Porto Património Mundial - cuidar dele e como?

O Clube UNESCO da Cidade do Porto e a Campo Aberto têm o prazer de convidar o público em geral, em especial os associados do Clube, a assistir à conferência "Porto Património Mundial - como cuidar dele?", a realizar na sede da Junta de Freguesia do Bonfim, no dia 8 de dezembro às 15H00.

Organizada pelo CUCP e pela Campo Aberto, a conferência é dedicada ao Património do Porto. Estão programadas as intervencões do Drs. Manuel Luís Real, Nuno Gomes Oliveira, José Alberto Rio Fernandes e António Manuel da Silva, seguidas de debate público. O evento será moderado pela jornalista e produtora do Farol de Ideias Dra. Arminda Sousa Deusdado.

Com os melhores cumprimentos

Fernando Guedes Pinto

Presidente do CUCP

tlm : 962 747 432

gpinto@gmx.net

Clube UNESCO da Cidade do Porto

Rua Dr. Ricardo Jorge, 3º D Sala 2

4050-514 PORTO

Porto Património Mundial - cuidar dele e como?

sábado 8 de dezembro, às 15:00

Os organizadores

Clube UNESCO da Cidade do Porto

Campo Aberto - associação de defesa do ambiente

Inscrição gratuita mas necessária. Incluir email e telefone de contacto de cada pessoa a inscrever (para caso de emergência). O mais tardar até 6 de dezembro, quinta-feira.

Pode participar qualquer pessoa que se inscreva e receba confirmação de inscrição por parte dos organizadores. Enviar a inscrição para qualquer um (e apenas um) dos seguintes endereços de correio eletrónico:

atividadesca@gmail.com

clubeunesco-cidadedoporto@sapo.pt

Debate coorganizado em cooperação e parceria pelo Clube UNESCO da Cidade do Porto e pela Campo Aberto - associação de defesa do ambiente, tendo por tema-título PORTO PATRIMÓNIO MUNDIAL e subtítulo: cuidar dele e como?, com o qual se pretende contribuir para refletir e debater os fundamentos e o estado atual do Porto no contexto da classificação que lhe foi atribuída pela UNESCO.

No sábado 8 de dezembro de 2018, às 15:00, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Bonfim, no Porto, cujo apoio as associações organizadoras agradecem.

Localização:

https://www.google.com/maps/place/Junta+de+Freguesia+do+Bonfim/@41.1481977,-8.5984265,15z/data=!4m5!3m4!1s0x0:0x11f3518d7604d84c!8m2!3d41.1481977!4d-8.5984265?hl=en

PROGRAMA

Serão apresentadas inicialmente as quatro comunicações adiante indicadas, após o que serão seguidas de debate com o público presente. O debate será moderado pela jornalista Arminda Deusdado.

1 - Arqueologia na cidade: as origens do Porto – tempos romanos e pré-romanos, pelo Dr. António Manuel dos Santos Pinto da Silva

2 - Arqueologia na cidade: as origens do Porto - tempos medievais, pelo Dr. Manuel Luis Real

3 - O Património estorva? Encontros e desencontros entre cultura e turismo, pelo Professor Dr. José Alberto Rio Fernandes

4 - Património natural do Porto e região do Porto, pelo Biólogo Dr. Nuno Gomes Oliveira

NOTAS BIOBIBLIOGRÁFICAS

ANTÓNIO MANUEL DOS SANTOS PINTO DA SILVA

É arqueólogo, técnico superior na Câmara Municipal do Porto, integra o CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória da Universidade do Porto, Licenciado e Mestre em História/Arqueologia, também na Universidade do Porto, e Doutorado em Estudos Culturais/Arqueologia (USC).

MANUEL LUÍS REAL

É Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Desde 1981 até 2010, dirigiu o Arquivo Histórico e o Departamento Municipal de Arquivos da Câmara Municipal do Porto. Foi o responsável científico da candidatura da cidade do Porto a Património Cultural da Humanidade. É autor de várias dezenas de estudos sobre Temas Portuenses, Biblioteconomia e Arquivística, Arte e Arqueologia Medievais e Povoamento do Território na Alta Idade Média. Atualmente dirige um projeto científico, aprovado pelo Ministério da Cultura, sobre a antiga Terra de Lafões.

JOSÉ ALBERTO RIO FERNANDES

É Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Investigador do CEGOT- Centro de Estudos Geográficos e Ordenamento do Território, onde coordena o grupo «Cidades e Desenvolvimento Territorial», Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos, Editor da GOT - revista de Geografia e Ordenamento do Território, Autor de cerca de 120 títulos entre livros, partes de livro e artigos em revistas científicas, tendo ampla experiência em estudos urbanos e planeamento territorial, coordenação de teses e projetos de investigação, como conferencista e colaboração com a comunicação social (sobretudo Jornal de Notícias, Público, RTP e Porto Canal).

NUNO GOMES OLIVEIRA

Nasceu em 1956, no Porto. É doutorado em Biologia pela Universidade de Coimbra. Foi autor dos projetos «Parque Biológico de Gaia», equipamento pelo qual foi responsável desde a abertura, em 1983 e até 2016, «Parque Biológico de Vinhais», Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, Reserva Natural Local do Estuário do Douro e de muitos outros. Tem diversos livros e dezenas de artigos publicados. É Investigador de Pós-doutoramento na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

ARMINDA SOUSA DEUSDADO

É licenciada em Ciências Históricas pela Universidade Portucalense, com Pós-Graduação em Gestão Cultural pela Escola de Gestão do Porto. É atualmente CEO da empresa de comunicação e notícias Farol de Ideias, na qual é coordenadora executiva dos projetos de televisão e media. É a Coordenadora Geral do magazine semanal Biosfera, emitido pela RTP2 desde 2005. Foi Realizadora de conteúdos como a série documental Nos Passos de Magalhães(RTP 2), estreada em 2008, o Doc Film Ulysses: relaunching Europe from South, estreado em 2013 em cinemas por toda a Europa, eGeosfera, uma série documental de sete episódios sobre os geoparques da Europa, estreada em 2012 na RTP2.

Clube UNESCO da Cidade do Porto

Campo Aberto - associação de defesa do ambiente

Quer propor um subtítulo para um painel de debate sobre o

Porto - Património Mundial?

Serão atribuídos três prémios às três propostas que vierem a ser selecionadas como mais expressivas.

Envie a sua proposta até 15 de novembro às 24:00 o mais tardar.

Em secção própria mais abaixo, constam as instruções e regras de participação no concurso.

QUE DEBATE?

Coorganizado pelo Clube UNESCO da Cidade do Porto e pela Campo Aberto - associação de defesa do ambiente, tendo por tema-título PORTO PATRIMÓNIO MUNDIAL, pretende refletir e debater os fundamentos e o estado atual do Porto no contexto da classificação que lhe foi atribuída pela UNESCO.

QUANDO?

No sábado 8 de dezembro de 2018, às 16:00.

ONDE?

No Salão Nobre da Junta de Freguesia de Bonfim, no Porto, cujo apoio as associações organizadoras agradecem.

Localização:

https://www.google.com/maps/place/Junta+de+Freguesia+do+Bonfim/@41.1481977,-8.5984265,15z/data=!4m5!3m4!1s0x0:0x11f3518d7604d84c!8m2!3d41.1481977!4d-8.5984265?hl=en

QUEM PODE PARTICIPAR?

Qualquer pessoa que se inscreva, o mais tardar até 6 de dezembro, quinta-feira, e receba confirmação de inscrição por parte dos organizadores. A inscrição é livre e gratuita, mas necessária. Todos podem desde já inscrever-se, quer participem ou não no concurso de ideias.

COMO INSCREVER-SE?

Basta enviar nome, email e contacto telefónico (este, para caso de emergência) de cada pessoa a inscrever para qualquer um (e apenas um) dos seguintes endereços de correio eletrónico:

atividadesca@gmail.com

clubeunesco-cidadedoporto@sapo.pt

QUAL O PROGRAMA?

Serão apresentadas inicialmente as quatro comunicações adiante indicadas, que serão depois seguidas de debate com o público presente. O debate será moderado pela jornalista Arminda Deusdado.

1 - O património medieval da cidade do Porto, pelo Dr. Manuel Luís Real

2 - Arqueologia na cidade: as origens do Porto, pela Dra Isabel Noronha Pinto Osório e pelo Dr. António Manuel Silva

3 - O Património estorva? Encontros e desencontros entre cultura e turismo, pelo Professor José Alberto Rio Fernandes

4 - Património natural do Porto e região do Porto, pelo Biólogo Nuno Gomes Oliveira

INSTRUÇÕES OU REGRAS DE PARTICIPAÇÃO NO CONCURSO DE IDEIAS

1. Cada concorrente deve enviar uma, e só uma, frase curta, lema, divisa ou mote, que julgue exprimir o espírito, conteúdo ou alcance do debate anunciado mais acima, com a intenção de que esse subtítulo possa vir a figurar na divulgação do evento (Debate sobre Porto Património Mundial, em 8 de dezembro de 2018), a inserir a seguir a PORTO PATRIMÓNIO MUNDIAL.

2. A frase deve ser enviada em correio eletrónico para um dos seguintes dois endereços:

atividadesca@gmail.com

clubeunesco-cidadedoporto@sapo.pt

3. O prazo para o envio das propostas termina às 24:00 de 15 de novembro. Não serão consideradas propostas recebidas depois desse limite.

4. O concorrente deve enviar simultaneamente, no mesmo email, o seu nome completo, email (caso seja diferente daquele que utiliza para enviar a proposta de frase) e telefone de contacto. O email deve ter por assunto: Concurso de ideias Porto Património.

5. Se o concorrente pretender inscrever-se para estar presente no debate, deverá utilizar uma mensagem em email separado, seguindo as informações sobre o debate que constam mais acima.

6. As propostas serão selecionadas por um representante de cada uma das associações organizadoras, em colaboração, que elaboram uma lista provisória com um máximo de dez propostas. Esta lista será em seguida submetida à apreciação de cada um dos quatro oradores previstos para o debate. A seleção final das três propostas mais expressivas será feita por consenso entre os dois representantes das associações organizadoras.

7. Aos autores das propostas selecionadas serão atribuídos três prémios, por ordem decrescente de preferência dos selecionadores: primeiro, três livros editados por cada uma das associações, seis livros no total; segundo, dois livros por cada associação, quatro livros no total; terceiro, um livro por cada associação, ou seja, dois livros no total. Os livros que constituem esses prémios versam assuntos relativos ao património natural e construído do Porto e região.

8. Todos os concorrentes, pelo facto de apresentarem as suas propostas, aceitam que estas possam ser utilizadas para a divulgação do evento de 8 de dezembro, independentemente de terem sido ou não premiadas.

9. Os selecionadores das propostas apresentadas poderão decidir não atribuir parte ou a totalidade dos prémios mencionados no ponto 7, caso considerem que algumas ou nenhuma das propostas satisfaz os requisitos definidos nestas instruções.

10. A atribuição de prémios permite mas não obriga as associações organizadoras a utilizar qualquer das frases premiadas como subtítulo do evento, podendo em vez disso utilizar outra frase de sua preferência.

Porto 1 de novembro de 2018