Sétimo filho do casal Reginaldo de Andrade Lima e Idalina Carvalho de Andrade, nasceu no dia 26 de setembro de 1933, no município de Curitiba (BERBERI, 2007 pág. 20), cidade onde viveu e que inspirou, majoritariamente, suas obras.
Sétimo filho do casal Reginaldo de Andrade Lima e Idalina Carvalho de Andrade, nasceu no dia 26 de setembro de 1933, no município de Curitiba (BERBERI, 2007 pág. 20), cidade onde viveu e que inspirou, majoritariamente, suas obras.
Felipe Augusto de Paulo Santos
“Pinto Curitiba,
vivo Curitiba,
faço Curitiba”.
Luiz Carlos de Andrade Lima, 1975.
Seu interesse pelas artes surgiu ainda criança, por volta dos oito anos de idade, nas aulas de iniciação artística da instituição em que estudou e onde sua mãe trabalhava, a Escola de Aplicação - atual Instituto de Educação. Mas, foi ao ingressar no Colégio Estadual do Paraná, para cursar o ginásio, que Luiz Carlos teve seu primeiro contato com a pintura, sendo orientado por aquele que seria seu grande mentor e amigo, o consagrado pintor Guido Viaro. (PROCOPIAK, 2007 pág. 14).
“Comecei a descobrir a pintura quando tinha 14 anos. Era, então, aluno do 2º ano do ginasial, tendo como professor de Desenho o pintor Guido Viaro; o mestre narrava uma história e nós a interpretávamos por meio de figura”
Luiz Carlos de Andrade Lima, 1968.
Incentivado pelo mestre, Luiz Carlos deu continuidade aos seus estudos de arte no cursou de Pintura da recém-criada Escola de Músicas e Belas Arte do Paraná (EMBAP), onde Guido Viaro foi professor, e continuou a orienta-lo até graduar-se em 1957. Já em 1958 realizou sua primeira exposição individual, no Círculo de Artes Plásticas do Paraná. Após terminar os estudos na EMBAP Andrade Lima conquistou uma bolsa de estudos, financiada pela Secretaria de Cultura de Curitiba, que o possibilitou um estágio em gravura na Fundação Alvares Penteado, em São Paulo. No estágio o artista explorou a técnica da ponta-seca; na cidade aproveitou para conhecer a cena artística local, principalmente através de museus e exposições (BERBERI, 2007 pág. 21).
Malabaristas - 1968.
Tendo papel importante na renovação das artes plásticas no estado, o Círculo de Artes Plásticas do Paraná (CAPP) surgiu em 1957, fundado por: Adalice Araújo, Alcides Teixeira, Mario Rubinski, Constantino Viaro, Vicente Jair Mendes, Ivany Moreira e Luiz Carlos de Andrade Lima; todos ex-alunos da Escola de Música e Belas artes do Paraná. Dentre as ações propostas figuravam: o resgate do humanismo por meio da arte, reformas estéticas, ideais utópicos e filosofia social da arte (ARAUJO, 2006, pág. 646).
Em 1958 foi instalado em uma sala do subsolo da Biblioteca Pública, com a ajuda do então diretor da instituição Ubaldo Puppi. Nesse espaço os artistas trabalhavam em suas criações individuais e nas propostas de atuação do Círculo, cujo objetivo era levantar as discussões acerca das questões do campo artístico da época, onde os artistas fundadores levantaram várias pautas e projetos pertinentes, como a execução de um programa de publicações das obras, a criação de um museu de Arte Moderna, a fundação de uma escola nacional de desenho anatômico, a promoção de ciclos de conferências sobre arte, a realização de congressos voltados para professores do interior, até o fornecimento de material de trabalho para artistas de poucos recursos econômicos (BERBERI, 2007 pág. 17).
O CAPP teve como professores: Adelaide Knauer (Modelagem), Alcy Xavier (Pintura), Hans Urban e José Bianco (Composição), Nilo Previdi (Gravura), e ainda revelou artistas como Helena Hong, Antônio Arney, Érico da Silva e René Bittencourt. De acordo com Araujo (2006), Luiz Carlos de Andrade Lima foi o segundo presidente do Círculo, e foi ele que, durante sua gestão, lançou a primeira Sala Miguel Bakun.
A cidade do artista
Andrade Lima era apaixonado por Curitiba, porém, o que lhe inspirava na cidade não eram as construções e os belos cenários, mas sim os tipos humanos que o povoavam as ruas. Em seus desenhos e telas eram retratados com frequência vagabundos, que se deixavam estar nos bancos de praça, trabalhadores com casaco e boné, prostitutas em seus ambientes de trabalho e mulheres do povo sentadas com seus filhos à beira da calçada; sendo tais personagens do seu tempo, e ainda sim atemporais (BERBERI, 2007 pág. 12).
Segundo Berberi (2007), outro tema recorrente nas produções do artista nessa "primeira fase", que engloba o final dos anos 1950 ao final dos anos 1960, é o interior de espaços noturnos e seus frequentadores. Sendo que nesse período Andrade Lima foi muito ativo na noite, e as cenas da vida boemia lhe trouxeram inesgotável inspiração, resultando em obras de grande robustez expressiva. Outro tema bastante presente nesse período são as paisagens; sendo importante destacar que nessa época a produção de Luiz Carlos ainda se encontrava sobre grande influência do mestre, Guido Viaro.
Mulheres da noite - 1965.
Mariposas - 1966.
Adeus a boemia
Casando em junho de 1968, com Maria Lucia, Andrade Lima modifica seu hábitos, deixando para trás a vida noturna e a boemia, e passando a ter uma rotina marcada pela vida familiar, a atividade docente e desenvolvimento de seu próprio trabalho de arte. Porém, o que não se modificou foi a temática de sua produção, que mantinha como fonte inspiradora as personagens do cotidiano curitibano (BERBERI, 2007 pág. 23).
Morte no asfalto - 1970
Em "Os fuzilamentos" Andrade Lima se propõe a retratar o sofrimento que os brasileiros, cidadãos anônimos, passam diariamente, seja ao enfrentar filas de ônibus para mais um dia de trabalho, ou ao serem submetidos à longas esperas em hospitais espalhados pelo país (JULIO, 2004, pág. 19). Na explicação do artista acerca da obra:
"Pintei dois fuzilamentos, um verde, outro vermelho. Um com olho aberto e outro com os olhos velados. No primeiro, o impacto da notícia, como se você soubesse que dentro de milésimos de segundos será metralhado. Está todo mundo de boca aberta, gemendo. No segundo, o momento da execução, o grito. Porém, este é o fuzilamento sem armas. Você levanta, toma um café da manhã e dali a pouco será metralhado no ônibus. É a luta, a angústia, o dia a dia, o caos. "
Luiz Carlos de Andrade Lima, apud ARAUJO, 1990.
Fuzilamento I - 1975
Fuzilamento II - 1975
Segundo Julio (2007, pág. 20 apud ARAUJO, 1990), Luiz Carlos sempre retratou a condição feminina de forma audaciosa para a época, mas isso muda sensivelmente com o matrimonio. A esposa passa a ser a musa inspiradora, retratada como "Madonas", amamentado, com as crianças, junto ao mar ou apenas conversando com os amigos na rua das flores.
Mãe e filho - 1970
Família do artista - 1974
Outro aspecto da vida do artista que aparece com frequência em sua produção é sua religiosidade; cultivada desde seus tempos de coroinha. Os temas sacros aparecem desde cedo em sua obra, mas é na década de 1980 que ganham recorrência em seus desenhos e pinturas, que retratam Cristo, procissões, festas de igreja, grupos de coroinhas, madonas, anjos e santos, que mantinha como fonte inspiradora as personagens do cotidiano curitibano (BERBERI, 2007 pág. 25).
A forte religiosidade de Andrade Lima deve-se a sua mãe, católica, e ao seu pai, espírita; bem como aos vínculos com seu mestre, Guido Viaro, que também teve desenvolveu trabalhos na arte sacra e de apelo social (JULIO, 2004 pág. 13).
Procissão - 1980
Cristo - 1986
Cena religiosa - 1968
Via Sacra, foi uma coleção concebida em 1982 e confeccionada para a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, em Curitiba. Composta por 14 pinturas com dimensões de 0,36 x 0,48m, usando a técnica de óleo sobre tela, e uma tela extra de 0,54 x 0,73m, feita como presente ao município (JULIO, 20004 pág. 25). De acordo com Procopiak (2007 pág. 12) representam as tradicionais quatorze passagens da 'Via Sacra' de Jesus até o Calvário, sendo que a décima quinta foi adicionada pelo artista.
Acerca da obra o jornal Gazeta do Povo de 14 de junho de 1982 publicou:
"Notável o trabalho de Luiz Carlos de Andrade Lima. Na cena do julgamento de Jesus, apenas as mãos de Pilatos. Nas cenas dos passo da cruz, rostos conhecidos de Curitiba. Cristo, ao longo da caminhada, vai perdendo as cores. Até a morte na cruz. Ao fundo, no Calvário, pinheiros do Paraná. Finalmente, na décima quinta estação, a volta de cristo, glorificado na Ressurreição."
sem citação de autoria, apud PROCOPIAK, 2007 pág. 12.
O próprio artista declarou a época ao jornal O Estado do Paraná, sem data:
"Pintei 15 quadro em 15 dias (...) Minha via sacra tem muito do povo, daquele que vive na rua"
Luiz Carlos de Andrade Lima
I Estação
JESUS É CONDENADO Á MORTE
JESUS RECEBE SUA CRUZ
III Estação
JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ
JESUS ENCONTRA SUA AFLITA MÃE
SIMÃO DE CIRENE AJUDA JESUS A CARREGAR A CRUZ
VI Estação
VERÔNICA ENXUGA A FACE DE JESUS
VII Estação
JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ
VIII Estação
JESUS CONSOLA AS MULHERES DE JERUSALEM
IX Estação
JESUS CAI PELA TERCEIRA VEZ
X Estação
JEUSU É DESPOJADO DE SUAS VESTES
XI Estação
JESUS É PREGADO NA CRUZ
XII Estação
JESUS MORRE NA CRUZ
XIII Estação
JESUS MORTE É ENTREGUE À SUA MÃE
XIV Estação
JESUS É SEPULTADO
XV Estação
JESUS RESSUSCITA DOS MORTOS
Luiz Carlos - o professor
Objetivando a realização profissional como professor, Luiz Carlos de Andrade Lima ingressou na Universidade Católica do Paraná, atual PUC-PR, no curso de Didática em Desenho, formando-se no mesmo em 1964. No ano seguinte começou a dar aulas de pintura e desenho no ateliê do Museu Alfredo Andersen, onde chegou a ocupar a posição de diretor entre 1978 e 1980 (JULIO, 2004 pág. 33).
De acordo com Berberi (2007), retornou a sua alma mater, a Escola de Música e Belas Artes do Parná, entre 1968 e 1983, período em que lecionou a disciplina de Paisagem; e por acreditar que a pintura de paisagens necessita da atenta observação da natureza organizava excursões ao litoral e arredores da cidade para seus alunos de graduação terem essa experiência.
Praia de Matinhos - 1882
Paranaguá - 1982
Barcos - 1983
De acordo com Julio (2004, pág. 33), o artista amava a Escola de Música e Belas Artes do Paraná como a um segundo lar, e só se afastou das atividade na instituição devido a problemas de saúde.
Em 20 de setembro de 1980 montou sua própria instituição de ensino, a “Andrade Lima Galeria & Escola de Arte”, onde passou a dar aulas e que tem por objetivo desenvolver e dar a conhecer novos artista (BERBERI, 2007 pág. 22). O artista dedicou-se ao espaço, por onde passaram milhares de estudantes, até o final de 1995 (JULIO, 2004 pág. 33).
Lila e Bruno - 1990
Menino no cavalinho - 1991
Meninos de rua - 1992
Cristo com figuras - 1994
A corrida - 1995
O artista no bar - 1996
A dedicação incomensurável a arte, por mais de 40 anos, rendeu um acervo vastíssimo de guaches, aquarelas, desenhos, gravuras, pinturas em acrílico e óleo sobre tela; e são a prova dos diversos caminhos tomados pelo mestre, Luiz Carlos, fiel ao que sentia e totalmente independente do modismo (JULIO, 2004 pág. 22).
Como últimas premiações recebidas em vida foi agraciado, em 1993, com o prêmio Cidadão de Curitiba 300 anos, como melhor pintor e, em 1994, foi homenageado como Cidadão Benemérito do Paraná, pelo Governo do Estado, em agradecimento à sua obra enquanto artista e mestre (JULIO, 2004 pág. 33).
O pintor, desenhista, gravador, escultor, ilustrador e poeta veio a falecer no dia 18 de março de 1998, ao 65 anos de idade, em Curitiba e encontrava-se ativo como artista até seu falecimento (JULIO, 2004 pág. 22).
Com uma trajetória brilhante na arte paranaense, o artista, além das inúmeras exposições individuais que realizou e coletivas que participou, foi muitas vezes premiado e desenvolveu outras atividades dentro do cenário artístico de Curitiba. A seguir são elencados exposições, individuais e coletivas, atividades em geral, salões e premiações até o ano de seu falecimento, sendo muito importante enfatizar que tais informações foram retiradas do livro "Luiz Carlos de Andrade Lima - O artista curitibano", de Nilza Knechtel Procopiak, que, vale frisar, possui informações após 1998.
Autro-retrato - 1990
Exposições individuais:
1958 - Mostra Pessoal de Luiz Carlos de Andrade Lima - Círculo de Artes Plásticas do Paraná, Salão de
Exposição BPPR, Curitiba/PR
1965 - Luiz Carlos de Andrade Lima - BPPR, Curitiba/PR
1967 - Luiz Carlos de Andrade Lima - BPPR, Curitiba/PR
1968 - Galeria Copacabana Palace, Rio de Janeiro/RJ
1969 - Galeria Durocri, Curitiba/PR
- Escola de Artes Fritz Alt, Joinville/SC
1972 - Desenhos e Pinturas de Luiz Carlos de Andrade Lima - MAC/PR, Curitiba/PR
1974 - Luiz Carlos de Andrade Lima - Galeria das Belas Artes, EMBAP, Curitiba/PR
1975 - Luiz Carlos de Andrade Lima - Desenho, Pintura, Escultura - SED, DAC, Curitiba/PR
1976 - Luiz Carlos de Andrade Lima - Eucatexpo, Curitiba/PR
1978 - Luiz Carlos de Andrade Lima - Hall de Exposições, DAC, Curitiba/PR
1979 - Luiz Carlos de Andrade Lima - Eucatexpo, Curitiba/PR
1981 - Desenhos & Poesias - Andrade Lima e Horácio Rodrigues - Andrade Lima Galeria & Escola de
Arte, Curitiba/PR
1982 -Via Sacra - Luiz Carlos de Andrade Lima - Desenhos, Aquarelas, "leos - Igreja da Ordem Terceira
de São Francisco das Chagas, MASAC, Curitiba/PR
- Luiz Carlos de Andrade Lima - FCC, Curitiba/PR
1983 - Andrade Lima - Arte & Escola - Andrade Lima Galeria & Escola de Arte, Salão de Exposição do
BADEP, Curitiba/PR
1984 - Luiz Carlos de Andrade Lima - Eucatexpo, Curitiba/PR
1986 - Pinturas - MGV, Curitiba/PR
1989 - Luiz Carlos de Andrade Lima - Sala Theodoro de Bona, MAC/PR, Curitiba/PR
1990 - Andrade Lima 90 - Pinturas - Salão de Exposições, PUCPR, Curitiba/PR
1991 - Andrade Lima - Gobbo Artes, Curitiba
- Espaço Cultura Chap Chap - São Paulo/SP
1992 - Andrade Lima - Artista e Mestre - MAA, Curitiba/PR
1998 - Projeto Artista do Mês - Luiz Carlos de Andrade Lima - MAA, Curitiba/PR
- Luiz Carlos de Andrade Lima - Homenagem ao Artista e Mestre - Sala de Exposições Leonor
Botteri, EMBAP, Curitiba/PR
Exposições Coletivas:
1956 - Excursão de Intercâmbio Cultural - Exposição de Artes Plásticas, alunos da EMBAP,
Blumenau/SC
1960 - I Mostra Moderna de Curitiba - Secretaria de Arte e Cultura, UPE - Curitiba/PR
1962 - Pintores do Paraná de Hoje - SEC, DC, Ponta Grossa/PR
- Artistas Contemporâneos - Paranaguá 62 - Paranaguá/PR
- Festival de Arte e Cultura - Associação Cultural e Artística - Rio de Janeiro/RJ e BPPR,
Curitiba/PR
1963 - Círculo de Artes Plásticas inaugura Sala Miguel Bakun, BPPR, Curitiba/PR
- 1º Salão de Natal- Graciosa Country Club, Curitiba/PR
1964 - Pintores Contemporâneos do Paraná - SEC, DC, Porto Alegre/RS
- Pintores Contemporâneos do Paraná - SEC, DC, BPPR, Curitiba/PR
1965 - Gravura Brasileira Contemporânea - BPPR, Curitiba/PR
- Artistas Contemporâneos do Paraná - SEC, DC, Teatro Guaíra, Curitiba/PR
1966 - Pintura Paranaense de Hoje - SEC, DC, PM, Conselho Municipal de Cultura, Londrina/PR
1967 - Artistas Contemporâneos do Paraná - SEC, DC, PM, Maringa/PR
- Artistas Contemporâneos do Paraná - SEC, DC, Federação das Bandeiras, Jacarezinho/PR
- Artistas Contemporâneos do Paraná - SEC, DC, PM, Cambé/PR
1968 - Artistas Contemporâneos do Paraná - SEC, DC, PM, Apucarana/PR
- Artistas Contemporâneos do Paraná - SEC, DC, PM, Escola de Artes Aplicadas, Joinville/SC
- 10 artistas do Paraná - CCBEU, Curitiba/PR
- Mostra livraria Vignolis - Rua do Rosário, Curitiba/PR
1969 - Tempo de Cultura - Panorama das Artes Plástica no Paraná - SEC, DC, Exposição itinerante pelo
interior do Estado
- Salão de Natal - Graciosa Country Club, Curitiba/PR
1971 - Artistas Plásticos do Paraná - SEC, DC, MAC/PR, Palácio do Buriti, Brasília/DF
- Exposição de Pintores Paranaenses - AABB, Curitiba/PR
- Artistas Contemporâneos do Paraná - MAC/PR, BPPR, Curitiba/PR
1972 - Discípulos de Guido Viaro - PM, MAC/PR, Teatro do Paiol, Curitiba/PR
- Paraná/Arte Hoje - IAB, Teatro do Paiol, Curitiba/PR
- Paraná/Arte Hoje - MAC/PR, PM, UEL, Londrina/PR
- Exposição Coletiva de Artistas Paranaenses - Galeria Cocaco, Curitiba/PR
- Grande Mostra de Arte Homenagem a Guido Viaro - Centro Cultural Dante Alighieri,
Curitiba/PR
- CAPE 72 - CAA, Curitiba/PR
- Bienal Nacional - Mostra de Arte Sesquicentenário da Independência - Brasil Plástica 72 - FBSP,
São Paulo/SP
- Mostra de Arte Olimpíada do Exército 72 - Ministério do Exército - Porto Alegre/RS
1973 - Artistas Contemporâneos Paranaenses - SEC, DAC, UEPG, Ponta Grossa/PR
- Salão do Mar - SEC, DAC, Santa Mônica Clube de Praia, Caiobá, Praia de Leste e Paranaguá/PR
- II Exposição de Artistas Professores da Escola de Artes da Casa Alfredo Andersen - CAA, DAC,
Curitiba/PR
- 200 anos de Arte Religiosa no Paraná - SEC, DAC, Curitiba/PR
- I Expo-Arte - Câmara Junior de Curitiba, Curitiba/PR
- Exposição de Pinturas - SEC, DAC, Rotary Club, Salão do Grande Hotel Moderno, Curitiba/PR
- II Feira das Bandeiras - Mostra de Artistas Paranaenses - SEC, Teatro Guaíra, Curitiba/PR
- Retrospectiva da Artistas Paranaenses - FCC, Teatro do Paiol, Curitiba/PR
1974 - Tempo de Cultura - Paraná Arte Hoje - SEC, DAC, Exposição itinerante pelo interior do Estado
- II Expo-Arte - Câmara Junior de Curitiba, Curitiba/PR
- III Exposição de Trabalhos de Artistas Professores da Casa Alfredo Andersen - CAA, DAC,
Curitiba/PR
- Inverno em Curitiba - Graciosa Country Club, Curitiba/PR
- Artistas Paranaenses de todos os Tempos - Eucatexpo, Curitiba/PR
1975 - A Arte do Paraná - Eucatexpo, Curitiba/PR
- 6 Artistas Paranaenses - Galeria Portinari, Galeria Ritz, Curitiba/PR
- Arte Contemporânea no Paraná - Projeto Interiorização da Cultura -SEC, DAC, MAC/PR,
Itinerante pelo interior do Estado
1976 - 22 Artistas do Paraná - 12º Congresso de Professores - SED, DAC, MAC/PR, BPPR, Curitiba/PR
- Panorama da Arte no Paraná - III Artistas Contemporâneos - BADEP, Curitiba/PR
- V Exposição de Artistas Professores da Escola de Artes da Casa Alfredo Andersen - CAA, DAC,
Curitiba/PR
1977 - Mulher - Visão do Artista - MAJ, Joinville/SC
- Coletiva de Fim de Ano - Eucatexpo, Curitiba/PR
- 2a Mostra de Arte & Técnicas Artísticas - BADEP, Curitiba/PR
- 29 Anos EMBAP - Mostra de Arte dos Professores - EMBAP, Curitiba/PR
- VI Exposição dos Artistas Professores da Escola de Artes Museu Casa Alfredo Andersen - CEE,
Hall da DAC, Curitiba/PR
1978 - Artistas de Curitiba - FUNARTE, Galeria Sérgio Milliet, Rio de Janeiro/RJ
- Inauguração da Galeria Dimenzo, Curitiba/PR
- Presença do Mar - Eucatexpo, Curitiba/PR
- Leilão de Parede - SH316 Galeria de Artes, Curitiba/PR
- A Paisagem Paranaense - Galeria Acaiaca, Curitiba/PR
- Alfredo Andersen Escola de Artes - Museu Casa Alfredo Andersen - CAA, Sala Alfredo
Andersen, DAC, Curitiba/PR
1979 - O Homem - MAJ, Joinville/SC
- Festa de Cores - Galeria Acaica, Curitiba/PR
- Seletiva 79 - Eucatexpo, Curitiba/PR
- A Gravura em Madeira - BADEP, Curitiba/PR
- Alfredo Andersen Escola de Arte - MAA, Curitiba/PR
1980 - Leilão de Arte - Movimento dos Professores da UFPR, MGV, Curitiba/PR
- Mostra de Inauguração - Andrade Lima Galeria & Escola de Arte, Curitiba/PR
- Mostra do Acervo - Andrade Lima Galeria & Escola de Arte, Curitiba/PR
- Encontro Nacional dos Críticos de Arte - FCC, MGV, Curitiba/PR
- Octogonal de Artes - Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Curitiba/PR
- Verão: Arte - Galeria Acaiaca, Curitiba/PR
1981 - Seletiva 81 - Eucatexpo, Curitiba/PR
- Exposição 1º Ando da Fundação - Andrade Lima Galeria & Escola de Arte, Curitiba/PR
1984 - Artistas Paranaenses no Salão Cultural da FAAP - MAC/PR, FAAP, São Paulo/SP
1985 - Pintores do Paraná/Década 60 - Galeria de Arte Poupança Banestado, Curitiba/PR
1986 - Paranaenses Mais Premiados nas quarenta e duas Edições do Salão Paranaense MAC/PR, MGV,
Curitiba/PR
- Coletiva verão 87 - Nini Barontini Galeria de Arte, Curitiba/PR
- A Arte pela Paz - MAC/PR, Teatro Guaíra, Curitiba/PR
- Tradição/Contradição - MAC/PR, Curitiba/PR
1987 - Exposição Coletiva - Galeria de Arte Poupança Banestado, Curitiba/PR
- Pinturas: O Nu como Tema - MGV, Curitiba/PR
- Artes Plásticas Curitiba-87 - FCC, Casa da Gravura, Curitiba/PR
1988 - 40 Anos da EMBAP - EMBAP, MAC/PR, Curitiba/PR
- Aquisições 88 - Museu Municipal de Artes, Curitiba/PR
- Versões da Figura Humana - PM, Secretaria de Cultura e Turismo, Paço Municipal, Maringa/PR
- Versões da Figura Humana - Homenagem a Peter Potock - MAC/PR, Teatro Guaíra, Curitiba/PR
1989 - O Auto-Retrato na Pintura Paranaense - MAP, Curitiba/PR
- Desenho, cor e forma - Studio R. Krieger, Curitiba/PR
1991 - Artistas Paranaenses - SEEC, Sala Miguel Bakun, Curitiba/PR
- Primeiro as Crianças, depois as Damas - I Encontro Nacional de Esposas de Governadores pela
Criança - Artistas Paranaenses Expositores - Hotel Bourbon, Curitiba/PR
1995 - Figura Humana no Papel - Acervo do MAC - MAC/PR, Curitiba/PR
1997 - Professores da EMBAP, Alunos de Guido Viaro - EMBAP, MAC/PR, Curitiba/PR
1998 - Arte Paranaense: Movimento e Renovação - CEF, Galeria da Caixa, Curitiba/PR
Salões:
1952 - IX Salão Paranaense de Belas Artes - SEC, DC, Pavilhão do Instituto de Educação, Curitiba/PR
1953 - VI Salão de Belas Artes - Primavera de 1953 - Club Concórdia, Curitiba/PR
1955 - VIII Salão de Belas Artes - Primavera de 1955 - Club Concórdia, Curitiba/PR
1957 - 9º Salão de Belas Artes de Primavera - Club Concórdia, Curitiba/PR
- I Salão de Artes Plásticas para Novos - SEC, DC, Sala de Exposições da BPPR, Curitiba/PR
1958 - XV Salão Paranaense de Belas Artes - SEC, DC, BPPR, Curitiba/PR
1959 - XVI Salão Paranaense de Belas Artes - SEC, DC, BPPR, Curitiba/PR
- XI Salão de Belas Artes de Primavera - Club Concórdia, Curitiba/PR
- II Salão de Arte Contemporânea - Tribuna do Paraná. Galeria do Edifício Tijucas, Curitiba/PR
1960 - XVII Salão Paranaense de Belas Artes - SEC, DC, BPPR, Curitiba/PR
1961 - II Salão Anual de Curitiba - Museu de Arte do Paraná, Curitiba/PR
1963 - XV Salão de Belas Artes de Primavera - Club Concórdia, Curitiba/PR
- XX Salão Paranaense de Belas Artes - SEC, DC, BPPR, Curitiba/PR
1964 - XXI Salão Paranaense de Belas Artes - SEC, DC, BPPR, Curitiba/PR
1965 - 1º Salão de Arte Religiosa Brasileira - SEC, DC, PC, Londrina/PR
- I Salão de Artes Plásticas da Cidade de Curitiba - PM, Sala de Exposições da BPPR, Curitiba/PR
1966 - Prêmio da Arte da Primavera - Club Concórdia, Curitiba/PR
-2º Salão de Arte Religiosa Brasileira - SEC, DC, PC, Londrina/PR
1968 - 25º Salão Paranaense - SEC, DC, PM, Londrina/PR
- 4º º Salão de Arte Religiosa Brasileira - SEC, DC, PC, Londrina/PR
1969 - 26º Salão Paranaense - SEC, DC, Sala de Exposições da FIEP, Curitiba/PR
1973 - 30º Salão Paranaense - Artista Convidado - SEC, DAC, MAC/PR, Hall do Grande Auditório do
Teatro Guaíra, Curitiba/PR
1974 - 6º Salão de Arte Religiosa Brasileira - Sala Especial - SEC, DAC, MAC/PR, UEL, Londrina/PR
1976 - I Mostra de Desenho - SEC, DAC, Hall da Diretoria , Curitiba/PR
1979 - 1º Mostra de Desenho Brasileiro - SECE, Sala de Exposição do Teatro Guaíra, Curitiba/PR
1988 - VIII Mostra de Gravura Cidade de Curitiba - Sala Especial - Gravadores Paranaenses da décadas
de 50/60 - FCC, Curitiba/PR
1989 - II Salão Nacional de Arte Religiosa - MAP, PUCPR, Curitiba/PR
Premiações
1952 - Menção Honrosa em Desenho e Artes Gráficas - Figuras - IX Salão Paranaense de Belas Artes
1953 - Primeiro Prêmio em Gravura - Divisão de Arte Moderna - VI Salão de Belas Artes - Primavera
1953
1955 - 3º Prêmio em Pintura - Artistas Novos - Divisão Geral - VIII Salão de Belas Artes - Primavera
1955
1957 - Menção Honrosa em Pintura - I Salão de Artes Plásticas para Novos
1958 - Aquisição Governo do Estado - Saída de Igreja (pintura) - XV Salão Paranaense de Belas Artes
1959 - Medalha de Ouro - Composição III (pintura) - XVI Salão Paranaense de Belas Artes
- Prêmio em Dinheiro Banco Inco S/A - Figuras - Sacristão (pintura) - XI Salão de Belas Artes de
Primavera
1963 - Medalha de Prata - Figuras da Avenida Moreira 1, 2, 3 (seção desenho e gravura) - XV Salão de
Belas Artes de Primavera
1964 - Aquisição Centro Juvenil de Artes Plásticas - Composição (gravura) - XXI Salão Paranaense de
Belas Artes
1965 - Prêmio Estímulo em Pintura - Composição II (pintura) - I Salão de Artes Plásticas da Cidade de
Curitiba
1974 - Prêmio Prefeitura de Londrina - Londrina 40 - Deposição (pintura) - 6º Salão de Arte Religiosa
Brasileira
1989 - Distinção Especial PUCPR - Aquisição - II Salão Nacional de Arte Religiosa
Outras atividades
1958 - Presidente e Professor do Círculo de Artes Plásticas do Paraná, Curitiba/PR
1959 - Membro do Júri - II Salão Universitário de Artes Plásticas - UPE, Edifício Souza Naves,
Curitiba/PR
1961 - Membro do Júri -V Salão de Artes Plásticas para Novos - SEC, DC, Sala de Exposição da BPPR,
Curitiba/PR
1963 - Membro do Júri -VII Salão de Artes Plásticas para Novos - SEC, DC, Sala de Exposição da
BPPR, Curitiba/PR
- Membro do Júri - XV Salão de Belas Artes da Primavera - Salão Acadêmico - Clube Concórdia,
Curitiba/PR
1965 - Orientação ao Governo do Estado do Paraná para aquisição de obras de Alfredo Andersen - Curitiba/PR
- Membro da Comissão Organizadora - I Salão de Artes Plásticas da Cidade de Curitiba - PM, Sala
de Exposições da BPPR, Curitiba/PR
1970 - Membro da Comissão Organizadora - 1º Festival Nacional de Arte Colegial - CEP, Curitiba/PR
- Criador da Feira de Artes, Joinville/SC
1971 - Membro da Comissão Organizadora - III Encontro de Arte Moderna - EMBAP, Curitiba/PR
- Assessor de Artes Plásticas e Secretário Geral do Júri - II Festival Nacional de Arte Colegial - CEP, Curitiba/PR
1972 - Membro do Júri - XVI Salão de Artes Plástica para Novos - SEC, DAC, Sala de Exposição da
BPPR, Curitiba/PR
1976 - Membro do Júri - Concurso de Selos - EBCT, Curitiba/PR
1978 - Membro do Júri - 3a Exposição Livre de Artes Plásticas - Fundação COPEL, Teatro do SESI,
Curitiba/PR
Referências
ARAUJO, Adalice Maria de. Dicionário das artes plásticas no Paraná. Curitiba: Edição do Autor, 2006.
BERBERI, Elizabete. Luiz Carlos de Andrade Lima: o encontro da vida com a arte. Curitiba: Trento Edições Culturais, 2007.
JULIO, Maria Lucia de. Uma poética da paixão - Liuz Carlos de Andrade Lima. Curitiba, 2004. Monografia (Especialização em História da Arte do Século XX) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná.
PROCOPIAK, Nilza Knechtel. Luiz Carlos de Andrade Lima: o artista curitibano. Curitiba: Museu Oscar Niemeyer - MON, 2007