Olá e bem-vindo(a) a mais uma edição do jornal #Sextou. Hoje você saberá um pouco mais sobre racismo e você também descobrirá o que realmente acontece na Coréia do Norte. Aproveite!
Racismo ---------------------------------------------------------------- 2 --------------------------------------------------- Luiza Oiticica
Histórias Infelizes -------------------------------------------------- 3 --------------------------------------------------- Lorena Bruzzi
O que acontece na Coreia do Norte ------------------------ 4 ---------------------------------------------------- Lara Brafman
Receitinhas da Bia ------------------------------------------------ 5 --------------------------------------------------- Beatriz Ituassu
Carta endereçada aos alunos -------------------------------- 6 -------------------------------------------------- Claudia Cunha
O Halloween de Hubie ----------------------------------------- 7 ----------------------------------------------------- Lara Brafman
Páginas finais------------------------------------------------------- 8 ----------------------------------------------- Equipe do Sextou
Antonia Ferreira, Lara Brafman, Lorena Bruzzi, Luiza Oiticica e Ninah Nur
Convidada especial: Cláudia Cunha
Luiza Oiticica
O racismo é um tipo de preconceito que tem muito haver com a história. A longa escravidão de povos de origem africana e como demorou a acabar deixou rastros na história, como o racismo. O racismo tem melhorado, mas não quanto deveria. Ele estabelece uma "hierarquia de raças", pondo os negros em último plano. Quando a escravidão acabou não pensaram em inserir os escravos libertos na educação e no mercado de trabalho, deixando uma desigualdade imensa.
Esse ano (2020) teve uma onda de protestos depois da morte de George Floyd por um policial de Mineápolis, nos Estados Unidos, que fez o movimento ativista Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) ganhar um grande número de manifestações nas ruas e nas redes sociais. O movimento tem origem na comunidade afro-americana, que se impõe contra a violência direcionada às pessoas negras. Foi fundado em 2013, por Alicia Garza, Patrisse Cullors e Opal Tometi.
O racismo é algo que causa desigualdade e morte, afetando muito a vida das pessoas de uma forma errada e ultrapassada e é algo que devíamos acabar! Só depende de nós!
2
''Perdida" na eleição
Lorena Bruzzi
Eis que estava eu perdida em mais um dos meus dias preferidos do ano. Quando a minha mãe diz:
Vamos levar a sua prima, pois sua tia está trabalhando muito hoje.
Dei aquele sorriso de que está se matando por dentro e fui, eu de adesivos do pé a cabeça e a minha prima de roupinha da Minnie. Quando chegamos, minha mãe falou que esse ano teria que ficar com a minha prima do lado de fora. Passou um minuto passou dois e ela não voltava da sala de eleição. De repente ouvi uma voz estridente dizendo:
Prima... Prima, quero ir no banheiro, número dois.
Fiz uma cara, da qual nem me lembro mais, e respondi que não iria levá-la. Só me escondi e vi ela abaixar a sua fantasia e enfim né… Aconteceu bem na hora que a minha mãe saiu. Eu ri, ela chorou, fiquei de castigo.
3
Lara Brafman
A Coréia do Norte é muito popular por ser o país mais fechado do mundo. Existem restrições gigantes e, hoje, poucas pessoas podem entrar e sair de lá. Aqui estão algumas regras bizarras de lá:
Calça jeans azul é proibida;
Não há acesso a internet ou Wi-Fi;
A moeda local não está disponível para estrangeiros;
Não é permitido comprar imóveis;
Conseguir um carro é quase impossível;
Não é possível comprar literatura religiosa;
Não é possível fazer ligações para o exterior com o chip local;
Não há água quente nas casas;
Na Coreia do Norte não há McDonald's;
Estrangeiros não podem tirar fotos ou falar com locais sem permissão;
Se você estiver interessado cheque essa matéria que o Fantástico (Globo) fez.
4
Beatriz Ituassu
Cada semana eu vou colocar uma ou mais receitas para quem quiser fazer com a família ou com os amigos.
Bolo de banana
Ingredientes:
- 450 gramas de bananas maduras (4 unidades)
- 50 gramas de iogurte natural (1/4 de xícara)
- 75 gramas de óleo de coco ou outro óleo vegetal (1/3 de xícara)
- 200 gramas de açúcar mascavo (1 xícara)
- 2 ovos
- 15ml de extrato de baunilha (1 colher de sopa)
- 240 gramas de farinha de trigo (2 xícaras)
- 4 gramas de bicarbonato de sódio (1 colher de chá)
- 2 gramas de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de noz-moscada em pó
Modo de preparo:
1. Em uma vasilha, amasse as bananas com iogurte, óleo de coco e açúcar mascavo até quase uniformizar (pode deixar uns pedacinhos de banana aparentes).
2. Adicione os ovos, extrato de baunilha e misture até incorporar.
3. Em uma outra vasilha, combine os ingredientes secos, farinha, bicarbonato, fermento, sal e noz-moscada.
4. Adicione aos poucos a mistura aos ingredientes molhados e mexa até incorporar. Não mexa demais.
5. Transfira a massa para uma assadeira de bolo inglês de aproximadamente 25x12cm untada com manteiga.
6. Asse em forno pré-aquecido a 175 graus por 60-70 minutos, até que ao furar a massa com uma faca, ela saia limpa.
7. Deixe a assadeira esfriar no balcão por 20 minutos e desenforme para que possa terminar de esfriar.
5
Claudia Cunha
Queridos Alunos,
Faz bastante tempo que estou querendo enviar essa carta para vocês, mas o tempo foi passando e eu deixei rolar. Agora, com o jornal, vi a oportunidade para escrevê-la. Ela foi redigida no mesmo dia ( 03 / 09 ) da surpresa que vocês fizeram. Enfim, é uma carta escrita com muita emoção!
Sabe aquele dia que você acorda triste, angustiada, chorosa? Pois bem, tenho alguns dias assim, mesmo tendo uma família com saúde, casa para morar, comida na mesa... enfim, nada para reclamar. Não estou reclamando da vida (não posso e nem devo!), e sim, apenas constatando que tenho dias de muita tristeza. Nesses dias, o dia vai passando, às vezes a tristeza diminui e/ou vai embora, até a alegria dá as caras. E assim vai, dias melhores, dias piores.
E é sobre um dia assim (de acordar triste) que vou escrever: acordei mal, chorosa, triste, mas acordei para a vida, para mais um dia. Fui fazer as minhas obrigações matinais, e, no final da manhã desse dia tinha um encontro (chat) com vocês. Encontro esse que tem me dado muito prazer! Gosto de pesquisar histórias interessantes para contar pra vocês, gosto de vê-los participando, fico com a sensação que estou no caminho certo! E foi no encontro do dia 03, num desses dias de melancolia, que vocês me proporcionaram uma alegria imensa! Fiquei extremamente emocionada, de verdade. Vocês lavaram a minha alma, e eu nunca vou esquecer esse dia, um dos mais bonitos que já tive nos meus 38 anos de magistério! Com certeza, esse dia vai ficar na minha memória afetiva!
Eu só tenho a agradecer por vocês fazerem parte da minha vida. Amo vocês, do fundo do meu coração!
Saudades, muitas!!!
Claudia Cunha
6
Lara Brafman
O filme disponível na Netflix é classificado como comédia e suspense. Ele propõe que a gentileza pode ser coragem, também.
O filme se passa na Inglaterra, na cidade de Salem, nos dias atuais. Tudo começa com Hubie, o personagem principal, que sempre foi zoado por todos. Ele nunca ligou para o que os outros dissessem, mas sua mãe sempre o aconselhou a revidar os "valentões". Vendo o Halloween prestes a ser arruinado, ele vai contra todos, e tenta salvar o feriado.
O filme me deu uma expectativa maior, por conta do elenco que é: Adam Sandler, Noah Schnapp, Paris Berelc, Peyton List e outros. Ao mesmo tempo que dá expectativas maiores do que realmente é, o final é inesperado e isso é uma coisa que muitas pessoas admiram.
Esse filme é:
7
Lembrando que temos uma nova publicação toda sexta feira e
. Se vocês tiverem alguma ideia de matéria, pergunta ou quiserem ser o candidato a convidado especial ou reator basta mandar um textinho por e-mail
segue e-mail
. sextou.jornal@gmail.com, beijão!!! 8