Olá e bem-vindo(a) de volta das férias a mais uma edição do Jornal Narcisa, o antigo Jornal Sextou. O nome do Jornal é em homenagem à Narcisa Amália, que foi a primeira mulher jornalista profissional do Brasil.
Hoje você saberá um pouco sobre a olimpíada de Tóquio, Jurassic Park e Jurassic World, livros com representatividade LGBTQIAP+ e muito mais!
Essa semana, será publicado mais um capitulo da história "Blair Windsor e a flor mágica" que é o quadro do jornal de "novela por escrito". Semana que vem terá mais um capítulo!
Boa leitura!
Notícias olímpicas ------------------------------------------------ 1 -------------------------------- Alice Bial
Jurassic Park e Jurassic World --------------------------------- 2 -------------------------------- André Ellis
Livros com representatividade LGBTQIAP+ -------------- 3 ------------------------------- Luiza Oiticica
Jogos Vorazes ------------------------------------------------------- 4 -------------------------------- Marina Cukier
Maneskin ------------------------------------------------------------ 5 --------------------------------- Carolina Longhi
Blair Windsor e a flor mágica ------------------------------ 6 ---------------------- Alice Bial Wainer e Clara Capua Albanesi Lima
Recadinhos finais ---------------------------------------------- 7 ------------------------------ Equipe do Jornal Narcisa
O jornal Narcisa agora está com somente cinco integrantes, por isso precisamos muito de novos integrantes! Se você quiser participar, olhe as nossas instruções na página "Como participar?", nós adoraríamos ter sua participação!
Lembre-se que você também pode fazer um podcast para ser publicado, além de uma matéria como participante especial.
Agora os professores da Escola Parque também podem escrever matérias para serem publicadas! A matéria pode ser tanto sobre um conteúdo escolar quanto qualquer outro assunto interessante! Para enviar sua matéria, você pode enviar para o e-mail do jornal ou para o e-mail de um dos participantes! Não esqueça também de separar uma imagem. Contamos com a sua colaboração!
Alice Bial
Nessas duas últimas semanas, está acontecendo a tão esperada olimpíada de Tóquio! Muitos jogos emocionantes são realizados todos os dias. Você está acompanhando?
Para começar, no dia 23 de julho teve a abertura dessa olimpíada. Foi uma abertura linda, e começou com uma homenagem para os atletas que tiveram que treinar sozinhos e em casa por tanto tempo. A arquibancada estava vazia, com menos de mil pessoas, mas caberiam 68 mil. Ao longo da abertura, luzes e holofotes de última geração iluminaram e coloriram o local, fazendo um show de cores. Também houve uma homenagem a todos os mortos pela Covid-19. Como tradição, os atletas de seus países desfilaram carregando sua bandeira. Por conta da pandemia, o número de atletas foi bastante reduzido, e o Brasil entrou somente com quatro integrantes. Outra coisa incrível da abertura foram os drones que no alto do estádio, formaram o planeta terra. No final da cerimônia, a pira olímpica foi acesa pela tenista japonesa Naomi Osaka, que recebeu a tocha das mãos de crianças que sobreviveram o terrível terremoto no Japão, em 2011.
O Brasil já ganhou 16 medalhas, 4 de ouro, 4 de prata e 8 de bronze. Uma das medalhas de ouro foi do ítalo Ferreira, no surf, nova modalidade das olimpíadas. Outra medalha de ouro, foi da Ana Marcela, na maratona aquática, com uma chegada emocionante, depois de duas horas de prova! Uma das medalhas de bronze foi no tênis feminino, da Laura Pigossi e da Luisa Stefani. Duas das medalhas de prata, foram no skate, um sporte que foi realizado pela primeira vez nas olimpíadas. No skate masculino, Kelvin Hoefler ganhou a medalha. E no skate feminino, foi a Rayssa Leal, a fadinha do skate.
Rayssa só tem 13 anos, a atleta mais jovem medalhista do Brasil. Ela começou a andar de skate quando era pequena, e um vídeo seu, com vestido azul e asas de fada, fazendo uma manobra no skate, viralizou. Seus pais se esforçaram muito para a levar em um campeonato do outro lado do Brasil, mas valeu a pena, porque ela ganhou. Um dia, fizeram uma matéria no Esporte Espetacular sobre ela, e Rayssa teve a oportunidade de conhecer sua ídola skatista: Leticia Bufoni. Desde então elas viraram amigas. Leticia também foi para as olimpíadas, mas infelizmente não passou para a final. Rayssa Leal, a fadinha, virou inspiração para todo o Brasil.
Outra medalhista do Brasil, foi a Rebeca Andrade, na ginástica artística. Ela tem 22 anos, e já passou por 3 cirurgias no joelho, ela pensou em desistir, mas foi forte e se recuperou. Voltou a treinar e olha onde ela chegou. Rebeca participou das eliminatórias e passou para a final do individual geral (que é uma competição individual que passa por todos os aparelhos), no solo e no salto. Rebeca foi muito bem e arrasou na final do individual geral, e ganhou prata. Na final dos saltos, ela ganhou ouro! O Brasil todo vibrou por ela em ambas as provas. Ela também competiu no solo, com a música "Baile de favela", mas não ficou no pódio. Rebeca foi brilhante e trouxe as primeiras medalhas na ginástica artística feminina para o Brasil.
A Flávia Saraiva, também do Brasil, nas eliminatórias da ginástica artística, machucou seu tornozelo e teve que parar e não pode competir em todos os aparelhos. Antes de se machucar ela já tinha passado para a final da trave. Uma semana depois com muito cuidado e esforço seu tornozelo melhorou bastante e ela participou da final. Flavinha foi muito bem, e terminou em sétimo lugar.
Você talvez tenha visto que a incrível ginasta americana Simone Biles, desistiu de participar de várias finais para cuidar da sua saúde mental. A atleta de 24 anos já ganhou sete medalhas em outras olimpíadas, sem contar com outros campeonatos mundiais. Ela foi muito corajosa de desistir e perceber que tinha que cuidar de sua saúde mental. Ela ainda participou da final da trave, e ganhou a medalha de bronze.
Nessa olimpíada, também teve a prova de 100 metros do atletismo, estabelecendo o atual homem mais rápido o mundo e mulher mais rápida do mundo. Após a Rio2016 Usain Bolt se aposentou, e atualmente o homem mais rápido do mundo é Lamont Marcell Jacobs, um italiano que surpreendeu a todos. A atual mulher mais rápida do mundo é a jamaicana Elaine Thompson-Herah.
Em meio a tanta tristeza que o mundo vem aturando desde o ano passado, foi muito bom termos essa olimpíada para nos unirmos através dos esportes.
JURASSIC PARK E JURASSIC WORLD
André Ellis
Jurassic Park e Jurassic World são praticamente a mesma trilogia de filmes porém com nomes diferentes. A trilogia de Jurassic Park contém 3 filmes incríveis. Todos os filmes são muito emocionantes, tratando-se sobre dinossauros.
JURASSIC PARK: O PARQUE DOS DINOSSAUROS
Os paleontólogos Alan Grant, Ellie Sattler e o matemático Ian Malcolm fazem parte de um seleto grupo escolhido para visitar uma ilha habitada por dinossauros criados a partir de DNA pré-histórico. O idealizador do projeto e bilionário John Hammond garante a todos que a instalação é completamente segura. Mas após uma queda de energia, os visitantes descobrem, aos poucos, que vários predadores ferozes estão soltos e à caça.
JURASSIC PARK: O MUNDO PERDIDO
John Hammond chama o teórico do caos Ian Malcolm à sua casa para dar algumas notícias aterradoras: enquanto quase tudo em Jurassic Park foi destruído, seus engenheiros parecem ter um segundo local, onde outros dinossauros estão escondidos. Aparentemente, os dinossauros na segunda ilha estão vivos e bem e até se acasalando. Hammond quer que Malcolm observe e documente as criaturas antes que mercenários cheguem até eles.
JURASSIC PARK: 3
O agora famoso paleontólogo Alan Grant é convencido por um rico empresário e a mulher dele a realizar uma excursão aérea pela Ilha Sorna. Nela, dinossauros clonados vivem em liberdade e são estudados no ambiente natural. Mas um acidente com o avião faz com que o grupo de sete pessoas fique encalhado na perigosa ilha. Cercados por carnívoros famintos, os visitantes tentam escapar do lugar e salvar suas próprias vidas.
JURASSIC WORLD: O MUNDO DOS DINOSSAUROS
O Parque dos Dinossauros está aberto para visitação, e o público tem a chance de ver de perto as mais diversas espécies. Porém, um desses animais, resultado de experiência genética, desenvolve alta inteligência e se torna uma ameaça para todos.
JURASSIC WORLD: REINO AMEAÇADO
Três anos após o fechamento do Jurassic World, um vulcão prestes a entrar em erupção põe em risco a vida na ilha Nublar. Não há mais qualquer presença humana no local e os dinossauros vivem livremente. Claire e Owen decidem resgatar os animais e retornam à ilha para a missão. Lá, a dupla encontra novas e aterrorizantes raças de dinossauros gigantes ao descobrir uma conspiração que ameaça todo o planeta.
Em breve teremos ano que vem o 3 filme da trilogia Jurassic World:
JURASSIC WORLD: DOMINION
Luiza Oiticica
Um milhão de finais felizes:
"Uma história divertida, sensível e esperançosa sobre o amor e o verdadeiro significado de família, que te fará entender por que o Vitor é um dos melhores autores atuais de YA." – Iris Figueiredo, autora de Céu sem estrelas e Confissões on-line
Conectadas:
Raíssa e Ayla jogam um jogo virtual e começaram a se falar sempre, e não se desgrudam mais. Elas nunca tiveram nenhuma conexão como essa. Elas sentem como se pudessem ser elas mesmas, mas Raíssa joga com um Avatar masculino, então Ayla não sabe que está conversando com uma menina. Elas começam a se envolver cada vez mais, e Raíssa não sabe como contá-la. Mas ela não está pronta para falar para Ayla e nem sair do armário, muito menos se isso fará a perder a garota que ama.
Vermelho, Branco e Sangue-Azul:
Vermelho, Branco e Sangue-Azul conta a história de Alex Claremont-Diaz, o filho da mais nova presidenta dos Estados Unidos. Por conta do novo cargo de sua mãe e sua popularidade repentina, precisa ir a um casamento real, mas ele tem um desafio: lidar com o neto da rainha, o príncipe mais adorado do mundo, Henry. O problema: Eles não se davam nada bem, e no dia seguinte todos já sabiam disso, então eles têm de fingir serem melhores amigos por um fim de semana inteiro, e isso não pode dar certo, ou pode?
Aristóteles e Dante Descobrem Os Segredos Do Universo:
Durante um verão normal, Aristóteles e Dante se conhecem e viram melhores amigos desde ali, mesmo com as suas diferenças. Com essa “amizade” eles começam a descobrir mais até sobre eles mesmos, e quem querem ser. E será que é apenas uma amizade?
Os Sete Maridos De Evelyn Hugo:
Evelyn Hugo é uma estrela de Hollywood, e neste livro mostra o que sacrificamos pelo amor, o perigo que guardamos e o preço da fama. Ela com mais de oitenta anos decide contar a sua verdadeira história, e a narrativa é contada assim, como uma entrevista que ela estava dando, contando a sua “verdadeira história’’.
Clichês Em Rosa, Roxo e Azul:
Este é um livro onde conta a história de 12 pessoas normais, que estão vivendo as suas vidas, mas tem algo em comum, todas elas fazem parte da comunidade LGBTQIAP+.
Enquanto Eu Não Te Encontro:
“Com protagonistas LGBTQIAP+ e ambientado no Nordeste, o clássico clichê de encontros e desencontros ganha nova força neste delicioso romance de Pedro Rhuas. Um livro divertidíssimo e apaixonante, para deixar o leitor torcendo pelo felizes para sempre.” ― Clara Alves, autora de Conectadas
The Prom: A Festa de Formatura:
Emma é uma adolescente LGBTQIAP+ no terceiro ano do ensino médio que decide levar a sua namorada ao baile de formatura, mas que por serem um casal de duas mulheres a escola cancela a festa. Então o ocorrido fica viral nas redes sociais e chama atenção de estrelas da Broadway que decidem ajudá-la.
Marina Cukier
Jogos Vorazes é uma história que se passa em um país distópico, onde há 12 distritos que vivem na miséria, um mais pobre que o outro e tem a capital, uma cidade tecnologicamente avançada onde tem do bom e do melhor. Esse país se chama Panem, e é governado pelo Presidente Snow.
Em Panem, todo ano um jovem homem e mulher, de doze a dezoito anos, é escolhido aleatoriamente, para participar dos Jogos Vorazes, um jogo que é matar ou morrer.
A história se passa durante os 74º Jogos Vorazes, no distrito doze, o mais pobre de todos, quando uma menininha de 12 anos chamada Primrose (Prim) Everdeen é escolhida e sua irmã Katniss se voluntaria para ir no lugar dela.
Katniss e seu parceiro de distrito Peeta Mellark treinam por algumas semanas, recebendo dicas de seu mentor Haymitch, um sobrevivente dos jogos vorazes, e observando os outros tributos: Marvel, Glimmer, Cato, Clove, Rue, Trash e outros.
Todos eles são colocados em uma enorme arena, onde irão lutar um contra o outro e contra todas as pragas que tem lá. O "show" passa ao vivo em todos os distritos do país.
O que acontecerá com Katniss e Peeta na arena? Só lendo para descobrir.
Carolina Veiga
Maneskin, uma Banda Italiana formada em 2016 por quatro integrantes: Damiano David, (cantor principal) Victoria de Angelis, a única mulher do grupo e é a baixista, Ethan Norchio o baterista e Thomas Raggi, o guitarrista.
Eles fazem sucesso no mundo inteiro graças a um cover por Frankie valli em 1967 . o cover deles foi em 2017. O show mais marcante foi quando o Damiano beijou o Ethan na Polônia, onde as pessoas são muito concervadoras. Os dois são héteros, várias pessoas acusaram eles de usarem o LGBT como uma forma de fama, mas, eu acho que eles queriam demostrar seu apoio para a comunidade.
BLAIR WINDSOR
&
A FLOR MÁGICA
Alice Bial Wainer e
Clara Capua Albanesi Lima
XII - A carta que não chegou
Depois de seu aniversário, Blair só conseguia pensar em duas coisas: sua carta de Bristol e seu tio Robson. Passara uma semana e a menina já havia tentado conversar com seu irmão, mas nunca dava certo. Um dia, ela perguntou para Darwin:
- Sabe o nosso tio, Robson, ele é nosso vizinho, você já percebeu? -
- Já tinha visto ele na porta de sua casa, sim, mas agora tenho nojo só de pensar. Ele é uma vergonha para a nossa família, Blair. Tudo começou com ele indo para a casa Ignis na Escola de Magia de Bristol. Depois, se envolveu em coisas erradas, sabe? - respondeu o irmão.
- Que tipos de coisas erradas? - sussurrou Blair.
Às vezes seu irmão era muito infantil, mas sempre lembrava de assuntos importantes e era inteligente. Se quisesse, poderia ser um aluno exemplar em Bristol.
- Filhinho amado, fiz um bolo para você! - exclamou Juliette.
- Humm, que delícia! - Darwin respondeu e foi correndo para a cozinha.
Blair pegava as correspondências deixadas em sua porta toda manhã, e sempre checava se havia alguma carta da Escola de Bristol. Após quatro dias sem correspondências que a interessasse, a menina estava confiante para o próximo dia.
Tinham várias correspondências nesse dia, cartas de amigos e pessoas do trabalho de Richard, convites para festas para Juliette, e uma carta amarelada. Blair arregalou os olhos quando viu as iniciais no selo do envelope. "E.M.B.", Escola de Magia de Bristol. Abriu a carta rapidamente, sem nem checar se realmente era para ela.
"Prezado Aluno,
Confirmamos sua vaga em seu segundo ano na nossa majestosa Escola de Magia e Bruxaria de Bristol. Segue a lista de materiais necessários para o ano letivo.
Cordialmente, John Tenebris"
Segundo ano? John Tenebris deveria ter errado ao escrever a carta, seria seu primeiro ano letivo na escola. E porque o diretor da Tenebris que assinou se ela nem sabe se realmente vai para essa casa. Quando olhou para o lado, viu seu irmão descendo as escadas. Aí que a menina entendeu. A carta não era para ela, era para seu irmão. Ela olhou atrás do envelope e lá estava: Darwin Lewis Windsor.
- O que foi Blair? Queria que a mamãe tivesse feito bolo hoje? Não se preocupe, ela vai fazer amanhã, já que vamos para Bristol semana que vem. - falou Darwin.
Blair estava paralisada, mas respondeu:
- Sim, é claro. Aqui, sua lista de materiais para seu segundo ano letivo em Bristol.
Ela entregou todas as correspondências e subiu para o seu quarto naturalmente. Lá, Blair chorou por um bom tempo. E se não recebesse a carta? E se não fosse para Bristol? O que ela iria fazer? Tem outras escolas mágicas, mas são em outros países! Blair estava muito preocupada.
Um tempo depois, olhou pela janela e lá estava seu vizinho, ou melhor, seu tio. Ele estava lendo os jornais. Então, Blair teve uma ideia. E se forjasse sua carta?! Isso provavelmente, daria muito errado, mas quem não arrisca não vai para a Escola de Bristol.
Então era isto. Cometer um crime para entrar na escola de seus sonhos. Primeiro tinha que pegar um cartão lindo e amarelado de seu pai, depois escrever como se fosse a diretora Iolanda Princeton e colocar o carimbo de honra da escola, porém, como conseguiria o tal carimbo? Bom, vamos por partes, Blair entrou escondido no escritório de seu pai e pegou o cartão amarelado, depois comparou a carta que Darwin tinha recebido ano passado e começou a escrever. Blair pensou que a letra e a escrita eram parecidas e colocou dentro do cartão. Agora como faria para, de algum jeito, carimbar e finalmente finalizar sua obra de arte?
A menina estava circulando pelo seu quarto tentando achar uma solução, de repente o vizinho, seu tio Robson, bateu uma pedra na janela e gritou:
– Hoje de noite, na minha casa, sei uma solução.
Blair estava confusa, como seu tio sabia da carta? Bom, isto não importava, ela iria lá de qualquer maneira.
Como combinado, a garota estava na porta no início da noite. Robert abriu um sorriso gigantesco quando viu ela.
- Entre pequenina, seja bem-vinda! - falou Robert.
Quando Blair entrou, viu uma mesa de jantar linda cheia de talheres e com um spaghetti lindo à mesa. A casa estava mais arrumada do que o comum, a menina ficou chocada. Aliás, nunca tinha visto a casa de seu tio arrumada.
- Blair, te chamei aqui para te contar para não falsificar sua carta. Não vai adiantar de nada. - recomendou Robert
- Desculpe-me, como você sabe? - perguntou
- Vi você frustrada pela janela e imaginei isso. Aliás, igual a você, minha carta ficou atrasada, mas depois de algumas semanas chegou! - comentou Robert.
- Então eu tenho que cancelar tudo e esperar sentada? - reclamou Blair.
- Infelizmente, sim - respondeu Robert.
Depois desta difícil conversa, eles tiveram um jantar muito agradável e conversaram sobre diversos assuntos. Blair ficou convencida de esperar e testar sua paciência. Estava esperançosa que a carta chegaria!
Muito obrigada por lerem!
Lembrando que temos uma nova publicação toda sexta-feira!
Se vocês tiverem alguma ideia de matéria, quiserem ser um convidado especial ou redator, basta mandar um textinho para o e-mail:
No domingo, será dia dos pais, então, feliz dia dos pais!
Beijão!!!