Sobre a escola

A Escola Municipal José Sobreira do Nascimento é mantida pelo município de Manaus, Junto à Secretaria Municipal de Educação, na zona ribeirinha, tendo como patrono o empresário da Construção Civil o Sr. José Sobreira do Nascimento, cujo nome da escola se deu em homenagem a sua memória, pois ele teve a iniciativa de doar boa parte de suas terras para que existisse tanto a Comunidade como a escola.

Oficialmente, a Unidade Educacional iniciou as atividades de fato, no ano de 1981 com o nome de Tarumãzinho, através da representatividade do Sr. Nelson Gonçalves de Oliveira e sua Esposa, a Sra. Francisca Gonçalves de Oliveira, naquele momento fora detectado a necessidade e indispensabilidade de escolarizar as crianças, os jovens e os adolescentes que não possuíam qualquer opção de desenvolvimento educacional.

O período de fundação da Comunidade ocorreu em 02/05/1975, com nome de Comunidade Nossa Senhora de Fátima, considerando a padroeira do povo que residia no local. Situada à margem esquerda do Rio Tarumã Mirim, habitada por poucos moradores, como acontece habitualmente em qualquer lugar desbravado outrora em seu processo de iniciação. Até o presente chega a ultrapassar 1100 famílias aproximadamente.

Seus primeiros diretores foram a professor Teresinha de Jesus da Silva Bezerra, hoje, aposentada, assumindo a sequência, como interventor o professor Carlos Alberto Cruz dos Santos. Dos sete gestores que escola possuiu, os três últimos foram: Vanderlan Sales dos Santos; Leila Maria Michiles de Almeida: Clécio dos Santos Bindá. Hoje a gestão é dirigida pela professora Maria Ozenilda de Lima.

No ano de 2010 já dispunha de um quadro com 13 professores, um pedagogo, um diretor e 8 serviços gerais. Sua funcionalidade, atualmente, conta com Educação Infantil, Ensino Fundamental I e I e no período noturno, a escola em. parceria com a SEDUC (Secretaria Estadual de Educação) acolhe o ENSINO MÉDIO n Modalidade de Mediação por Tecnologia.

Em 2021, a escola conta com um Ensino Regular e dispõe de um corpo docente completo em seu quadro funcional, com situações bem consolidadas e uma crescente evolução nos índices avaliativos e metas educacionais.


Sobre as atividades

Educação Maker

Nessa formação os professores da escola terão acesso a uma breve história do Movimento Maker, que será apresentada para uma melhor contextualização das atividades que serão realizadas com os alunos. A história vai desde o momento que essa cultura chegou na educação, até os impactos que esta trouxe. Ao final da formação espera-se que os professores não só entendam um pouco mais sobre os princípios da Cultura Maker na Educação, como também estejam aptos a preparar atividades Maker dentro do seu contexto escolar.

Making 3D Hologram

Hoje está cada vez mais em comum a utilização do virtual no mundo real, seja por realidade aumentada, seja através da holografia. Por conta disso, iremos montar nessa oficina um holograma real e de baixo custo para entendermos melhor como funciona esta tecnologia.

Hidráulica Criativa

Na oficina “Hidráulica Criativa” os participantes entenderão princípios básicos de física, a exemplo de pressão, vácuo e movimento e, a partir disso, irão desenvolver ferramentas hidráulicas simples utilizando palitos de picolé, seringas, mangueiras, água e o que mais tiverem à disposição. Eles observarão modelos e farão uma análise de seus funcionamentos até finalmente liberarem a criatividade, o pensamento crítico e a comunicação para reproduzir gruas, elevadores e pontes retráteis - compreendendo, na prática, os conceitos que operam esses equipamentos.

Physics at Home

Nesta oficina os alunos irão aprender física de um jeito divertido com experimentos que podem ser replicados em casa aprendendo sobre conceitos de pressão e cargas eletromagnéticas. Além de tudo, os alunos entenderão como esses conceitos físicos são empregados em seu dia-a-dia.

Coding Game

Na oficina "Coding Game", os alunos aprenderão conceitos de raciocínio lógico e programação de forma criativa, divertida e desplugada onde decidirão quem é o maior programador de todos os tempos.

DYI With Arduíno

A proposta desta oficina é “liberar” a criatividade presente em cada aluno, através da realização de pequenos projetos utilizando o Arduíno e alguns componentes eletrônicos, no qual o próprio aluno terá a oportunidade de realizá-los, e assim, poderá ver o funcionamento do seu projeto construído.



Destaques - Expedição Fátima

A equipe da Expedição Maker, projeto apoiado pela Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil e pela SEMED, realizou no dia 15 de Março uma nova etapa dessa iniciativa que leva o movimento da cultura maker para escolas públicas da zona rural e ribeirinha de Manaus. A equipe realizou uma expedição , na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, Manaus, Zona Ribeirinha. A instituição que recebeu nossa equipe da expedição foi a Escola Municipal José Sobreira do Nascimento . A escola, alunos e profissionais da educação receberam oficinas, atividades e treinamentos em áreas que utilizam a inovação, sustentabilidade e tecnologia, criando assim suas próprias soluções para problemas do cotidiano e expandindo a mentalidade da cultura maker.

Algumas oficinas que ocorreram na Escola foram : Making 3D Hologram, comandado pelo professor Jonathas Pinheiro, aonde os alunos montaram um holograma real e de baixo custo; Hidráulica Criativa, ensinou alunos a entenderem conceitos básicos de física e a partir disso criar ferramentas hidráulicas simples; Physics At Home, ministrado pelo professor Paulo Diniz, os estudantes aprenderam física de um jeito divertido utilizando experimentos que poderiam ser replicados em casa; Coding Game, entregue pelo educador maker Gabriel Santos, onde os alunos entenderam conceitos básicos de raciocínio lógico e programação de um jeito simples e divertido; DIY with Arduíno ministrado. pelo professor Igor Rafael, ajudou os alunos a liberarem suas criatividades através da realização de pequenos projetos utilizando arduíno e componentes eletrônicos.

Não só os alunos foram agraciados com as oficinas, mas também os professores, que receberam o teacher Lucas Martins para uma formação Maker, tendo acesso a uma breve história desse movimento e os impactos gerados por ele. Além disso, puderam compreender os princípios da Cultura Maker na educação. No final, todos estavam aptos para preparar atividades mão na massa dentro do seu contexto escolar.