Olá e bem-vindo(a) a mais uma edição do Jornal Narcisa, o antigo Jornal Sextou. O nome do Jornal é em homenagem à Narcisa Amália, que foi a primeira mulher jornalista profissional do Brasil.
Essa semana na Escola Parque, foi a incrível "Semana do Combate ao Racismo", tiveram debates e lives a respeito.
Hoje você saberá um pouco sobre como foi "A Semana do Combate ao Racismo" e muito mais.
Aproveite!
Você gostou da semana do combate ao racismo? ----- 1 -------------------------------- Alice Bial
Entrevista com André Guilherme ---------------------------- 2 -------------------------------- Alice Bial
Importância da semana do combata ao racismo ------ 3 ------------------------------ Luiza Oiticica
Assédio ---------------------------------------------------------------- 4 ------------------------------- Clara Lima
O cancelamento dentro do BBB ----------------------------- 6 ------------------------------- Maria Victória de Mathis
Como explicar o racismo para crianças pequenas---- 7 ------------------------------ Marina Cukier
Agora você é o jornalista!--------------------------------------- 8 ------------------------------- Alice Bial, Clara Lima e Luiza Oiticica
O futebol brasileiro ----------------------------------------------- 9 ------------------------------ Maria Luiza Moraes
Páginas finais ------------------------------------------------------- 10 ------------------------------- Equipe do Narcisa
O Jornal Narcisa está precisando de novos integrantes, então se você está interessado em participar, faça uma matéria simples para podermos te avaliar, e incluir você! Fale com a gente! Mande mensagens para o nosso
e-mail!
Boa leitura!
Alice Bial
Essa semana na Escola Parque, tivemos "A semana de combate ao racismo" onde tiveram vários meets e lives a respeito. Eu gostei bastante dessa semana e das lives que a escola proporcionou. Eu entrevistei alguns alunos do sétimo ano para ver se eles gostaram da programação da escola, e como foi essa semana com um assunto que não deve ser falado somente essa semana, e sim todos os dias.
1) Você gostou da semana de combate ao racismo?
– Sim, gostei muito dessa semana sobre esse combate tão importante que existe no dia dia. – Hannah 702
– Eu gostei bastante da semana contra o racismo. – Gael 702
– Acho que eu gostei bastante dessa semana. – Bento 702
– Eu gostei muito! – Lia 702
2) Qual foi seu meet/live que você mais gostou?
– O que eu mais gostei foi do meet da Oficina de Dança Afro com Valéria Monã, que foi super divertido dançar na sala com todos, e aprender como é essa dança. – Hannah 702
– Minha live favorita foi a " A tecnologia não é neutra ". – Gael 702
– Acho que foi o de: tecnologia não é neutra. – Bento 702
– A live que eu mais gostei foi a da Dança Afro porque eu achei a Valéria muito divertida e as danças que ela ensinou para a gente são muito legais. – Lia 702
3) O que você aprendeu nessa semana?
– Eu aprendi sobre como vários negros se sentem com o racismo e que não basta não ser racista, seja antirracista. – Hannah 702
– Eu aprendi que tudo atualmente tem uma certa quantidade de racismo na escapa do racismo
atualmente. – Gael 702
– Acho que aprendi mais sobre os problemas da sociedade. – Bento 702
– Eu já sabia que o racismo é um problema muito sério que todos precisam ajudar a combater mas nessa semana eu aprendi diferentes maneiras de combater o racismo. – Lia 702
Entrevistados:
Bento Carrera - 702
Gael Rabello - 702
Hannah Sukman - 702
Lia Schmidt - 702
E você, gostou da semana de combate ao racismo?
Alice Bial
A minha entrevista de hoje é com o André Guilherme Alves, da turma 702, que é um dos poucos alunos negros do sétimo ano. Infelizmente, temos uma grande diferença na quantidade de alunos brancos e negros na escola.
É muito importante percebermos como nossa sociedade está afundada no racismo estrutural, tema muito falado essa semana.
1) Você é um dos poucos alunos negros no sétimo ano. Você já sofreu algum tipo de racismo na escola?
Sim, já sofri racismo na escola, mas a pessoa não tava querendo ser racista comigo.
2) E fora da escola?
Já.
3) Você sente falta de termos mais professores negros na Escola Parque?
Não, porque os professores não precisam ser da mesma cor para serem legais e gentis.
4) Já aconteceu de alguém ser racista com você na escola e a pessoa nem perceber que estava sendo racista? Você pode dar um exemplo?
Já aconteceu sim, eu e meus amigos estávamos nos zuando e um amigo meu, sem querer, falou que eu parecia um macaco, mas depois ele percebeu o que falou e pediu desculpa.
5) Você gostou da semana de combate ao racismo?
Sim, eu gostei da semana de combate ao racismo.
6) Qual live você mais gostou?
A live que eu mais gostei foi " A Tecnologia não é neutra" com a Nina da Hora.
Luiza Oiticica
Essa semana tivemos a tão esperada Semana do Combate ao Racismo, uma semana que abre os nossos olhos para realidade mais do que nunca. Eu vi alguns pais reclamando da quantidade de lives e do pouco tempo de aula, mas eu não concordo com isso, a Semana do Combate ao Racismo é importantissíma, nós brancos podemos não enteder, mas é algo que afeta a maior parte da populacão brasileira, e que devemos acabar com ela, o racismo provoca uma hierarquia de raças colocando os negros em segundo plano. A semana do combate ao racismo é muito importante porque nos ensina esse erro da sociedade, nós somos o futuro e apenas nós podemos mudar ele, só de pensar que tem pessoas que descriminam, matam, maltratam e muitas outras coisas por conta da sua cor de pele. Nós temos que entender que isso não deveria existir e como combater isso. Se todas as escolas do mundo tivessem a Semana do Combate ao Racismo o mundo seria um lugar bem melhor.
Clara Lima
Hoje vamos entrevistar meninas que já passaram por uma situação nada confortável e vamos ver como elas se sentem em relação a isso.
Todas as respostas são anônimas!
Com base nessas informações, o que você acha que é assédio e se já sofreu, como se sentiu?
- Assédio é basicamente quando alguém te toca de algum jeito ou te olha, você não se sente confortável e o assediador sabe disso. Pode ser uma insistência impertinente, perseguição, sugestão ou pretensão constantes em relação a alguém. Até mesmo em casos mais graves quando a vítima fala que não quer relações sexuais e o assediador persiste. Assim como eu acredito que a maior parte das meninas/mulheres eu já fui assediada. Em 2020 eu comecei a andar um pouco sozinha na rua isso começou a acontecer com mais frequência. Eu me sinto diminuída, oprimida, assédio não é elogio.
- Bom pra mim assédio não é só passar a mão em partes íntimas, sim também é! Mas assédio nem sempre precisa ser físico, por exemplo chamar a menina e ou o menino de gostosa(o) isso é assédio também!! Tanto que um dia eu estava na praia em um dia de ferias eu estava entrando no mar e me chamaram de “gostosa” muitas pessoas tratam como um elogio, mas É ASSEDIO!!
-Sim, eu já sofri assédio. Eu já fui violada dessa forma, ou melhor de varias formas, sempre tem olhares maldosos, comentários pretensiosos que sempre me deixam muito desconfortáveis. Além de já terem me violado o suficiente para mudar a minha personalidade, colocando a sua mão na minha parte intíma (minha vagina). É impressionante como as pessoas agem como se fosse algo normal, sendo que não, é horrível se sentir desse jeito. Além de já terem forçado beijos que eu não queria dar. As pessoas têm que parar de achar que é algo normal e se perguntar o porquê que de acharem que aquilo é normal.
99% das mulheres já foram assediadas em transportes públicos e privados. Você menina que já foi assediada não fique calada, assedio é crime! Denucie! Você homem que acha que isso "é só um elogio!", não é!
Maria Victória de Mathis
Acho que muitas pessoas conhecem o Big Brother Brasil. Para quem não conhece, é um reality show onde pessoas são confinadas dentro de uma casa e tem que conviver juntas. Bom, o BBB deste ano (BBB 21), acabou com muitos cancelamentos . A cantora e compositora Karol Conká, foi muito cancelada pelo público, saindo com recorde de rejeição, 99,17%. O humorista Nego Di, a baiana Lumena e o rapper Projota também foram super cancelados aqui fora, saindo com rejeição de 98,76%, 61,31% e 91,89%.
Por que esse cancelamento?
As pessoas cancelam umas às outras pela sua atitude. Nesse caso, Karol, Nego Di, Lumena e Projota foram cancelados pela atitude de como trataram alguns participantes. O maior alvo deles era o Lucas Penteado. Fizeram abuso psicológico e bullying. Na minha opinião, o que eles fizeram está totalmente errado. Mas jogo é jogo, e eles merecem uma segunda chance aqui fora.
Marina Cukier
Como explicar o racismo para crianças pequenas? Isso é difícil mas eu tenho um jeito fácil de explicar.
Bem esse assunto tem que ser falado com delicadeza, de um jeito fácil para que a criança consiga entender.
A primeira coisa que você tem que especificar é que o racismo é ruim, e não se deve ser racista e não se deve tolerar o racismo. Você também deve falar que racismo é um preconceito contra as pessoas negras, e que ele existe porque no passado os portugueses achavam que os negros eram ruins, mesmo eles não sendo e que ainda tem pessoas que acham os negros ruins, e essas pessoas são más e elas que são ruins.
Outro jeito de explicar é fazendo uma música, é um jeito simples e meigo e as crianças entendem músicas as vezes melhores que conversas.
E esse é meu jeito de explicar o racismo para crianças pequenas, espero que gostem!!!
Alice Bial, Clara Lima e Luiza Oiticica
Agora você é o jornalista! A equipe do Jornal Narcisa criou um padlet para você compartilhar com a gente e com os outros leitores uma notícia, ponto de vista, opinião...
Aproveite e compartilhe!
https://padlet.com/claralima/khz7m1tqm4r08l0l
Maria Luiza Caesar
O Brasil é muito conhecido pelos seus jogos de futebol. Tanto dentro, quanto fora do país, a palavra futebol nos faz lembrar da alegria do povo brasileiro em época de jogos.
A trajetória desse esporte começou a muito tempo atrás, mais especificamente em 1895, pelas mãos dos
ingleses, que formaram os primeiros clubes de futebol, nos entornos de 1896. Porém essa história nem sempre foi flores, pois nessa época, negros e pessos mais pobres não podiam jogar, apenas observar. Apenas em 1920, essas pessoas foram permitidas de praticar o esporte profissionalmente.
O governo de Getúlio Vargas foi um dos mais beneficentes para o esporte, apesar de ter sido uma época sofrida para muitos da população brasileira, a construção de vários estádios e clubes importantes para o futebol ocorreu na época, como o Maracanã. A chamada “Era Vargas" foi importantíssima para a história desse jogo.
Todas essas coisas foram essenciais para a evolução do esporte tão amado por crianças e adultos brasileiros, e assim o esporte segue até hoje, cada vez mais inclusivo e acolhedor para diferentes pessoas.
Muito obrigada por lerem!
Lembrando que temos uma nova publicação toda sexta-feira!
Se vocês tiverem alguma ideia de matéria, quiserem ser um convidado especial ou redator, basta mandar um textinho para o e-mail:
Beijão!!!