No passado dia 28 de abril de 2023, a ESAB fez-se representar nas "Competições Nacionais de Ciência", na Universidade de Aveiro, por seis equipas, constituídas por dois alunos cada. Ao todo, estiveram representadas 211 escolas, com 9085 participantes, num total de 7049 equipas.
Em termos de resultados, na categoria XEQMAT 12, a equipa constituída pelos alunos Gustavo Mourinho e Carolina Duarte, do 12.º 1D e 12.º 1E, respetivamente, ficou em 1.º lugar a nível nacional entre as 252 equipas participantes naquela categoria. Estes alunos levaram o nome da escola ao lugar mais alto do pódio, recebendo por isso vários prémios, sendo o mais valioso uma bolsa de estudo da Universidade de Aveiro.
Além da vitória desta equipa, as restantes também obtiveram bons resultados: 40.º lugar Tiago Santos e João Barroso, do 12.º1G; 46.º lugar-Henrique Martins, 12.º1F e Mónica Antunes, 12.º1D; 51.º lugar - Maria Gomes e Patrícia Santos do 12.º 1G; 52.º lugar - André Brito do 12.º 1G e Adriana Ramalho do 12.º 1D; 251.º lugar - Diogo Rodrigues e Guilherme Rosmaninho do 12.º 1G.
A todos os alunos referidos, agradecemos a sua participação e, mais uma vez, o facto de terem prestigiado o nome “Brotero” a nível nacional. As maiores felicidades para todos, uma vez que estão a terminar o seu percurso nesta escola.
A Equipa dinamizadora do PMATE
Anabela Facas, Emília Paredes e Helena Gomes
JOGOS MATEMÁTICOS
A nossa escola esteve representada no passado dia 24 de Março em Aveiro, na 16.ª edição do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, pelos alunos Tiago Jiang (10º1A) no jogo Atari-Go, Diogo Santos (11.º1F) no jogo Produto e Tomás Quaresma (11.ºPSI1) no jogo Dominório. Os alunos foram acompanhados pelo professor Fausto Barros da Silva.
A seleção destes representantes teve como base os resultados obtidos no campeonato interno da nossa escola que contou com a participação de 28 alunos.
Em Aveiro, de manhã decorreu a fase preliminar, na qual os jogadores divididos em grupos de 12 faziam 4 jogos para se apurar o campeão de cada grupo, que teria acesso à final da parte da tarde, na qual também estariam presentes alguns segundos classificados, dependendo do número de grupos de cada jogo. Estiveram presentes cerca de 2000 alunos de todo o país, do 1.º ao 12.º anos, distribuídos por 6 jogos em 12 campeonatos.
De manhã, conseguimos um 1.º, um 4.º e um 6.º lugares e, por isso, um dos nossos “atletas” passou para a final.
Nesta final, o Tomás Quaresma esteve em muito bom nível e conseguiu o 3.º lugar (a nível nacional) em cerca de 100 participantes no Dominório (Ensino Secundário).
Ao longo do dia, os nossos alunos participaram ainda em outras atividades paralelas, científicas e lúdicas, promovidas pela Universidade de Aveiro.
A Equipa dinamizadora