sociedade
Harry Styles - Ativista
Harry Styles - Ativista
Por Maria Fernanda Silva
Black Lives Matter, sendo traduzido para o português como “Vidas Negras Importam”, é um movimento ativista que ocorre no mundo todo, tendo seu início nos Estados Unidos, com a comunidade Afro-Americana. Esse movimento tem como intuito ir contra a violência direcionada às pessoas negras, realizando protestos, geralmente em torno da morte de negros por conta de policiais brancos. Além disso, o movimento abrange outros assuntos, como: discriminação racial, brutalidade policial, e a desigualdade racial no sistema criminal - principalmente dos Estados Unidos.
Ao contrário do que é falado, o movimento teve seu inicio em 2013, por conta do uso da ‘Hashtag’ #BlackLivesMatter em redes sociais, depois de George Zimmerman ter sido absolvido após matar com tiros o adolescente Trayvon Martin. Porém, apenas em 2014, o movimento se tornou muito conhecido, por realizar manifestações de rua, demonstrando indignação à morte de dois Afro-Americanos: Michael Brown e Eric Garner.
Desde os protestos em 2014, o movimento tem sido cada vez mais presente, e tem se manifestado contra a morte de inúmeros outros Afro-Americanos, tais como: Tamir Rice, Eric Harris, Walter Scott, Jonathan Ferrell, Sandra Branda, Samuel DuBose, e Freddie Gray, que tiveram a suas vidas tiradas por policiais. Em 2015, Black Lives Matter tem questionado publicamente políticos – incluindo os candidatos às eleições - sobre seu posicionamento em relação às mortes.
Apenas em 2016, o movimento chegou a outros países, como o Brasil, África do Sul e Austrália, onde ocorreram manifestações contra a violência policial. O grito ‘Black Lives Matter’ foi adotado para engrandecer as lutas contra o racismo e mostrar a hipocrisia da imprensa e do governo.
Atualmente, em 2020, o movimento voltou a ser falado, resultado da morte de George Floyd, um homem negro que foi abordado pela polícia por ser suspeito de carregar notas falsas, e que após reagir, foi sufocado por um policial branco, no meio das pessoas que andavam pela rua naquele momento. A ação foi gravada, tendo então viralizando em redes sociais, tendo alcance no mundo todo, causando novamente manifestações, que ocorreram principalmente em: Los Angeles, Nova Iorque e Washington.
Por conta da prisão de muitos manifestantes, foi criado um projeto de doações, direcionado quitação da fiança destes que foram detidos. A idéia se tornou ainda maior, após grandes cantores e atores, como: Katy Perry, John Legend e Harry Styles, se juntarem na divulgação.
No Instagram, Harry também se manifestou em formato de texto, usando a frase “I do things every day without fear, bacause I am privileged, and I am privileged every day because I am white”, que – em tradução liberal – significa “Eu faço coisas todos os dias sem medo, porque eu sou privilegiado, e eu sou privilegiado todos os dias porque eu sou branco”. Em seu discurso, ele também cita que não ser racista não é suficiente, pois precisamos ser antirracistas. Sua frase causou grande impacto, afinal o cantor não costuma se pronunciar nas redes sociais.