Olá e bem-vindo(a) a mais uma edição do Jornal Narcisa, o antigo Jornal Sextou. O nome do Jornal é em homenagem à Narcisa Amália, que foi a primeira mulher jornalista profissional do Brasil.
Hoje você saberá um pouco sobre as polêmicas de BBB's passados, o livro "Querido Mundo" e muito mais.
Essa semana, tivemos a celebração do Dia Internacional da Mulheres, mas sabemos que o respeito pelas mulheres tem que ser diário.
Lembrando que semana que vem na Escola Parque, será a "Semana de Combate ao Racismo", haverão debates e lives a respeito.
Aproveite!
As maiores polemicas de BBB's passados ---------------- 1 ------------------------------- Lorena Bruzzi
O livro "Querido Mundo" ---------------------------------------- 2 ------------------------------- Alice Bial
Top 5 livros que eu indico --------------------------------------- 3 ------------------------------ Maria Victoria De Mathis
Carta Aberta ao Adolescente ----------------------------------- 4 ------------------------------- Luiza Oiticica
Páginas finais -------------------------------------------------------- 5 ------------------------------- Equipe do Narcisa
O Jornal Narcisa está precisando de novos integrantes, então se você está interessado em participar, faça uma matéria simples para podermos te avaliar, e incluir você! Fale com a gente! Mande mensagens para o nosso
e-mail!
Boa leitura!
Lorena Bruzzi
Oi pessoal! Eu sou a Lorena e hoje vou falar sobre um tópico que está muito em alta ultimamente, o BBB! Vou contar um pouco sobre as maiores polêmicas que já rolaram dentro da casa mais vigiada do Brasil.
Tina, talvez uma das participantes mais polêmicas de todas as edições. Estrelou várias confusões, mas ficou marcada pela cena do panelaço pela casa enquanto os outros brothers dormiam. Teve até monstro no BBB 20 inspirado nesse momento. Em uma das cenas mais icônicas de todas as edições, ela revirou as gavetas dos colegas e viu suas roupas serem jogadas na piscina logo após um ataque de fúria.
O vencedor do "BBB7" também não poupou polêmicas. Além de viver um triângulo amoroso dentro do reality, com Íris e Fani, ele protagonizou um dos barracos mais icônicos do programa ao trocar ofensas com Airton depois de ficar pelado por conta de uma brincadeira dos outros brothers
. O primeiro conflito da casa do BBB 19 surgiu já na primeira noite na casa, quando, impedida de dormir pelo ronco de Rodrigo França, Isabella Cecchi chegou ao ponto de chorar. A mulher ficou tão incomodada com o barulho que convocou uma reunião dias depois, em que ficou decidido que o carioca passaria a alternar os quartos em esquema de rodízio, mesmo depois de ele ter sugerido que poderia dormir quando todos estivessem acordados.
Rainha das polêmicas do BBB 19, Paula também protagonizou episódio de homofobia na casa mais vigiada do Brasil. Durante uma conversa na cozinha, após Gabriela comentar sobre um casal de mulheres que apanhou de três homens, a mineira ficou chocada pelo fato de serem meninas e perguntou por que isso tinha acontecido. Ao ouvir que se tratava de homofobia, Paula argumentou que "tem uns gays que ficam querendo provocar o público, começam a se beijar, se jogar, assim, eu já vi isso, acho muito exagero, muito estranho. Coisa que nem gente que é homem e mulher faz". Frente ao comentário preconceituoso, Gabriela disse que esse comportamento não é exclusivo de casais homossexuais e comentou sobre o que já passou com sua namorada: "Eu tenho que soltar a mão da minha namorada com medo de apanhar, isso você nunca vai ter".
Clara já chegou no "BBB14" disposta a causar. Com carta branca do marido para se divertir durante o confinamento, ela engatou um romance com Vanessa, fez declarações picantes, mostrou o corpo e deu o que falar na edição.
Jaqueline disse uma das frases mais icônicas do "BBB18". Depois de berrar "Senta lá seu falso" para Mahmoud, ela negou que tivesse prometido a imunidade a ele caso ganhasse a prova do anjo. Mas a eliminação da sister foi marcada justamente por Tiago Leifert jogando na cara dela que ela havia sim feito a tal promessa. Isso sem contar o fato que ela já tinha chamado a atenção assim que entrou na casa por conta de uma foto ao lado de outro confinado polêmico, Marcos Harter.
A cereja do bolo das tretas do BBB 19 se deu a apenas um dia da final. Depois de dias de discussões e estranhamentos, Hariany perdeu a paciência com Paula e acabou empurrando a 'sister', sendo desclassificada do reality.
Alice Bial
O livro "Querido mundo: a história de guerra de uma menina síria e sua busca pela paz", é um livro que eu gostei muito de ler. Ele é um relato de uma menina síria que passou parte de sua infância na guerra. O livro é escrito por Bana Alabed, ela nasceu em 2009 (mesmo ano que eu nasci), na cidade de Aleppo, na Síria.
Bana vivia bem, com sua família, sua mãe, seu pai, seu irmão, seus avós e tios, até que começou na Síria uma guerra. Sua infância foi interrompida e marcada por anos de sofrimento na guerra. Antes da guerra em seu país, essa corajosa menina frequentava uma escola, ela adorava aprender coisas novas, mas na guerra, uma bomba destruiu sua escola. Bana perdeu muitas pessoas próximas dela, vizinhos, amigos e familiares.
É um livro muito profundo, e mostra a triste situação que a inspiradora Bana e várias outras pessoas na Síria passaram. O livro conta memórias do dia a dia da guerra, e sua trajetória para ir para um país seguro, a Turquia. No meio da guerra, Bana criou uma conta no Twitter, onde postava frases relatando os horrores do cotidiano de sua cidade, mas sempre com esperança, e assim, inspirou diversas pessoas pelo mundo.
Maria Victoria De Mathis
O primeiro livro que eu indico é “Um de nós está mentindo”. Ele fala sobre cinco adolescentes que vão para detenção e só quatros deles saem de lá com vida. Automaticamente eles viram os principais suspeitos desse caso. O livro é narrado pelos quatro personagens, Bronwyn, Nate, Cooper e Addy. Eu indico esse livro porque tem muito suspense e às vezes você tem que parar de ler para raciocinar e tentar descobrir o verdadeiro culpado. A autora é a Karen M. McManus.
O segundo livro que eu indico é “Um de nós é o próximo”. A autora também é Karen M. McManus. Tem uma ligação com “Um de nós está mentindo”, pois se passa na mesma escola e os personagens que narram esse livro já são conhecidos na outra história. Eles são: Maeve, Knox e Phoebe. Bom, nesse livro, os alunos fazem um jogo de verdade ou consequência online. Caso alguém escolha a verdade, o dono do jogo irá vazar uma fofoca sobre essa pessoa, mas se escolher consequência, terá que fazer alguma coisa que ele mandar. Só que essa brincadeira acaba saindo do controle...
E os últimos livros que eu indico na verdade é uma trilogia. O primeiro é “A seleção", o segundo “A elite” e o terceiro “A escolha”. É narrado pela personagem America Singer. Ela não era nada mais do que uma simples Cinco, que é o número da casta dela. Cada mais alto o número, mais inferior a casta é. Vai até a casta Oito. Até que ela é selecionada para o concurso para conquistar o príncipe. No começo ela nem queria ir, mas depois tem uma emocionante história de amor, com direito a ataques rebeldes,trapaças, insultos do rei e perdas terríveis. A autora deste conto é a Kiera Cass.
Esses foram os três livros que eu indico. Espero que vocês gostem, e depois me contem o que acharam.
Luiza Oiticica
Hoje eu estava em uma rede social, o TikTok, e ouvi uma fala que me impactou bastante, na fala dizia:
"Pensa no que significa ser adolescente, tá bom? Seus pais te pressionam para ter sucesso, seus amigos te pressionam a fazer coisas que você não quer fazer e as redes sociais te pressionam para odiar o seu corpo. É difícil mesmo que seja um adolescente equilibrado, vindo de uma boa família."
Essa fala me tocou bastante. Eu acho que a adolescência é um conjunto de cobranças, além dessas coisas que a fala cita, tem muitas outras coisas, tem a escola, que te pressiona para tirar sempre nota 10, tem a sociedade que cobra de você a perfeição e pior, nós mesmo, que nos cobramos, para sermos impecáveis em tudo que fazemos, que na adolescência, é muita coisa.
Do meu ponto de vista, o que eu acho que acontece, é que tem muitas pessoas ao mesmo tempo querendo cobrar amadurecimento de nós, mas ninguém consegue fazer tudo ao mesmo tempo, sempre vai faltar alguma coisa. Sempre vai ter uma gordurinha a mais, uma nota que não está perfeita, algo que você não vai fazer bem, coisas que você não vai conseguir fazer… mas está tudo bem, tudo bem não ser perfeito em tudo, quando tentamos ser perfeitos em tudo, não somos em nada, sempre vai faltar algo para nós, para eles e para todos, sempre vai ter algo que alguém vai fazer melhor do que você e não tem problema, porque não somos máquinas. Temos o direito de chorar, sorrir, cantar, berrar, mas nunca podem nos dizer que não fazemos o nosso melhor, porque nós fazemos, a culpa não é nossa que temos que fazer 1000 coisas ao mesmo tempo, SE PERMITA!
Muito obrigada por lerem!
Lembrando que temos uma nova publicação toda sexta-feira!
Se vocês tiverem alguma ideia de matéria, quiserem ser um convidado especial ou redator, basta mandar um textinho para o e-mail:
Beijão!!!