Por Karoline Padilha
Chaves e Chapolin são duas séries de comédia mexicana que fizeram muito sucesso no mundo inteiro, e passaram a ser exibidas aqui no Brasil em 1984 na emissora SBT. Nesse tempo todo em que esteve no ar, conquistou muitos fãs pelo país, mas - nesse ano de 2020 - a emissora retirou as séries do ar e, com isso, deixou muitos fãs abalados. Então, os fãs decidiram fazer um abaixo-assinado, solicitando a volta dos programas; em apenas dois dias, o pedido já havia chego a 20 mil assinaturas.
El Chavo é um é um seriado de televisão mexicano criado, roteirizado, dirigido e estrelado por Roberto Gómez Bolaños (conhecido como Chespirito). O mexicano era considerado um ídolo aqui no Brasil, tanto que houve uma homenagem em seu funeral, em 2014. Produzido pela Televisa, esse seriado era tão famoso que já chegou a ter 8,3 milhões de telespectadores num só dia e das mais diversas idades. A série do Chapolin Colorado também é muito conhecida e tem os mesmos atores e a mesma proposta de comédia.
A polêmica toda se deu no dia primeiro de agosto de 2020, quando o seriado deixou de ser exibido no SBT. A emissora, entretanto, apresentou um comunicado aos telespectadores, falando que o seriado fora suspenso “devido a um problema pendente a ser resolvido com os titulares dos direitos das histórias”. Além da emissora, Florinda Mezi - 71 anos, viúva de Roberto Bolaños, a qual fez vários personagens, sendo a mais conhecida delas a “Dona Florinda” - se pronunciou no seu Instagram, dizendo que não fora chamada para nenhuma negociação nem ficou sabendo de nada e comentou: “Além disso, vai contra seus próprios interesses comerciais, nesse momento que mais precisamos relembrar de como o mundo era bom antigamente”.
Como ela e os fãs ficaram muito decepcionados e tristes, fizeram um abaixo-assinado, pedindo a volta do programa. Em apenas dois dias, já haviam conseguido 20 mil assinaturas, mas parece que não foi o suficiente, afinal, já faz dois meses que o programa deixou de ser exibido no SBT. Entretanto, para quem sentir saudades, ainda é possível assistir nas seguintes plataformas: Youtube, Multishow e Amazon Prime.