Sobre a escola

A Escola Municipal São Francisco das Chagas fica situada na comunidade Costa do Arara a 47 Km de Manaus. Em meados de 1975 na gestão do prefeito José Fernandes, a escola foi criada e funcionava na casa do Sr. João Viana da Silva, um cearense de 74 anos que chegou em Manaus em 1953; e a primeira professora foi a Sra. Maria Sófia que ainda visita a comunidade.

Anos depois, em consequência da demanda de alunos, tornou-se necessário a construção de um prédio próprio para a escola, reuniram-se pais e comunitários para eleger representantes que iriam até a senhora Dalila. Foram eleitos os senhores (a) João Viana, o Sr. Fabio Laborda Ferreira (ex-presidente da comunidade) e a agente de saúde Sra. Clara Araújo da Silva, que levaram a proposta da construção desta escola à senhora Dalila (Funcionária da SEMED).


A atual escola foi construída entre os anos de 1990, 1991 e inaugurada no ano de 1992 na gestão do prefeito de Manaus Sr. Arthur Virgílio Neto. Nos primeiros anos de existência a escola teve vários professores voluntários, entre eles: Marileuda, dona Helena e Silvana Medeiros que até o ano 2013 era funcionária desta escola.


A mais ou menos há 20 anos a área em que a escola está situada, tornou-se um parque Ecológico (reserva ambiental) hoje denominado Parque Ecológico do Rio Negro que no ano de 2014 tornou-se área de preservação.

Atualmente a Escola municipal São Francisco das Chagas possui 03 salas de aula adequadas em dois turnos matutino e vespertino, um mini refeitório, uma secretária, um telecentro, 02 banheiros masculinos e 02 banheiros femininos, dois depósitos de materiais e combustível, 01 antena parabólica que atende aos alunos do ensino médio tecnológico (SEDUC) e uma horta escolar conservada pelos alunos, professores e funcionários. O quadro de lotação é formado por: funcionários efetivos, RDA e terceirizados.

Sobre as atividades

Educação Maker

Nessa formação os professores da escola terão acesso a uma breve história do Movimento Maker, que será apresentada para uma melhor contextualização das atividades que serão realizadas com os alunos. A história vai desde o momento que essa cultura chegou na educação, até os impactos que esta trouxe. Ao final da formação espera-se que os professores não só entendam um pouco mais sobre os princípios da Cultura Maker na Educação, como também estejam aptos a preparar atividades Maker dentro do seu contexto escolar.

Electro Car

Essa oficina buscará demonstrar métodos práticos para melhorar o uso da água e do solo na produção de hortaliças, sendo dividida em quatro etapas: A primeira prática será a produção de mudas de hortaliças sobre sistema de auto irrigação. Já a segunda prática será baseada no preparo do solo, posteriormente com semeadura. Na terceira irá acontecer a produção de mudas para horta. E, finalmente, o preparo da compostagem orgânica, com base em folhas.


DIY with Arduino

A proposta desta oficina é "liberar" a criatividade presente em cada aluno, através da realização de pequenos projetos utilizando o Arduino e alguns componentes eletrônicos, no qual o próprio aluno terá a oportunidade de realizá-los, e assim poderá ver o funcionamento do seu projeto concluído.


Bionic Hand

Se você sempre quis ter uma mão igual aos robôs de desenhos animados, esta é a sua chance!?Aprenda com a gente como fazer a mão biônica de papelão.

Cardboard Maze

Nesta oficina as crianças irão confeccionar um labirinto de papelão utilizando materiais recicláveis, como caixas de sapato e canudos. Trabalhando a criatividade, resolução de problemas e coordenação motora fina.

Electric Bug Zapper

As crianças vão construir um inseto luminoso com as características de sua cultura, propondo uma troca de informações e despertando a curiosidade e noções de Ciências, Física,Mecânica e Engenharia.

Destaques - Expedição Arara

A equipe da Expedição Maker, projeto apoiado pela Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil e pela SEMED, realizou a sua 10º edição no dia 31 de Maio na Comunidade Arara, localizada na Zona Rural de Manaus. A Instituição de Ensino que nos recebeu dessa vez foi a Escola Municipal São Francisco das Chagas. As escolas, alunos e profissionais da educação receberam oficinas, atividades e treinamentos em áreas que utilizam a inovação, sustentabilidade e tecnologia, criando assim suas próprias soluções para problemas do cotidiano e expandindo a mentalidade da cultura maker.

A expedição ofereceu diversas oficinas, com destaques para algumas como : Cardboard Maze, uma oficina aonde as crianças confeccionaram um labirinto de papelão utilizando materiais recicláveis, como caixas de sapato e canudos ; Eletric Bug Zapper, as crianças construíram um inseto luminoso com as características de sua cultura, propondo uma troca de informações e despertando a curiosidade e noções de Ciências, Física, Mecânica e Engenharia; Bionic Hand, onde os alunos criaram uma mão robótica com papelão e barbante, entre outras.