Bem-vindos a mais uma edição do jornal Sextou. Acomodam-se porque já faltam 35 dias para o natal e hoje teremos matérias de natal! Também teremos algumas matérias sobre o dia da consciência negra, não podemos esquecer disso.
Top 10 de filmes natalinos ---------------------------------- 2 ---------------------------------------- Lara Brafman e Luiza Oiticica
Top 10 de músicas natalinas ------------------------------- 3 ---------------------------------------- Lara Brafman e Luiza Oiticica
Dia da consciência negra ------------------------------------ 4 ---------------------------------------- Luiza Oiticica
Natal na pandemia? ------------------------------------------- 5 ----------------------------------------- Alice Bial
Consciência negra --------------------------------------------- 6 ----------------------------------------- Alice Bial
Lendas bizarras de natal em diferentes países ----- 7 ----------------------------------------- Lorena Bruzzi
Páginas finais ---------------------------------------------------- 8 ---------------------------------------- Equipe do Sextou
Lara Brafman e Luiza Oiticica
1 - Esqueceram de Mim
2 - O Grinch
3 - Klaus
4 - A Princesa e a Plebeia
5 - O Príncipe do Natal
6 - Crônicas de Natal
7 - Um Passado de Presente
8 - Deixe a Neve Cair
9 - Shrek Bate o Sino
10 - Last Christmas
2
Lara Brafman e Luiza Oiticica
1 - Jingle Bells - Les Paul
2 - Jingle Bell Rock - Bobby Helms
3 - All I Want for Christmas Is You - Mariah Carey
4 - Last Christmas - Wham!
5 - Santa Claus Is Coming to Town - Bing Crosby
6 - Winter Wonderland - Bing Crosby
7 - Let it snow - Frank Sinatra
8 - Joy to the World - Mariah Carey
9 - Baby, It's Cold Outside - John Legend
10 - Santa Tell Me - Ariana Grande
Aqui está uma playlist do Spotfy que a equipe do jornal criou.
Você pode entrar pelo Spotfy do seu celular ou então pelo computador, mas vale lembrar que é pago. Então se você não tiver o Spotfy e quiser ouvir as músicas, clica nos vídeos do YouTube mesmo.
https://link.tospotify.com/9s0wbt3lwbb
3
Luiza Oiticica
O dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20/11, hoje, por conta do dia da morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes quilombolas do país. Nesse dia, as pessoas fazem atos contra o racismo e a escravidão no Brasil.
Em 1978, ativistas do Movimento Negro Unificado (MNU) se reuniram no dia 20 de novembro, aniversário de morte de Zumbi dos Palmares, para relembrar a luta dos negros escravizados que se rebelaram contra o sistema racista daquela época.
O Dia da Consciência Negra foi estabelecido durante o governo Lula e a lei inclui o tema “História e Cultura Afro-Brasileira” como estudo obrigatório nas escolas, mas apesar da legislação reconhecer a data, a existência é bem anterior.
Só em 2011, no governo Dilma Rousseff, a data foi oficializada como “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”, em referência à data da morte de Zumbi dos Palmares.
Além da data ser uma homenagem a Zumbi e todos os outros quilombolas, a data tem uma grande importância no momento atual em que vivemos, onde pessoas são descriminadas pela cor de pele e que se originou lá atrás, quando a escravidão começou. Esse dia é só uma lembrança de quanto isso é importante além de ser um dia de homenagear também a todos que fazem parte dessa luta.
4
Alice Bial
O fim do ano é uma época de muita alegria, com as férias escolares, o natal e o ano novo. Famílias que moram em cidades diferentes costumam se encontrar, muita gente viaja, e tem muita aglomeração. As pessoas matam as saudades, se divertem e celebram.
Então, como isso vai acontecer na pandemia? Natal por chamada de vídeo? Acho que não… Mas é claro que não podemos deixar de comemorar essa data tão importante! Se você for sair de casa, use máscara. É importante que todas as celebrações que acontecerão tenham todo o protocolo de segurança do coronavírus. Temos que pensar também nas pessoas que fazem parte do grupo de risco.
Um parente que mora longe e que você não poderá encontrar? Mande um presente pelos correios, que você pode comprar online. O que acha? Será um natal diferente, mas não significa que será ruim.
5
Alice Bial
Hoje é feriado, dia da consciência negra, hoje como todos os dias é importante refletirmos sobre a discriminação racial no Brasil. Semana que vem, na Escola Parque, teremos a semana da consciência negra, com atividades e debates sobre o tema. É impressionante como desde a época da escravidão, até hoje, os negros sofrem diversos preconceitos. Não basta não sermos racistas, temos que ser anti-racistas.
Um aplicativo chamado "Teclado consciente" foi desenvolvido para criar alertas para quando expressões racistas forem usadas nos celulares. Esse aplicativo sugere diferentes palavras, e mostra a origem da palavra ou expressão que iria ser utilizada. Ele funciona como um corretor ortográfico social.
Agora, vou listar algumas brincadeiras africanas bem legais:
Mamba:
Primeiro tem que ter desenhado um grande círculo no chão, todo mundo tem que entrar nele, menos o pegador escolhido que será a mamba, ou seja, a cobra. Ele tem que tentar pegar as pessoas sem entrar no círculo, quem ele pegar, segura no ombro dele para ajudar a pegar o resto, e vai formando uma fila. O último jogador a ser pego, é o vencedor.
Acompanhe meus pés:
As pessoas ficam em uma roda, em pé. Alguém começa sendo o líder, que escolhe alguém da roda e faz uma sequência de passos. Se essa pessoa escolhida fizer todos os passos corretamente, ela vira o líder, se não, o líder faz a sequência de passos para outra pessoa.
Saltando o feijão:
Uma pessoa é escolhida para girar a corda, as outras fazem um círculo e quando a corda passar elas tem que pular para a corda não encostar em seus pés. Quem encostar na corda, sai da brincadeira, o último a permanecer pulando é o vencedor.
6
Lorena Bruzzi
De acordo com a lenda, Gryla sempre vive mal-humorada e com uma fome doida para comer criancinhas. Ela mora no topo da montanha e quando chega o natal ela desce do seu lar pra comer as crianças que não se comportaram, e se você se comportar bem recebe presentes... Ou seja, um Papai Noel da Deep Web.
Na Itália, tem uma lenda que existe uma bruxa e se você se comportar bem ganha presentes, e se você se comportar mal ganha carvão e é obrigado a comer.
Eu aconselho você a não ir passar o natal na Islândia pela quantidade de histórias macabras, mas enfim. Os Yule Cats são os gatos gigantes da Gryla. Porém, diferentemente da Gryla, ele não tá nem aí se você se comportou bem ou não, ele só quer saber se você ganhou ou não ganhou roupas novas. Se sim, está tudo bem. Se não, ele irá te devorar.
A muito tempo atrás, existia um cavalheiro que praticava ocultismo e satanismo. O nome dele era Hans Trapp. Por conta disso, ele foi expulso da sociedade e foi obrigado a morar na floresta. Hans enlouqueceu e ficou viciado em canibalismo. E ele vaga por aí procurando criancinhas para comer, principalmente perto do natal. Embora isso não seja uma história real, foi baseado em uma coisa que realmente aconteceu.
1- Quem deixou o papai noel popular com as roupas vermelhas foi a Coca-Cola.
2- A primeira árvore de natal surgiu na Letônia em 1500.
3- As cartas de natal das crianças são deixadas nos correios.
4- Nos EUA, cada família envia, em média, 24 cartas de natal.
5- No começo do natal, o papai Noel era rígido e visto como um símbolo de educação.
6- Um caganer, cagão ou cagador, é uma figura de uma pessoa a defecar que se pode encontrar nos presépios, como tradição na Catalunha e na Comunidade Valenciana. É usado como um símbolo de boa sorte e prosperidade, pois está relacionado com a adubação do solo para o próximo ano.
7- Krampus é um demônio do natal, sim no natal têm demônios.
8- Na Suécia, eles montam um bode e no dia do natal eles o queimam.
9- Kiviak ou Kiviaq é um alimento inutil tradicional da Groenlândia no natal, feito de pequenos pássaros fermentados em uma pele de foca. Até 500 auks inteiros são embalados na pele de foca, incluindo bicos e penas. e depois enterrados para serem comidos no natal.
10- Père Fouettard, o amaldiçoado
Sua origem vem da França e do sul da Bélgica. Ele anda junto com o Papai Noel, só que, em vez de deixar presentes, ele deixa carvão ou chicoteia as crianças desobedientes.
7
Muito obrigada por lerem!
Lembrando que temos uma nova publicação toda sexta-feira!
Se vocês tiverem alguma ideia de matéria, pergunta ou quiserem ser um convidado especial ou redator basta mandar um textinho para o e-mail:
Beijão!!!
9