Olá e bem-vindo(a) a mais uma edição do Jornal Narcisa, o antigo Jornal Sextou. O nome do Jornal é em homenagem à Narcisa Amália, que foi a primeira mulher jornalista profissional do Brasil.
Hoje você saberá um pouco sobre o Dia da Biodiversidade, a representação feminina no cinema e muito mais.
Essa semana serão publicado dois capítulos da história "Blair Windsor e a flor mágica", que é uma "novela por escrito". Essa semana temos capítulo em dobro!
A Equipe do Jornal criou mais um quadro, que são podcasts! Serão publicados alguns podcasts por semana, e você mesmo pode fazer um e nos enviar para ele ser publicado!
Boa leitura!
Dia da Biodiversidade ----------------------------------------- 1 -------------------------------- Alice Bial
Como fazer bolo fácil ------------------------------------------ 2 -------------------------------- Marina Cukier
Representação feminina no cinema ---------------------- 3 ------------------------------- Luiza Oiticica
Olivia Rodrigo ---------------------------------------------------- 4 -------------------------------- Maria Victoria De Mathis
Blackpink ---------------------------------------------------------- 5 ------------------------------ Carolina Veiga
Dia contra Lgbtqia+ fobia ----------------------------------- 6 ---------------------------- Lgbtqia+ anônimo
Blair Windsor e a flor mágica ----------------------------- 7 ----------------------- Alice Bial Wainer e Clara Capua Albanesi Lima
Recadinhos finais --------------------------------------------- 8 ------------------------------ Equipe do Jornal Narcisa
O Jornal Narcisa está precisando de novos integrantes, então se você está interessado em participar, faça uma matéria simples para podermos te avaliar e incluir você! Fale com a gente! Mande mensagens para o nosso
e-mail!
Alice Bial
Biodiversidade é o conjunto de seres vivos (plantas, animais e microrganismos), e amanhã, dia 22/05, é comemorado o Dia da Biodiversidade. O Brasil é considerado um país da "megadiversidade", que são países onde tem uma grande diversidade de espécies. Cerca de 20% das espécies conhecidas no mundo estão no Brasil, o que é muita coisa! A poluição e o desmatamento são uma grande ameaça à biodiversidade, aproximadamente 17 milhões de hectares e floresta tropical são desmatados a cada ano. Se continuar assim, cerca de 5% a 10% das espécies vão entrar em extinção nos próximos 30 anos. Isso tem que mudar! Tudo está interligado, os animais precisam das plantas para sobreviver, e as plantas precisam do animais para sobreviver.
O Dia da Biodiversidade é importante para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação das espécies. Esse dia foi criado em 1992, pela ONU (Organização das Nações Unidas). Um dos grandes eventos sobre o meio ambiente foi a ECO-92, que aconteceu no Rio de Janeiro, que foi a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Na conferência criaram duas convenções, uma sobre biodiversidade e outra sobre mudanças climáticas. Foram criadas metas para a melhoria das condições ambientais do planeta. Algumas metas foram realizadas, mas, outras não foram colocadas em prática.
Existem Unidades de Conservação que são áreas naturais protegidas, que tem o objetivo de conservar as espécies que vivem nestas áreas e também as povos tradicionais, que também moram neste local. Os ecossistemas são a base para a sobrevivência e evolução das espécies, tanto vegetais quanto animais. A existência do meio ambiente é fundamental para a nossa vida!
Nós precisamos conservar as espécies do nosso planeta! Precisamos parar de desmatar as florestas!
Marina Cukier
INGREDIENTES
1 xícara de manteiga
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha
4 ovos
1 pitada de sal
1 colher de sopa de fermento
1 xícara de leite
1 colher de chá de baunilha
MODO DE FAZER
1-Bater a manteiga e o açúcar até ficar clarinho e fofo
2-Adicionar os ovos um a um
3-Peneirar os secos
4- Adicionar os secos na massa alternando com o leite misturado com a baunilha.
5- Botar em uma forma untada e assar 180 graus até você furar ele com um palito e o palito sair limpo
Luiza Oiticica
Hoje em dia podemos ver inúmeras mulheres dirigindo filmes, mas nem sempre foi assim.
A primeira mulher a dirigir um filme foi Cleo de Verberena, em 1904, sendo que o primeiro filme da história do cinema foi em 1895. Depois de Cleo podemos ver poucas mulheres dirigindo filmes, comparando com a quantidade de homens.
Na história do Oscar, apenas 2 mulher venceram o prêmio de direção, Kathryn Bigelow, com o seu filme "Guerra ao Terror" e Chloé Zhao com o filme "Nomadland", que ganhou no Oscar 2021. No total, apenas 7 mulheres foram indicadas para o prêmio de melhor direção.
Maria Victoria De Mathis
Hoje eu vou falar sobre a cantora, compositora e atriz Olivia Rodrigo. Se você não sabe quem é, ela faz parte de High School Musical: The Musical: The Series, interpretando Nini. Essa série está disponível na Disney Plus. Outro papel que fez ela ficar muito conhecida foi Paige, em Bizaardvark.
Mas ela bombou mesmo no começo deste ano, após lançar uma música que ficou durante um bom tempo no top 10 do Spotify no mundo e chegou até no top 1, Drivers License.Essa música fez tanto sucesso, que sua ídola Taylor Swift a notou.
Depois dessa música, ela lançou Deja Vu e Good 4 u, semana passada. Inclusive, hoje (21/05) está sendo lançado todo o álbum dela, chamado Sour! Esse álbum terá onze músicas, incluindo as três que eu falei acima.
Carolina veiga
Blackpink é uma banda kpop com 5 integrantes Lisa, Jennie, Jisso e Rosie elas debutaram em 2016 com suas primeiras musicas playing with fire, whistle, stay, boombayah etc... Mas elas só começaram a fazer muito sucesso em 2018 graças a sua música dududu por bater mas de um milhão de visitas em 24 horas e em 2019 kill this love foram o primeiro grupo de kpop a fazer um show na coachella, nos Estados Unidos mas suas carreiras nunca foram tão fácil. A Jennie sofreu bastante bullying por namorar outro ídolo de k-pop e os kfans que significa fãs coreanos e os internacionais não gostaram nada por ela namorar eles sofreram bastante hate e tiveram que terminar. Mas, agora ela está namorando outro ídolo. O mais engraçado foi que eles fizeram uma música juntos antes do Blackpink e foi sobre namoro. Agora carreira de Blackpink nunca teve melhor com o solo da Rose e com seu álbum the álbum que foi bastante vendido internacionalmente com vários artistas famosos com Cardi b, Lady Gaga, Selena Gomez, agora esperamos duas coisas primeiro o solo da Lisa que vem em julho, e um solo da Jisoo. Esperamos toda fama do mundo para essas maravilhosas, poderosas e lindas mulheres Rose, Lisa, Jisso e Jennie.
Lgbtqia+ anônimo
Dia 17 de maio é um dia muito importante para todos na comunidade Lgbtqia+, sabe porque? Porque é o dia contra a homofobia, transfobia, bifobia, lesbofobia e contra todas as outras "fobia" na comunidade. O primeiro dia contra a lgbtqia+ fobia foi 17 de maio de 1990 ou seja a 30 anos ou seja a muito tempo o mundo está melhorando, e assim um dia, não existirá mais preconceito. Esse dia existir só mostra que o mundo está ficando melhor, está mudando e mostra os direitos conquistados por nós, então um grande viva para o dia 17 de maio.
BLAIR WINDSOR
&
A FLOR MÁGICA
V - O rapto do livro mágico
Blair estava cada vez mais curiosa para saber se a Felicity do livro que Robert tem, é a mesma Felicity que seus pais haviam falado sobre. Todo dia pensava na possibilidade de ser a mesma Felicity ou não. Mas, a menina não tinha coragem alguma de perguntar sobre Felicity para seus pais. Como Blair não ia para a Escola de Magia e Bruxaria de Bristol, tinha muito tempo livre para se ocupar pensando em nada.
Em mais um dia feio e cinzento da Inglaterra, Blair ficou cansada em só pensar em Felicity, ela tinha que ir além! Tinha que fazer algo! Foi neste dia em que Blair decidiu tomar uma atitude e procurar saber mais sobre essa "tão famosa" Felicity.
No dia seguinte, Blair foi para a casa de Robert e quando chegou ficou angustiada e se sentiu covarde, porém mesmo assim tomou coragem e bateu na porta. Robert abriu. Perguntou o que ela queria de uma forma grosseira, claro que isso não abalou Blair, ela continuou em frente e perguntou corajosamente:
– Bom dia Robert, queria… é... perguntar algo para você!
– Entre - respondeu Robert secamente.
Blair ao entrar percebeu que seu apartamento estava mais bagunçado do que da última vez em que entrara. Percebeu que o sofá estava cheio de manchas e o tapete também, todos os livros que estavam na prateleira estavam largados no chão ou na mesa. Robert convidou Blair para sentar e tomar chá, obviamente ela não exitou em aceitar o convite. Quando ela sentou, os dois ficaram em um silêncio constrangedor, fora do comum. Blair aproveitou o silêncio e começou a falar tudo o que queria, ele ficou com uma feição normal quanto a maioria das perguntas, mas quando ela perguntou "Quem é Felicity, você a conhece?" Robert ficou espantado e gritou:
– Como ousa falar dela assim?!? Você realmente é filha de seu pai, saia de minha casa agora!!!
Não deu nem tempo de Blair se explicar e Robert a expulsou e fechou a porta na cara dela. Ela ficou muito magoada e confusa. Ela pensava coisas do tipo: "será que ele não gosta mais de mim?" e "o que meu pai tem haver com isso?". A cabeça de Blair estava a mil.
No dia seguinte, ela estava em sua cama pensando em como poderia pedir desculpas para Robert, até que alguém bateu em sua porta, era sua mãe. Pelo o incrível que pareça, Juliette não obrigou Blair a vestir nada elegante para o dia e nem começou uma briga inesperada, ela deu um bom dia! Mesmo que o bom dia fosse desanimado e frio já é um bom começo. Mas nem tudo é flores, Juliette falou que Blair estava desocupada e deveria fazer algo de interessante, e em seguida saiu do quarto antes de Blair poder falar. Ela continuou na cama largada, mas agora mais pensativa ainda. Novamente ouviu alguém bater na porta e falou:
– Calma mãe! Estou me arrumando!
No entanto, percebeu que o barulho vinha da janela. Ela pulou da cama e viu seu vizinho, Robert. Ele que havia batido na porta. Robert jogou uma pedra com um recado em direção a janela, que, felizmente, estava aberta. Blair pegou o bilhete da pedra e leu.
"Querida Blair, queria pedir minhas sinceras desculpas. Fui muito precipitado em te expulsar. Em resposta à sua pergunta, sim, eu conheço Felicity. Ela era uma mulher encantadora, onde ela passava todos a observavam. Felicity era famosa, muito inteligente e habilidosa. Até escreveu um livro! Eu a amava gostava dela… Infelizmente ela faleceu. Desculpe novamente. Assinado por Robert W. Evans"
É claro que Blair aceitou as desculpas, porém agora sabia que era a mesma Felicity que seus pais haviam falado sobre. Estava ansiosa para saber mais, então planejou roubar o livro que tinha na casa de Robert. Blair nunca roubou nada, talvez alguns lápis de sua mão, mas disso não passava. Ela sabia que não seria tão fácil assim, então foi para o escritório de seu pai e pegou na gaveta da escrivaninha a varinha que ele ganhou na Escola de Magia e Bruxaria de Bristol. Também pegou uma bolsa mágica de fundo infinito de sua mãe.
Blair respirou fundo e saiu de casa. Quando chegou, bateu na porta, e ele abriu. Blair não quis conversar, empurrou ele e entrou pegou a varinha de seu pai e lançou o único feitiço que sabia "paralyticus", que deixava a pessoa paralisada e sem memória recente. Estava procurando o livro de Felicity loucamente, jogava todos os outros livros no chão. Procurou tanto que achou, lá estava ele, o livro era tão brilhante e bonito. Blair colocou na bolsa e desfez o feitiço feito em Robert. Ele logo voltou ao normal, no entanto ele começou a dormir do nada, mas Blair sabia que esse era só um efeito do feitiço.
Voltou para casa aflita, sentia uma sensação estranha, nunca tinha sentido isso antes. Chegou em seu quarto e olhou cuidadosamente para o nome do livro, que era "Felicity, o começo de uma era". Em seguida, começou a ler o livro muito rápido. Agora sabia muito mais sobre Felicity, coisas que nunca saberia se não tivesse roubado o livro. Leu principalmente sobre uma flor, mas ela não se interessou muito e pulou as páginas.
VI - A carta da Escola de Bristol
Depois de sua aventura para a casa de seu vizinho dar certo, Blair do mesmo jeito, não estava com vontade de voltar para a casa de seu vizinho, Robert.
Ela não tinha muito o que fazer, nem com quem falar. Os dias dela estavam vazios e entediantes. Em uma manhã comum, Blair tomou café da manhã com seus pais na sala de jantar, era uma sala grande, e muito bonita, que sempre recebia convidados. Quando a menina terminou de comer, ela foi pegar as correspondências.
Tinham várias cartas destinadas a seu pai, que eram provavelmente relacionadas a seu trabalho, e uma ou duas cartas destinadas a sua mãe, que provavelmente seriam convites para festas mágicas. E então, Blair viu, uma carta diferente, da Escola de Magia de Bristol! Blair ficou muito animada, correu e gritou com a carta na mão até a sala de estar onde os seus pais estavam. Normalmente, Juliette brigaria com a filha pelo seu comportamento, mas quando percebeu que se tratava sobre Darwin, seu querido filho, ela não ligou para os modos de Blair. Richard também ficou animado, pegou a carta na mão e a abriu com cuidado.
Uma carta vinda da Escola de Magia no meio do ano letivo não é normal, e só poderia indicar três coisas: Darwin fez uma coisa muito heroica, Darwin se machucou seriamente e Darwin corria risco de repetir de ano.
- Prezados familiares do aluno Darwin Windsor, comunicamos que Darwin não está com comportamento adequado nas aulas e suas notas caíram muito. Devemos avisar que, se seu filho continuar assim, pode repetir de ano em seu primeiro ano letivo na escola. Ele não será expulso se repetir, mas não é uma coisa para se ter orgulho. Atenciosamente, John Tenebris, diretor da casa Tenebris. Escola de Magia e Bruxaria de Bristol.
Quando Richard terminou de ler, Juliette já estava a ponto de chorar, Richard engoliu em seco e não falou nada. Blair estava muito surpresa, pois seu irmão nunca fora um aluno ruim. "Ele deve estar com dificuldades em usar sua varinha", ela pensou, mas não falou nada. Juliette se retirou da sala de jantar sem falar uma palavra. Então, Richard sentou mais perto de Blair e falou:
- Ele não vai repetir, Blair, ele vai conseguir passar.
Blair abraçou o pai.
- Quando eu for para a Escola de Magia, eu vou ter notas boas! - Blair disse.
Richard deu uma risadinha. Se Blair tivesse falado isso para sua mãe, ela já estaria de castigo, pois estava insinuando que Darwin era burro.
- Quem é John Tenebris, pai? - perguntou a menina.
- É o diretor da Tenebris, tataraneto da fundadora da mais brilhante casa da Escola de Bristol, a Caroline Winterbottom Tenebris. Bom, agora eu preciso ir trabalhar, volto na hora do jantar.
Blair saiu da sala e foi para seu quarto. Ela gostou de saber um pouco mais sobre a Tenebris, e pegou um papel e anotou o nome: "Caroline Winterbottom Tenebris".
Mais tarde, Blair decidiu ir para o primeiro andar, saiu de seu quarto e foi em direção à escada. Então, ouviu sua mãe falar de dentro de seu quarto:
- Por favor, Loanne, por favor, minha querida…
Blair, muito curiosa, encostou na porta do quarto de sua mãe para poder ouvir melhor. Ela provavelmente estava falando por conexão de varinhas, um feitiço usado para a comunicação de dois bruxos, que conectam suas varinhas por algum tempo.
- Darwin é um bom menino, é seu primeiro ano… Tenho certeza que ele vai se esforçar mais… E sabe aquela festa mágica incrível que vai ter mês que vem, minha amiga querida?... não?... Bom, eu posso te dar um convite! Eu tenho um sobrando... Mas em troca, você deverá aumentar as notas do meu filho e dizer que houve um mal entendido.
Blair só conseguia ouvir trechos da conversa, mas estava atônita. Loanne deveria ser uma amiga de sua mãe, professora da Escola de Bristol…
- Então fica combinado, querida, tchau.
Blair ouviu a mãe se levantar de sua cama, e a menina correu para seu quarto. Aflita, a menina percebeu que o livro que estava lendo sobre Felicity estava sob sua cama, claro que sua mãe iria ficar louca se visse o livro, então Blair pegou ele e jogou debaixo da cama. Por um acaso Juliette não entrou no quarto de Blair, mas a garota sabia que um dia a mãe iria achar o livro.
Semana que vem tem mais um capítulo!
Muito obrigada por lerem!
Lembrando que temos uma nova publicação toda sexta-feira!
Se vocês tiverem alguma ideia de matéria, quiserem ser um convidado especial ou redator, basta mandar um textinho para o e-mail:
Beijão!!!