Olá e bem-vindo(a) a mais uma edição do jornal #Sextou. Hoje você saberá um pouco mais sobre o livro "O pequeno príncipe", a diferença entre o machismo e o feminismo e Jogos online para jogar com os amigos. Aproveite!
Entrevista com a Hannah da turma 602 ---------------- 2 ---------------------------------------- Marina Cukier
Resenha do livro "O pequeno príncipe" ---------------- 3 ---------------------------------------- Alice Bial
A diferença entre o machismo e o feminismo ------- 4 ----------------------------------------- Luiza Oiticica
Eleição nos Estados Unidos --------------------------------- 5 ------------------------------------------ Luiza Oiticica
Matéria urgente vindo direto do palácio de Illéa --- 6 ---------------------------------------Marina Cukier
Jogos online para jogar com os amigos ---------------- 7 ------------------------------------------ Marc Barón
Páginas finais ---------------------------------------------------- 8 ---------------------------------------- Equipe do Sextou
Marina Cukier
Para essa edição, fiz uma entrevista com a aluna nova, Hannah, da turma 602, que mudou de escola na quarentena. Ela autorizou essa entrevista.
ENTREVISTA
– Em que escola você estudava?
– Pedro Segundo.
– Como foi para você mudar de escola durante a quarentena, na aula on-line?
– Assim, eu perdi meus amigos da outra escola, mas eu não "tava" tendo aula nenhuma.
– Você já se acostumou com o fato que você mudou de escola?
– Sim.
– Você está gostando da escola?
– Sim.
– Obrigada por responder, bem-vinda à Escola Parque.
Alice Bial
Você provavelmente já ouviu falar do livro "O Pequeno Príncipe", não é mesmo? Este livro é muito famoso, e é o livro mais traduzido da história, depois do Alcorão e da Bíblia. Ele foi escrito pelo francês Antoine de Saint-Exupéry. O livro pode parecer infantil, mas é adequado para todas as idades.
O livro conta a história de um piloto de avião que cai no deserto e encontra um menino loiro e pequenino. O menino fala que vem de um planeta muito pequeno, o asteroide B 612, onde ele tem uma rosa. Os dois vão se conhecendo ao longo dos dias, e vão sendo reveladas histórias do pequeno príncipe. O piloto é o narrador, e, na história, anos depois, decide escrever o livro comentando sobre a época.
Esta história faz a gente pensar sobre o sentido da vida, e se estamos aproveitando-a corretamente. O livro critica os adultos que só pensam em trabalhar e ganhar dinheiro. Ao longo dos dias, o pequeno príncipe muda o olhar que o piloto tem pela vida. É uma história muito bonita e sensível, e em alguns momentos, triste.
O autor Antoine de Saint-Exupéry foi realmente um piloto de avião, ele foi morto servindo seu país em uma das últimas semanas da segunda guerra mundial, por um nazista. Ele também publicou outros livros, como Terra do homens, Correio Sul, Cidadela entre outros. Ele escreveu "O Pequeno Príncipe" em 1943, nos Estados Unidos.
Eu indico muito esse livro, acho que todo mundo deve ler. Também tem um filme, uma animação que conta a história do livro e também mostra a reação de uma garotinha lendo nos dias de hoje, eu gostei muito.
Luiza Oiticica
A diferença entre o machismo e o feminismo é que, enquanto o machismo vende a ideia de que os homens são superiores às mulheres, o feminismo prega que os homens e as mulheres são iguais e deviam lutar pela igualdade de gênero.
O machismo é um preconceito que alega que os homens são melhores e superiores que as mulheres. O machismo vende a ideia que os homens tem que trabalhar e colocar a comida na mesa, enquanto a mulher está ali para ter filhos, cuidar da casa e dos filhos. Hoje em dia, vemos muitas mulheres trabalharem nos mesmos ambientes de trabalho, mas na maioria das vezes com um salário menor por ser mulher. Uma pesquisa feita em 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 20,5% das mulheres ganham menos que os homens.
Enquanto o machismo julga a mulher como inferior ao homem em aspectos físicos, intelectuais e sociais, o feminismo alega que é questão de criação, não algo genético e sim algo que nós (mulheres) somos educadas a fazer, como por exemplo a pedir mais "desculpas" do que realmente precisamos.
O machismo sustenta o patriarcado, sistema social onde os homens tem poder e exercem papéis de liderança política, autoridade moral e privilégio social. O feminismo é contra isso, ele quer algo igualitário, onde mulheres e homens ganhem o mesmo salário, onde uma mulher não é julgada pelo seu sexo, onde uma mulher tem lugar de fala.
Muitas pessoas pensam que não existe, ou não pode existir homens feministas, ou como algumas feministas acham mais correto, pró-feminista, mas pode sim.
Algumas feministas acham mais correto o termo pró-feminista, pois falam que o feminismo não é o lugar de fala dos homens, que eles não são os protagonistas.
Uma coisa importante de ressaltar é que o feminismo não é o oposto de machismo, o oposto do machismo é femismo. O machismo defende a superioridade masculina, o feminismo busca a igualdade de gênero.
Luiza Oitiica
Na terça-feira (3/11), iniciou a contagem dos votos da 59.ª eleição presidencial dos Estados Unidos. Joe Biden e Kamela Harris ganharam com 290 votos eleitorais e 77.329.968 votos, enquanto Donald Trump e Mike Pence com 217 votos eleitorais e 72.184.262 votos, no entanto dia 14 de dezembro os integrantes do Colégio eleitoral, irão se reunir para eleger oficialmente o presidente e o vice-presidente dos Estados Unidos.
Joe Biden, presidente eleito dos Estados Unidos, foi o vice-presidente de Barak Obama, de 2009 a 2017. Biden sofreu algumas tragédias familiares, seu filho e sua ex-esposa, em 1972, sofreram um acidente terrível de carro, matando os dois e em 30 de maio de 2015, Beau, seu outro filho, morreu aos 46 anos de idade após um tratamento de dois anos contra um câncer no cérebro.
Kamela Harris, vice-presidente eleita, é a primeira mulher vice-presidente nos Estados Unidos. Ela é filha de uma indiana e de um jamaicano, graduada com um bacharelado em artes pela Universidade Howard e em direito pela Faculdade de Direito Hastings da Universidade da Califórnia.
O presidente Donald Trump e o presidente eleito Joe Biden tem opiniões completamente diferentes, Trump se diz machista, racista, homofóbico, diz em vários momentos achar o Estados Unidos um país só para americanos e é completamente negacionista em questão á pandemia. Já Joe Biden se diz feminista, apoiador dos direitos dos negros, apoiador da comunidade LGBTQIA+, diz que buscará trabalho conjunto sobre meio ambiente e imigração e acredita no vírus e fala que tomará medidas contra ele.
Marina Cukier
MATÉRIA URGENTE VINDO DIRETO DO PALÁCIO
Hoje foi nos informado que o príncipe Ahren fugiu nesta madrugada para a França, com a futura rainha de lá Camile.
Todos estão em estado de choque, mas o mais chocante, foi que no instante que a rainha America, descobriu que seu filho tinha fugido ela teve um ataque cardíaco, e está em estado crítico no hospital do palácio.
Todos estamos torcendo para que ela melhore, já que nesse instante o rei Maxon está no hospital, cuidando da nossa rainha, e então a princesa Eadlyn será nosso regente, e todos desejamos que ela seja uma boa regente.
Vocês serão atualizados na sexta-feira no jornal oficial de Illéa.
Marc Barón
Gartic.io:
Um jogo online que se trata de adivinhar o que o jogador da vez está desenhando. Existem diversas salas, com diversas categorias diferentes, tipo filmes, comidas e animais. Quanto mais rápido você adivinhar o desenho, mais pontos você ganha, e se muitas pessoas acertarem o seu desenho, você ganha muitos pontos.
StopotS:
Outro jogo online muito divertido é o stop que funciona da seguinte maneira: O jogo vai definir uma letra do alfabeto e os jogadores deverão escrever, dentro de diversos temas, coisas que começam com essa letra. Quem acabar todos os temas pode apertar o botão STOP que faz todo mundo parar de escrever e que leva diretamente a pontuação.
Among us:
Este provavelmente é o jogo online mais conhecido desta lista. Se trata de 8 a 10 tripulantes (jogadores) que devem fazer as tarefas. Entretanto, existem 1, 2 ou 3 impostores na nave, que não podem deixar que os tripulantes façam as tarefas. Os impostores matam os tripulantes, sem que ninguém os veja até eles dominarem a nave e ganharem o jogo. Os tripulantes devem ou acabar todas as tarefas ou descobrir que é(são) o(s) impostor(es).
Muito obrigada por lerem!
Lembrando que temos uma nova publicação toda sexta-feira!
Se vocês tiverem alguma ideia de matéria, pergunta ou quiserem ser um convidado especial ou redator basta mandar um textinho para o e-mail:
Beijão!!!