Olá e bem-vindo(a) a mais uma edição do Jornal Narcisa, o antigo Jornal Sextou. O nome do Jornal é em homenagem à Narcisa Amália, que foi a primeira mulher jornalista profissional do Brasil.
Hoje você saberá um pouco mais sobre formas de fazer sua parte para ajudar o meio ambiente, o filme Soul, o estilo Kawaii e muito mais!
Além disso, nessa edição tem uma novidade: uma nova novela escrita!
Boa leitura!
Formas de fazer a sua parte para ajudar o planeta Terra! --- 1 --------------------------------- Alice Bial
Anorexia ---------------------------------------------------------------------- 2 ------------------------------------ Clara Capua
Soul ------------------------------------------------------------------------------ 3 ---------------------------------- Lia Schmidt
Estilo Kawaii ----------------------------------------------------------------- 4 --------------------------------------- Carolina Veiga
Compartilhe informações conosco -------------------------------- 5 ------------------------------------------ Equipe do jornal Narcisa
Blair Windsor e a flor mágica ------------------- 6 ------------------------------ Alice Bial Wainer e Clara Capua Albanesi Lima
De Virginia a Nova York a Morte ------------------------------------ 7 ------------------------------- Marina Cukier
Recadinhos finais -------------------------------------------------------- 8 ---------------------- Equipe do Jornal Narcisa
A seção dos podcasts está fechada temporariamente, pois os podcasts do Jornal Narcisa estavam no youtube, mas os vídeos não estão mais disponíveis. Até semana que vem corrigiremos esse erro e a seção dos podcasts estará de volta! Fique ligado!
Alice Bial
Atualmente, um assunto que tem sido falado bastante é o meio ambiente. A poluição no mar, as queimadas e o aquecimento global são problemas urgentes, então, precisamos agir para salvar a Terra! O nosso planeta precisa de ajuda! O governo precisa fazer diversas mudanças, mas cada um de nós também pode fazer a diferença. Nós precisamos mudar nossas ações para ajudar o planeta.
Mas, você sabe o que fazer?
Economize energia (para diminuir a emissão de gás carbônico na atmosfera!):
Utilize a luz do sol;
Evite utilizar elevadores;
Compre eletroeletrônicos mais eficientes e que consomem menos energia;
Sempre que possível, substitua o carro pela bicicleta;
Prefira transportes alternativos;
Dê ou pegue carona.
Economize água:
Feche a torneira ao escovar os dentes;
Tente não demorar muito no banho.
Evite o uso de plástico:
Evite utilizar sacolas plásticas (prefira sacolas reutilizáveis!);
Evite produtos com excesso de embalagem.
Recicle, reduza e reutilize (regra dos 3 Rs):
Separe os materiais recicláveis do lixo comum e encaminhe-os aos postos de coleta seletiva;
Economize papel;
Tente usar mais coisas reutilizáveis (ao invés de usar vários copinhos descartáveis de plástico, que demoram anos para se decompor, use um copo reutilizável!).
Você já faz alguma dessas coisas? Se não, tente começar a fazer, não precisa ser tudo, mas o que der. Uma pequena ação já faz a diferença. Faça a sua parte!
Clara Capua
Segundo o site Veja saúde, Anorexia é um transtorno alimentar que faz um indivíduo ver seu corpo de uma forma distorcida (na maioria das vezes, mais gordo). Desta forma levando a pessoa a fazer dietas muito restritas, muitos exercícios físicos, indução do vômito e o uso desnecessário de medicamentos, como o laxante. Conforme o tempo, os cortes de comidas que os pacientes acham calóricos só aumenta. Este transtorno é extremamente perigoso, pois envolve o enfraquecimento do músculo e osso, arritmia cardíaca, convulsões e interrupção da menstruação. Ela chega a ser fatal em 15% dos casos. O histórico familiar deve ser levado em conta, porque pode ser um fator de risco.
Uma pesquisa feita pelo SciELO em adolescentes do gênero feminino em uma escola particular, mostra que das 279 alunas estudadas, 21,1% apresentaram sintomas. Os principais alimentos consumidos pelas estudantes foram frutas, leite desnatado, hortaliças e bala. Já os menos consumidos foram refrigerante, chocolate, massa e batata frita. Ironicamente, os alimentos de que "mais gostam" foram, em ordem decrescente: massas, carnes, hortaliças e doces; e os de que "menos gostam" foram: hortaliças, carnes e gorduras. Dito isso, pode-se concluir que dentre as estudantes há uma alta porcentagem de adolescentes apresentando aversões alimentares, semelhantes às de anoréxicas.
A anorexia é pouco retratada e comentada. Por isso muitas pessoas que têm amigos ou familiares com esta doença não têm muito conhecimento sobre o assunto. Entretanto, o filme "To the Bone", que conta a história de uma jovem que luta contra a anorexia, e é notável que a irmã e a mãe não tinham ideia do que estava acontecendo com a moça. Além disso, o que torna o filme mais interessante, é que, na verdade, conta a história da diretora do filme.
Como alguém que estudo sobre, posso afirmar que todo dia elas devem acordar se olhando no espelho e desejar que fosse mais magro. A anorexia não aparece de repente, ela é construída ao longo dos anos. Isto acontece, pois as grandes empresas criaram um padrão. Deste modo, muitas pessoas tentam chegar a esse padrão que é tão aclamado por todos na sociedade.
Então, vamos conversar mais sobre as pessoas sobre este assunto. Não vamos ter vergonha, pois num piscar de olhos a pessoa que afirmava que estava "tudo bem'' tinha anorexia e não está mais entre nós. O tratamento feito com o paciente é a psicoterapia individual e familiar, psicofarmacoterapia, e hospitalocêntrico, quando há a necessidade de reidratar o paciente.
Lia Schmidt
Soul é uma animação da Pixar que fala sobre a vida após a morte. Ela conta a história de Joe, um professor de música que tem um sonho de se apresentar em uma boate de jazz, mas quando ele finalmente consegue marcar uma apresentação nesse lugar ele viaja para uma outra realidade e a única maneira de sair de lá a tempo do seu show é ajudar outra pessoa a encontrar sua paixão, ele passa por muitas aventuras e com tudo isso, acaba descobrindo o verdadeiro sentido da vida.
Soul é um filme muito divertido que vai fazer você olhar a vida com outra perspectiva, ele está disponível no Disney Plus e se você ainda não assistiu, eu recomendo!
Carolina Veiga
O estilo kawaii se originou no Japão e começou no século 21. As mulheres de Harajuko queriam se diferenciar de outros países criando um estilo fofo, mas você sabia que a maioria das pessoas com este estilo usam rosa ou roxo a maquiem e bem chamativa bem anime? Além disso, a parte das pessoas que adquirem este estilo adoram se vestir com coisas de Hello Kitty, já que essa gatinha é fofa. Eles também gostam de anime. Este estilo está se expandindo no mundo inteiro, algumas pessoas falam que isso e apropriação cultural, por outro lado, as outras falam que esse é um estilo de roupa não para tirar a cultura de ninguém e só apreciação.
Então, o que você acha do estilo kawaii?
Novidade! Agora temos um novo quadro interativo do jornal!
Aqui, você pode compartilhar informações conosco anonimamente, ou não. Você pode falar sobre notícias sobre o mundo, sobre o Brasil ou sobre a escola. Aproveite e compartilhe!
Alice Bial Wainer e
Clara Capua Albanesi Lima
XXVII - Os não esperados
– Susie? Está acordada? - Blar cochichou no ouvido da amiga, perto das quatro da manhã.
Susie se moveu, mas não acordou. Ela tinha um sono profundo.
– Susie! Por favor, vai, acorda!
A menina abriu os olhos lentamente.
– O que foi?
– Preciso falar com você, vamos.
– Vamos para onde?
Blair puxou a menina e elas foram para a sala do dormitório, que obviamente, estava vazia.
– Eu preciso te falar uma coisa… acho que você gosta do Brandon, mas… ele me perguntou se eu gostaria de sair com ele e… eu… aceitei… - Blair explicou se sentando no sofá.
– Uau! Que sorte! Eu acho ele fofo, mas ele nunca me convidaria para um encontro com ele.
– Mas então tudo bem eu sair com ele?
– Claro, Blair! Mas de qualquer jeito, muito obrigada por me contar e ser sincera comigo… Foi muito gentil da sua parte.
Blair sorriu, estava aliviada.
– De qualquer forma, da próxima vez, tente não me acordar às quatro da manhã, tá???
As duas amigas riram e se abraçaram. Susie foi correndo de volta para sua cama. Blair perdeu o sono, então começou a fazer um dever de História da Magia.
Quando já era um horário adequado para acordar pessoas, Blair acordou Susie, e elas foram tomar café da manhã, onde encontraram William e Charles.
Durante as aulas, Blair se deu conta que a semana de provas já era a próxima, e ela estava um pouco atrasada nos estudos! Se tivesse o encontro no sábado a noite, teria que estudar o domingo inteirinho! Seria difícil.
Em um intervalo das aulas, Charles foi falar com Blair:
– Oi, tudo bem? Preparada para as provas?
– Oi, Charles, na verdade… não.
– Jura?
– Sim… não tive tempo para estudar ainda.
– Você… gostaria de estudar comigo no sábado?
– Claro! Ihh… pode ser no domingo? - Blair lembrou que sábado à noite tinha uma coisa que não poderia perder, mas não queria falar para Charles.
– Humm… pode sim.
Os outros dias passaram rápido até sábado, o dia. Susie ajudou Blair a se arrumar. Uau! Ela estava linda! Blair usava um vestido azul escuro com flores brancas, uma jaqueta jeans e uma bolsa branca e bem brilhante. Susie se despediu da amiga e Blair foi para o jardim. Lá estava Brandon. Ele estava com uma camisa social branca e uma calça azul escura. Sem dúvida, ele estava estonteante.
– Deus! - Falou Brandon - Você está muito, mais muito linda. Sabia que você era a garota mais bonita da escola, mas agora descobri que você é a menina mais linda do mundo inteiro!
Blair corou. Ela não estava acostumada a ser elogiada. Aquilo tocou ela. Então ela falou:
– Você está lindo também… Mas vamos comer estes morangos ou eles irão ficar aí?
– Eeeee… Claro! vamos comer!
Eles começaram a comer e papear. Blair estava feliz. Brandon também. Eles estavam tendo um ótimo tempo junto. Até que Brandon se aproximou, pegou uma caixinha e perguntou:
- Então Blair, iria te perguntar isso se o encontro ocorresse bem, o que de fato aconteceu. Desde que te vi lá pela primeira vez , na biblioteca, soube que você era especial. Eu sabia disso, porque quando olhei para você... tinha um brilho especial em seus olhos. Dito isso, quer ser minha namorada Blair Lewis Windsor?
Blair congelou. Não esperava isso, no máximo esperava um "eu gosto de você", mas não isso. Então, Blair decidiu aceitar:
– Brandon Williams Kellinson, claro que eu aceito. - ele abriu a caixa. Era um lindo colar com pedras brilhantes. Brandon abraçou a menina. Que retribuiu o abraço sem esforço algum. Ela não pensava em nada, até um pensamento aparecer: E Charles? O que ele pensaria?
Depois daquele encontro, Blair voltou ao seu quarto. Tinha que descansar para o próximo encontro com Charles. No dia seguinte, Susie me acordou gentilmente com um carinho na cabeça. Tomamos o café da manhã e fui me encontrar na biblioteca com Charles.
Quando cheguei lá, ele tinha preparado um brunch para eles estudarem. Blair sorriu. Não esperava isso, também. Ele sorriu e deu uma rosa branca.
– Uma flor para uma flor - ele proferiu sorrindo
– Você é brega, eu amei isso - Blair admitiu
– Você sabe que esta é minha especialidade. - revelou já rindo
Os dois estudaram a tarde inteira, até que eles deram uma pausa para lancharem e conversarem um pouco. Esse era o momento perfeito para falar sobre Brandon.
– Charles tinha uma coisa para te falar…
– Ah, então, você descobriu sobre a flor mágica?
– Na verdade, sim. Olha, vou te contar uma coisa e não quero que você conte para ninguém! Lembre que confio cegamente em você! Bom, lembra que roubei o livro do meu tio? Então, ele falava sobre a flor mágica. Parece que ela dá vida a alguém que a têm. Além de dar muitos poderes. É realmente muito perigoso.
– Nossa!Como seu tio tem esse livro?
– Eu sei lá! Ele é um grande amigo, mas é muito estranho algumas vezes. Agora, Charles, eu queria te falar uma coisa… ontem eu sai com o Brandon e eu…
– O que aconteceu?!?! Está tudo bem?!?! Eu já não gostava dele, agora eu vou
– EU ESTOU NAMORANDO COM ELE! - a menina gritou. Charles não tinha reação. Ele pelo menos ficou uns dois minutos parado na cadeira.
– Sendo assim, creio que ele não gostaria de saber que a sua namorada está com outro menino. Tchau, Blair. - Ele falou brevemente e saiu da biblioteca.
– Charles! Espera! - A menina pediu.
– Chaga Blair! Eu não vou ficar aqui com a namorada de outros. Tchau. Não quero falar com você nunca mais!
Ele foi correndo para o quarto. Chorando. Ela não esperava nada do que estava acontecendo. Ela pensou na possibilidade de... terminar com Brandon?
Leitores, temos notado que há algumas discuções com quem Blair deveria namorar...Então lá vi a pergunta!
Brandon ou Charles?
(mandem suas respostas no site da Blair ou , se preferir, no padlet de compartilhe informações conosco)
Harley
Hoje é dia 13 de Maio, Sexta-feira, e eu estou muito animada, porque nesse momento estou em um avião indo para Nova York, em uma viagem escolar da (sem nome) High School.
Mas antes deixa eu me apresentar, meu nome é Harley Buffay, tenho 16 anos, cabelo cacheado, olhos castanhos, e… bem, deixa isso para depois agora tenho que contar essa história.
O dia começou muito bem, acordei às 7:00 da manhã, chequei a minha mala, tomei banho, comi o meu café da manhã, e fui para o aeroporto.
Cheguei lá e encontrei minhas colegas de quarto, Criss, Lina, Carol, Ella, Elisa e Sarah, que foram (contra a nossa vontade) escolhidas aleatoriamente.
Depois disso conversamos um pouco e entramos no avião.
Sarah
Chegamos em Nova York, três horas de viagem, e está todo mundo muito animado, e é óbvio eu também.
Quase esqueci, prazer meu nome é Sarah, mas meus amigos me chamam de "ruivinha raivosa" porque sou ruiva obviamente e sou baixinha por isso diminutivo.
Entramos no ônibus e agora estamos quase chegando no hotel.
O Hotel é maravilhoso!! Os quartos são enormes, lindos e as camas são super confortáveis, e provavelmente a comida é maravilhosa. agora com licença estamos discutindo para escolher as camas e eu já até sei qual eu quero.
Criss
Oi, eu sou a Criss, de novo A Criss, então me chame de ela a não ser que eu fale o contrário.
Desculpa, é que eu sou gênero-fluido e tenho que lidar com as pessoas me chamando de "ele" porque meu cabelo é curto e meu nome é Criss, enfim.
Agora, de volta a história. Depois que decidimos quem ficaria com qual cama, tomamos banho, arrumamos os armários e fomos almoçar, e meu deus que comida boa!
Eu fiquei apaixonada, mas não tanto quanto a Sarah, ela falou nessas exatas palavras: "essa é a melhor coisa do mundo!! De verdade, meu Deeeus!! " o drama, nem sei que consegue...
Ella
Antes de eu falar qualquer coisa, eu vou me apresentar. Meu nome é Ella, e eu me defino como uma negra orgulhosa, ou como minha mãe me chama: Lavandinha, porque meu cabelo agora está em tranças roxas.
Como chegamos hoje, não temos passeio, e podemos aproveitar o hotel, e algumas das maravilhosas lojinhas da rua, e por sorte tem um Starbucks.
Eu fui com algumas das minhas amigas, para uma daquelas lojinhas que tem tudo, e compramos chocolate, e umas roupas, e depois tomamos um frapuccino e assim que voltamos para o hotel fomos direto para a piscina!
Descobrimos que na verdade de tarde teríamos alguns passeios sim. Passeamos de tarde e vimos o pôr do Sol no Central Park, e depois ficamos mais um pouco lá vendo as estrelas.
Voltamos para o hotel e esperamos o nosso passeio.
Carol
Oi, meu nome é Carol e eu estou em Nova York pela primeira vez, mas você já sabe disso, já que provavelmente você vai achar que eu sou pobre, só porque eu sou negra. Também não, você não pode me chamar de cabelo de bombril, só porque meu cabelo é assim. E sim sou Gêmea da Ella.
O hotel é lindo, e já que não teve nenhum passeio da escola, eu fiquei passeando com minhas amigas, e minha irmã. Foi muito legal.
A piscina é maravilhosa, tem uma piscina quente perfeita e tem um barzinho do lado da piscina, então você pode pedir comidinhas de dentro da piscina e eu abusei desse poder que eu tinha… é vou sair dessa viagem com uns quilos a mais...
De noite, tivemos um passeio para o planetário e foi maravilhoso, foi lindo, e depois a gente foi em uma lanchonete, e comemos hambúrguer e milk-shake, foi bem divertido.
Elisa
Hoje todas nós acordamos às 8:30, menos Lina. Todas trocamos de roupa, menos Lina. Todas tomamos café da manhã, menos Lina.
Chamamos o professor de História, Sr Jordan, para que ele acordasse Lina mas ela não acordou.
Depois de um tempo ele nos perguntou se nós havíamos notado marcas de mão no pescoço dela ontem, e todas disseram que não.
Sr Jordan percebeu um pequeno lenço em sua boca e quando foi pegá-lo ele sem querer tocou em seu rosto. Ele estava frio como gelo, e foi assim que percebemos que Lina estava morta.
Nós não havíamos escutado barulho de tiros ou coisa parecida, então como ela morreu? Às marcas de mão em seu pescoço explicam isso, ela havia sido estrangulada, e como não ouvimos seus gritos? O lenço havia sido colocado em sua boca para que ela não gritasse.
Que rude sou eu, nem me apresentei. Meu nome é Elisa Watanabe. Ontem eu era a só "Japa"do ano, hoje eu sou uma das principais suspeitas de um assassinato, eu e as outras cinco pessoas que estavam no quarto.
Muito obrigada por lerem!
Lembrando que temos uma nova publicação toda sexta-feira!
Se vocês tiverem alguma ideia de matéria, quiserem ser um convidado especial ou redator, basta mandar um textinho para o e-mail:
Beijão!!!