Olá e bem-vindo(a) a mais uma edição do Jornal Narcisa, o antigo Jornal Sextou. O nome do Jornal é em homenagem à Narcisa Amália, que foi a primeira mulher jornalista profissional do Brasil.
Hoje você saberá um pouco mais sobre e muito mais!
Essa semana, não será publicado mais um capitulo da história "Blair Windsor e a flor mágica" que é o quadro do jornal de "novela por escrito". Semana que vem terá mais um capítulo!
Boa leitura!
Semana da cultura -------------------------------- 1 -------------------------------- Alice Bial
Como fazer um artigo de opinão ------------- 2 --------------------------------- Clara Capua
Sexualidade ------------------------------------------ 3 ---------------------------------- LGBTQIA+ ANÔNIMO
Minha mãe é uma peça -------------------------- 4 --------------------------------------- Lia Schmidt (convidada especial)
Lucy Boyton ------------------------------------------ 5 ------------------------------------------ Carolina Veiga
Compartilhe informações conosco ----------- 6 --------------------------------- Equipe do jornal Narcisa
Blair Windsor e a flor mágica ------------------- 7 ------------------------------ Alice Bial Wainer e Clara Capua Albanesi Lima
Recadinhos finais ----------------------------------- 8 ---------------------- Equipe do Jornal Narcisa
A seção dos podcasts está fechada temporariamente, pois os podcasts do Jornal Narcisa estavam no youtube, mas os vídeos não estão mais disponíveis. Até semana que vem corrigiremos esse erro e a seção dos podcasts estará de volta! Fique ligado!
Alice Bial
A semana da cultura era um evento onde todos nós íamos para a escola em um sábado. Nós mostrávamos aos nossos familiares os trabalhos e a escola ficava toda cheia. Infelizmente, por conta da pandemia, nós não pudemos ter esse evento tão divertido ano passado, nem esse ano.
Ao longo desse ano atípico, com aulas híbridas, alunos no presencial e outros no online, passamos por dificuldades e aprendizados. Nós fizemos vários trabalhos muito interessantes sobre diversos assuntos. No sábado passado, dia 23 de outubro, a escola publicou um site da semana da cultura do fundamental 2. Não é a mesma coisa do que o evento antes da pandemia, mas pelo menos os alunos podem compartilhar seus trabalhos com os familiares, além de ver o trabalho de outras pessoas.
O site ficou muito bonito, e cheio de trabalhos muito caprichados e interessantes. Todos os trabalhos de diferentes matérias e de todos os alunos estão reunidos, formando um único espaço onde se experiencia a construção de projetos, descobertas e debates.
Cada ano tem uma seção no site, o 6º,7º, 8º e 9º ano estão presentes com diversos trabalhos diferentes. Além disso, tem uma espaço para a biblioteca, um espaço para o projeto "viver + verde" e para a sustentabilidade. Também tem o coletivo antirracista Carolina Maria de Jesus, que é o comitê antirracista da Escola Parque.
Na página do 7º ano, os trabalhos de inglês e francês, as narrativas policiais e o padlet sobre o livro "Os nove pentes D'África" de Língua portuguesa, as atividades de tecnologia, o trabalho interdisciplinar "Criando Seres Imaginários", os projetos de ciências, o trabalho "Bárbarie x Civilização em memes" e "O mundo islâmico para além dos estereótipos" de história, o projeto interdisciplinar do Censo Sócio Ambiental da Escola Parque, e o site "Matematicando 2021" com os trabalhos de matemática são apenas alguns dos trabalhos que fizemos e que estão expostos no site da Semana da Cultura.
Trabalhamos muitos conteúdos diferentes, e é legal relembrar tudo o que já fizemos! Além disso, olhar as páginas do 6º, 8º e 9º ano também é bem interessante. Alguns alunos do 7º ano foram entrevistados sobre a Semana da Cultura.
1) Qual trabalho você mais gostou de fazer para a Semana da Cultura? Porquê?
O trabalho que eu mais gostei de fazer foi o projeto de lei, eu gostei dele porque foi um trabalho bem interessante onde nós poderíamos mostrar nossas ideias de como melhorar algumas coisas do país. - Artur Lima
O trabalho que mais gostei de fazer para a semana da cultura foi a reportagem de francês, pois foi muito divertido gravar e aprendi pronunciar melhor as palavras em francês. - Hannah Sukman
O trabalho que eu mais gostei de fazer parar a Semana da Cultura foi o jogo de matemática, porque achei um trabalho muito interessante e divertido. - Lia Schmidt
O trabalho que eu mais gostei de fazer para a semana cultural foi o do "Bárabarie x civilizado, porque esse meme foi muito engraçado de fazer e também faz a gente refletir bastante o nosso conceito de barbaridade. - Marina Cukier
2) O que você achou do site da Semana da Cultura?
Eu achei um site muito bom e fácil de mexer, ele é bem explicado e bem dividido. - Artur Lima
Eu achei o site da semana da cultura diversificado e bonito, tinha diversos trabalhos incríveis. - Hannah Sukman
Eu achei o site da semana da cultura muito interessante e divertido. - Lia Schmidt
Eu adorei, e achei bem fácil de mexer. - Marina Cukier
3) Cite um trabalho exposto no site que você achou criativo ou interessante. Porquê? (pode ser do 6º, 7º, 8º ou 9º ano)
Um trabalho que eu achei interessante foi o eu indico, porque você pode descobrir livros muito legais indicados por outros alunos que você não conhecia. - Artur Lima
Um trabalho que achei criativo e interessante foi o do meme de história, pois os memes ficaram super criativos e o layout utilizado para expor pararia uma exposição de museu, que achei interessante e incrível. - Hannah Sukman
Um trabalho que eu achei criativo e interessante foi o trabalho do meme de história porque o layout do site parece uma exposição e eu achei isso muito interessante. - Lia Schmidt
Eu achei muito criativo todos os trabalhos de francês, porque eles foram engraçados de fazer, mas também fazem a gente refletir bastante.
Artur Lima
Hannah Sukman
Lia Schmidt
Marina Cukier
Link do site da Semana da Cultura da Escola Parque:
https://sites.google.com/pro.escolaparque.g12.br/ef2gvea-semanadacultura2021/apresenta%C3%A7%C3%A3o
Clara Capua
Nossa professora de língua portuguesa, Gilda, nos passou essa semana uma tarefa de fazer um artigo de opinião. Entretanto percebi muitas pessoas tiveram duvidas sobre como escrever, então resolvi fazer isto.
Para resumir: um artigo de opinião é um texto opinativo, que se trata de um gênero cuja opinião de um autor, sobre um assunto de relevância, é defendida, através de recursos argumentativos: comparações, exemplificações, depoimentos, dados estatísticos, etc.
Bom a estrutura, o importante é não se contentar mais com um texto com “cara” de redação escolar. É preciso ousar. Ousar com responsabilidade, bom senso e respeito à estrutura básica de uma dissertação: A apresentação do tema abordado com um ponto de vista. Agora vamos por passos?
- Primeiro passo: apresente o assunto e seu posicionamento
- Segundo passo: defenda o seu posicionamento com argumentos. Pesquise sobre para se basear e formar um argumento mais valido e concreto.
- Terceiro passo: acabe o seu texto sintetizando seus argumentos e retomando o ponto de vista apresentado no inicio.
LGBTQIA+ Anonimo
Como prometido, hoje vou falar sobre sexualidades.
Começando vamos falar sobre as sexualidades da sigla lgbtqia+
L: Lésbicas são pessoas não homens que se sentem atraídas por outros não homens. Essa sexualidade engloba mulheres, não-bináries, demi-girls e todas as pessoas alinhadas ao feminino, que gostam de outras pessoas alinhados ao feminino.
G: Gays são não mulheres que se sentem atraídos por não mulheres, ou seja, homens, não-bináries, demi-boys, e outras pessoas alinhadas ao masculino que se sentem atraídos outras pessoas alinhadas ao masculino.
B: Bisexuais são pessoas que se sentem atraídas por 2 ou mais gêneros, tendo ou não uma preferência. Os bissexuais são os mais comumente chamados de confusos, por "não conseguir escolher", mas é tudo bobagem e homofobia, não seja assim. B também pode ser bigênero, mas isso não é sexualidade e já falei disso semana passada.
T: O t é para trans, que eu já falei semana passada, e não é uma sexualidade.
Q: Queer é quando uma pessoa não se encaixa na heteronormatividade, seja pela sua orientação sexual, identidade de gênero, ou qualquer coisa que tire a pessoa de heteronormatividade.
I: "A pessoa intersexo está entre o feminino e o masculino. As suas combinações biológicas e desenvolvimento corporal - cromossomos, genitais, hormônios, etc - não se enquadram na norma binária (masculino ou feminino)." De acordo com o site, Qual o significado da sigla LGBTQIA+?
A: O A pode ser várias coisas, mas às mais comuns é asexual, quando uma pessoa não sente atração sexual por ninguém, podendo ou não sentir atração romântica. Ou também pode ser aromático, que é quando uma pessoa não sente atração romântica por ninguém, podendo ou não sentir atração sexual, literalmente o oposto de asexual. Mas também pode ser agênero ( que eu esqueci de falar semana passada) , que é quando a pessoa não se encaixa nem no espectro binário ( homem, mulher,bigênero etc) nem no não binário ( não-binarie, demy-girl, demy- boy etc).
Agora vamos falar do +, mais sexualidades.
Pansexual: Uma pessoa pansexual, é uma pessoa que se sente atraida por pessoas, sem ligar para o gênero. Uma pessoa pansexual pode se sentir atraida por heterosexuais, homosexuais, bisexuais, queers entre outros, na maioria das vezes sem preferências.
Polisexual: Os polisexuais são pessoas que se sentem atraídas por dois ou mais gêneros, mas nunca todos. Não confunda com poliagamia ou poliamor.
Demi-sexual: Uma pessoa demi-sexual, é alguém que não sente atração sexual por uma pessoa até ter um laço com ela, uma relação anterior, se não tiver isso a pessoa não vai sentir atração sexual pela pessoa.
Minha mãe é uma peça é uma comédia brasileira escrita e protagonizada pelo ator Paulo Gustavo, contando um pouco de sua juventude com sua mãe. Paulo Gustavo sempre a admirou, principalmente seu jeito mandão e engraçado, e por isso fez essa homenagem a ela. Minha Mãe é Uma Peça conta a história de Dona Hermínia, uma mãe de dois filhos: Marcelina e Juliano, e suas aventuras por Niterói. Infelizmente em maio deste ano Paulo Gustavo faleceu de COVID-19 trazendo tristeza nos corações de muitos brasileiros que o admiravam como eu, mas Dona Hermínia sempre será a eterna mãe do Brasil.
Minha Mãe é Uma Peça 1 está disponível na Netflix e Minha Mãe é Uma Peça 1 e 2 estão disponíveis no Globo Play. Infelizmente não sei onde é possível assistir Minha mãe é uma peça 3, mas de qualquer jeito, recomendo você assistir o 1 e o 2.
Lia Schmidt
Carolina Veiga
Lucy Boyton é uma atriz estado-unidense, mas ela tem um acento londrino, porque ela se mudou bem nova. Ela nasceu em Nova Iorque e se mudou com 3 anos para Londres e se formou em atuação.
Ela já fez vários filmes super famosos, mas o que ela mais ganhou atenção foi o filme "bohemian rhapsody", que é a história da vida do cantor Freddie Mercury, vocalista da banda Queen, que morreu em 1991.
Foi nesse filme que ela conheceu seu namorado Rami Malek, e sua relação foi sempre privada, mas depois de ganhar um Oscar, ele a beijou e revelou sua relação, e possivelmente eles vão se casar!
Novidade! Agora temos um novo quadro interativo do jornal!
Aqui, você pode compartilhar informações conosco anonimamente, ou não. Você pode falar sobre notícias sobre o mundo, sobre o Brasil ou sobre a escola. Aproveite e compartilhe!
Alice Bial Wainer e
Clara Capua Albanesi Lima
XXVI - O diário de Blair, outra vez
Ainda sem resposta. Eu já não aguentava mais. Quando que meu tio ia me responder? Eu tinha muitas coisas para pensar. Tudo estava mudando e… se meu tio pelo menos me respondesse! Será que ele ficou bravo comigo? Não sei. Mas preciso de respostas.
Ontem, as aulas pareceram que demoraram um século para acabar. As provas estão chegando, eu não estou com dificuldade, mas preciso estudar, se não, o que minha família pensaria de mim?! Não posso ser a fracassada burra da minha família. Pelo menos minhas notas tem que estar boas. Não vou passar de ano por conta de uma conversa da minha mãe com uma "amiga" dela. De qualquer forma, sei que ela não faria isso por mim. Mas poderia fazer todo ano se for pelo Darwin.
Após a confusão sobre a flor mágica, os professores voltaram a se entender agora. A maioria dos alunos não liga mais para o assunto, e quem tentou procurar mais informações, não conseguiu achar. Acontece, que o livro que talvez tivesse todas as respostas que eu procurava não sei porque, estava debaixo da minha cama. Só não tinha coragem de lê-lo sem a resposta do meu tio.
Eu, Susie, William e Charles ficamos, até nos chamarem, no dormitório de William jogando cartas mágicas. Tudo estava indo bem até Brandon aparecer. O que ele estava fazendo ali? Não era da Ignis?
– Oi gente! Que surpresa vê-los aqui! - exclamou ele.
– Olá, estamos jogando cartas mágicas - William falou - mas, você não é da Ignis?
– Sim, mas vim visitar um amigo, mas ele já dormiu. Posso jogar com vocês?
Susie corou.
– Claro!
Para falar a verdade, preferia que ele não jogasse, mas não ia mandar o garoto embora. Pelo menos, nós jogamos mais do que conversamos. Brandon era do segundo ano, então devia conhecer meu irmão…
Um tempo depois estávamos voltando aos nossos devidos dormitórios, quando de repente Brandon me perguntou o seguinte:
– Oi Blair! Então, estou a um tempo querendo perguntar isso… Eeee, eu queria te perguntar se você gostaria de ir jantar comigo no sábado? - eu fiquei chocada. Ele estava me chamando para um encontro? Eu não sabia o que falar, só fiquei observando ele ficar mais e mais constrangido - Eu sei que é meio inusitado, mas se você não quiser eu não vou de forma alguma te forçar a nada… Mas se…
– Claro! - como essas palavras saíram da minha boca? – Eu adoraria.
– Ótimo! Amanhã depois do almoço te encontro no salão?
– Maravilhoso.
Eu não acredito! Eu teria um encontro com o menino do segundo ano. No que eu me meti? De qualquer forma, tentei ignorar isso ao máximo. Não podia contar a ninguém, especialmente Susie, que claramente gostava dele. Enfim, fui ao meu quarto estudar. Não aguentava mais o mundo real, não aguentava mais… é problema para tudo que é lado! Estou farta disto.
– Boa noite, Blair! - exclamou Susie
– Humm… boa noite, Susie! - respondi, mas não estava com o mínimo sono.
Quando percebi que Susie tinha dormido, saí do quarto e fui para a sala comum do meu dormitório, não tinha ninguém, ainda bem! Fiquei no sofá por bastante tempo, refletindo. Voltei ao meu quarto e peguei uma caixa que estava debaixo da minha cama. Retirei com cuidado, lá do fundo, a pedra que meu tio me deu. Será que ia funcionar?
Retornei para a sala e toquei duas vezes na pedra, que ficou brilhante.
– Oi, aqui é a Blair.
Ninguém me respondeu. Acho que meu tio não tinha escutado. Não funcionou. Fiquei lá por mais um tempinho e quando estava levantando para ir me deitar ouvi alguma coisa:
– Oi, Blair, você está me escutando?
Sem perceber, abri um sorriso. Era tão bom ouvir a voz do meu tio. O conhecia pouco, mas confiava nele.
– Sim! Eu não sei se você recebeu, mas te enviei uma carta a algum tempo.
– Me desculpe, ainda não tive tempo de respondê-la, mas sempre que quiser, podemos nos comunicar por aqui. Nunca falha!
– Sim… eu queria conversar com você… porque… preciso de respostas.
– Eu sei. Sabia que ia precisar te explicar tudo isso. Mas acho que vou conseguir te explicar melhor do que sua mãe, com todo respeito.
– Com certeza! – Caímos na gargalhada.
– Não gosto de mentiras, Blair, acho que você sabe disso. Então, você acha que está pronta para o que eu vou te contar? Seja sincera.
Percebi pela sua voz que ele estava tenso. Alguma coisa muito séria estava na ponta do meu nariz, mas não conseguia entender o que era. Meu pai tinha o mesmo livro que eu roubei do meu tio, isso teria alguma ligação? Quem era Felicity? E a flor mágica, porque todos querem essa flor que dá uma vida eterna? Uma chuva de perguntas vieram pela minha cabeça. Não sabia se era certo responder que sim, portanto, falei do mesmo jeito.
– Sim, estou pronta para o que for.
– Tá bom, daqui a 15 dias, me encontre no telhado da área leste do castelo da escola. Tenho que ir…
– O que? Você não vai me falar agora? Como eu chego no telhado? Para quê? Tio??
Ele tinha desligado a conexão mágica. Já estava ansiosa para daqui a 15 dias, mas enquanto isso, tinha outras coisas para pensar. Um exemplo, era o inusitado encontro que não sei porque, aceitei.
Link do site da Blair:
Muito obrigada por lerem!
Lembrando que temos uma nova publicação toda sexta-feira!
Se vocês tiverem alguma ideia de matéria, quiserem ser um convidado especial ou redator, basta mandar um textinho para o e-mail:
Beijão!!!