Olá e bem-vindo(a) a mais uma edição do Jornal Narcisa, o antigo Jornal Sextou. O nome do Jornal é em homenagem à Narcisa Amália, que foi a primeira mulher jornalista profissional do Brasil.
Hoje você saberá um pouco sobre o melhor recheio de bolo do mundo, vacinação no Rio, Paralimpíadas de Tóquio e muito mais!
Essa semana, será publicado mais um capitulo da história "Blair Windsor e a flor mágica" que é o quadro do jornal de "novela por escrito". Semana que vem terá mais um capítulo!
Boa leitura!
Vacinação no Rio ---------------------------------------------------- 1 -------------------------------- Alice Bial
Sites e aplicativos que você não conhecia ----------------- 2 -------------------------------- Clara Capua
Dose extra? ----------------------------------------------------------- 3 ------------------------------- André Ellis
Indicações de livros com uma pitada de... Romance -- 4 -------------------------------- Marina Cukier
Compartilhe informações conosco -------------------------- 5 --------------------------------- Equipe do jornal Narcisa
Blair Windsor e a flor mágica ---------------------- 6 ------------------------------ Alice Bial Wainer e Clara Capua Albanesi Lima
Recadinhos finais -------------------------------------------------- 7 ---------------------- Equipe do Jornal Narcisa
O jornal Narcisa agora está com somente quatro integrantes, por isso precisamos muito de novos integrantes! Se você quiser participar, olhe as nossas instruções na página "Como participar?", nós adoraríamos ter sua participação!
Lembre-se que você também pode fazer um podcast para ser publicado, além de uma matéria como participante especial.
Agora os professores da Escola Parque também podem escrever matérias para serem publicadas! A matéria pode ser tanto sobre um conteúdo escolar quanto qualquer outro assunto interessante! Para enviar sua matéria, você pode enviar para o e-mail do jornal ou para o e-mail de um dos participantes! Não esqueça também de separar uma imagem. Contamos com a sua colaboração!
Alice Bial
Semana passada, foi divulgado o calendário de vacinação para os adolescentes de 17 a 15 anos, mas, infelizmente, esse calendário não pode ser seguido por conta da falta de vacinas. Pessoas com deficiência, de 12 anos ou mais, puderam receber a vacina. Por isso, a vacinação atrasou alguns dias, mas já foi divulgado o novo calendário. Um dia será para as meninas, o outro para os meninos e no próximo será a repescagem.
Ontem, dia 26 de agosto, foi o dia de vacinação para meninas de 17 anos. Hoje, 27 de agosto, os meninos de 17 poderão tomar a primeira dose da vacina contra Covid-19. Amanhã, dia 28 de agosto, será a repescagem para pessoas de 17 anos ou mais.
Você pode conferir todas as datas no calendário de vacinação abaixo.
Clara Capua
Nesta pandemia surgiram muitos sites e aplicativos novos que ajudaram a passar o tempo mais rápido, simplesmente cooperando para nosso aprendizado. Entre tanto, existe alguns sites e aplicativos que são muito criativos, inteligentes e divertidos que não são tão reconhecidos. Testei todos e são seguros!
-Weave Silk
É um site onde você pode liberar a sua expressão artística!
-The Nicest Place on the Internet
Esta se sentindo sozinho? Acesse este site
- Astronomy Picture of the Day
Você pode ver a foto astronômica do dia!
- 100,000 stars
Queria ver aquelas estrelas da noite passada? Agora você pode ver todas!
- freerice
Você refletiu como a fome tem contaminado o mundo? Infelizmente muitas pessoas passam fome, então que tal doar arroz a elas? A cada questão que acerta mais arroz irá doar!
-GeoGuessr
Se você tirou uma nota ruim em geografia e queria estudar de uma divertida, ou até mesmo queria conhecer o mundo sem sair de casa, esse site é para você.
-Wall Base
Essencial para quem gosta de papéis de parede, este site disponibiliza várias opções.
-QWOP
Um jogo de corrida com o teclado do computador.
É isso! Se você gostou deste tipo de quadro entre em contato com a gente, que podemos fazer mais!
André Ellis
22 Milhões de pessoas já tomaram a segunda dose e estão totalmente imunizadas do vírus COVID19. Bom, algumas pessoas mesmo tomando a segunda doze acabaram falecendo pelo vírus. acalme-se, isso não significa que a vacina é inútil.
A vacina sim te protege, mas não totalmente. A maioria delas tem uma porcentagem de segurança, exemplo: a Pfizer Protege em torno de 95%.
Grande parte do médicos e líderes políticos, pensam que uma terceira dose eficiente protegeria 100%, e isso não é só uma ideia, o estado de Minas Gerais já tem planos para a aplicação da terceira dose para o seu povo.
Muitas pessoas temem que ocorra uma mutação no vírus e as vacinas não tenham mais utilidade.
Marina Cukier
Amor e gelato: "Um verão na Itália, uma antiga história de amor e um segredo de família
Depois da morte da mãe, Lina fica com a missão de realizar um último pedido: ir até a Itália para conhecer o pai. Do dia para a noite, ela se vê na famosa paisagem da Toscana, morando em uma casa localizada no mesmo terreno de um cemitério memorial de soldados americanos da Segunda Guerra Mundial, com um homem que nunca tinha ouvido falar. Apesar das belezas arquitetônicas, da história da cidade e das comidas maravilhosas, o que Lina mais quer é ir embora correndo dali.
Mas as coisas começam a mudar quando ela recebe um antigo diário da mãe. Nele, a menina embarca em uma misteriosa história de amor, que pode explicar suas próprias origens. No meio desse turbilhão de emoções, Lina ainda conhece Ren e Thomas, dois meninos lindos que vão mexer ainda mais com seu coração.
Uma trajetória que fará Lina descobrir o amor, a si mesma e também aprender a lidar com a perda. Amor & gelato é uma deliciosa viagem pelos mais românticos pontos turísticos italianos, com direito a tudo de mais intenso que o lugar tem a oferecer: desde paixões até corações partidos."
Vermelho Branco e Sangue Azul: "Quando sua mãe foi eleita presidenta dos Estados Unidos, Alex Claremont-Diaz se tornou o novo queridinho da mídia norte-americana. Bonito, carismático e com personalidade forte, Alex tem tudo para seguir os passos de seus pais e conquistar uma carreira na política, como tanto deseja. Mas quando sua família é convidada para o casamento real do príncipe britânico Philip, Alex tem que encarar o seu primeiro desafio diplomático: lidar com Henry, irmão mais novo de Philip, o príncipe mais adorado do mundo, com quem ele é constantemente comparado ― e que ele não suporta.
O encontro entre os dois sai pior do que o esperado, e no dia seguinte todos os jornais do mundo estampam fotos de Alex e Henry caídos em cima do bolo real, insinuando uma briga séria entre os dois. Para evitar um desastre diplomático, eles passam um fim de semana fingindo ser melhores amigos e não demora para que essa relação evolua para algo que nenhum dos dois poderia imaginar ― e que não tem nenhuma chance de dar certo. Ou tem?
“Vermelho, branco e sangue azul é escandalosamente divertido. É romântico, sexy, espirituoso e emocionante. Amei cada segundo.” ― Taylor Jenkins Reid, autora de Daisy Jones & The Six e Os sete maridos de Evelyn Hugo
Recomendado para 16+ "
A seleção: "para trinta e cinco garotas, a Seleção é a chance de uma vida. É a oportunidade de ser alçada a um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. America Singer, no entanto, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás o rapaz que ama. Abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe – e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que nunca tinha ousado imaginar."
A elite: "A vida no palácio não era tão ruim quanto America imaginava. Ou melhor: com todos os mimos e privilégios que estava tendo, ela já mal se lembrava de como era pertencer à casta Cinco. Ser Um, em compensação, era fácil: suas criadas eram costureiras talentosíssimas e faziam vestidos maravilhosos; os banquetes e as festas que frequentava eram incrivelmente divertidos; e o conforto em que vivia agora seria impensável alguns meses atrás. Além de tudo, quando sentia saudade de casa, tinha Aspen por perto. Ele era compreensivo, companheiro e tinha decidido colocar sua vida em perigo por ela – afinal, o que aconteceria se alguém descobrisse que, além de guarda do palácio, era ex-namorado de uma das candidatas? Era com Aspen que America contava nas horas mais difíceis. Por outro lado, o príncipe Maxon era atraente, bondoso, carinhoso e – o mais importante – desejava America mais do que qualquer outra garota da Elite. Mas, além de estar com o coração secretamente dividido, também era difícil lidar com o fato de que aceitar Maxon significava ter que aceitar uma coroa. America não tinha certeza se gostaria de ser uma princesa. Apesar da vida glamorosa, havia tantas coisas com as quais ela não concordava e que permaneciam sem explicação: por que o palácio sofria tantos ataques rebeldes? O que era reivindicado? Por que os castigos aos infratores tinham de ser tão violentos? O que estava por trás daquele regime de castas tão cruel? O tempo está acabando e as dúvidas de America só aumentam."
A escolha: "America era a candidata mais improvável da Seleção: se inscreveu por insistência da mãe e aceitou participar da competição só para se afastar de Aspen, um garoto que partira seu coração. Ao conhecer melhor o príncipe, porém, surgiu uma amizade que logo se transformou em algo mais… No entanto, toda vez que Maxon parecia estar certo de que escolheria America, algum obstáculo fazia os dois se afastarem. Um desses obstáculos era Aspen, que passou a ocupar o posto de guarda no palácio e estava decidido a reconquistar a namorada. Em encontros proibidos, ele a reconfortava em meio àquele mundo de luxos e rivalidades. Com essas idas e vindas, America perdeu um pouco de espaço no coração do príncipe, lugar que foi prontamente ocupado por outra concorrente. Para completar, o rei odiava America e a considerava a pior opção para o filho. Assim, tentava sabotar a relação dos dois, inventando mentiras e colocando a garota em prova a todo instante. Agora, para conseguir o que deseja, America precisa cortar os laços com Aspen, conquistar o povo de Illéa e conseguir novos aliados políticos. Mas tudo pode sair do controle quando ela começa a questionar o sistema de castas e a estratégia usada para lidar com os ataques rebeldes… "
Publicado
08/11/202
Novidade! Agora temos um novo quadro interativo do jornal!
Aqui, você pode compartilhar informações conosco anonimamente, ou não. Você pode falar sobre notícias sobre o mundo, sobre o Brasil ou sobre a escola. Aproveite e compartilhe!
BLAIR WINDSOR
&
A FLOR MÁGICA
Alice Bial Wainer e
Clara Capua Albanesi Lima
XVI - O navio dos sonhos
Blair acordou pensativa, mas muito animada! Era um dia muito especial e importante! Era o dia que sempre sonhara! Era o dia em que ela iria para a Escola de Bristol!
No dia anterior, Blair havia feito suas malas com ajuda de sua mãe, que mais atrapalhou do que ajudou. Sua família teve um agradável jantar, com visita de sua avó e de seu avô.
- Quando você for para Tenebris, Blair, como seu irmão, todos nós aqui, você vai entender como o mundo funciona. - falou seu avô
- Posso te dar uma bandeira velha que tinha no meu quarto em Bristol, tem escrito "Tenebris", é linda! Você pode pendurar na sua parede no quarto da escola. O que você acha? - perguntou sua avó, não tinha como dizer não para ela.
- É claro! Obrigada, vovó! - respondeu Blair.
- Desde o meu primeiro dia de volta, vou treinar o meu tempo com a vassoura. Quero ser o melhor da Tenebris, e é claro, da escola! - exclamou Darwin, se gabando.
- Treine sim, filho, você consegue! - falou, orgulhosa, Juliette.
Blair estava muito animada para ir para a Escola de Magia, mas também estava nervosa. Ela iria se encaixar? Faria amigos? Iria para a Tenebris? Blair não sabia.
Naquela madrugada, Blair saiu pela janela e bateu na porta de seu vizinho. Robert levou um susto, mas acolheu a menina.
- É amanhã?
- Sim.
- Está nervosa?
- Muito.
- Não fique, Blair. Tenho certeza que você vai adorar. Aqui, pegue isso - ele a entregou uma pedra - está enfeitiçada, quando quiser falar comigo, toque duas vezes nela, - ele tirou do bolso outra pedra - e quando quiser falar com você, falo por aqui. Vamos conseguir nos falar. Estou aqui para o que você quiser. E lembre-se, se você não for escolhida para a Tenebris, não tem problema - Robert deu uma piscadinha com um olho.
Eles se abraçaram e a menina voltou para casa. Ela foi para o sótão e pegou o seu livro sobre a Felicity, além de outros papéis que ela considerava importantes.
De manhã, seu pai a acordou e eles se abraçaram. Foi uma boa despedida. Darwin já tinha acordado e estava tomando café com Juliette. Foi o último café da manhã da família por um bom tempo.
Richard pegou a mala de seus filhos e eles foram direto para o carro. Até chegar ao porto demorou 1 hora e meia. Enquanto viajavam Darwin não parava de cantarolar uma música americana chamada "American Pie", Blair realmente não gostava desta música. Nesse meio tempo a família ficou quieta e pensativa, a garota até viu a mãe deixar uma lágrima cair sobre seu rosto. Enfim eles chegaram. O pai retirou as malas do carro e a família foi caminhando até a estação, que não estava nenhum não bruxo, e esperaram até o navio chegar.
O navio chegou. Pegaram todas as bagagens e colocaram dentro do navio. Quando os irmãos entraram no navio e viraram para trás viram uma coisa que nunca tinham visto antes: sua mãe e seu pai estavam chorando muito! Blair se emocionou. Já Darwin foi correndo para se encontrar com seus amigos. A menina não sabia onde sentar até que viu dois meninos que estavam sozinhos e então decidiu sentar junto a eles. Os garotos ficaram surpreendidos, aliás a família era muito conhecida e aclamada por todos! Logo um menino alto, magro e branquelo perguntou:
- Olá! Meu nome é Charles e este ao meu lado é William. Quer ser nossa amiga?
Blair logo aceitou o convite, pois não tinha nenhum amigo. Entretanto ela reconheceu William, já havia visto ele na festa flutuante.
- Seu nome é Blair, não? - perguntou o moreno, chamado William.
- Sim! Meu nome é Blair Windsor, tenho 10 anos e quero ir para Tenebris, porque toda minha família é de lá. E vocês, querem ser selecionados para qual casa? - falou Blair na tentativa de se enturmar.
- Também quero ir para Tenebris, pelo mesmo motivo que você - respondeu William.
- Eu quero ir para Audra, porque acho que me encaixo nas características da casa. - justificou Charles
Eles ficaram horas conversando. Até que o navio chegou em sua parada, a tão esperada e sonhada Escola de Magia e Bruxaria de Bristol! Os novatos mal podiam acreditar, era tudo tão bonito e grandioso! Tinha de tudo: jardins cobertos de flores, um parque com muitos animais, um parque aquático e um gigantesco castelo. Blair mal podia acreditar no que seus olhos estavam vendo. Ela se beliscava para ver se não estava em um sonho. Quando eles pisaram no castelo apareceu um tipo de guia que...
Obrigada por ler! Semana que vem tem mais um capítulo! Lembre-se que a Blair tem um site! Você pode acessar o site aqui:
Novidade! Blair Windsor e a flor mágica tem um podcast! Acesse a página do jornal sobre podcast e confira! Você também pode acessá-lo aqui:
Esse é um podcast onde duas leitoras da história foram entrevistadas e compartilham suas teorias e falam o que estão achando da Blair.
Muito obrigada por lerem!
Lembrando que temos uma nova publicação toda sexta-feira!
Se vocês tiverem alguma ideia de matéria, quiserem ser um convidado especial ou redator, basta mandar um textinho para o e-mail:
Beijão!!!