Olá e bem-vindo(a) a mais uma edição do Jornal Narcisa, o antigo Jornal Sextou. O nome do Jornal é em homenagem à Narcisa Amália, que foi a primeira mulher jornalista profissional do Brasil.
Hoje você saberá um pouco sobre o novo Bioparque do Rio, vacinação no Rio, a casa de Hogwarts Lufa-lufa e muito mais!
Essa semana, será publicado mais um capitulo da história "Blair Windsor e a flor mágica" que é o quadro do jornal de "novela por escrito". Semana que vem terá mais um capítulo!
Boa leitura!
Vacinação no Rio ----------------------------------------- 1 -------------------------------- Alice Bial
Visita ao Bioparque do Rio --------------------------- 2 -------------------------------- Alice Bial
O talibã no poder do Afeganistão ----------------- 3 ------------------------------- Clara Capua
Casas de Hogwarts: lufa-lufa----------------------- 4 -------------------------------- Marina Cukier
The Beatles ----------------------------------------------- 5 -------------------------------- Carolina Veiga
Compartilhe informações conosco -------------- 6 --------------------------------- Equipe do jornal Narcisa
Blair Windsor e a flor mágica ---------------------- 7 ------------------------------ Alice Bial Wainer e Clara Capua Albanesi Lima
Recadinhos finais -------------------------------------- 8 ---------------------- Equipe do Jornal Narcisa
O jornal Narcisa agora está com somente quatro integrantes, por isso precisamos muito de novos integrantes! Se você quiser participar, olhe as nossas instruções na página "Como participar?", nós adoraríamos ter sua participação!
Lembre-se que você também pode fazer um podcast para ser publicado, além de uma matéria como participante especial.
Agora os professores da Escola Parque também podem escrever matérias para serem publicadas! A matéria pode ser tanto sobre um conteúdo escolar quanto qualquer outro assunto interessante! Para enviar sua matéria, você pode enviar para o e-mail do jornal ou para o e-mail de um dos participantes! Não esqueça também de separar uma imagem. Contamos com a sua colaboração!
Alice Bial
Semana passada, foi divulgado o calendário de vacinação no Rio para todo o mês de setembro!
Serão vacinados com a primeira dose da vacina contra Covid-19 os adolescentes de 16 a 12 anos de idade, além de começar a vacinação de idosos para a dose de reforço.
Na próxima segunda, dia 6 de setembro são os idosos que estão Instituições de Longa Permanência para Idosos, que serão vacinados com uma dose de reforço.
Infelizmente, a vacinação de adolescentes foi paralisada, por conta da falta de doses da vacina. Tomara que a vacinação possa continuar logo!
Você pode conferir todas as datas no calendário de vacinação abaixo.
Alice Bial
O antigo zoológico do Rio, criado em 1945, foi interditado pelo Ibama em 2016. Em março de 2021, o zoológico reabriu, que agora é administrado pelo Grupo Cataratas. O Bioparque do Rio é muito diferente do antigo zoológico, está muito bem cuidado e é um passeio bem legal.
Para comprar seu ingresso, você precisa marcar um horário online antecipadamente, por conta da pandemia. Os ingressos têm um intervalo de meia hora entre cada horário de entrada no parque,que segue todos os protocolos sanitários contra a Covid-19.
O Bioparque fica localizado na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão. O parque fica do lado do Museu Histórico Nacional, que foi destruído por um triste incêndio em 2018, mas ele está sendo reformado.
Logo na entrada, temos o monumental portão de acesso ao zoológico, que é uma réplica do portão da Sion House de Londres. O Duque Northuberland presenteou D. Pedro I e D. Leopoldina na ocasião de seu casamento trazendo o portão que foi produzido na Inglaterra. Originalmente, ele ficava junto ao terraço do antigo palácio real, mas em 1909 foi transferido para a entrada principal do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro.
Na primeira área do parque, tem o viveiro, que é muito grande, e lá os animais ficam soltos e nós podemos andar muito perto deles. No antigo zoológico, todos os pássaros ficavam em pequenos viveiros, mas agora eles podem voar por um grande espaço e nós podemos ficar mais próximos deles. É uma sensação muito boa. Essa parte é chamada de imersão tropical, onde há mais de 40 espécies. Algumas das espécies de pássaros que lá estão são o tucano-do-bico-preto, além de papagaios, araras-vermelhas e araras-azuis-grandes. Há também outros animais, como cutia, bicho-preguiça e ouriços terrestres.
Após sair da imersão tropical, você pode olhar os jacarés e as tartarugas, que gostam de pegar um sol em alguma pedra do lago. Você também pode observar as cobras. Ali perto tem quiosques onde você pode comprar comida ou água, se estiver com fome.
Logo depois, tem o jardim Burle Marx, antigamente tinha um parquinho infantil no local, mas quando começaram as obras no parque, descobriram o jardim Burle Marx. O projeto foi desenvolvido para o antigo zoológico em 1947, conceituando um lugar para aves aquáticas.
Hoje em dia, a espécie do flamingo-chileno, que é uma das 5 espécies de flamingo existentes no mundo, vive nesse jardim. Ele tem um tom de rosa uniforme em quase toda sua penugem, o tom da sua cor é mais forte na parte de baixo do seu corpo O rosa dos flamingos existe graças ao caroteno, pigmento orgânico encontrado em algas e crustáceos, que fazem parte da alimentação correta desses animais. Se a alimentação não estiver adequada, os flamingos ficam com uma cor mais esbranquiçada e sem vida.
Em seguida , você pode ver o leão do Bioparque, ele fica em um espaço grande, mas fica sozinho. Ele tem um pouco mais de 10 anos, e se chama Simba. É muito legal vê-lo.
Os leões têm hábitos noturnos e crepusculares, então se você visitar o Bioparque de tarde o Simba provavelmente estará descansando. Os leões são carnívoros, e se alimentam basicamente de carne animal. O Simba come cerca de 5,3 kg de carne todos os dias!
Em seguida, você pode observar dois ursos-de-óculos, a Maia, que tem mais de 26 anos de idade e que nasceu no próprio parque, e o Baloo, que já está no parque há mais de 13 anos.
Depois, você poderá ver a Koala, que é a elefanta-asiática do Bioparque do Rio! Ela já está no parque há 30 anos, mas provavelmente tem mais de 50 anos de idade. Ela veio para o zoológico após ter sido tirada de um circo. No zoológico antigo, ela tinha pouquíssimo espaço para viver, mas agora ela tem o dobro de espaço e pode ser apreciada por vários visitantes!
Após ver a Koala e outros animais, você pode ver a fazendinha, onde tem várias galinhas, cabras e coelhos. Se você quiser, você pode até alimentá-los!
Mais à frente, tem a ilha dos primatas, onde os animais mais próximos dos seres humanos ficam livres, e com muita inteligência e velocidade eles ficam pulando de um lado para o outro pelas ilhas. É uma experiência bem legal.
Para terminar, tem a savana africana, onde vários animais habitam uma ilha em torno de um lago, e lá tem um passeio de barquinho. Se você quiser, você pode fazer o passeio de barquinho, que dura cerca de 15 minutos, mas este passeio é pago à parte. Mas, essa não é a única forma de ver esses animais, você também pode observar tudo de cima, numa grande ponte que passa em cima da savana africana. Lá, tem espécies como os hipopótamos, o avestruz entre outros. É muito divertido também.
No final do parque, tem um lindo parquinho infantil, além de uma lojinha que vende comida e uma loja onde você pode comprar lembrancinhas. Esse passeio pelo Bioparque do Rio é muito legal, vale a pena ir conhecer esse novo zoológico! As girafas ainda não chegaram no parque, por conta da pandemia. Mas, lá no parque tem vários outros animais que você vai gostar de ver e vai se surpreender!
Clara Capua - 702
O Talibã tomou Cabul, capital afegã, no domingo (15) e, infelizmente, caminha para retomar o total poder no país depois da fuga do presidente Ashraf Ghani. O movimento radical islâmico governou o Afeganistão entre 1996 e 2001 impondo uma interpretação rigorosa da Sharia, que utiliza o livro sagrado do Islamismo, o Alcorão, como base para as leis de um país. Os talibãs foram derrubados do poder em 2001, por uma coalizão liderada pelos Estados Unidos, (guarde isso, será importante), após se recusarem a entregar o líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, acusado de planejar os fatídicos ataques do triste 11 de setembro.
Para você entender melhor, em 1994, o movimento do Talibã ("estudantes de religião") apareceu no Afeganistão, um país devastado pela guerra contra os soviéticos (1979-1989) e enfrentando uma luta fratricida entre mujahedines desde a queda do regime comunista em Cabul, em 1992. Formados nas madrasas (escolas corânicas) do vizinho Paquistão, onde esse grupo de islâmicos sunitas encontrou refúgio durante o conflito com os soviéticos, os talibãs eram liderados pelo misterioso mulá Mohamad Omar, que morreu em 2003. O mulá Akhtar Mansur o sucedeu e foi assassinado em 2016 no Paquistão.
Atualmente, o Talibã é liderado por Haibatullah Akhundzada, enquanto o mulá Abdul Ghani Baradar, co-fundador do movimento, chefia a ala política. Como a maioria da população afegã, são essencialmente pashtuns, o grupo étnico que dominou o país quase ininterruptamente por dois séculos. Os talibãs prometeram restaurar a ordem e a justiça, e cresceram rapidamente graças ao apoio do Paquistão e à aprovação tácita dos Estados Unidos.
Em outubro de 1994, tomaram Kandahar, a antiga capital real, com pouca ou nenhuma luta. Dotados de um arsenal militar e de um grande espólio de guerra que lhes permitia subornar comandantes locais, realizaram uma série de conquistas territoriais até que em 27 de setembro de 1996 tomaram Cabul. Eles então expulsaram o presidente Burhanuddin Rabbani e executaram publicamente o ex-presidente comunista Najibullah. O comandante Ahmed Shah Masud, herói da resistência anti-soviética, retirou-se para o vale do Panchir, ao norte de Cabul, de onde organizou a oposição armada. Ele foi assassinado pela rede extremista Al-Qaeda em 9 de setembro de 2001.
Após os ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, perpetrados pela Al-Qaeda, e a recusa do regime Talibã em entregar Bin Laden, Washington e seus aliados da OTAN lançaram uma ampla operação militar no país em 7 de outubro do mesmo ano. Em 6 de dezembro, o regime do Talibã capitulou. Seus líderes fugiram junto com os da Al-Qaeda para o sul e leste do país e também para o Paquistão.
Ataques e emboscadas contra as forças armadas ocidentais se multiplicaram. A missão de combate da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) da OTAN, que terminou no final de 2014, foi substituída por uma missão de formação, aconselhamento e assistência denominada Apoio Resoluto. As forças de segurança afegãs passaram a lutar sozinhas contra o Talibã e outros grupos insurgentes, com o apoio da Força Aérea dos EUA. Em julho de 2015, o Paquistão sediou as primeiras discussões diretas, apoiadas por Washington e Pequim, entre o governo afegão e o Talibã. Mas o diálogo não avançou. Ao mesmo tempo, foi criada a filial afegã do grupo Estado Islâmico, rival do Talibã, que assumiu a responsabilidade por uma série de ataques.
Em meados de 2018, os americanos e o Talibã iniciaram negociações silenciosas em Doha, que foram interrompidas várias vezes após ataques a tropas americanas. Em 29 de fevereiro de 2020, Washington assinou um acordo histórico com o Talibã, que previa a retirada de soldados estrangeiros em troca de garantias de segurança e a abertura de negociações entre os insurgentes e o governo afegão.
Em 6 de julho de 2021, os militares dos EUA anunciaram que sua retirada estava "mais de 90% concluída". O Talibã, que lançaram sua ofensiva em maio, chegou em 15 de agosto em Cabul, tendo tomado o controle de quase todo o país sem encontrar muita resistência. O presidente Ashraf Ghani deixa o Afeganistão, de acordo com um ex-vice-presidente. O governo afegão promete uma transição pacífica.
Marina Cukier
Lufa- Lufa-lufa é uma casa bem…polêmica. Muitos acham que é a casa dos figurantes e/ou dos fracos, mas além de estarem errados a lufa-lufa é bem mais que um estereótipo. Como é de acordo a maioria dos fãs de Harry Potter a fundadora da lufa-lufa (Helga Hufflepuff, ou em português Helga Lufa-lufa) era a melhor dos 4 fundadores pois cada um deu sua exigência como por exemplo: só aceitarei os mais inteligentes, ou só os mais corajosos, mas ela disse : ensinarei a todos. Agora vamos falar das características que a maioria dos lufamos carrega: Lealdade, generosidade, amizade, companheirismo e ao contrário do que muitos pensam a falta de paciência.
Para mais detalhes pesquisem no Google ou no meu site de Tecnologia.
Link do site:
https://sites.google.com/alu.escolaparque.g12.br/webhogwarts2021-niskier/in%C3%ADcio
Carolina Veigas
Os Beatles são uma banda De Liverpool Reino Unido. Antes de serem famosos e conhecidos, eles tinham uma banda com o John Lennon Paul McCartney e outros 2 integrantes. Logo depois de os dois saíram, Gorge Harrinson e Ringo entraram. Eles começaram em um pequeno bar em Liverpool.Eles foram crescendo e crescendo, até virarem os reis do rock. A banda era considerada mais famosos que Jesus, até fizeram filmes. Foi num deles onde Gorge conheceu sua esposa, mas infelizmente em 1970 os Beatles se separaram. O John Lennon virou solo com sua esposa yoko ono. Já Paul teve outra banda com sua esposa Linda McCartney. Gorge Harinson, por outro lado, fez carreira solo e Ringo star também. Infelizmente, no ano 1980 John Lennon foi assasinado por um fã e em 2000. Gorge morreu de câncer. Paul anda faz sua carreira sola, pois sua esposa morreu de câncer. Ringo também segue sua carreira solo, mas já fizeram shows juntos relembrando os bons momentos juntos.
Novidade! Agora temos um novo quadro interativo do jornal!
Aqui, você pode compartilhar informações conosco anonimamente, ou não. Você pode falar sobre notícias sobre o mundo, sobre o Brasil ou sobre a escola. Aproveite e compartilheAqui, você pode compartilhar informações conosco anonimamente, ou não. Você pode falar sobre notícias sobre o mundo, sobre o Brasil ou sobre a escola. Aproveite e compartilhe!
BLAIR WINDSOR
&
A FLOR MÁGICA
Alice Bial Wainer e
Clara Capua Albanesi Lima
XVII - Tenebris?
Ao entrar no gigantesco e majestoso castelo, um bruxo que parecia estar no último ano letivo da escola, se apresentou como guia para os recém chegados. O seu nome era Peter, era gentil e atencioso. Sempre com sua varinha na mão, ia de um lado para o outro se teletransportando para diferentes lados da fila de novos alunos. Blair estava no final da fila, junto com seus novos amigos, William e Charles.
Os corredores da Escola de Magia e Bruxaria de Bristol eram todos enfeitados e muito bem cuidados, com quadros magníficos e objetos históricos. Algumas coisas nem estavam presas na parede ou apoiadas em um móvel, estavam simplesmente enfeitiças para ficar flutuando em um determinado lugar.
Os corredores falavam muito sobre a história da magia e a história dos bruxos, mas Blair não conseguia notar nem uma informação sobre os "sem-magia".
Peter guiava as crianças mostrando em que direção virar, mas eles já estavam cansados de andar pelo palácio. Blair já tinha imaginado a escola várias e várias vezes, mas nunca a imaginara assim.
- Suas malas serão levadas para seus quartos assim que o jantar acabar. - explicou o guia.
Enfim, chegaram em uma grande porta que os levava para a grande sala de jantar. A menina viu imediatamente seu irmão, que estava sentado com seus amigos da Tenebris. Peter parou e os outros novos alunos também pararam.
A diretora da escola estava arrumada, vestindo uma capa meio verde meio azul, que mudava de cor dependendo de seu humor. Ela anunciou que os recém chegados iriam passar pelo "portal das casas", onde o aluno iria entrar com a roupa que estava, e sair já com a roupa da cor de sua casa. Mágica!
Os alunos passavam muito alegres, alguns passavam correndo, outros, lentamente. Alguns acenando, outros com a cabeça abaixada.
Depois de uns 10 minutos, a fila estava pequena e a vez de Willian, Charles e Blair estava quase chegando.
- É agora, boa sorte para vocês. - falou Charles.
Blair sorriu para eles. Até então, ir ou não para Tenebris não havia sido uma preocupação muito grande para a garota. Mas, ali bem na hora de passar pelo "portal das casas", ela sentiu um frio na barriga.
Charles foi primeiro, andou normalmente passou pelo portal dourado. Magicamente, ele ficou com roupas pretas com detalhes verdes escuros e brancos. Ele seria da Audra. Bateram palmas e ele foi se sentar com algumas pessoas vestidas como ele. Charles foi em segundo, correu pelo portal e ficou vestido com o uniforme preto e detalhes azuis escuros. Ele foi selecionado para a Tenebris. Por acaso, foi se sentar ao lado de Darwin.
Tinha chegado a vez de Blair. Darwin levantou de sua cadeira observando atentamente. A menina passou pelo portal rapidamente e ficou vestida com roupas pretas e detalhes… laranjas! Ela tinha sido selecionada para a casa Ignis! Blair não sabia se era para ficar contente ou triste. Darwin sentou sem mostrar o rosto. A menina foi sentar junto com alguns alunos de sua casa. Ela era da mesma casa de seu tio, isso mostrava o quanto eram parecidos. Mas… Blair começou a pensar em como seria sua vida a partir daquele momento. Juliette iria odiá-la ainda mais? A menina não sabia. Ela estava extremamente aflita e ansiosa, queria muito falar com seu irmão.
Logo após todos os alunos sentarem nas mesas de suas casas, a diretora chamou a atenção de todos. Ela queria apresentar os professores e alunos. Estranhamente, ela não falou o nomes deles, talvez ela queria que na aula de cada um eles se apresentassem melhor. Depois das apresentações, o jantar apareceu magicamente na mesa. A comida estava deliciosa! Blair estava maravilhada pela comida, ela quase esqueceu o fato de que ela poderia ser a nova vergonha da família.
Ao finalizarem o jantar, os alunos foi direcionado para os cômodos de cada casa. Blair foi separada de seus amigos e família. Não tinha com quem conversar. Estava completamente sozinha. Até que teve a brilhante ideia de pegar uma pedra mágica que seu tio o dera e contar a notícia. A garota não sabia muito bem como usar, mas conseguiu se comunicar com ele. Quando a menina deu a notícia ao tio, ele ficou surpreso e animado, porém ele também pensa pelo lado de Blair. Ela perguntou se seus pais ficariam bravos, ele afirmou que não, entretanto, o tom com que ele falou dizia que sim. Blir estava contando o que havia acontecido com ele quando ouve alguém caminhando por perto e imediatamente interrompeu a ligação. A pequena e aflita garotinha chorou a noite inteira até pegar no sono. Ela dormiu com a esperança que o outro dia fosse melhor.
Hoje, as autoras acordaram e se depararam com algo muito feliz e impressionante, uma linda arte da Blair! Queremos dizer que estamos muito felizes e gratas com o carinho dos fans, muito obrigada, amamos vocês! - Clara e Alice
Obrigada por ler! Semana que vem tem mais um capítulo! Lembre-se que a Blair tem um site! Você pode acessar o site aqui:
Muito obrigada por lerem!
Lembrando que temos uma nova publicação toda sexta-feira!
Se vocês tiverem alguma ideia de matéria, quiserem ser um convidado especial ou redator, basta mandar um textinho para o e-mail:
Beijão!!!