação até 2030, que se baseia nos progressos e lições aprendidas durante a última década. Fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo, esta agenda pretende criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o meio ambiente e combater as alterações climáticas. 

 

Para realizar a Agenda 2030 será necessário mais do que governos e organizações internacionais. Os cidadãos também desempenham um papel fundamental, especialmente as crianças que, em 2030, serão os novos líderes, influenciadores e políticos. Reconhecendo a importância das crianças na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Centro Regional de Informação das Nações Unidas lança agora o jogo “Viva os Objetivos”, um jogo disponível online que procura ajudar os mais pequenos a familiarizar-se com esta agenda transformadora para o nosso planeta.

 

As perguntas que constituem o jogo referem-se aos 17 ODS’s, sugerindo ações que os podem apoiar, realçando a importância da colaboração com outros países sociedades e alterando para a importância destes objetivos para o futuro do planeta terra. O objetivo é que as crianças não só se familiarizem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável mas também que desenvolvam as suas competências de comunicação e entendimento.

 

Quem pode jogar?

 

O “Viva os Objetivos” é um jogo para crianças entre os 8 e 10 anos de idade, mas foi também desenhado como ferramenta de apoio e educação para professores e famílias. A Agenda 2030 é um elemento fundamental dos nossos futuros e é essencial que as atividades pedagógicas também o reflitam. “Viva os Objetivos” é, portanto, um meio pedagógico para ajudar crianças a perceber, de uma forma divertida e simples, o impacto que os ODS’s podem ter nas suas vidas e como podem contribuir para a sua realização até 2030. Ao jogar poderá suscitar o debate entre as crianças sobre os grandes temas mundiais contribuindo para a consciencialização dos mais pequenos.

 

O Centro Regional de Informação das Nações Unidas criou um site onde estão disponíveis as versões do jogo em várias línguas, incluindo Português. O download do jogo não envolve quaisquer custos: basta fazer o download to kit “faz tu mesmo”, construir o jogo e começar a jogar!

 

Junte-se à ONU!

 

Queremos unir todos os nossos parceiros que valorizam e abraçam a Agenda 2030 e os ODS’s , que querem ajudar a fazer a diferença e que podem prestar apoio partilhando e promovendo este jogo nas suas redes. Neste sentido, o Centro Regional de Informação das Nações Unidas desafia aqueles que querem ajudar a dar visibilidade a este jogo a participarem nesta campanha. Dissemine o jogo nas suas redes, junto dos seus parceiros que trabalham com crianças, partilhe fotografias do jogo ou informação sobre o mesmo e mostre como pode ser divertido aprender sobre os ODS’s! Envie-nos as suas sugestões.

 

Em anexo, encontrará um Kit para as Redes Sociais desenvolvido pela ONU Portugal para sugestões de publicações.

 

Junte-se à Organização das Nações Unidas e  mostre como jogar o “Viva os Objetivos” pode ajudar na construção de um planeta mais sustentável em que ninguém é deixado para trás!

 

Hashtags principais:

#ONUPortugal #VivaOsObjetivos #GoGoals #Agenda2030

Siga a página da @ONUPortugal no Facebook

Só com uma mobilização de todos os agentes da sociedade conseguiremos alcançar um mundo mais sustentável com cidadãos informados e responsáveis. Faça parte desta mudança.

Disponível em http://go-goals.org/pt-pt/

 


Comissão Nacional da UNESCO

Página Web da UNESCO

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura

A UNESCO é um organismo especializado do sistema das Nações Unidas. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) fundou-se a 4 de Novembro de 1946 com o objectivo de contribuir para a paz e segurança no mundo mediante a educação, a ciência, a cultura e as comunicações.Dedica-se, entre outras tarefas, a orientar os povos numa gestão mais eficaz do seu próprio desenvolvimento através dos recursos naturais e dos valores culturais, com a finalidade de obter o maior proveito possível da modernização, sem que por isso se percam a identidade e diversidade culturais.Na educação, este organismo atribui prioridade ao êxito da educação elementar adaptada às necessidades actuais. Colabora, entre outros, com a formação de docentes e administradores educacionais e dá alento à construção de escolas e à dotação de equipamento necessário para o seu funcionamento.As actividades culturais procuram a salvaguarda do património cultural mediante o estímulo da criação e a criatividade e a preservação das entidades culturais e tradições orais, assim como a promoção dos livros e a leitura.Em matéria de informação, a UNESCO promove a livre circulação de ideias por meios audiovisuais, fomenta a liberdade de imprensa e a independência, o pluralismo e a diversidade dos meios de informação, através do Programa Internacional para a Promoção da Comunicação.Tem a sua sede em Paris, França.

Ver