Gerência de recursos humanos CSC DF

A Gerência de Recursos Humanos engloba duas áreas:

  • Gestão de Pessoas

  • Departamento Pessoal

A Gestão de Pessoas é a associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações. Cabe à Gestão de Pessoas as atividades de provisão de recursos humanos, recrutamento e seleção, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoramento dos recursos humanos.

Já o Departamento Pessoal é uma área encarregada do processamento das informações e principalmente de fazer o gerenciamento das questões burocráticas relacionadas aos colaboradores, garantindo a correta emissão e controle dos documentos. Ele gerencia a folha de pagamento, contratações, demissões, férias, benefícios, atestados, marcação de ponto e passivos trabalhistas.

As políticas de gestão dos Recursos Humanos são guias para ação. É preciso estabelecer práticas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano, tendo como finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção do planejamento estratégico e das metas da organização.

Por mais que as empresas precisem dedicar sua atenção aos recursos físicos, materiais e financeiros, dificilmente estes recursos incluirão toda uma gama de valores pessoais como motivação, dinamismo e satisfação no trabalho.

Entende-se que a base do sucesso da operação de uma empresa, concentra-se muito fortemente nos seus recursos humanos, no momento em que estes se tornam adequados e envolvidos no exercício de suas responsabilidades.

Gestão de Pessoas

Gestão de DP