25 de Abril

Os 50 anos do 25 de Abril na Biblioteca Brotero 

No âmbito das comemorações do cinquentenário do 25 de abril destacamos três atividades muito acarinhadas. 

Esta é a madrugada que eu esperava

Momento cultural - Quadros poéticos, protagonizados por alunos/as da nossa escola, dirigidos a toda a comunidade escolar. Tratou-se de uma atividade de interpretação poética e representação bastante apreciada e elogiada, que conduziu os espectadores numa viagem ao tempo da ditadura e da revolução. Para além das sessões proporcionadas a diversas turmas em horário escolar, foi também realizada no dia 30 de abril, às 21:00h, no auditório da escola, uma apresentação que contou com a presença de vários professores, alunos, encarregados de educação, amigos e familiares e que divulgada online, em direto pela TVBrotero

Exposição interativa - Quem a tem chama-lhe sua: Liberdade

A Biblioteca Brotero preparou uma exposição interativa baseada na obra “A vida social das coisas” escrita por Alberto Muñoz e Mundos por Dentro e ilustrado por Tiago Albuquerque e que é fruto de uma parceria entre o Museu do Aljube Resistência e Liberdade e a editora Santillana. 

Escrita criativa: Observar o mundo

Livros proibidos no Estado Novo

No dia 1 de fevereiro foi realizada uma atividade de leitura em voz alta de excertos de livros da exposição itinerante da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Livros Proibidos durante o Estado Novo -  um conjunto de 30 obras de autores portugueses censurados. Professores e alunos uniram-se na leitura, levando ecos da liberdade de sala em sala. (filme brevemente disponível)

Durante o mês de fevereiro esta exposição esteve na biblioteca Brotero, podendo ser visitada por toda a comunidade escolar. A biblioteca dinamizou sessões para 20 turmas, num total de 472 alunos/as, explorando-se alguns dos livros proibidos e outros recursos de apoio que nos conduziram numa viagem à época do antes e pós 25 de Abril.