Você sabe o que é Cultura Maker?

A palavra Maker vem da língua inglesa e significa fazedor, criador, construtor, autor. O movimento Maker é um termo usado para descrever a cultura do “Do it yourself” ( Faça você mesmo) que tem como conceito principal, que qualquer pessoa com ferramentas certas e o devido conhecimento, pode criar e inventar soluções para os seus problemas desenvolvendo com autonomia os mais diversos projetos e objetos.

Um breve resumo

O movimento foi-se fortalecendo, em 2005 quando criaram a primeira Revista Maker Magazine, no ano seguinte a Feira Maker onde surge o Manifesto com a ideia que todo mundo é Maker; o mundo é o que fazemos dele; se você pode sonhar com algo, você pode realizar isso; se você não pode abri-lo, você não pode tem a posse dele; ajudam-se uns aos outros para fazer algo e compartilham uns com os outros o que criaram; não são apenas consumidores, são produtores, criativos; sempre perguntam o que mais podem fazer com o que sabem; não são vencedores, nem perdedores, mas um todo fazendo as coisas de uma forma melhor.


Em 2014 o movimento Maker recebeu atenção nos Estados Unidos, quando o ex-presidente Barack Obama estabeleceu um Dia Nacional do Making.

Manifesto

O livro “The Maker Movement Manifesto: Rules for Innovation in the New World of Crafters, Hackers, and Tinkerers” (O Manifesto do Movimento Maker: Regras para Inovação no Novo Mundo dos Artesãos, Hackers e Reformadores)," Foi publicado em 2013 por Mark Hatch. é considerado a Bíblia Maker.

9 Pilares do Manifesto Maker

Ele foi publicado em detalhes, e também numa versão resumida, no livro “The Maker Movement Manifesto: Rules for Innovation in the New World of Crafters, Hackers, and Tinkerers” (O Manifesto do Movimento Maker: Regras para Inovação no Novo Mundo dos Artesãos, Hackers e Reformadores), de Mark Hatch, fundador da empresa TechShop e um dos gurus mundiais do movimento, lançado em 2013 na Europa e nos Estados Unidos. Hatch é um dos que acreditam no potencial revolucionário do MM, “talvez maior até do que o da internet”. A ver com toda cautela.