Olá e bem-vindo(a) a mais uma edição do Jornal Narcisa, o antigo Jornal Sextou. O nome do Jornal é em homenagem à Narcisa Amália, que foi a primeira mulher jornalista profissional do Brasil.
Hoje você saberá um pouco sobre a semana literária e muito mais.
Essa semana, na Escola Parque foi a semana literária, onde tivemos uma programação especial, também uma materia falando sobre cruelty free, vamos ajudar os animais como ralph!
Essa semana será publicado o segundo capítulo do novo quadro do jornal, é uma "novela por escrito", chamada "Blair Windsor e a flor mágica". Será publicado um capítulo da história por semana.
Boa leitura!
A semana literária ------------------------------------ 1 -------------------------------- Alice Bial
Cruelty free --------------------------------------------- 2 -------------------------------- Clara Capua
Minha querida assombração --------------------- 3 ------------------------------- Marina Cukier
Dicas, arte e divulgação ---------------------------- 4 -------------------------------- Luiza Oiticica
Como fazer cookie ----------------------------------- 5 -------------------------------- Marina Cukier
Blair Windsor e a flor mágica -------------------- 6 ------------------------------- Alice Bial Wainer e Clara Capua Albanesi Lima
Páginas finais ------------------------------------------ 7 ------------------------------ Equipe do Narcisa
O Jornal Narcisa está precisando de novos integrantes, então se você está interessado em participar, faça uma matéria simples para podermos te avaliar e incluir você! Fale com a gente! Mande mensagens para o nosso
e-mail!
Alice Bial
Essa semana na Escola Parque, tivemos a semana literária, onde tivemos uma programação diferente e especial para os alunos. É incrível como a escola nos proporciona diversas semanas temáticas com programações muito ricas de lives e meets sobre assuntos muito importantes. Nós já tivemos uma semana como essa esse ano, a semana de combate ao racismo.
Essa semana, tivemos vários trabalhos sobra a semana literária. Tivemos a oficina de microcontos com a Gilda Longo e o Eduardo Russel, o concurso literário e o bate-papo com o Reginaldo Prandi, o autor do livro que lemos no começo do ano na disciplina de língua portuguesa, o livro "Minha querida assombração".
A escola continua com as aulas híbridas, com alunos na escola presencial e alunos em casa, nas aulas online. A semana literária foi nesse modelo.
A semana foi muito legal e divertida, agora vou entrevistar alguns alunos do 7º ano e ver o que cada um acho sobre a semana literária.
1) Qual meet/atividade você mais gostou?
Um dos meets que mais gostei da semana literária foi o meet da oficina dos microcontos. - Clara 702
A atividade que eu mais gostei foi o concurso literário porque pudemos nos expressar e falar um pouco sobre nossas experiências na pandemia. - Lia 702
Eu gostei muito do concurso literário. - Mariana 703
A atividade que eu mas gostei acho que foi o trabalho dos microcontos com o oitavo ano, porque além da gente trabalhar com outra turma foi bem divertido criar o microconto. - Mateus 702
Para mim, a atividade que eu mais gostei foi o meet da oficina de microcontos, pois nela os professores e coordenadores deram a oportunidade de trabalhar a mente criativa humana, junto com pessoas mais velhas (o 8º ano). - André 704
2) O que você achou da semana literária? Porquê?
Achei uma semana que acrescentou muito no nosso aprendizado, pois podemos fazer histórias, fazer perguntas para o autor de minha querida assombração e fazer uma troca de aprendizado. Amei a semana literária! - Clara 702
Eu gostei muito da semana literária porque fizemos muitos trabalhos divertidos e interessantes. - Lia 702
Eu achei a semana literária boa, mas acho que deveria ter mais atividades relacionadas a ela, mas ainda assim foi boa. - Mariana 703
Eu estou gostando bastante da semana literária porque além dos metes extras dessa semana terem sido legais eu estou animado para a entrevista com o Reginaldo Prandi. - Mateus 702
Eu achei muito boa, porém poderiam ter tido mais reuniões. Nas poucas que tivemos poderíamos ter tido mais interação com os livros. - André 704
Entrevistados:
André Ellis - 704
Clara Lima - 702
Lia Schmidt - 702
Mariana Jardim - 703
Mateus Diniz - 702
E você, gostou da semana literária?
Clara Capua
No português crueltyfree significa “livre de crueldade” e se aplica a produtos que não foram testados em animais. Graças ao movimento #freeralph os produtos veganos vem sido muito procurado nas prateleiras, assim diminuindo os teste em animais. Em minha opinião devemos acabar com isso, os animais de teste vivem em péssimas condições e merecem uma vida melhor! Se puder ajudar compre produto veganos.
Para te ajudar vamos mostrando algumas marcas brasileiras veganas:
Davene – opções veganas
DermaClean – 100% vegana
Ekilibre Amazônia – 100% Vegana
Eora Brasil – 100% Vegana
Fefa Pimenta Natural – 100% Vegana
FRESH Cosmética – 100% Vegana
Gato Divino (Biozenthi) – 100% Vegana
GE Beauty (Camila Coutinho) – 100% Vegana
GREEN MATRIX – 100% Vegana
Harah Cosmetics – 100% Vegana
Herbia – 100% Vegana
Jeitô – 100% Vegana
Kap33 – 100% Vegana
Kamaleão Color – 100% Vegana
Labelli Cosmética – 100% Vegana
Livealoe – 100% Vegana
Lola Cosmetics – 100% Vegana
Prema Biocosméticos – 100% Vegana
Quero Color – 100% Vegana
Reserva Brasil – 100% Vegana
Temos muitas outras marcas que não testam em animais e são veganas, mas não vai dar para colocar tudo aqui, Então pesquise e veja!
E você, o que acha disso?
Marina Cukier
Minha querida assombração é um livro de suspense, que foi indicado pela Gilda, professora de língua portuguesa, para nos lermos. Perguntei para algumas pessoas sobre o que elas acharam do livro, esse foi o resultado
Eu não vou escrever exatamente o que as pessoas disseram, mas, a maioria gostou, achou interessante, intrigante e não acharam muito assustador. A grande maioria gostou das histórias de dona Santa e das aventuras das crianças.
E agora a minha opinião: eu adorei o livro, gostei do suspense, mas não achei muito assustador e fiquei meio "o queeeee!!" com o final.
E tem mais uma coisa, nessa sexta feira Reginaldo Prandi, o escritor do livro irá fazer uma palestra na escola no último tempo.
Luiza Oiticica
Oi gente! Trago uma novidade!
A partir dessa semana teremos um novo quadro chamado: Dicas de Lazer. Onde vocês poderão colocar indicações de livros, séries ou músicas e também fazer propaganda de alguma conta de alguma rede social sobre um determinado assunto.
Irá funcionar da seguinte forma:
Os livros, séries e filmes serão separados por gêneros, como as músicas também!
Já as propagandas irão ser divididas de acordo com o que elas trazem conteúdo, e também vocês podem colocar alguma expressão artística de vocês, que será separado de acordo com o que você irá mostrar nela.
Deixo abaixo o espaço para vocês colocarem o que desejam!
Marina Cukier
cEssa é uma receita maravilhosa de cookie que eu faço e eu vou ensinar
Ingredientes:
-100 gramas de manteiga (meia manteiga) não pode estar congelada
-3 colheres de sopa de açúcar
-1 xícara de açúcar mascavo
- 1 ovo
-1 3/4 de xícara de farinha
- Meia colher de chá de fermento
-Meia colher de chá de bicarbonato de sódio
-Meia colher de chá de essência de baunilha
-Uma pitada de sal
-Chocolate picado a gosto
Modo de fazer:
1- Bater a manteiga e o açúcar na batedeira até ficar clarinha
2- Adicionar o ovo e a baunilha e mexer mais um pouco
3- Botas a farinha, o fermento, o bicarbonato, e o sal e mexer mais um pouco
4- Misturar o chocolate e colocar na geladeira por no mínimo meia hora
5- Pré-aquecer o forno a 190 graus
6-Untar uma forma e fazer bolinhas com a massa uma separada da outra já que elas crescem
7- Assar por mais ou menos 10 minutos
8- Esperar esfriar e comer!
Alice Bial Wainer e Clara Capua Albanesi Lima
II - O aniversário de Darwin
Darwin tinha nove anos, e em seu aniversário, estava completando dez. Para os bruxos, fazer dez anos não é como fazer nove ou oito. Com dez anos, você completa uma década de vida, e com dez anos completados, você recebe sua primeira carta para a Escola de Magia. Um marco muito importante, que mostra o amadurecimento da criança.
Darwin estava se achando o melhor, sendo mimado pelos pais. Ele ia ter uma festa de aniversário, com outros bruxos de sua idade, de famílias respeitosas da casa Tenebris da escola de magia. Ele estava muito animado. Já Blair, por outro lado, estava bem nervosa, pois os irmãos e irmãs mais novos dos amigos de Darwin também viriam para a festa, para brincar com ela.
Antes da festa, Juliette brigou com Blair, que não queria colocar um vestido arrumado, pois não era confortável. Blair não gostava de nenhuma roupa que usava, sua mãe escolhia todas e não eram confortáveis, somente bonitas, chiques e arrumadas no ponto de vista de Juliette.
A festa foi legal, Darwin foi o centro das atenções o tempo todo. Blair brincou com duas meninas que já tinha conhecido em outros encontros. O nome de uma delas era Lily, e a outra, Josy.
De aniversário, Darwin ganhou dos pais um sapo! Os três animais de estimação permitidos na escola eram: corujas, gatos e sapos. Blair não gostou do presente do irmão, ele ainda nem sabia cuidar de si mesmo, imagina ter que cuidar de um sapo! Blair estava contando os dias para que o irmão fosse para a Escola de Magia de Bristol.
Duas semanas depois, Darwin recebeu sua tão esperada carta convidando-o para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Bristol. Richard e Juliette ficaram ainda mais orgulhosos de Darwin. Na carta, tinha uma lista de específicos materiais necessários. Blair se perguntou onde eles comprariam tanta coisa!
No fim de semana, eles foram para um shopping de bruxos, o "Shopping Mágico", escondido com magia, para os "não-bruxos" não verem. O shopping estava lá, mas quem não era bruxo, não conseguia ver. Essa magia estava em muitas coisas dos bruxos.
No shopping, tinha todos os materiais pedidos e mais! Blair já tinha ido algumas vezes ao Shopping Mágico, mas não ia com frequência. Lá, Darwin comprou sua primeira varinha. A primeira varinha de todo bruxo é marrom e lisa, e ao longo dos anos, a varinha vai mudando, de acordo com os feitiços mais usados pelo dono. A cor pode variar de branco, marrom e preto. Cada varinha fica diferente uma da outra, com formas diferentes. Uma das razões que Blair queria muito ir para a escola de magia, era para ter uma varinha, uma varinha só para ela, onde ela poderia fazer todos os feitiços que ela aprendesse.
Quando Darwin já tinha comprado tudo que precisava, (livros, instrumentos e uniformes) a família voltou para casa.
Em duas semanas, Darwin estaria na Escola de Magia de Bristol!
Muito obrigada por lerem!
Lembrando que temos uma nova publicação toda sexta-feira!
Se vocês tiverem alguma ideia de matéria, quiserem ser um convidado especial ou redator, basta mandar um textinho para o e-mail:
Beijão!!!