Por Luciano Filho
A Olimpíada de 2020 é só um exemplo do que foi cancelado em razão da pandemia de Coronavírus, pois muitos outros esportes também foram cancelados. “Está acontecendo uma crise tão forte com o âmbito esportivo, talvez as duas guerras tenha acontecido algo parecido”, disse João Henrique, ex-diretor de marketing do Flamengo em 1987 e 1988, e é verdade isso que ele falou, pois muitos jogos vão ficar sem torcida, o que não vai gerar dinheiro ao clube, com a pausa dos esportes não vão ter dinheiro para pagar seus atletas, enfim, é um ano difícil para o esporte em alguns países.
Os esportes não voltaram ainda e, se voltaram, provavelmente estão sem torcida devido à pandemia. Em alguns estádios de futebol, foram todos limpos por uma equipe muito protegida e preparada para essa ocasião; no basquete, todos os jogadores da NBA ficaram em um hotel gigante, mas somente os jogadores e técnicos dos times e pessoas que trabalham no hotel, ninguém pode se hospedar nesse hotel por enquanto nessa pandemia, já que lá estão os jogadores da NBA, mas há jogadores que "furaram a bolha" e saíram do hotel, e nisso eles ganham uma punição de sete jogos sem poder jogar, além de outras advertências, dependendo da ocasião.
E a olimpíada que ocorreria no Japão esse ano? Bom, esta foi adiada para o ano de 2021, pois acreditam que até lá o Coronavírus possa já ter cura ou que esteja melhor a situação. Veja o que Thomas Bach presidente da COI falou:
“O adiantamento de um ano também se aplicara as jogos paraolímpicos em Tóquio” o primeiro ministro também acrescentou. Isso permitirá que os atletas joguem em suas melhores condições e tornará o evento seguro aos expectadores”.
Essas medidas que todos os países estão tomando estão corretas, pois os cuidados com as pessoas deve estar em primeiro lugar. Aqui no Brasil, o esporte que é mais popular pelos brasileiros é o futebol, que ficou parado por cerca de dois meses, mas está voltando de pouco em pouco. Neste mês de setembro, voltou a Copa Libertadores da América, porém com estádios vazios e sem torcida, o que dá uma tristeza, pois não só o futebol, mas o esporte em geral sem torcida parece que não é a mesma coisa, não tem aquela emoção de ver o jogo, porém é por uma boa causa não ter torcida.
Esperamos que, no ano de 2021, os esportes voltem tudo ao normal como era antes.
Veja agora a opinião de alguns atletas sobre a impacto da pandemia no esporte.
“Já passaram 15 dias que a gente não consegue jogar handebol, ir para o ginásio, treinar com bola. Por enquanto o clube está passando a parte física para a gente treinar em casa. Então estamos praticamente numa pré-temporada no final da temporada”, diz Duda Amorim, jogadora da seleção brasileira de handebol.
“Todo mundo tenta adaptar sua rotina de treino, mas com certeza não é a mesma coisa. No tênis de mesa, por exemplo, quando fico um tempo sem treinar, mesmo que eu continue fazendo preparo físico.”, conta Hugo Calderano, sétimo melhor do ranking mundial de tênis de mesa atualmente.
“No meu caso, ficar um mês em casa sem treinar é praticamente jogar toda a preparação que fiz fora, jogar fora tudo o que fiz, tudo, perco tudo isso”, conta Almir Gomes Júnior, vice-campeão mundial indoor do salto triplo em 2018.
Referências: