Por João Fanfa
Muitos trabalhadores de diversas áreas tiveram que mudar sua rotina e seu jeito de trabalhar por conta da pandemia; com os atletas, não foi diferente: além dos treinos passados pelos clubes e equipes, cada atleta foi se ajustando a sua maneira e muitas formas criativas de treino foram sendo vistas durante a quarentena.
Nas imagens acima, nos deparamos com Charles Leclerc, piloto de Fórmula 1 da Scuderia Ferrari, em uma corrida virtual do campeonato criado pela F1, onde diversos corredores da categoria participaram dos GP. Para os fãs e acompanhantes da Fórmula 1 não ficarem três meses ansiosos pela volta dos carros em ação, todas as corridas virtuais foram transmitidas no canal do youtube “FORMULA 1” e pelo Facebook “F1” ao vivo.
Além dos atletas que criaram novas maneiras de se manter em dia, como Charles Leclerc, houve outros; que fizeram o “convencional”; treinos na academia monitorados pelos preparadores físicos de seus clubes. Nas fotos acima, podemos ver Sergio Ramos (jogador de futebol do Real Madrid), Neymar Jr (jogador de futebol do Paris Saint Germain), Vinícius Jr (jogador de futebol do Real Madrid) e Cristiano Ronaldo (jogador de futebol da Juventus de Turim). A fotos dos jogadores, as quais viralizaram na internet,mostram os atletas levando a sério os trabalhos feitos durante a quarentena. Porém, o que mais chamou atenção foi Cristiano Ronaldo, que, ao se reapresentar no clube, demonstrou um resultado superior do que antes do recesso em seus testes físicos , mostrando a competência e dedicação de certos atletas mesmo em casa. Não é à toa que Cristiano Ronaldo tem cinco bolas de ouro e é um dos maiores atletas da história, sendo apelidado de ”robozão” por conta de seu físico ser impecável.
Aqui, o profissional do Barcelona em uma palestra com todo o grupo e comissão.
Nas imagens acima, podemos ver, à esquerda, a categoria sub-14 do Sport Club Internacional em uma palestra com as psicólogas do clube.
Para um atleta de alto rendimento, uma série de fatores são essenciais para que haja resultado em seu trabalho, sendo fundamental a parte mental do atleta: como ele está lidando com seus sentimentos e como está sendo o seu comportamento durante a pandemia?
Em entrevista exclusiva com a judoca Isadora Daltoé, atleta sub-18 da equipe de judô da Sogipa, fizemos a ela a seguinte pergunta:
“No início do recesso, como foi se adaptar às novas circunstâncias e que maneiras tu encontraste para manter o treinamento ?”
A judoca respondeu:
“Bem, desde o início da pandemia meu clube já adotou maneiras de podermos continuar treinando... começamos a usar o aplicativo zoom, onde fazemos vídeo chamadas de treino todos os dias... no início confesso que achei que voltaria rápido, não gostava destes treinos online, depois fui me adaptando e vendo que a coisa iria longe... agora faço treinos diários com meus colegas pelo aplicativo, além de preparação física com meu técnico, Wagner Zacanni, que me manda todos os dias, pelo Whatsapp, vídeos com meus treinos... ao todo são 2 treinos por dia, todos os dias.