Lavandula stoechas
Rosmaninho
Data de colheita: 28 de abril 2023
Local de colheita: Jardim junto da secretaria da EBS de Arrifana
Descrição e utilidade da planta:
O rosmaninho (Lavandula stoechas) é uma das várias espécies e variedades de alfazemas espontâneas no nosso território. Planta alegre e garrida enche de aromas os assados e de tons de roxo o horizonte. Se tem um recanto soalheiro na varanda, ponha lá um vaso de rosmaninho. É a planta que dá menos trabalho a cuidar porque não precisa de rega, dá-se bem perto do mar, em altitude e aguenta condições extremas.
Da família das alfazemas, destaca-se o precoce e alegre rosmaninho, uma planta espontânea em Portugal, que podemos colher no monte ou cultivar facilmente num lugar soalheiro da varanda, sem precisar de rega. E usar para condimentar os assados e os doces.
Arbusto perene, de folhas cinzentas e persistentes, muito resistente a condições climáticas extremas. A floração ocorre entre o fim da primavera e o verão. A cor das flores é normalmente lilás (ou azulada), podendo ser também branca ou rosa. É excelente como planta ornamental de exterior.
Gosta de solos pobres e bem drenados, com uma boa exposição solar. Plantar em compassos de 50 cm. Vive bem em altitude ou na proximidade do mar. Adapta-se bem em vasos e floreiras, mas o substrato deve ser mudado com regularidade. Cortar a planta regularmente, sobretudo após a floração. Nunca a deixar desprovida de folhas após a poda. Evitar plantar na bordadura dos relvados, porque não suporta a rega por aspersão. Depois de instalada e assim que assume o porte adulto, não necessitará de rega para sobreviver.
Júlia
Ilustração da Júlia