Olá e bem-vindo(a) a mais uma edição do Jornal Narcisa, o antigo Jornal Sextou. O nome do Jornal é em homenagem à Narcisa Amália, que foi a primeira mulher jornalista profissional do Brasil.
Hoje você saberá um pouco sobre uma ao visita ao jardim botânico, como vazer sorvete, o BTS e muito mais.
Essa semana será publicado o terceiro capítulo do especial quadro do jornal, que é uma "novela por escrito", chamada "Blair Windsor e a flor mágica". Será publicado um capítulo da história por semana.
Boa leitura!
Visita ao jardim Botanico ------------------------------------ 1 -------------------------------- Alice Bial
Representação lgbtqia+ em séries ------------------------ 2 -------------------------------- Lgbtqia+ anônimo
Como fazer sorvete --------------------------------------------- 3 ------------------------------- Marina Cukier
BTS ------------------------------------------------------------------- 4 -------------------------------- Carolina Veiga
Salve o Ralph ---------------------------------------------------- 5 -------------------------------- Luiza Aires
Dicas, artes, e divulgações ---------------------------------- 6 ------------------------------- Luiza Aires
Forrest Gump ---------------------------------------------------- 7 ------------------------------ Maria Vitória Mathis
Agora você é o jornalista ------------------------------------ 8 -------------------------------- Alice Bial, Clara Lima e Luiza Oiticica
Blair Windsor e a flor mágica ----------------------------- 9 ----------------------- Alice Bial Wainer e Clara Capua Albanesi Lima
Recadinhos finais -------------------------------------------- 10 ------------------------------ Equipe do Jornal Narcisa
O Jornal Narcisa está precisando de novos integrantes, então se você está interessado em participar, faça uma matéria simples para podermos te avaliar e incluir você! Fale com a gente! Mande mensagens para o nosso
e-mail!
Alice Bial
Você provavelmente já foi pelo menos uma vez no agradável Jardim Botânico do Rio de Janeiro, não é mesmo?
Se você quer dica de algum lugar aberto e bonito para ir na pandemia, esse é o lugar ideal! O Jardim Botânico está muito organizado em relação ao protocolo de segurança da Covid-19, e para visitar o parque, é necessário fazer um agendamento pelo seu celular antecipadamente. Para isso, você tem que acessar o site jbrj.agendamento, onde você pode selecionar um horário para a visita e o número de visitantes que vão com você.
O Jardim Botânico é um lugar muito grande e bem bonito, o parque é aberto para a visitação e muitas pessoas passeiam por lá todos os dias, mas o JBRJ é um Instituto de Pesquisas, pesquisadores de botânica e da fauna trabalham lá. No parque existem vários locais que valem a pena ser visitados e revisitados, como o lago das vitórias-régias, o jardim japonês e o chafariz das musas no meio do jardim. O JBRJ é bem grande e além dos pontos clássicos, que todos vão visitar, também existem espaços tranquilos que quase ninguém vai, é muito divertido achar um espaço vazio e ler um livro em contato com a natureza, por exemplo.
Ao entrar no Jardim Botânico, você vai avistar um pequeno lago com várias tartarugas, é muito legal ficar olhando elas pegando sol! Ali perto também tem um lojinha de presentes. Depois de passar pela roleta, você está oficialmente dentro do parque e vai passar por várias aleias de árvores diferentes. Lá, existe uma grande variedade de árvores de diferentes regiões do Brasil e do mundo, como por exemplo: pau-brasil, que foi muito explorado quando Portugal descobriu o Brasil, hoje em dia é raro ver uma árvore desta espécie. Existe uma aleia de uma árvore chamada pau-mulato, originária da Amazônia, ela tem um grande tronco e a textura é lisinha e durante uma época do ano ela descasca para renovar o seu tronco! É muito interessante ver as árvores que foram plantadas há muito tempo, principalmente as palmeiras centenárias, que simbolizam e ilustram a imagem principal que temos do Jardim Botânico RJ e são enormes, ao lado das que foram plantadas recentemente, e que ainda são pequeninas. No Jardim Botânico também tem um baobá, uma árvore muito grande e típica da África, famosa pelo seu largo tronco.
No parque você poderá visitar algumas estufas, mas algumas não são abertas para a visitação. No JB tem um Bromeliário, onde tem uma grande exposição de diversos tipos de brómélias. Também tem o Cactário, onde tem muitos tipo de cactos diferentes tanto do Brasil como de outros países. Existem alguns lagos com vitórias-régias no parque, tem o maior que é bem perto da entrada, e também tem outros mais escondidos por lá. Eu adoro ir no jardim japonês, uma parte que tem a temática oriental, é super agradável, tem uma ponte vermelha e um caramanchão onde você pode entrar e se sentar.
Se você ficar com fome, na entrada do parque tem um restaurante e um café, e no meio do parque tem outro café também, em um espaço que você pode fazer um piquenique! Se você estiver indo com crianças pequenas, existe um parquinho com vários brinquedos. Em uma parte escondida do Jardim Botânico, existe um aqueduto, que tinha a função de conduzir água, se estiver com tempo, tente procurá-lo. É muito interessante você olhar as placas indicando o nome e a região da planta, assim você pode observar as suas características e seu nome.
O Jardim Botânico agora disponibiliza álcool gel e repelente para seus visitantes, só cuidado para não confundir o repelente com o álcool gel! O repelente é disponibilizado em totens, o produto é natural e é feito no parque mesmo, composto de plantas cultivadas lá.
Algum dia que quiser, visite esse incrível parque e divirta-se!
lgbtqia+ anonimo
Oiii voltei! Faz muito tempo mas eu voltei, para falar sobre representação lgbtqia+ em séries começando... agora!
Primeiro vamos falar de" Brooklin 99"com Capitão Raymond Holt, um capitão de NYPD abertamente gay, e Rosa Diaz, uma policial abertamente bissexual, maravilhosa.
Em "Riverdale" temos um casal "choni" de Cheryl e Toni, mas também vários outros como o Kevin e o Foca.
Na serie "Atypical" temos um casal que eu não sei o nome do shipp, mas é o casal de Casey e Izzie que ficam juntas no final e eu amei.
"Modern Family" não fica de fora, porque temos o querido casal Mitchell e Cameron, dois apaixonados que adotaram uma menininha Lily.
A serie glee também está aqui, com o super iconico Kurt Hummel, e Blaine, seu parceiro, e quando você acha que acabou, não, ainda temos o Casas de Santana e Britanny ou "Britana " que eu amo
Esses foram alguns exemplos de representatividade Lgbtqia+ em séries.
Tchau, até.
Marina Cukier
Receita de Sorvete? Com dois ingredientes?
Eu vou falar para vocês!
INGREDIENTES
Meio litro (500 ml) de creme de leite fresco (só funciona for fresco)
Uma lata de leite condensado
Qualquer coisa que você queira usar para dar sabor.
MODO DE FAZER
1- Bata o creme de leite fresco até virar chantilly
2- Adicione o leite condensado e bata
3-Botar qualquer coisa para dar sabor
4- Bote em um pote com tampa e deixe no congelador por várias horas.
Se você quiser fazer de doce de leite, você substitui a lata de leite condensado por uma xícara de doce de leite, e fazer igual a como você faria com o leite condensado.
Espero que gostem!
Carolina veiga
Bangtan Soyeodan mais conhecido como Bts, foi uma banda criada em 2013, por a companhia chamada de big hit. Bts não começou como uma banda fofa e revolucionária. Eles estavam indo por uma vibe mais hiphop bad boy, nessa época eles só eram reconhecidos na Korea mesmo. Bts tinha um show the hustlers (eu acho que assim se chama) onde eles viajaram para o LA no estados unidos , e foram nas ruas vendendo ingressos grátis. Quase ninguém foi para esse show, foi uma época muito difícil para eles, não só por não ter tantos fãs mais também porque eram pobres, viviam num flat micro onde eles dormiam no chão. Depois de tanto esforço em aumentar suas carreiras eles finalmente conseguiram. 2019 foi o melhor ano para o BTS, eles fizeram show no grammys e ficaram em número um no billboard. , mas nunca foi fácil também por que eles tinham muitos haters toda a carreira, sempre foram odiados por fazer o que eles mais amam: a musica e os fãs. Depois de tanto esforço, eles finalmente conseguiram chegar no número um. Nos army’s admiramos eles não só porque eles são gatos, talentosos, mais.... admiramos eles pelo esforço e pelo trabalho duro que eles tiveram que fazer.
Luiza Oiticica
Essa semana um vídeo com uma mensagem importantíssima viralizou nas redes com o tema exploração humana de animais. É um vídeo forte e necessário, inclusive deixarei o link no final do texto.
O curta metragem em animação fala sobre a vida de Ralph, um coelho cobaia e ele cita no documentário, que todos os seus descendentes foram cobaias, e todos morreram fazendo o seu trabalho, que inclusive ele também morrerá. Ralph diferente dos outros cobaias já está conformado com isso, ele não se importa e realmente acredita que está servindo a um povo superior, os humanos. Durante o documentário ele é vítima mais uma vez dos testes, perdendo a sua visão completamente e ficando com ainda mais queimaduras do que ele já tinha.
Ele ainda diz que todos os seus filhos, filhos dos seus filhos e assim por diante serão cabias, o que vocês acham? Será mesmo? Eu acho que está na hora de pensar nos outros e parar de fazer outros animais sofrerem por conta da beleza e da estética, e vocês, o que vocês acham?
Segue o o link do vídeo do Ralph:
https://www.youtube.com/watch?v=AjdMtLF0Z6w
Luiza Oiticica
Oi gente!
Hoje teremos novamente esse quadro, para os que não conhecem você pode colocar indicações de livros, filmes e séries, ou propagandas de alguma rede social sua e também pode colocar expressões asrtísticas!
Funciona da seguinte forma:
Os livros, séries e filmes serão separados por gêneros, como as músicas também!Já as propagandas irão ser divididas de acordo com o que elas trazem conteúdo, e também vocês podem colocar alguma expressão artística de vocês, que será separado de acordo com o que você irá mostrar nela.Deixo abaixo o espaço para vocês colocarem o que desejam!
Maria Victória Mathis
O filme que eu vou indicar hoje é antigo, mas vale muito a pena. O nome é Forrest Gump, e é muito emocionante. Forrest tem o raciocínio lento, mas isso não faz com que ele não seja talentoso. Desde pequeno ele foi julgado, todos sempre o chamava de idiota. A mãe sempre apoiou ele, e graças a isso, Forrest não sofreu tanto quanto sofreria.
Este filme nos faz refletir vários pontos importantes.O homem que todos julgavam “idiota” e “burro” era muito bom jogando futebol, ping pong, foi para a guerra no Vietnã, foi forte com a perda de pessoas importantes para a sua vida e conseguiu ficar milionário vendendo camarão.
“Forrest Gump” é um filme inspirador e eu espero que tenha te convencido a ver.
Curiosidade: Este filme fez tanto sucesso, que até fizeram um restaurante chamado Bubba Gump (precisa ver o filme para entender)!
Clara Lima, Alice Bial e Luiza Oiticica
Agora você é o jornalista! A equipe do Jornal Narcisa criou um padlet para você compartilhar com a gente e com os outros leitores uma notícia, ponto de vista, opinião...
Aproveite e compartilhe!
BLAIR WINDSOR
&
A FLOR MÁGICA
Alice Bial Wainer e Clara Capua Albanesi Lima
III - A festa flutuante
Darwin estava muito animado com sua ida à Bristol, Juliette então, nem se fala! Blair estava feliz pelo irmão, mas como seriam as coisas sem ele? Mesmo que os dois tivessem muitas brigas, Blair amava a companhia de seu irmão. Todos os dias Blair pensava e pensava um pouco mais. Queria fugir para bem longe para não ter que aguentar seus pais a importunando com coisas chatas.
Uma semana depois, Darwin estava a caminho de Bristol, Blair queria chorar, mas sabia que sua mãe iria olhá-la com uma cara de desprezo. Quando Blair chegou na estação 71/9 ela e seus pais olharam Darwin entrar no grande navio, era um navio mágico que foi por debaixo da água e chegou na escola alguns minutos depois. O navio tinha sido enfeitiçado e ia muito rápido, a escola era longe, mas bastava alguns minutos e o trem chegava lá! O navio aparentava não ter magia, então podia ser visto por qualquer "não-bruxo". Em uma de suas laterais tinha escrito com grandes letras brancas: Bristol.
Quando Blair e seus pais chegaram em casa, ela achou um bilhete em cima de sua cama, nele estava escrito:
"Querida Blair, quero dizer que tem algo estranho acontecendo com Juliette, ela tem se metido em coisas perigosas e peculiares. Explore e descubra a verdade, essa carta é o máximo que consigo fazer no momento. Tenha cuidado."
Blair achou que era de seu irmão, mas depois percebeu que essa não era sua letra. Blair ficou assustada, ela se perguntou quem teria escrito isso, tinha que ser uma pessoa que pelo menos tivesse um pouco de intimidade com sua mãe. Ela ficou a noite em claro pensando em quem teria escrito a carta e o que sua mãe estava escondendo.
No dia seguinte, sua mãe a acordou cedo, dando um dos vestidos arrumados que Blair tinha, para ela se vestir rapidamente. Juliette explicou rapidamente que elas tinham que ir urgentemente para uma festa. Blair estranhou estar acontecendo qualquer tipo de festa a essa hora da manhã. Ela sabia que sua mãe adorava festas, mas não esperava que ela estivesse com tanta pressa tão cedo. Quando Blair desceu as escadas de sua casa, já estava vestida, e viu seu pai usando terno e gravata.
– Que festa é essa, pai?
– Você vai ver, filha. - respondeu o pai sorrindo pelos olhos.
Algum tempo depois, chegaram na tal festa. Tudo estava muito arrumado e muito bonito. Não era uma festa normal, em um salão ou na grama, era uma festa flutuante. Todos estavam no ar, os convidados, as mesas de doces e os "duendes musicos", que estavam animando a festa. Quando Blair percebeu que estava em uma das raras e magníficas festas flutuantes, seus olhos brilharam e ele abriu um sorriso. Por incrível que pareça, Blair adorou a festa, ela ficou lá o dia todo, comeu doces, dançou e se divertiu.
Quando já estava de tarde, começou a escurecer, mas a festa não parou. Seu pai a avisou que eles iriam embora daqui a alguns minutos, então, Blair foi pegar um último cupcake. Pegou um cupcake azul, ela nem sabia de qual sabor era. A menina foi se aproximar de seus pais, quando reconheceu uma pessoa, estava ainda mais triste do que da última vez que ela o tinha visto. Era o seu vizinho, que morava na casa ao lado, sozinho. Foi tanto o espanto que Blair deixou o cupcake cair. Ela estava indo falar com ele, quando ouviu a irritante voz de sua mãe chamar ela para ir embora.
Quando estava indo para sua casa, estava imaginando como seu vizinho podia ficar triste em uma festa como aquela. A menina chegou em casa e foi direto para a cama, tinha sido um dia e tanto.
Na manhã seguinte, Blair acordou e seu pai já tinha ido trabalhar, sua mãe estava fazendo o almoço. A menina entrou na cozinha e se deparou com vários pratos se lavando sozinhos, um pode com algo dentro que parecia se misturar com uma colher por conta própria, e em uma cadeira, sua mãe lendo uma revista.
– Bom dia, Blair. - falou Juliette
– Bom dia.. mãe… - respondeu Blair
– Josy te chamou para ir brincar na casa dela, se arrume, que você pode ir sozinha até lá, é pertinho!
Blair abriu a porta de casa e disse tchau para mãe alguns minutos depois. Josy era a menina que brincava com ela na festa de aniversário de Darwin. Deu alguns passos e olhou para a casa do seu vizinho, aquele que Blair tinha visto na festa. Então, ela pensou que poderia só tocar a campainha e desejar um bom dia para ele. E lá foi ela, tocou a campainha e…
OBS: Desenho feito por Luiza Oiticica!!!
Semana que vem terá mais um capítulo!
Muito obrigada por lerem!
Lembrando que temos uma nova publicação toda sexta-feira!
Se vocês tiverem alguma ideia de matéria, quiserem ser um convidado especial ou redator, basta mandar um textinho para o e-mail:
Beijão!!!