Bibliotera

BIBLIOTERA

Bibliotera, uma Biblioteca na Biblioteca

projeto educativo CAPC de circulação pelas escolas

 

A Bibliotera é uma instalação das artistas Filipa César, Marta Lança e Marinho de Pina apresentada originalmente no Anozero'22 - Bienal de Coimbra, com projeto educativo de Jorge Cabrera. Propõe-se esta versão de circulação pelas escolas, uma parceria do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC) | Anozero - Bienal de Coimbra – Plano Nacional das Artes (PNA) - Escola e Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), com o propósito de incentivar o interesse pelo livro, criar um ambiente de convivência criativa nas bibliotecas escolares e acionar o poder social e transformador da educação pelas artes.

A Escola Secundária Avelar Brotero, através do Projeto Cultural da Escola e da Biblioteca Escolar, aceitou o desafio de realizar esta experiência piloto de convite a outros estabelecimentos escolares que desejem aderir a esta iniciativa. Após o período da exposição, o acervo de livros arrecadados por doações poderá ser transferido para as bibliotecas de outras escolas, criando-se uma rede social colaborativa.

Campanha de doação de livros: 1 a 31 de março de 2023

Exposição: 24 de abril a 2 de junho de 2023

As sessões começaram com a apresentação do projeto, uma breve clarificação de conceitos, e uma questão diagnóstico solicitando a primeira palavra que lhes ocorria ao pensarem numa biblioteca. Posteriormente, foram criados  grupos de trabalho para que, de forma livre, mas com tempo restrito, utilizassem todos os livros atribuídos, criando uma instalação que  integrasse o espaço da biblioteca. 

Com imensa criatividade todos os grupos mostraram bastante empenho, tendo sido capazes de criar obras interessantes, todas com um processo criativo singular. Em conclusão das sessões, cada grupo apresentou a sua instalação, revelando qual o conceito base que utilizou para a conceção do seu trabalho. 

Para efeitos de avaliação, pediu-se ainda para que os alunos refletissem e escrevessem a palavra que haviam dito inicialmente sobre a sua ideia de uma biblioteca, e se a atividade teria alterado a sua ideia de biblioteca.

O projeto mostrou-se muito enriquecedor, de modo que serão realizadas mais sessões, para que mais alunos possa usufruir desta experiência dinâmica e criativa dentro de uma biblioteca.


Eliana Torres

Aluna da Licenciatura em Ciências da Educação pela FPCEUC a realizar, na biblioteca escolar Brotero,  uma Unidade de Observação e Intervenção (UOI) na área das tecnologias da educação e formação e ensino à distância