Olá e bem-vindo(a) a mais uma edição do Jornal Narcisa, o antigo Jornal Sextou. O nome do Jornal é em homenagem à Narcisa Amália, que foi a primeira mulher jornalista profissional do Brasil.
Hoje você saberá um pouco mais sobre o livro "Histórias de ninar para garotas rebeldes", ansiedade na pandemia, identidade de gênero e muito mais!
Essa semana, não será publicado mais um capitulo da história "Blair Windsor e a flor mágica" que é o quadro do jornal de "novela por escrito". Semana que vem terá mais um capítulo!
O jornal criou um novo quadro! Dessa vez, com indicações de filmes séries e livros.
Boa leitura!
História de ninar para garotas rebeldes ------- 1 -------------------------------- Alice Bial
Ansiedade na pandemia ----------------------------- 2 --------------------------------- Clara Capua
Identidade de gênero ------------------------------- 3 ------------------------------- LGBTQIA+ ANÔNIMO
A Rainha vermelha ----------------------------------- 4 --------------------------------------- Lia Schmidt (convidada especial)
Ariana Grande ----------------------------------------- 5 ------------------------------------------ Carolina Veiga
Compartilhe informações conosco ----------- 6 --------------------------------- Equipe do jornal Narcisa
Blair Windsor e a flor mágica ------------------- 7 ------------------------------ Alice Bial Wainer e Clara Capua Albanesi Lima
Recadinhos finais ---------------------------------- 8 ---------------------- Equipe do Jornal Narcisa
A seção dos podcasts está fechada temporariamente, pois os podcasts do Jornal Narcisa estavam no youtube, mas os vídeos não estão mais disponíveis. Até semana que vem corrigiremos esse erro e a seção dos podcasts estará de volta! Fique ligado!
Alice Bial
O livro "Histórias de ninar para garotas rebeldes" foi lançado em janeiro de 2017, com 100 histórias de mulheres extraordinárias. Cada página do livro, tem a história de uma mulher, com o seu nome e profissão em cima, e sua data de nascimento e nacionalidade no fim da página. Na página do lado, uma ilustração e uma frase marcante daquela mulher incrível. As ilustrações são muito bonitas, cada uma foi feita por um artista diferente, então elas são de estilos diferentes, o que é muito legal.
Algumas das mulheres que mudaram o mundo e suas histórias foram contadas nesse livro são: a escritora Astrid Lindgren, que escreveu a coleção de livros "Píppi Meialonga", a ativista Malala Yousafzai, que luta pela educação de milhares de garotas, a cientista Marie Curie, que foi muito importante para ciência e descobriu a radioatividade e a ginasta Simone Biles, que nos jogos olímpicos do Rio, ganhou cinco medalhas!
Independente do país ou do ano, diversas mulheres fazem coisas incríveis, e esse livro juntou 100 mulheres com histórias que devem ser conhecidas. Um tempo depois, o segundo volume foi lançado, com a história de mais 100 mulheres revolucionárias, dentre elas a escritora Agatha Christie, a cantora, compositora e empresária Beyoncé e a apresentadora de Tv, atriz e empresária Oprah Winfrey.
No final dos dois volumes, tem uma página onde você pode escrever sua própria história e um espaço para você fazer seu autorretrato ou colar uma imagem sua. Também foi lançado um diário ilustrado com 100 atividades para você mesmo fazer e se divertir, chamado "Eu sou uma garota rebelde - um diário para iniciar revoluções".
Esses livros são muito interessantes, com histórias extraordinárias que mostram o poder feminino. Vale a pena ler, você vai se surpreender, descobrir coisas novas e se emocionar.
Também criaram um podcast com algumas das histórias dos livros, inspirando milhões de garotas a sonhar grande e lutar com bravura.
Clara Capua
A ansiedade é um tipo de medo geralmente associado com uma ameaça ou algo que pode dar errado no futuro, mas também pode surgir a partir de algo acontecendo agora. Ao contrário do medo propriamente dito, o que é uma resposta a um perigo imediato, a ansiedade é um sentimento permanente de preocupação, sem uma casa específica.
O que te deixa ansioso? Sentimentos de ansiedade podem ser causados por muitas coisas e variam de acordo com o que você está preocupado e como você age quando você se sente apreensivo. Eles dependem de muitos fatores, como os seus genes, como você foi criado, o que aconteceu com você em sua vida e do jeito que você aprendeu a lidar com as coisas. Basta saber o que te deixa ansioso e quais podem ser os primeiros passos para lidar com a ansiedade.
O medo e a ansiedade podem afetar a todos nós agora ou no futuro. A maioria das pessoas passa por momentos de ansiedade sem um efeito duradouro. Pessoas experimentam a ansiedade em suas vidas cotidianas, e muitas vezes encontram os recursos pessoais para lidar por meio de soluções simples. Uma pesquisa perguntou a adultos do Reino Unido o que os torna mais ansiosos. (Fonte: YouGov PIc abril 2014)
Lgbtqia+ anônimo
Gênero-Fluido, pessoas não-binárias e o que eu posso passar para vocês: A algumas semanas, o jornal teve um pedido de matéria, falar sobre pronomes, sexualidade, e comunidade lgbtqia+ , e eu vou fazê-lo em 2 semanas, hoje falando mais sobre, pronomes, gênero-fluido, e tudo haver com identidade de gênero.
Vamos começar falando sobre pessoas não-binari. Às pessoas não-binari, são pessoas que não se encaixam no espectro binário, ou seja, não são menino nem menina. Não-binaris são transgênero, sabia? Eles são transgênero porque eles são pessoas que “ transitam” do gênero que nasceram e não se sentem confortáveis com ele.
Falando um pouco mais de transgênero, essas pessoas são constantemente invalidadas, além de serem chamadas do modo errado muitas vezes, e sofrerem transfobia. A taxa de suicidio em pessoas trans é muito grande, então diga não à transfobia.
Agora eu vou escrever sobre pessoas gênero-fluido. Elas, eles, e elus são quase sempre chamados de confusos e que gênero-fluido não é uma coisa de verdade, mas é. Gênero-fluido é quando o gênero de uma pessoa muda constantemente junto com os seus pronomes e às vezes sexualidade. Gênero-fluido não deve ser invalidado porque é uma coisa de verdade e devemos respeitar os outros, sempre.
Agora vamos falar sobre uma coisa que eu só conheci esse ano: demi-girls e demi-boys. “Mas o que são demi-girls e demi-boys?” Ótima pergunta!!! Uma demi-girl é uma pessoa que é entre o feminino e não-binária ou seja “ menina, mas nem tanto” normalmente essas pessoas usam os pronomes ela/elu, mas não é sempre que usam esses pronomes, não tem regras. Os demi-boys são a mesma coisa mas são entre o masculino e o não-binário, e na maioria das vezes usam os pronomes ele/elu, mas como eu disse não é sempre, não há regras.
Para terminar eu vou falar sobre provavelmente da mais desconhecida das identidades de gênero: Bi-gênero. Bi-gênero é quando a pessoa se identifica com mais de um gênero, por exemplo: bi-gênero, masculino e feminino (o mais conhecido homem e mulher), feminino e não-binária e e todas as outras combinações.
Espero que tenham tirado suas dúvidas, e semana que vem vai ter matéria sobre sexualidade.
Lia Schmidt (convidada especial)
Em um universo onde as pessoas são divididas pelo sangue prateado: a elite, cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses, e sangue vermelho: os plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada, Mare Barrow é uma vermelha que rouba para sustentar sua família, sem esperanças de escapar do pequeno e humilde vilarejo que mora. Porém, uma inesperada mudança ocorre em sua vida quando consegue um emprego no palácio real e acaba descobrindo ter um poder misterioso. Mas como isso é possível se seu sangue é vermelho? Mare passa por diversas aventuras arriscando sua vida para descobrir como possui aquele poder, gerando intrigas, guerras e traições, suas ações vão desencadear uma dança violenta e fatal que a coloca contra seu próprio coração.
A rainha vermelha é um livro maravilhoso com um plot twist inesperado que vai fazer você repensar as pessoas que você confia. É o primeiro livro de uma coleção e eu recomendo que você leia!
"Uma sociedade dividida pelo sangue, um jogo definido pelo poder".
Carolina Veiga
Ariana Grande é uma cantora, ex- atriz super famosa dos Estados Unidos ela começou sua carreira em Nickelodeon sendo a Cat de Victorious e Sam and Cat. Depois de um tempo Ariana resolveu deixar sua carreira de atuação de lado e se tornou uma cantora o seu primeiro grande sucesso foi na música "Problem" com iggy Azalea depois desta música ela se tornou uma das cantoras mais sucesso na indústria da Música a um tempo ela quase se casou com um “comediante” pete Davidson mas eles não se casaram e agora ariana está casada com Delton Gomez e todos os arianators estamos super felizes pelo quão longe ela chegou e que mais sucesso venha
Novidade! Agora temos um novo quadro interativo do jornal!
Aqui, você pode compartilhar informações conosco anonimamente, ou não. Você pode falar sobre notícias sobre o mundo, sobre o Brasil ou sobre a escola. Aproveite e compartilhe!
Alice Bial Wainer e
Clara Capua Albanesi Lima
XX - O diário de Blair
"Querido tio, hoje foi um dia cheio. Uma garota falou que beijei meu amigo, sendo que não é verdade! Claro que ela tinha que ser amiguinha do Darwin! Porém estou te escrevendo por outro motivo. Sei que você não gosta de tocar neste assunto, mas mesmo assim, necessito de respostas. Bom, quando fui a sua casa percebi um livro com um aspecto peculiar. Não sabia ao certo o que era, então peguei-o para examinar e ler. Deste modo, notei que o livro se tratava de uma mulher e em umas das páginas falavam sobre a flor mágica que todos temem a falar. Porquê isto acontece? O que ela faz? A mulher estudou a flor? Onde posso encontrá-la? De qualquer modo, muito obrigada. Sei que vai demorar, mas você vai me corresponder. Tenho certeza.
Beijos e abraços carinhosos, Blair."
Escrevi a carta. Ela foi breve, porém escrevi tudo o que queria. Não tinha receio de nada, meu tio é uma das únicas pessoas que posso contar todos meus segredos e sentimentos. Ele me entenderia. Não tenho nenhuma dúvida disso. De qualquer jeito, fui dormir. Tinha um longo dia pela frente.
Tinha acabado de acordar e uma loira, baixa, irritada e mal-humorada gritou:
– Ele é meu, Caitlyn! Nem ouse tentar roubar ele de mim, se não…
– Se não o que? - interrompeu, o que aparentemente era Caitlyn. - Você não consegue nem levantar uma pluma! Eu te desafio. Não tenho medo de você!
Era realmente ridículo. Meu deus, elas estavam brigando por um menino. Não me segurei e falei:
– Sinceramente, que baixo. Vocês duas meninas lindas estão brigando por um menino que, provavelmente, parece um sapo. Aliás, quem será o sortudo?
Elas aparentemente ficaram felizes que eu, a irmã do grande e popular Darwin, foi falar com elas. Então as duas se entreolharam e a loira que depois descobri que se chama Laura tomou coragem e falou:
– Bom, na verdade, esse menino é seu… seu...IRMÃO!
Fiquei chocada, quantas meninas gostam do meu irmão? Ele tem uma alma podre. Então PORQUE TODOS GOSTAVAM DELE???
– Desculpe Blair. - Laura sussurrou
– Não se desculpe, Laura, eu tenho pena. Ele é uma pessoa horrível, mas se ele gostar de você, não vou te impedir de nada. Embora que, somos muito novas para namorar, em minha opinião. - disse assentindo que não impediria nada. Depois, as duas me abraçaram. Acho que elas entenderam meu recado.
Coloquei meu uniforme e fui tomar meu café da manhã. Todos estavam lá. Inclusive Susie, que desceu antes. Cumprimentei-a e comentei o que aconteceu. Falei tão alto que Jessica ouviu. Deus, estava tão cansada dela!
– Oizinho nora! - o que isso significava? - Soube das últimas notícias? Eu e seu irmão estamos namorando! - O QUE?!?!?!? Ela?! Quando pensei que o dia iria ser longo, não achava que o universo levaria ao pé da letra. Isso só podia ser um pesadelo. Não era verdade, não era até meu irmão chegar e abraçar Jessica por trás. Fiquei perplexa.
– Bom, espero que você tenha um bom dia, norazinha querida!
Que estúpida. E o pior disso é que meu irmão não falou absolutamente nada! Que raiva.
Susie ficou paralisada junto a mim. Ela era uma boa amiga. Nós duas nos olhamos. Ela, claramente, estava com raiva, pois não suportava Jessica. Nesse exato momento, Charles e William se aproximaram. Eles notaram a raiva estampada em nossas caras.
– Problemas de meninas? - William perguntou
– Mais que isso, problemas com inimigas e irmãos. - assumi
– Jessica e Darwin, eu sei. - confessou Charles, ele era muito sincero -
Não acredito que eles estão… namorando.
– Ela é tão ridícula. E o Darwin também. Desculpe Blair, mas não consigo acreditar que ele ouse magoar minha melhor amiga. - Susie era tão gentil e ao mesmo tempo muito corajosa e protetora. Eu a amava.
– Tenho uma proposta. Que tal fazermos uma pegadinha neles? - sugeriu William com um sorriso maléfico - que tal fingirmos que Blair e Charles SUPOSTAMENTE estão namorando. Deste modo, Darwin vai ficar tão frustrado que vai esquecer a namorada rapidinho. Acham uma boa ideia?
– Não!!! - afirmei
– Sim...quer... dizer... NÃO! - Charles queria fingir, só que viu que eu não queria, então me respeitou. Acho isso digno de um cavalheiro.
William e Susie se olharam. Depois olharam para mim com olhos de cachorrinhos abandonados no meio da rua. Deu para perceber que estava um certo "climão" entre mim e Charles. AH! Como odeio essas coisas. Se quiserem falar qualquer coisa fale em nossa cara! De qualquer modo, não queria chatear Charles, ele é tão bom para mim, então eu cedi:
– Está bem - no mesmo momento todos pularam de alegria - Somente com uma condição! Vocês terão que fazer o plano todo sem mim, pois quero estudar o final de semana inteiro. Todos os meus tempos livres vão voltar para os estudos e não terei tempo de fazer nada além disso. Tenho que me desempenhar muito bem nos exames e aulas, se não além de ser a vergonha da família, vou ser taxada como burra. Entenderam?
Todos no mesmo momento fizeram que sim com a cabeça e me acompanharam até a biblioteca. Quando entramos sentamos em uma mesa circular e começamos a ler e estudar. Todos estavam muito concentrados, até que alguém entrou e perguntou:
– Posso me juntar a vocês? - Quando me virei avistei um garoto de cabelos castanhos-claros e olhos verdes.
– Claro que sim - afirmou Susie, já mostrando um certo interesse pelo garoto.
– Qual seu nome? - perguntou Charles animado para fazer novos amigos, ele é tão social e gentil. - Eu sou Charles!
– Prazer Charles! Meu nome é Brandon. Sou da Ignis e tenho 12 anos. - Ele era um ano mais velho. Por isso seu rosto parecia mais amadurecido. Meu Deus, eu não acredito que estou elogiando um garoto que acabei de conhecer. Todos se apresentaram e eu fiquei quieta - E qual seu nome?
– Meu nome é Blair, também sou da casa de Ignis - comentei sem nem um pingo de entusiasmo.
– Prazer Blair. O que você está lendo? - perguntou
– O mundo das criaturas mágicas, de Liam Tyler.
– Interessante. Eu também li este livro ano passado. Vocês são do primeiro ano, não?
– Somos sim! - afirmou Susie
Depois dele se juntar a nós ele ficou me observando. Ele praticamente estava me admirando. Ignorei. Não estava nem aí. Meu coração só pertence a uma criatura, meu gato! Ninguém mais.
– Foi um prazer conhecer todos vocês, mas tenho que ir para a minha aula. Tchau!
Quando ele se foi, todos começaram a falar de como ele era…
Link do site da Blair:
Muito obrigada por lerem!
Lembrando que temos uma nova publicação toda sexta-feira!
Se vocês tiverem alguma ideia de matéria, quiserem ser um convidado especial ou redator, basta mandar um textinho para o e-mail:
Beijão!!!