BIBLIOTECA

notícias da biblioteca escolar

As Bibliotecas Escolares têm procurado acompanhar as mudanças da sociedade. Pouco a pouco, abandonaram a sua versão fóssil, dando lugar à versatilidade de tudo quanto mexe, interage e ajuda na procura, no encontro, na inovação e na aprendizagem do saber e do saber ser. Desta forma, uma Biblioteca Escolar atual é muito mais do que apenas mais um espaço da escola. Ela deve ser encarada como o centro de ensino e aprendizagem, um espaço físico e digital, onde a leitura, pesquisa, investigação, pensamento, imaginação e criatividade se desenvolvem.

Foi imbuída nesta perspetiva que, ao longo do presente ano letivo, a Equipa da Biblioteca Brotero dinamizou com afinco, dedicação e empenho um conjunto de atividades e projetos que procuraram dar resposta aos objetivos do projeto educativo de escola, bem como articular com as diferentes áreas curriculares, contribuindo para a formação integral dos nossos alunos e alunas.

Das várias atividades e projetos realizados, destacamos algumas, nomeadamente, um projeto muito acarinhado pela nossa equipa, o projeto “Somos Exemplo, Somos Leitores”, dirigido a toda a comunidade educativa. Confessamos que não foi fácil implementar este projeto, sentimos muitas reticências em aceitar apresentar um livro num vídeo que seria divulgado online, mas através da partilha das primeiras sugestões de leitura, os receios diminuíram e registou-se um maior envolvimento da comunidade educativa.

Todas as sugestões de leitura publicadas estão compiladas num recurso digital, disponível no canal digital da BE, através do qual se pode sempre ir acompanhando as novidades.

Também o projeto Bibliotera – uma biblioteca na Biblioteca, uma instalação das artistas Filipa César, Marta Lança e Marinho de Pina, com projeto educativo de Jorge Cabrera, assumiu grande relevância na nossa escola. Através de uma articulação do Projeto Cultural da Escola, aceitámos o desafio de deslocar a biblioteca escolar para o campo das artes, dando a oportunidade às quatro turmas do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais de criar uma instalação interativa no espaço da biblioteca. 


A biblioteca Brotero assumiu ainda um importante papel no desenvolvimento de competências no âmbito da Literacia da Informação e Media, através da dinamização de atividades como o Projeto WEIWE(R)BE, as Sessões de Inteligência Artificial – “Um perigo e uma oportunidade que veio para ficar”, realizadas pelo professor João Leal, e a participação no Oeiras Internet Challenge - OIC, um concurso dirigido a alunos e alunas do Ensino Secundário, que tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências digitais e de literacia da informação.

Relativamente ao Projeto WEIWERBE, iniciado na nossa escola no ano letivo 2021-2022, salienta-se que apesar de alguns constrangimentos, a dedicação e persistência dos alunos e alunas envolvidas, bem como a orientação das professoras Daniela Oliveira, professora Bibliotecária e Sandra Rodrigues, professora de Biologia e Geologia, garantiram a atribuição do Selo WEIWE(R)BE 2022-2023 à nossa escola, um gratificante reconhecimento do trabalho realizado.

Sessões de Inteligência Artificial
“Um perigo e uma oportunidade que veio para ficar”

No âmbito da Literacia da Leitura, foram desenvolvidas atividades para promover o gosto pela Leitura, entre elas a participação na 16.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), na qual a aluna Marta Pinto do 12º 2A conseguiu, com grande mérito, ser apurada para a fase intermunicipal e representar os alunos do Ensino Secundário do Concelho de Coimbra na prova de palco da Fase Intermunicipal; e o projeto Leituras com arte que desafiou alunos/as de Artes Visuais a elaborarem um trabalho a partir da leitura de um livro, do qual resultou uma exposição com ilustrações das turmas do 11.º ano, realizadas no âmbito da disciplina de Desenho. Este projeto possibilitou a participação destes alunos na atividade Encontros + com arte que proporcionou um encontro com o escritor João Pinto Coelho.

Ao longo do ano, a Biblioteca Brotero, com a colaboração preciosa das assistentes operacionais que integram a sua equipa, organizou um conjunto de atividades realizadas em formato de exposição, nomeadamente Os Gigantes da Ciência – dinamizado em articulação com os grupos disciplinares de Biologia e Geologia e Física e Química;  Conta-me o Natal, do qual resultou a criação de um postal interativo com a leitura de contosNamorar Ontem e Hoje  - dinamizado em articulação com o Projeto Cultural de Escola; Quem a tem chama-lhe sua: Liberdade e as As línguas maternas da Brotero.

Conclusão:

Foi um ano desafiante, muito produtivo e enriquecedor, durante o qual, todos os dias procurámos tornar a Biblioteca Brotero num ambiente dinâmico, versátil, acolhedor, próximo, onde cada elemento da comunidade educativa tem lugar e a oportunidade de colaborar.

 

Daniela Oliveira

Professora Bibliotecária