Sobre a escola

A Escola Municipal Profª. Tereza Cordovil Guimarães está localizada na Estrada da Vivenda Verde-Ramal do Bancrévea, s/n - Comunidade Cristo Rei, Tarumã zona Rural de Manaus, oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos - EJA, teve como ato de criação a Lei nº 371/96.

Foi idealizada por pessoas da comunidade Cristo-Rei, situada no Ramal do Bancrévea, Estrada da Vivenda Verde Tarumã. A princípio a escola funcionava em um prédio de madeira improvisado, no terreno do Bancrévea Clube.

Em 1996, a direção do Bancrévea doou o terreno para a construção de uma escola nos padrões da prefeitura com duas salas de aula, funcionando antes como anexo da Esc. Mul. Marechal Candido Rondon com 42 alunos.

Antigas salas de aula

Novas salas de aula


Quadra Poliesportiva

Sobre as atividades

Aldeia Criativa

A proposta desta oficina é planejar, inicialmente, uma comunidade criativa por meio da ferramenta Scratch, levando o estudante a refletir sobre sua própria comunidade e com o que ele gostaria de viver e conviver. Em seguida, será realizada uma atividade mão na massa com materiais de baixo custo misturados a componentes eletrônicos a fim de enfatizar a criatividade para criar e montar fisicamente aquilo que foi idealizado utilizando diferentes materiais e ferramentas.

Educação Maker

A palavra Maker vem da língua inglesa e significa fazedor, criador, construtor, autor. O movimento Maker é um termo usado para descrever a cultura do “Do it yourself” (Faça você mesmo), tendo como conceito principal que qualquer pessoa com ferramentas certas e o devido conhecimento pode criar e inventar soluções para os seus problemas, desenvolvendo com autonomia os mais diversos projetos e objetos.

Horta Automatizada

Com alguns materiais de baixo custo como garrafa pet, papelão e outros objetos integrados com micro:bit (placa programável) é possível dar vida às suas ideias. Vamos colocar a mão na massa para construir juntos um jardim automatizado.

Let's Code

Let's code!? O que é lógica computacional? A lógica computacional pode ser entendida como a relação entre a lógica formal, mais tradicional, e a computação. Vamos aprender lógica de programação de uma forma divertida e bem simples, utilizando materiais que qualquer pessoa tem em casa.

Light & Electricity

A oficina “Light and Electricity” possui uma proposta que aborda os conceitos básicos de iluminação com um toque artesanal. O objetivo é utilizar energia elétrica para o funcionamento de um sistema de iluminação que incentive os participantes a usarem dispositivos de baixo custo, como bateria e LEDs para demonstrar os fenômenos elétricos em um carrinho personalizado.

Educação Maker

A palavra Maker vem da língua inglesa e significa fazedor, criador, construtor, autor. O movimento Maker é um termo usado para descrever a cultura do “Do it yourself” (Faça você mesmo), tendo como conceito principal que qualquer pessoa com ferramentas certas e o devido conhecimento pode criar e inventar soluções para os seus problemas, desenvolvendo com autonomia os mais diversos projetos e objetos.

Destaques - Expedição Tarumã

A equipe da Expedição Maker, projeto apoiado pela Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil, realizou no dia 21 de Outubro a Expedição Tarumã, primeira etapa dessa iniciativa que levará o movimento da cultura maker para escolas públicas da zona rural e ribeirinha da cidade de Manaus.

A primeira instituição de ensino que recebeu a equipe da Expedição foi a Escola Municipal Profª. Tereza Cordovil Guimarães, localizada na Comunidade Cristo Rei, Tarumã, zona Rural de Manaus. Alunos e professores participaram de um dia repleto de atividades maker, em que puderam desenvolver a criatividade, a proatividade e outras habilidades importantes para o currículo escolar, além de pensar e planejar soluções para a própria comunidade em que vivem.

Algumas oficinas desenvolvidas na primeira Expedição foram: Aldeia Criativa, com a professora Karla Pereira, em que puderam planejar uma comunidade criativa por meio da ferramenta Scratch; Horta Automatizada, com o professor Jonathas Pinheiro, uma atividade com a mão na massa para construírem juntos um jardim automatizado, com materiais como garrafa pet, papelão e outros, integrados com micro:bit; Let’s Code e Light & Eletricity, com Raphael Cavalcanti e David Modesto, da equipe do Makerspace ICBEU Manaus, em que os alunos aprenderam lógica de programação de uma forma divertida e conceitos básicos de iluminação com um toque artesanal; e Educação Maker, com os teachers Alexandre Mendonça e Lucas Martins, que puderam ensinar um pouco mais sobre a cultura maker e a metodologia STEAM.

Representantes da Embaixada Americana

Parte da equipe da Expedição Maker recebeu ainda a visita de Julie McKay e Karla Carneiro, representantes da Missão Diplomática da Embaixada Americana, para acompanhamento do projeto. Foi uma enorme satisfação recebê-las!