Maria Nicolas
Adelita Puchalski da Silva - Gustavo Emanuel Basso
Adelita Puchalski da Silva - Gustavo Emanuel Basso
Fig. 01 - Imagem da artista, recorte da capa do Livro de Maria Nicolas, intitulado "Poesias Apenas um livro".
Biografia
Maria Nicolas (1899-1988) nasceu em Curitiba-PR. Filha de Alyr Léon Nicolas e de Josefa Nicolas, iniciou seu gosto pela cultura quando o pai, de origem francesa, a levava para trabalhar com ele no Teatro Guaíra, onde era zelador. Aos 13 anos começou a lecionar e aos 17 formou-se na Escola Normal. Aplicada, rapidamente tornou-se decana do magistério.
Transgressora em uma época conservadora, Maria foi uma mulher a frente de seu tempo, atuando em áreas diversas como poesia, crônica, romance, teatro, conto, biografias, literatura infantil, livros didáticos e pintura. No âmbito social, enfrentou preconceito racial por ser uma mulher preta e divorciada, em um universo onde o gênero feminino em um contexto familiar e social idealizado, era o de mulher branca, casada e dona de casa. Um dos seus maiores feitos foi ter rompido com o etarismo formando-se em Pedagogia na Universidade Federal do Paraná aos 50 anos de idade. Aos 70 anos publicou a obra Alma das Ruas, que conta sua visão romântica sobre os personagens vistos de sua janela, residência no bairro Portão.
Além disso, Maria Nicolas também atuou como artista, realizando várias pinturas de estilo naif, como estas que fazem parte do acervo do Museu Municipal de Arte de Curitiba - MuMA.
Banho de sol. Guache sobre papel, 7,6 x 9,6 cm, 1980
No recreio. Guache sobre papel, 19,5 x 30 cm, 1979