O porquê da maturidade precoce da mulher ------------ 1 ------------------------------- Luiza Oiticica
Feminismo, femismo e machismo --------------------------- 2 ------------------------------- Marina Cukier
lgbtqia+ ---------------------------------------------------------------- 3 ------------------------------- lgbtqia+anônimo/a
A vacina da Covid-19 ---------------------------------------------- 4 ------------------------------- Alice Bial e Clara Lima
Fake News sobre Covid-19 -------------------------------------- 5 ------------------------------- Alice Bial e Clara Lima
Relato Anônimo de Assédio ------------------------------------ 6 ------------------------------ Anônimo/a
Páginas finais -------------------------------------------------------- 7 ------------------------------- Equipe do Narcisa
Essa semana iremos fazer algo diferente, devido a alguns acontecimentos decidimos fazer matérias sobre a luta das mulheres pela igualdade de gêneros, o feminismo.
Também iremos falar sobre a tão esperada vacina da Covid-19.
Espero que gostem!
O Jornal Narcisa está precisando de novos integrantes, então se você está interessado em participar, faça uma matéria simples para podermos te avaliar, e incluir você! Fale com a gente! Mande mensagens para o nosso
e-mail!
Boa leitura!
Luiza Oiticica
Hoje irei fazer algumas perguntas para as algumas meninas da Escola Parque Gávea sobre como elas enxergam o nosso mundo de hoje e porque elas enxergam dessa forma e irei fazer as mesmas perguntas para os meninos e iremos ver a diferença entre as respostas.
Vocês já pararam para pensar sobre o porquê do amadurecimento precoce das mulheres?
Um estudo feito por Sol Lim, Markus Kaiser e outros pesquisadores do Instituto de Neurociência da Universidade de Newcastle mostra questões científicas para o raṕido amadurecimento das mulheres e hoje eu trago para vocês fatos e histórias de meninas que precisam amadurecer mais rápido, não porque queriam, e nem por conta do cérebro e sim porque foram submetidas a situações que nenhuma mulher deveria passar e muito menos uma menina.
Você é feminista?
“Sim.” - Helena Monte, 704
“Sim.” - Maria Luiza, 704
"Sim eu sou." - Catarina Mariano, 704
Se sim, porque você é feminista?
"Porque eu acho q as mulheres tem q ter os mesmos direitos que os homens." - Catarina Mariano, 704
“Porque a gente o mundo foi criado, sempre sendo muito machista, e calando as vozes das mulheres como se elas fossem objetos, muitos acham que eu ainda sou nova demais para saber dessas coisas, mas para mim, conhecimento não tem idade, e eu já me decidi.” - Helena Monte, 704
“Eu sou feminista pois luto pela minha liberdade como mulher.”- Maria Luiza, 704
Você já se sentiu desconfortável com um olhar, fala ou até mesmo toque?
"Com um toque não, mas com um olhar sim. Muitas vezes alias, mas ontem eu estava com uma amiga minha e estávamos perto do Arpoador e fomos ver uns gatinhos, então enquanto fazíamos carinho nos gatinhos veio uma velinha e falou para nós tomarmos cuidado com a pedofilia, porque tinha um homem seguindo a gente á um tempo. E no mesmo dia estávamos entrando na praia e tinha um cara sentado no banco que perguntou se queria que ele fosse com a gente e nós falávamos que não e ele continuava, então começamos a correr até despistar ele e depois indo para o shopping chegou um cara, olhou para a gente e mandou uns beijinhos, dando uma piscadinha e ficava olhando para a gente de um jeito super desconfortável, e na volta tinha um guarda e o homem ainda não tinha ido embora e fez a mesma coisa que tinha feito antes." - Catarina Mariano, 704
“Graças a deus nunca.” - Helena Monte, 704
"Inúmeras vezes.” - Maria Luiza, 704
“Já. Em muitas situações na rua, já me chamaram de nomes, mas o que mais acontece são os olhares.” - Lara Brafman, 703
Você já sentiu que te tratavam como pior em qualquer coisa só por ser mulher?
"No futebol eu sinto muito isso, mesmo estando perto deles, perto do gol e livre eles preferem passar para outros meninos em vez de passar para mim." - Catarina Mariano, 704
“Sim, muitas vezes.” - Helena Monte, 704
“Muito, nos esportes e no mercado de trabalho principalmente. Já me julgaram por jogar e até por dançar.” - Maria Luiza, 704
“Sim. eu tenho um tio distante que é bem machista. eu tava em um evento familiar e o meu tio e o meu primo estavam lá. meu tio começou a me tratar igual lixo e meu primo como um deus.” - Lara Brafman, 703
Se sim, o que você fez?
“Eu tento sempre ser paciente, por que normalmente eles só têm falta de conhecimento, então eu sempre deixo elu falar o ponto de vista, porque escutar também é bom.” - Helena Monte, 704
“Fui obrigada a calar a boca e acenar com a cabeça, pois era muito nova e não sabia a gravidade.” - Maria Luiza, 704
“Nada. Eu não podia fazer nada.” - Lara Brafman, 703
Eu sou uma menina de 12 anos e se você comparar o que eu penso e com o que eu me preocupo com uma menina de 12 anos é completamente diferente.
Nós mulheres, somos obrigadas a amadurecer mais cedo, pois a sociedade é completamente machista e eu já vivi coisas que nenhuma criança da minha idade deveria sonhar em passar.
Nós não amadurecemos mais rápido porque queremos, mas sim porque precisamos!
Marina Cukier 704
Hoje eu estou aqui para falar do significado a das diferenças entre 3 palavras que algumas pessoas não sabem e as palavras são feminismo, machismo e femismo.
Feminismo é a luta das mulheres para a igualdade de gênero e direitos iguais, e que alguns homens confundem com femismo, que é o algumas mulheres que dizem a mesmas coisas que os machistas só que para os homens, como por exemplo "mulheres são melhores que os homens e merecemos ter mais direitos que os homens" que é uma coisa que eu não concordo, porque todos tem que ter os mesmos direitos.
Já o machismo é dizer "as mulheres tem que servir os homens", ou "volta para a cozinha mulher, ali é seu lugar" ou até "homem trabalha para ganhar dinheiro e mulher fica na cozinha e limpa a casa", e eu acho isso muito errado, porque fala sério seu machista! Eu quero ver você passar pelo que as mulheres passam, elas carregam um filho na barriga por 9 meses, cuidam dele para você dizer que está muito cansado para trocar a fralda! Pelo amor de deus!! Isso é machismo de mais e não deveriamos mais aceitar conviver com isso!
Essa é a diferença entre machismo, feminismo e femismo.
lgbtqia+ anônimo/a
Eu sei que ano passado já teve uma matéria sobre homofobia e lgbtqia+ mas nenhuma foi escrita por lgbtqia+ anônimo.
O único motivo que não me revelo é porque estou no armário... sim eu sei que já deveria ter saído, mas não sei se vou ter apoio, e estou aqui para falar sobre isso.
Muita gente sabe o que é lgbtqia+ mas nem todos sabem o que é ser. Também tem muita gente que acha que ser lgbtqia+ é uma escolha mas na verdade não é, a pessoa nasce assim, e não é ruim ser como algumas pessoas falam que "isso é do demônio" mas quem liga?
Só quero que saibam que sempre vai ter gente para te apoiar ok?
Alice Bial e Clara Lima
A vacina da Covid-19 é um assunto muito falado nos dias de hoje. Algumas vacinas já foram aprovadas pela Anvisa, como a Coronavac e a AstraZeneca (a vacina de Oxford). A vacinação já está acontecendo, mas muito lentamente no Brasil. A preferencia pela vacina são primeiro os idosos, que são grupo de risco, e também os profissionais de saúde que estão na linha de frente.
Já foram aplicadas 9.277.322 doses da vacina no Brasil, e 2.163.103 pessoas já foram totalmente vacinadas, ou seja, tomaram as duas doses necessárias da vacina. 1,02% da população total do Brasil foi totalmente vacinada. Os efeitos colaterais comuns depois de tomar a vacina, são dor de cabeça, febre e dor no local da injeção, mas passam rapidamente.
No dia 3/02/2021, o Brasil bateu o recorde de mortes diárias da pandemia, mais de 1.910 pessoas faleceram em 24 horas. Nós necessitamos da vacina, pessoas estão morrendo! Temos que lutar por um Brasil melhor! Faça sua parte, use mascara, respeite a quarentena e o distanciamento social, pode parecer pequeno, mas mesmo assim ajuda. #vacinasim!
Alice Bial e Clara Lima
1- Animais de estimação podem transmitir Covid-19?
Não há nada confirmado sobre isso. Vários animais que estiveram em contato com humanos infectados testaram positivo para a Covid-19, mas não há nada confirmado que animais transmitem o novo Coronavírus.
2- A COVID-19 só é letal em idosos?
Fake. Idosos e pacientes com doenças crônicas correm mais risco de desenvolver formas graves da doença, mas todos podem acabar desenvolvendo formas graves do Coronavírus.
3- Existe um medicamento específico para o tratamento ou a prevenção da Covid-19?
Fake. Ainda não existe nenhum medicamento para a cura ou tratamento Covid-19, não, hidroxicloroquina não pode curar ou prevenir a Covid-19.
anonimo/a
RELATO:
Eu era eu, eu era do meu jeito e as pessoas gostavam de mim, e quando entrei na Escola Parque comecei a me sentir a DUFF do meu grupo de amigas. Ninguém sabia direito da minha existência, eu tava ali, mas ninguém percebia que eu estava ali. Então eu queria que as pessoas gostassem de mim, mas ser eu não estava mais funcionando. Então eu criei um personagem em cima das minhas amigas, porque todo mundo gostava delas.
Até que em maio eu fui na festa de uma amiga minha da antiga escola e estava todo mundo me zoando, menos a minha amiga, eu já fiquei muito incomodada ali, mas mal sabia eu que o pior estava por vir.
Um dos meninos dessa minha antiga escola ele era um ano mais velho e ele fazia coisas problemáticas em vários níveis, só que por ele ser assim ninguém ligava e parecia algo normal. Ele já tinha tentado me beijar e coisas do tipo muitas vezes comigo e com as minhas amigas. Até que nessa festa ele botou a mão dele na minha parte intima, minha vagina, mas eu chutei a mão dele, mas ele já tinha encostado.
Eu me senti violada em tantos níves. Então eu decidi que eu ia contar para uma das mães ali, eu contei e a mãe disse: "Não foi nada demais, você já deu um jeito nisso, ele fez isso porque gosta de você."
Então eu não falei para ninguém da minha família, só quem sabia era eu, a mãe e mais duas amigas minhas que viram, mas eu por achar que não era nada demais e que era só exagero meu, fiz minha mente apagar, que eu, aos nove anos de idade tinha sido assediada. Mas meu inconsciente ainda lembrava, porque depois disso eu não queria ser a pessoa que todos gostavam, porque se gostar era fazer aquilo que aquele menino fez comigo eu não queria sentir aquilo.
Então eu criei um personagem onde ninguém gostaria de mim, mas eu seria notada por algo, com o tempo a verdadeira eu se perdeu e só sobrou a minha nova personalidade que virou a verdadeira e que por mais que eu queira ser aquela garota de novo eu não posso, eu não consigo mais voltar para quem eu era antes.
E até hoje penso: "Será que não tem nada a ver? Será que eu to me fazendo de vítima? Deixa isso para lá (meu nome), isso é só invenção da sua cabeça!
Muito obrigada por lerem!
Lembrando que temos uma nova publicação toda sexta-feira!
Se vocês tiverem alguma ideia de matéria, pergunta ou quiserem ser um convidado especial ou redator basta mandar um textinho para o e-mail:
Beijão!!!